Página Principal Frankfurt Höchst em Frankfurt: o charmoso bairro com castelo e casas enxaimel

Höchst em Frankfurt: o charmoso bairro com castelo e casas enxaimel

por Carina
0 comment

Höchst, em Frankfurt, é um dos bairros mais interessantes para se fazer uma visita na cidade. Com uma história rica e um centrinho antigo cheio de charme e com várias preciosas casas em estilo enxaimel, é daqueles lugares para ver uma Alemanha antiga e encantadora. O lugar conta com um antigo castelo, uma praça medieval histórica e linda. Além de ter ainda diversas outras atrações que vão fazer os visitantes se apaixonarem.

Antes de mais nada, é importante saber, que este bairro a oeste da cidade, era uma cidade até que foi anexado a Frankfurt. Mas Höchst nunca perdeu sua individualidade. O lugar é um contraste perfeito para a moderna Mainhattan, como é conhecida Frankfurt, e um destino ideal para um passeio a partir do centro de Frankfurt.

Facilmente acessível de transporte público, é daqueles passeios super indicados para quem quer conhecer um pouco mais da região num delicioso bate e volta de algumas horas.

Frankfurt Höchst  altes schloss
O Altes Schloss (castelo antigo) de Höchst

Não perca também:

+ O QUE FAZER EM FRANKFURT: ROTEIRO DE ALGUMAS HORAS E 1 DIA INTEIRO

+ FRANKFURT RÖMERBERG, O CORAÇÃO TURÍSTICO DA CIDADE!

+ PRATOS TÍPICOS DE FRANKFURT, VÁRIAS DELICIOSAS SURPRESAS PARA SE PROVAR E APROVAR!

+ COMPRAS EM FRANKFURT


Höchst em Frankfurt

Um pouco sobre Höchst, em Frankfurt

De uma história longa e cheia de altos e baixos, Höchst em Frankfurt preserva de forma admirável muito do seu patrimônio histórico. Muito porque a cidade foi bem poupada nos ataques que a região de Frankfurt sofreu durante a 2ª Guerra Mundial, quando somente 53 casas foram danificadas ou destruídas.

Entretanto, apesar de a cidade ter uma história bem mais antiga, tendo em vista que a igreja Justinuskirche é datada do ano 850 (!), a grande maioria dos prédios listados como patrimônio da cidade são de bem mais tarde. Sabe-se que a região onde se encontra Höchst já era habitada desde cerca de 5000 a.C.

A primeira vez que o lugar foi mencionado em documentos antigos aconteceu no ano de 790, sendo que ela foi chamada como “Villa Hostato”. No entanto, foi somente no ano de 1356 que Höchst recebeu direitos da cidade e uma muralha foi construída com a intenção de a proteger dos ataques.

Isto acontece porque a cidade foi atacada e destruída pelo exército de um governador de Frankfurt em 1396 e teve de ser completamente reconstruída a partir desta data. A única construção de um período anterior a este é somente a igreja.

Na realidade, o bairro de Höchst era uma cidade independente desde o ano de 1355. Mas Höchst foi incorporada a Frankfurt em 1928. Entretanto, ela não perdeu sua importância. De tal maneira que Frankfurt-Höchst ainda é uma importante região industrial da cidade. É ali que se concentra a produção de porcelana de Frankfurt e uma forte indústria química.

Frankfurt em Höchst  Schlossplatz
A praça Schlossplatz

DICAS DOS HOTÉIS MAIS BEM LOCALIZADOS EM FRANKFURT

5 Estrelas Centro Turístico Estação de Trem Messe Fora do Centro
*Se estiver no celular, mova a tabela com o dedo.

Roteiro para conhecer Höchst

Para facilitar o passeio pelo bairro de Höchst em Frankfurt, peguei a imagem abaixo de um passeio sugerido pelo bairro no site do próprio bairro. Entretanto, fiz algumas adições que considero bacanas e acredito que vão enriquecer o passeio. O passeio não leva mais de algumas poucas horas (cerca de 2 horas) e deve ser feito à pé. Isto porque passa por vários lugares só acessíveis a pedestres.

Apesar de o roteiro para conhecer Höchst, em Frankfurt, passar por alguns pontos que contém escadas e rampas, elas não são nada longas ou íngremes. Deste modo, o roteiro pode ser feito por pessoas de todas as idades.

Höchst em Frankfurt mapa

Dica!

Uma excelente opção é usar o Frankfurt Card que oferece transporte público por toda região da cidade de Frankfurt, inclusive o bairro de Höchst, em Frankfurt. Outra ótima opção para quem pretende passear adiante, até a região do Rio Reno, incluindo as cidade de Wiesbaden, Mainz, Rüdesheim e outras, é comprar o cartão Rhine-Main Card, que inclui atrações e transportes por 2 dias em toda esta região e proporciona um ótimo desconto.


+ FRANKFURT CARD, O CARTÃO DE DESCONTOS EM ATRAÇÕES EM FRANKFURT


Atrações de Höchst, em Frankfurt

Este roteiro pelo bairro de Höchst em Frankfurt começa a partir da estação de S-Bahn Frankfurt-Höchst. De modo que a maioria dos visitantes da cidade, acredito eu, devam utilizar o trem de periferia para chegar lá, este é o ponto mais prático para o início. No entanto, quem chega de carro e estaciona num dos estacionamentos na beira do Rio Main pode (e deve!) usar outros pontos do trajeto para começar o passeio e que estejam mais perto de si.

Quem chega de trem de subúrbio (todas as informações de como chegar em Frankfurt-Höchst estão mais abaixo neste texto) deve seguir para a parte antiga do bairro, que fica na beira do Rio Main, e que concentra as atrações locais. A caminhada da estação de S-Bahn Frankfurt-Höchst até o Castelo da cidade é de cerca 500 metros. O caminho pode ser feito pela Antoniterstrasse ou pela Justinuskirchestrasse, que são paralelas e começam em frente à estação.


ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM EUROPA

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. Infelizmente imprevistos acontecem e temos que estar preparados. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar.

Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui >> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?


Quem vem de transporte público (S-Bahn), a primeira das atrações de Höchst é a rua Bolongarostraße. Quem vem pela Antoniterstrasse deve seguir até o fim da rua, pois ela acaba direto na Bolongarostraße.

Bolongarostraße

Esta é a principal rua do centro antigo de Höchst em Frankfurt. Ali pode se ver de interessante o Museu da Porcelana de Höchst, que está alojado na bela Kronberger Haus (Bolongarostraße, 152). A rua Königsteiner Straße, que corta a Bolongarostraße, é o calçadão comercial desta parte da cidade.

Adiante, o passeio segue para praça mais importante e fotogênica do bairro de Höchst em Frankfurt. A praça Schlossplatz é o coração da Cidade Antiga de Höchst.

Höchst Schlossplatz
A praça Schlossplatz

Cidade Antiga de Höchst – Höchster Altstadt

A região que este passeio engloba é conhecido como “cidade antiga de Höchst”. Principalmente, é onde fica a grande maioria dos monumentos históricos da região e é onde Frankfurt-Höchst surgiu. Neste pedaço do bairro, que é grande, estão um lindo conjunto de casas em enxaimel, que está sob proteção do estado desde 1972.

A Altstadt de Höchst em Frankfurt (cidade antiga) é o maior conjunto de casas em enxaimel em Frankfurt. Aliás, onde a maioria data de 1586, que foi quando aconteceu um grande incêndio no local e destruiu muitas delas.

O coração da cidade antiga de Höchst é a Schlossplatz, onde estão deliciosos restaurantes com vista para a torre da alfândega (Zollturm) e o portão para o Main (Maintor).

Frankfurt Höchst  schlossplatz maintor
No pátio do Castelo de Höchst

Schlossplatz

Esta agradável praça deve ser passagem obrigatória para quem passeia por Höchst em Frankfurt. Além de linda, ela ainda abriga um conjunto de construções em enxaimel dos séculos XVI ao XVIII. Muitas pessoas em Frankfurt consideram a Schloßplatz uma das praças mais bonitas da cidade devido aos seus edifícios históricos. Goethe e seus amigos, quando jovens, visitam esta praça com frequência.

Como seu próprio nome entrega, Praça do Castelo, ela fica em frente à entrada do Altes Schloss (antigo castelo) e ainda é palco de um lindíssimo e frondoso carvalho de 150 anos. Outro ponto histórico é a torre medieval Zollturm, que chama a atenção na praça.

Por causa de seus três restaurantes tradicionais “Alte Zollwache“, “Zum Bären” e “Zum Schwan“, o lugar é sempre bem visitado, principalmente entre a primavera e o outono.

Höchst em Frankfurt  Schlossplatz Maintor
O portão Maintor na praça Schlossplatz

Burggraben

No canto superior esquerdo da praça Schlossplatz (estando de costas para o Rio Main), se tem acesso a pequena rua Burggraben. Esta estreita rua circunda o fosso do Castelo de Höchst e tem várias belas casas em enxaimel, onde consegue-se vislumbrar como as pessoas viviam na Idade Média. Seguindo adiante nela, pode-se ver a entrada principal do Novo Palácio (Neues Schloss).

Frankfurt Höchst  burggraben
Casas enxaimel que estão no alto do Burggraben

Justinuskirche

Já no outro lado da praça Schlossplatz está a histórica igreja Justinuskirche, que é considerada o edifício mais antigo de Frankfurt e uma das igrejas mais antigas da Alemanha, já que data de 830. Esta que é uma das igrejas carolíngia mais bem preservadas da Alemanha, fica na Justinusplatz e bem ao alto do Rio Main, sendo que conta com um pátio em direção à cidade (em frente à entrada da igreja) e um grande jardim de flores e ervas que fica aos fundos e olhando para o Rio Main. Este jardim nem sempre é aberto ao público e fica na parte mais alta e preservada da muralha da cidade.

De interesse, esta igreja que apresenta três corredores tem as arcadas das colunas originais do período de construção, a cruz do altar de 1485 feita com gravuras de cobre por Martin Schongauer, além de um coro alto gótico tardio, que foi construído em 1441.

igreja Justinuskirche Höchst
A igreja Justinuskirche atrás da muralha de Höchst, que está de frente para o Rio Main

Chip de Internet para os Europa!

Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta 15% de desconto na compra do seu chip de internet 4G com “O Meu Chip“! Super promoção!

Chip celular Europa

Höchster Altes Schloss (Castelo de Höchst)

Nada enfeita mais Höchst em Frankfurt do que seu antigo castelo! Seja olhando da beira do Rio Main ou da praça Schlossplatz, o fotogênico palácio com seu belo portal e torre são os motivos mais fotografados da região.

O castelo foi construído entre 1586 e 1608 e ele servia de residência para os oficiais da Arquidiocese de Mainz da antiga cidade de Höchst am Main. Tanto o Castelo Antigo (Altes Schloss) como o Novo (Neues Schloss) são hoje propriedade da Fundação Alemã de Proteção de Monumentos.

Não deixe de atravessar a ponte Schlossbrücke que passa por cima do fosso do castelo e que leva para o interior da construção remanescente. Você vai passar pelo belo portal do castelo e chegar no Schlossterrasse, um terraço lindo com jardim de onde pode-se desfrutar de uma vista fantástica do Rio Main. Ali também tem um café e uma vista ótima da torre Schlossturm.

Frankfurt Höchst  altes schloss
O Castelo de Höchst

Retornando para a ponte Schlossbrücke, bem no começo dela tem uma escadaria que leva para o fosso que circunda o Castelo Antigo de Höchst. Siga por este caminho para chegar na beira do Rio Mais (Mainufer).

Outra maneira de chegar na Mainufer, para aqueles que não querem passar pelo fosso, é descer pela rua de paralelepípedo da Schlossplatz e passando por dentro do pequeno túnel feito pelas antigas casas medievais no fim da praça, o Maintor.

Frankfurt Höchst  schlossplatz maintor
Atravessando o portão Maintor, com a praça Schlossplatz ao fundo

Burggraben – Fosso do Castelo

O fosso do castelo é lugar muito agradável, cheio de verde e árvores, e excelente para fazer uma parada num dia de sol, para relaxar e até mesmo fazer um piquenique!

Dali de baixo tem uma vista incrível do castelo e das casas enxaimel que ficam na Burggraben acima. Circundando o castelo, você vai sair no outro lado dele e vai estar de frente para o Rio Main e na chamada Mainufer (beira do Rio Main).

Frankfurt Höchst  burggraben
Fosso do Castelo de Höchst

>> Leia mais sobre: Frankfurt | Berlim | Munique | Rota RomânticaToda Alemanha

Mainufer

Esta é uma das regiões mais agradáveis para se passear num dia ensolarado. Entre a muralha do castelo e as margens do Rio Main está um enorme passeio com alguns parquinhos infantis, gramados, bancos para sentar, restaurantes e cafés para descansar e ver a vida passar.

Ali também tem uma balsa (Main Frankfurt Fähre) que faz a travessia do Rio Main para outro bairro de Frankfurt, Schwanheim, onde estão as famosas dunas de Schwanheim e a floresta da cidade de Frankfurt (Frankfurter Stadtwald). Esta é a única balsa de passageiros que ainda existe em Frankfurt e as crianças adoram o passeio.

Neste lugar também é possível fazer passeios pelo Rio Main, inclusive pegar o barco para passear pelo Rio Reno, com os barcos da empresa Primus.

Mainufer
Mainufer

Seguindo pela direita, chega-se ao Brüningpark, onde se encontra a torre Ochsenturm.

Ochsenturm

O nome desta torre é a Torre do Boi e ela fazia parte das muralhas da antiga cidade de Höchst am Main. Ela não está aberta ao público e faz parte do jardim do Novo Palácio (Neues Schloss).

Frankfurt Höchst Ochtenturm
A Torre Ochtenturm

Neues Schloss

O Novo Castelo também não é aberto ao público, e só pode ser reservado para eventos fechados. Mas é um belo Castelo, que foi construído no final do século XVI.

Retornando para o Mainufer, siga pega rua ao longo do rio, a Seilerbahn, ela começa bem na foz dos Rios Main e Nidda, é o que se chama de Niddamündung.

Niddamündung

O Rio Nidda, que corta Frankfurt, desemboca no Rio Main, o principal rio da cidade, bem neste lugar, e este encontro dos dois rios é chamado de Niddamündung. Assim, bem na ponta deste pedaço de terra entre os dois rios, forma um parque lindo e agradável para deixar a criançada correr. Este lugar se chama Wörthspitze e pode ser acessado por uma ponte que passa por cima do Rio Nidda, logo após se passar pela frente do Bolongaropalast.

Ainda, neste lugar, você pode ver as casas flutuantes no Nidda, que são casas-barcos e que ficam atracadas neste ponto. Outra atração que chama a atenção das crianças é um pequeno guindaste histórico entre as duas casas flutuantes. As crianças podem subir nele para brincar, mas com atenção, já que fica bem perto da margem do rio Nidda.

Niddamündung
Rio Nidda

BolongarogartenBolongaropalast

Outra visita interessante logo ali ao lado é ao belo Bolongarogarten e o Bolongaropalast, que ficam de frente para o Rio Nidda. O Bolongarogarten é um jardim bem cuidado que fica em frente ao Palácio Bolongaro e que hoje serve de administração do bairro Frankfurt-Höchst. Ele é um magnífico edifício barroco, que foi construído entre 1772 e 1774. Dos jardins, que ficam no alto, pode-se ver bem o Rio Nidda encontrando o Rio Main, bem em frente ao terreno onde se encontram.


Leia também:

+ COMO FAZER O PROCEDIMENTO DE TAX-FREE NA ALEMANHA E NA EUROPA

+ COMPRAS NA ALEMANHA – UM GUIA COMPLETO COM TODAS AS DICAS

+ MELHORES OUTLETS NA ALEMANHA

+ QUAL É A MOEDA DA ALEMANHA E QUE MOEDA LEVAR NUMA VIAGEM

+ DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA ALEMANHA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER!


Informações Práticas para chegar em Höchst, em Frankfurt

Onde fica Höchst, em Frankfurt

O bairro de Höchst fica na beira do Rio Main, o rio que corta Frankfurt e está a cerca de 12 km do centro da cidade.


Procurando

Hotel em Frankfurt?

Temos vários posts com excelentes indicações!
Reservando seu hotel na Alemanha ou Frankfurt por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.


Como chegar em Höchst

De Transporte Público

A maneira mais prática de chega em Höchst é de transporte público, já que este bairro conta com uma estação de trem de periferia, o S-Bahn.

Para ir até lá saindo de Frankfurt, basta pegar as linhas de S-Bahn S1 (direção Wiesbaden) ou S2 (direção Niederhausen) que passam pelas principais estações da cidade, como Konstablerwache, Hauptwache e a estação de trens Hauptbahnhof. Da estação Hauptwache, que é a mais central de Frankfurt, são cerca de 21 minutos até a estação Frankfurt Höchst.

Entretanto, a visita também é possível saindo de Wiesbaden e usando a linha de S-Bahn S1 (direção Rödermark). Sendo que esta é a mesma linha de S-Bahn que sai de Frankfurt, mas na direção contrária.

Bicicleta

Definitivamente, esta é uma forma adorável de ir até Frankfurt Höchst! Você pode alugar uma bicicleta na cidade e seguir pela beira do Rio Main até lá. Cerca de 12 km separam o Castelo de Höchst e a Praça Römer (coração de Frankfurt), seguindo pela trilha de bicicleta chamada MainRadweg. Sem dúvida, para aqueles que tem um pouco mais de tempo e disposição, este é um passeio lindo e uma forma bem interessante de seguir até lá.


+ FRANKFURT RÖMERBERG, O CORAÇÃO TURÍSTICO DA CIDADE!


Dica: você pode ir de bicicleta e voltar de S-Bahn para o centro, já que os trens de subúrbio tem vagões que permitem a entrada de bicicletas. 😉

Carro

Com efeito, aqueles que estão de carro podem aproveitar e além de conhecer algum outro lugar num bate e volta de Frankfurt, podem incluir o bairro de Höchst em Frankfurt também. O lugar se encaixa num passeio para Wiesbaden, Mainz, bem como Rüdesheim, entre outros. Seja como for, o caminho mais curto do centro de Frankfurt até Höchst é de cerca de 12 km, mas nem sempre este é o mais rápido. É interessante avaliar o GPS e o trânsito no momento da partida.


FAZENDO BATE-VOLTA A PARTIR DE FRANKFURT

+ UM ROTEIRO PARA CONHECER WIESBADEN, NA ALEMANHA

+ RÜDESHEIM, UMA DAS PÉROLAS DO VALE DO RENO


Estacionamento

Sendo que o interessante é parar perto do Castelo de Höchst, onde estão as atrações do lugar. Deste modo, indico o estacionamento Parkplatz Batterie ou ao longo das ruas Seilerbahn e Batterie. Mas já aviso que são lugares concorridos nos finais de semana e feriados.


PRETENDE ALUGAR CARRO NA SUA VIAGEM PELA FRANÇA? CLIQUE AQUI E VEJA AS MELHORES OFERTAS!

>> Dicas para alugar um carro pelo mundo, nós já explicamos nesse post aqui.


Mainufer
Mainufer em Frankfurt-Höchst

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Uma dica que não posso deixar de compartilhar com vocês, e que muitas pessoas não sabem, mas Seguro de Viagem Internacional para Europa é OBRIGATÓRIO e precisa ter cobertura mínima de 30 mil euros.

O que isto significa? É que se o policial de imigração pedir o seu seguro de viagem e você não ter um para apresentar, você certamente vai ser impedido de entrar na Europa e terá que voltar imediatamente ao Brasil. Não dá nem para pensar na quantidade de inconvenientes e frustrações que um acontecimento deste pode causar, não é mesmo?! Então não corra riscos! Faça já o seu seguro de viagem!

Independente dessa exigência, é muito importante fazer Seguro Viagem quando você vai para o exterior. Isto porque nunca sabemos quando podemos ser pegos de surpresa e precisar de atendimento médico. E se tratamentos no Brasil já costumam ser caros, na França e na Europa, uma conta de hospital pode ser o mesmo valor (ou muito mais!) de sua economia de anos! Tudo pode parecer exagero, mas vai por mim, seguro viagem é o tipo da coisa que melhor dizer “paguei e não usei” do que “precisei e não tinha!”.

Seguro viagem é bem mais barato que parece. Por exemplo, com menos de R$175 já é possível comprar um seguro com cobertura de mais de 40.000 dólares para 15 dias na Europa! E usando nosso cupom de desconto, você consegue mais 5% de desconto pagando no cartão ou 10% no boleto! Olha que bacana! 🙂

Vale a pena comprar antecipadamente:

PLANEJE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS!

Todas as Viagens - Botão Seguro Viagem

 

Botão Chip de Celular
Todas as Viagens - Botão Passagem aérea

 

Botão Hoteis

Todas as Viagens - Botão Aluguel de carro

 

Botão Ingresso

LEIA TAMBÉM:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies