Guia de Chengdu: O que ver e fazer na capital de Sichuan

1

Guia de Chengdu

O que ver e fazer na capital de Sichuan

Capital da província de Sichuan no sudoeste da China, Chengdu é muito mais conhecida mundo afora como a capital dos pandas gigantes na China do que qualquer outra coisa. E os graciosos pandas serem de fato uma das principais atrações da cidade!

 

Chengdu é uma cidade incrível, com muito mais coisas legais para conhecer. E nesse post, você vai encontrar uma série de atrações imperdíveis. Além de outras coisas interessantes para você ver e fazer em Chengdu.

 

No primeiro post publicado sobre a cidade, dei várias dicas de o que? e onde comer em Chengdu. Com aquele post, a intenção foi levar vocês a conhecer um pouco mais sobre a peculiar culinária local de Sichuan. Sim, a apimentada, porém deliciosa comida de Sichuan é, sem dúvida, outro motivo para incluir Chengdu em sua próxima visita à China.

Guia de Chengdu: O que ver e fazer na capital de Sichuan

Chengdu Research Base of Giant Panda Breeding
成都大熊猫繁育基地

Principal atração, o 成都大熊猫繁育基地 (Chéngdū dà xióngmāo fányù jīdì) é o motivo número 1 porque as pessoas visitam Chengdu à turismo. A base de pesquisa e reprodução dos pandas gigantes em Chengdu é referência mundial na preservação do animal (mais fofo do mundo) símbolo da China.

 

Com mais de 80 exemplares da espécie, o centro de pesquisa conta também com dezenas de red pandas and black-necked cranes. Estes fofos vivem nos limites deste enorme centro de pesquisa e reprodução. Centro este, dedicado a uma das espécies de mamíferos mais ameaçadas de extinção no mundo.

 

O local abre diariamente das 08:00 às 17:00. Mas prefira visitar o local pela manhã, quando os animais estão mais ativos.

Pandas em Chengdu

Wuhou Shrine 武侯祠

O Santuário de Wuhou (Wǔ hóu cí) abriga algumas das mais importantes relíquias do período dos três reinos (Three Kingdoms period 220-265 d.C.) na China. Foi construído no período da dinastia Jin (265-316 d.C.) em homenagem a Zhuge Liang. Zhuge Liang foi um famoso político e estrategista militar que foi primeiro-ministro do Estado Shu Han durante o período dos três reinos (220-265 d.C.).

 

Entre os destaques do santuário temos o Templo Memorial Zhuge Liang e o pavilhão de Liu Bei (fundador do estado Shu Han). Juntamente com estátuas de outras figuras históricas de Shu Han. E bem como relíquias culturais como inscrições de pedra e tabuletas ancestrais.

 

Fica adjacente à Jinli Street e ao mercado tibetano. Aberto diariamente das 08:00 às 18:00. Ticket 60 RMB

Wuhou Temple

The Du Fu Thatched Cottage 杜甫草堂

Localizado nas imediações do Sichuan Museum, o Du Fu Thatched Cottage (Dùfǔ cǎotáng) é o local onde o célebre poeta chinês Du Fu, da época da dinastia Tang (618-906d.C), residiu durante a rebelião de An Lushan (755-763). Isto quando ele teve que fugir de Xi’an (cidade do exército terracota) para Chengdu.

 

Embora a permanência de Du Fu em Chengdu tenha durado apenas quatro anos, ele escreveu mais de 240 poemas nessa época. E ainda inspirou a construção de jardins e memoriais no local em que sua modesta casa de palha se encontrava às margens do rio Huanhua, nos subúrbios ocidentais do cidade. Hoje um belíssimo parque que abre diariamente das 08:00 às 18:00. Ticket 60 RMB.

Wenshu Monastery 文殊院

Para experimentar um lugar tranquilo e silencioso em meio à agitação de uma cidade como Chengdu, o mosteiro de Wenshu pode ser uma boa pedida. Um local sereno e pacífico que permite que se experimente a essência do Budismo.

 

O Mosteiro de Wenshu, ou Wénshū yuàn, fica na parte norte da cidade de Chengdu. É o lar da Associação Budista da Província de Sichuan. Inicialmente construído na Dinastia Tang (618-906d.C), além de suas relíquias culturais, o Mosteiro de Wenshu é famoso por seu ambiente tranquilo e interessante arquitetura. Aberto diariamente das 08:00 às 18:00. Ticket 15 RMB

Daci Temple 大慈寺

O大慈寺(Dàcí sì) é um templo sereno e tranquilo encrustrado na numa região comercial bem moderna de Chengdu. Fica bem próxima ao shopping Tai Koo Li (太古里). Aproveite para visitar a casa de chá do templo. Um local tradicional, onde os moradores locais costumam socializar e apreciar seus famosos chás. Aberto diariamente das 09:00 às 18:00. Entrada gratuita.

Tianfu Square 天府广场

Originalmente o pátio de um palácio imperial da dinastia Tang, a praça central de Tianfu Square (Tiānfǔ guǎngchǎng) é o que podemos chamar de o marco zero de Chengdu. Cercada por museus como o Museu de Ciência e Tecnologia de Sichuan, o museu de Chengdu e o Jincheng Palace of Fine Arts. Uma de suas principais atrações são seus chafarizes e a estátua do Mao Tse Tung, a maior do gênero na China.

People’s Park 人民公园

Cobrindo uma área de aproximadamente 115 mil m², esta é a maior área verde do centro de Chengdu. O 人民公园 (Rénmín gōngyuán) conta um grande lago, belíssimos jardins e uma popular casa de chá. O parque do povo de Chengdu é um dos locais favoritos dos moradores locais para a prática do Tai Chi Chuan. Se você quiser apreciar esta antiga arte marcial chegue cedo, de preferência antes das 08-09 da manhã.

 

Além disso, você encontra ainda muitas esculturas espalhadas pelo parque. Entre elas, o grandioso monumento em homenagem ao movimento de preservação das estradas de ferro da China.

Wangjiang Tower Park 望江楼公园

Localizado no South Bank do Jinjiang River e construído em homenagem a famosa poeta Xue Tao da Dinastia Tang, o望江楼公园 (Wàng jiāng lóu gōngyuán) conta com um belíssimo pagoda de 4 andares cercado por belíssimos jardins chineses. Eles apresentam mais de 150 variedades diferentes de bambus.

Qintai Road琴台路

Qintai Lu é uma rua temática antiga de Chengdu. Devido a sua imponente arquitetura se transformou em uma popular atração turística da cidade. Por ali encontramos vários restaurantes e casas de chá. Assim como locais de ópera da Sichuan. Uma rua bonita para passear à noite, já que é iluminada por lanternas chinesas e luzes vermelhas.

 

E foi no Shufeng Yayun na Qintai Lu que assistimos a um interessantíssimo espetáculo de Sichuan Opera em Chengdu。



Booking.com

Compras em Chengdu

Jinli Ancient Street 锦里古街

Situada ao lado do santuário de Wuhou e do Tibetan Market, a Jinli Ancient Street é uma área turística / comercial muito interessante para se conhecer quando se visita Chengdu. Reconstruída em 2004 com dezenas de edifícios inspirados no estilo antigo do oeste da Sichuan. A Jinli Street se aproxima muito daquilo que nós temos no nosso imaginário como a verdadeira China.

 

O Nome “Jinli” veio do nome de uma antiga rua de comercio da época da Han-Dynasty em Chengdu. Um local super vibrante, hoje repleto de casas de chá, vendedores ambulantes, lojinhas de souvenirs. E com várias barraquinhas para você explorar a cozinha de Sichuan. A entrada é gratuita e o local funciona diariamente das 09:00 às 22:00. O ideal é visitar o local no finalzinho da tarde ou de noite, quando ganha vida.

Wide and Narrow Alley 宽窄巷子

Wide and Narrow Alley é uma interseção idiossincrática de becos históricos que hoje vivem como uma movimentada área de pedestres. Originalmente os ocupantes da área eram os soldados do norte da China. Isso explica porque encontramos muitos Hutongs (casas com pátio interno), que eram atípicas do estilo arquitetônico de Sichuan, mas popular em Beijing.

 

Originalmente construída na Dinastia Qing, a maioria dos Hutong sobreviventes em Wide and Narrow Alley foram renovados entre 2005 e 2008. Hoje abrigam boutiques, restaurantes e outros negócios que atendem turistas.

 

Abre diariamente das 09 às 22 (durante todo o ano) e conta com entrada gratuita. O local é repleto de casas de chá, cafés, restaurantes, boutiques e lojinhas de souvenir. Com uma arquitetura super peculiar, é um lugar super fotogênico.

Wenshufang 文殊坊

Wenshufang é uma tradicional e vibrante área de compras, onde você encontra souvenirs e iguarias da culinária local. Assim como apresentações folclóricas locais como川剧 Chuānjù, a traditional ópera de Sichuan.

Aproveite a visita para conhecer o Wenshu Monastery, um mosteiro budista famoso de Chengdu.




Sino-Ocean Taikoo Li 洋太古里

Um moderno e arrojado shopping center recentemente inaugurado adjajscente ao Daci Temple. Tai Koo Li conta com mais de 200 lojas de marcas internacionais. Um ótimo lugar para quem procura restaurantes bacanas. Tanto de comida Oriental como cozinha internacional.

Chunxi Road 春熙路 & Hongxing Road 红星路步行街

A Chunxi e Hongxing Road são as principais ruas de compras de Chengdu. Elas oferecem de tudo um pouco. Lá você encontra desde souvenirs locais aos últimos gadgets eletrônicos, roupas, sapatos, perfumes e acessórios.

 

Por ali também fica o IFS, um moderno shopping de quatro andares com 300 lojas. Ele chama atenção pelo panda-gigante que escala a sua fachada. No terraço, a cabeça do urso, criado pelo artista britânico Lawrence Argent, é um lugar concorrido para fotos.

New Century Global Center新世纪环球中心

O New Century Global Center é um edifício multi-uso em Tianfu Area nos arredores de Chengdu. Considerado o maior edifício do mundo em termos de área construída. Ele conta com aproximadamente 1.700.000 m² de área construída. O equivalente a 4 vezes o tamanho da basílica de São Pedro e o Museu do Vaticano.

 

Além de shopping (lojas, supermercado, praça de alimentação), o xīnshìjì huánqiú zhōngxīn, em chinês, tem um gigantesco parque aquático coberto! Ali tem praia artificial, pista de patinação no gelo, 5 hotéis e por aí vai.

Museus em Chengdu: Descobrindo um pouco da cultura de Sichuan

Sanxingdui Museum三星堆博物馆

Localizado a cerca de 40 km do centro de Chengdu, o Sanxingdui Museum conta com um acervo que apresenta uma das mais importantes descobertas da China antiga. Ali está uma espetacular coleção de objetos e esculturas de bronze do Reino Shu (Shu Kingdom 221–263d.C).

Chengdu Museum 成都博物馆

O Chengdu Museum é o maior museu municipal do sudoeste da China. Ele conta com um acervo de mais de 200.000 peças que incluem pinturas, peças de bronze, porcelana e outras relíquias de significância histórica oriundas da região de Chengdu.

Chengdu Yongling Museum 成都永陵博物馆

O Museu Yongling está localizado na rua de mesmo nome, no centro de Chengdu. Construído sobre os alicerces do Mausoléu de Yongling, o único túmulo imperial acima do chão conhecido na China. O Museu Yongling é especialmente popular entre os locais que além de apreciar suas relíquias culturais, aproveitam para curtir o visual do Yongling Park.

Jinsha Site Museum 金沙遗址

Ocupando uma área de aproximadamente 38.000 m2, o museu inaugurado em 2006 apresenta uma série de relíquias que remetem à Shu Dinasty. Esta relíquias incluem estátuas de animais e uma incrível coleção de máscaras e joias em ouro e jade.

Sichuan Museum 四川博物院

Tido como o maior e mais abrangente museu do Sudoeste da China, o Sichuan Museum apresenta de maneira compreensiva um pouco da província de Sichuan. Com a reputação de ser “A Terra da Abundância”, Sichuan é uma província chinesa rica em recursos naturais e forte cultura.   O museu conta com 14 salas de exposições e apresenta várias exposições únicas. O acervo possui cerca de 260 mil itens, o que faz dele o sexto maior museu da China. Destes, no mínimo 60.000 objetos são relíquias históricas raras e das quais mais de 1,399 são de valor cultural incomparável.   As relíquias culturais do Museu de Sichuan são geralmente categorizadas em cerâmica, escultura em pedra, produtos de bronze, porcelana, moedas antigas, caligrafia e pinturas, arte popular, artesanato, inscrição em pedra e obras de arte modernas.

Onde ficar hospedado em Chengdu

O que não faltam são opções de hotéis para ficar em Chengdu. Durante minha estadia na cidade fiquei hospedado no maravilhoso Ritz Carlton Chengdu. Na minha opinião um dos melhores da rede Ritz Carlton que já fiquei até hoje. Assim como em Hong Kong e Shanghai ele também ocupa os últimos andares de um arranha-céu e com vista bacana da cidade.   Outros hotéis bacanas que considerei ficar foram o Temple House que foi super recomendado por um amigo, mas que não tinha vaga para época da minha visita. Além deste, o J.W Marriot, Shangri-la e o Crowne Plaza. Porém você pode sempre verificar e reservar outras opções através do Booking.com. Toda vez que você faz uma reserva de hotel, seguro viagem ou carro através do blog, você não paga mais por isso e ajuda a manter o blog funcionando e viajando.

Booking.com

Chengdu vale a pena!

Depois de Hangzhou, Chengdu foi a cidade que mais positivamente me surpreendeu na China até o momento. Chengdu é uma cidade grande, mas descontraída. Ela conta com muitas atrações naturais, culturais e históricas. Isto tanto em seus limites, como em seus arredores.

Agora que o visto chinês para brasileiros ficou um pouco mais fácil e tem validade maior, conhecer a China ficou um pouco mais tranquilo. Apesar de os posts da série: Chinês Para Viagem não resolverem totalmente as dificuldades na comunicação, vai por mim: conhecer a China é uma agradável e surpreendente experiência.

Para quem pretende visitar Chengdu e não tem visto chinês, a boa notícia é que visitantes em trânsito (vindo de um país A e indo para um país B passando por Chengdu) podem ficar até 3 dias (72 horas) na cidade sem ter visto Chinês. Mais infos aqui.

Porém já aviso, três dias podem não ser suficientes para tudo o que Chengdu tem para oferecer… Eu fiquei 4 e não consegui fazer tudo o que gostaria de ter feito.

Nós aqui do blog Viajoteca agradecemos muito se você fizer suas reservas de hotel, carro, atrações e seguro viagem através do blog. No caso dos hotéis, você pode fazer isso clicando diretamente nos links deste post.

Você não paga a mais por isso e motiva a gente a continuar trazendo conteúdo inédito e de qualidade para facilitar a sua viagem. Afinal de contas, o nosso slogan é: Viajoteca, A sua viagem começa aqui.

Obrigado!!


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


1 comentário
  1. Felipe Diz

    Ola Oscar, irei para bangkok e irei fazer escala em chengdu por um periodo curto de 7 horas gostaria de ir a pelo menos uma atração como a qintai road. sabe me informar se do aeroporto ate a Qintai road e perto e a taxis ou uber.

Comente Aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.