Logo

O que ver e fazer em Hangzhou na China

Hangzhou: Guia de o que ver e fazer na capital de Zhejiang

by / 18 Comentarios / 5 de maio de 2017

O que ver e fazer em Hangzhou na China

Das poucas cidades da China que tive a oportunidade de conhecer até agora, Hángzhōu foi inequivocadamente a que mais positivamente me surpreendeu. E pelo visto, Hángzhōu vem surpreendo os viajantes ocidentais a bastante tempo. Reza a lenda que Marco Polo (1264-1324) chamou Hángzhōu de “a cidade mais charmosa do mundo”. E de acordo com um tradicional provérbio chinês, Hángzhōu é a representação do céu na Terra.

Hangzhou

Com uma população de aproximadamente 9.2 milhões de pessoas, a maior cidade e capital da província de Zhejiang é de fato uma cidade encantadora. Localizada à cerca de 200 km ao sudoeste de Xangai, Hángzhōu conta com avenidas largas e extremamente arborizadas. Além disso, conta ainda com bom sistema de transporte e muitas áreas verdes e jardins impecavelmente bem cuidados. Em 2016, a cidade sediou o encontro do G20 que reuniu os chefes de estado das 20 maiores economias do mundo, fato que certamente contribuiu bastante para melhorar ainda mais infra-estrutura urbana da cidade, que é considerada uma das mais prósperas da China.

Hangzhou

Ao contrário de outras megalópoles chinesas, a sensação de visitar Hángzhōu é de estar em um outro país, que não necessariamente é a China. E se não fosse pelo incessante tocar das buzinas, e as hordas de turistas chineses visitando a cidade, eu arriscaria dizer que Hángzhōu era de fato um pedacinho do paraíso na China.

Hángzhōu é internacionalmente reconhecida por seus monumentos históricos e belezas naturais. Um dos pontos turísticos mais populares de Hángzhōu é o lago Ocidental, um Patrimônio Mundial da UNESCO. O West Lake ocupa uma área de 3323 hectares e inclui alguns dos mais notáveis ​​lugares históricos e paisagísticos de Hángzhōu que para muitos é a representação perfeita do classicismo chinês.

Repleta de templos maravilhosos, vastas áreas de natureza preservada e belas plantações de chá nos arredores da cidade. O que não faltam em Hángzhōu são atrações culturais e descobertas gastronômicas para você fazer na cidade.

No post de hoje vou recomendar algumas coisas para você ver e fazer em Hangzhou com base na minha experiência nos 4 dias que passei por lá:

15 Atrações em Hangzhou que você precisa conhecer

Passeio pelo lago ocidental (Xīhú Lake)

O Lago Ocidental, ou Xīhú (Xī=Oeste, Hú=Lago) é sem sombra de dúvida a principal e mais famosa atração turística de Hángzhōu. Uma das maneiras mais agradáveis de conhecer e explorar este enorme lago é fazer um tradicional passeio de barco pela parte mais bonita e tranquila do mesmo. Existem diferentes opções de passeios disponíveis para você desfrutar da paz e da harmonia que o lugar transmite. Tido como um dos lagos mais famosos da China, conhecê-lo à pé e/ou de barco é um programa obrigatório para quem visita Hángzhōu. Procure pegar os barquinhos menores e assim, fugir das multidões de chineses que visitam a cidade todos os anos.

West Lake Hangzhou

Visitar plantações de chá Lóngjîng em Méijiāwù

O vilarejo de Méijiāwù é o destino quintessencial do chá Lóngjîng de Hángzhōu. Suas ruas pitorescas e sua belíssima paisagem, repleta de plantações de chá em suas encostas, tornam o vilarejo em um local perfeito para assistir a uma cerimônia de chá e aprender um pouco mais sobre as diferentes variedades de chás chineses. Especialmente sobre o revigorante Lóngjîng Tea (Chá Verde) produzido nas colinas da região.

Língyĭn Temple

O templo de Língyĭn é traduzido do chinês como “templo do retiro da alma”. Ele é o principal templo budista de Hángzhōu e é considerado um dos maiores e mais ricos templos da província de Zhèjiāng na China. Originalmente fundado em 326 d.C., ao longo de sua história, foi destruído pelo menos 16 vezes. Além do templo de Língyĭn, há vários outros templos nas imediações que também merecem uma visita como o Yŏngfú Temple e Tāoguāng Temple.

Guo’s Villa

Concluída em 1861, esta elegante mansão/jardim foi construída como um retiro privado para um rico comerciante de seda da dinastia Qīng. Villa Guo é um belo exemplo de estética arquitetônica e paisagismo chinês em que o homem e o ambiente natural se misturam em equilíbrio harmonioso seguindo os preceitos do fēng shuĭ.

Héfāng Street

Héfāng Street é uma das ruas mais antigas de Hángzhōu e é praticamente o único logradouro que perseverou praticamente intacto com suas características históricas da época da dinastia Qīng. A rua nos dias de hoje, é repleta de vendedores ambulantes e lojas que vendem artesanato chinês tradicional. Um ótimo lugar para comprar souvenirs em Hángzhōu.

Băochù Pagoda

Conhecido como um dos marcos do Lago Ocidental, o Băochù Pagoda está localizado ao norte do West Lake no topo da “Montanha da Pedra Preciosa”. Lá de cima oferece uma vista panorâmica do West Lake e da cidade de Hángzhōu. Para chegar lá, existem inúmeros caminhos que levam ao alto da colina. Basta subir numa das trilhas que partem do lado direito da Beishan Road na porção setentrional do lago.

Caminho dos bambus em Yúnqī

Os caminhos pela “floresta” de bambus em Yúnqī é bem conhecido por sua tranquilidade e beleza. A “floresta” de bambus é de tirar o fôlego. Realmente faz você perceber quão insignificante nos somos diante dessas gramíneas gigantes. Local rende fotos lindas!!




Hangzhou Silk Market

A seda de Hángzhōu é considerada uma das melhores sedas do mundo e tem sido assim desde os tempos da dinastia Tang e da dinastia Song. Ao longo de um período de mais de 1.000 anos, este é um dos melhores lugares para a compra de artigos de seda na China. Com mais de 600 empresas diretamente associadas a Sericultura na região, este é o local para comprar artesanato, echarpes, gravatas e outros artigos de seda.

Museu Nacional do Chá Chinês

O Museu Nacional do Chá é o único museu estatal especializado no tema da cultura do chá na China. O museu está localizado no entorno das plantações de chá de Longjin. O museu tem um acervo interessante e uma atmosfera clean e muito proxima com a natureza.

Leifeng Pagoda

O Leifeng Pagoda é uma torre Octagonal de cinco andares, localizado em Sunset Hill na porção meridional do Lago Ocidental em Hángzhōu. Originalmente construído no ano 975 dC, ele desmoronou em 1924, mas foi reconstruído aos moldes originais em 2002. Desde então se tornou uma das atração turísticas mais populares da cidade.

Xixi Wetland National Park

Uma área alagada e muito pitoresca que desde longa data tem sido considerado por sucessivas gerações de intelectuais chineses como um lugar puro e de contemplação na terra. Uma das melhores maneiras de explorar o Xixi Wetland é fazendo um passeio de barco através dos inúmeros canais cercados por muito verde, pontes e construções históricas.

City God Temple

Um templo de sete andares localizado no pico do monte Wu e que se destaca no horizonte da porção oriental do West Lake. O caminho até o templo no monte Wu está repleto de árvores centenárias de cânfora e conta também, com alguns templos taoístas. No caminho, os visitantes podem visitar várias casas de chá ao ar livre, que são os lugares bastante interessantes para observar o estilo de vida tradicional da população local e apreciar um bom chá.

Hu Qing Yu Tang Museum

Estabelecido em 1878, o Hu Qing Yu Tang Museum é um museu específico sobre a Medicina Tradicional Chinesa e que conta com uma série de relíquias culturais num local histórico sob a proteção do governo na China.

Lotus Qu Yuan Garden

Considerado um dos dez melhores pontos de vista sobre West Lake, Qu Yuan Garden é o maior parque de lótus na China. Com mais de 200 espécies de lótus e ninféias, era um parque de uso exclusivo para o Imperador. A melhor época de visita-lo é ao final do verão quando as plantas estão no auge de sua exuberância.

Show”Impression West Lake”

Um show imperdível que acontece todos os dias ao anoitecer, o “Impressions of West Lake” conta a história de um amor impossível. O show é dirigido por Zhang Yimou, o famoso cineasta chinês que também dirigiu a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Pequim, em 2008. Espetáculo absolutamente imperdível!

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:

Toda vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado e com novas dicas de viagem. Obrigado!!

TAGS: , , , , , , , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Arquitetura & Design, Arte, Artesanato, Ásia, Blog, China, Compras, Cultura, Dança/Ballet, Destinos, Estilo, Experiências, Feiras e Mercados, Floresta, Hangzhou, Jardins Botânicos, Lagos, Listas, Lugares Sagrados, Luxo, Mirantes, Natureza, Parques e Jardins, Passeio à pé, Passeios de Barco, Passeios e Atrações Turísticas, Templos, Viagem, Viagem em Casal, Viagem em família

18 Comment

  1. Adorei conhecer mais sobre Hangzhou na China através de seu post. Está super completo e com dicas de grande utilidade, cada dia que passa fico mais apaixonado pelo Viajoteca <3

    • Ahh!!! Obrigado 😀
      Hangzhou foi uma cidade que me surpreendeu muito na China. Legal que você curtiu o post 😀

  2. Adorei essas 15 atrações em Hangzhou. Fiquei com vontade de conhecer! Parabéns pelo post. =)

    • Hangzhou é uma cidade incrível e de grande importância cultural para a China.Vale a pena conhecer!!

  3. China é um país que quero muito conhecer! Suas fotos do Lago me animaram a conhecer a cidade. Quem sabe em 2018 rs Vou favoritar o post aqui já hehe

    • A China é um país incrível de se conhecer. Não é um destino fácil pela questão da língua e própria cultura. Isso sem falar que tudo sempre é cheio de gente, mas apesar disso tudo você não vê a hora de voltar over and over again

  4. Muito bem escrito Oscar. Parabéns !!
    As fotos também muito boas.
    Preciso voltar pra conhecer a real China, pq so estive em Hong Kong e Macau.
    Abraço

    • Oi Pericles!! Legal que você curtiu o texto e as fotos do post.
      A China é um país incrível.. Agora que você já teve uma introdução a China em Hong Kong e Macau está na hora de voltar e explorar o Mainland.
      Abs

  5. Linda mesmo a cidade! Estou arrependida de não te-la colocado no meu roteiro! A China é enorme e com muita coisa bonita para visitar. <3

    • A China é um país realmente muito grande e com muita coisa para ser desbravada. Hangzhou foi um dos lugares que até agora mais me surpreenderam no no país. Peninha que você não teve a oportunidade de visitar quando esteve na China, mas sempre é bom ter bons motivos para voltar.
      Obrigado pela visita

  6. Nossa, dá vontade de ir agora pra lá! Sonho em conhecer a China e suas dicas botaram mais lenha na fogueira!

    Clau

    • Que legal!!! Esse comentário fez um blogueiro feliz!! Nossa principal missão com um blog é apresentar lugares diferentes e despertar nas pessoas a vontade e conhecer os lugares e as culturas que apresentamos por aqui.
      Obrigado pela visita e pelo comentário.

  7. Que cidade linda! Adorei conhecer!

    • Hangzhou é uma cidade linda mesmo!! Principalmente depois que ela sediou o G-20 ganhou uma maquiagem deixado ela ainda mais radiante.

  8. Impressionado com as fotos, cada lugar mais incrível que o outro. Achei ótimo reunir as principais atracões, já salvo aqui o post para quando for para lá! =)

    • Hangzhou realmente é um destino que merece ser visitado na China. Legal saber que você curtiu o post e vai servir de referência para quando você visitar a cidade.
      Abs

  9. Nunca fui à China, mas tenho vontade de o fazer. Do ponto de vista histórico e cultural interessa-me bastante. Esta cidade deve ser bem gira para incluir numa viagem!

    • Se você se interessa pela história e cultura da China. Hangzhou é certamente um destino que não pode ficar de seu roteiro. A cidade exemplifica bem o classicismo chinês das dinastias Ming e Qing.

Comente Aqui