Logo

Golfinhos na Nova Zelândia

Golfinhos na Nova Zelândia: Nadando com Dusky Dolphins em Kaikoura

by / 1 Comentario / 18 de agosto de 2015

Já pensou em nadar com golfinhos quando estiver visitando a Nova Zelândia? Se sua resposta for sim, bem isso é possível em alguns lugares no país. No post de hoje vou relatar um pouco mais sobre a minha primeira experiência “ever” nadando com golfinhos em Kaikoura na Ilha Sul da Nova Zelândia.

Nadando com Golfinhos na natureza

Afinal de contas, quem que não gosta de golfinhos? Essas simpáticas e dóceis criaturas que parecem estar sorrindo e brincando o tempo todo, despertam a curiosidade e o afeto de muitas pessoas, entre elas eu. Tanto que nadar com golfinhos era uma experiência que eu acalentava desde criança, mas que até fazer esse passeio ainda não tinha tido a oportunidade de realizar.

Acrobacia dos Golfinhos na Nova Zelândia

Por não concordar muito com a forma com que esta atividade, amplamente difundida e comercialmente explorada em alguns parques temáticos nos EUA, alguns lugares do Caribe e em outras partes do mundo, é conduzida. Preferi esperar até que uma oportunidade mais alinhada com meus princípios éticos em relação ao assunto permitissem  a realização de tal atividade.

Mergulho com Golfinhos na Nova Zelândia - Kaikoura Dusky

Esta experiência tornou-se realidade pela primeira vez aqui na Nova Zelândia, mais precisamente em Kaikoura na costa nordeste da Ilha Sul, onde tivemos a chance de nadar não com uma dúzia de golfinhos treinados e confinados numa piscina para agradar os turistas que pagam uma fortuna para tirar fotos agarrando os pobres coitados, mas sim, com mais de uma centenas de golfinhos selvagens e livres em seu ambiente natural.

Golfinhos na Nova Zelândia - Kaikoura Dusky

Antes de continuar lendo este post, recomendo você assistir ao vídeo abaixo que fiz com alguns momentos da incrível interação que tivemos com eles debaixo d’água.

Fantástico não é mesmo?! E já vou avisando: O vídeo não consegue transmitir nem cerca de um quinto da emoção de estar nadando com os golfinhos no meio do oceano. Quando cientistas e pesquisadores dizem que os golfinhos podem ser considerados um dos animais mais inteligentes do reino animal, tenho que concordar em grau gênero e número. “Uma das coisas mais incríveis desse mergulho com golfinhos em Kaikoura, na minha opinião, foi perceber que eles estabelecem contato visual com você. Eles estão literalmente olhando nos seus olhos, e quase conversando com você”.

Golfinhos na Nova Zelândia - Kaikoura Dusky  12

Por serem criaturas com uma incrível sensibilidade ao som, tentar “conversar” com eles ou pelo menos fazer uns barulhos diferentes para chamar atenção destes curiosos animais, é certamente uma boa forma de chamar atenção e interagir com eles. É uma experiência meio bizarra, ver todo mundo fazendo barulho dentro da água, mas ao mesmo tempo muito legal.

Golfinhos na Nova Zelândia - Kaikoura Dusky  29

Aproveitando a visita de nossos amigos que moram no Hawaii e que vieram passar alguns dias na Nova Zelândia, fomos para a ilha sul, reencontrar com eles e mergulhar com uma das maiores populações de golfinhos selvagens do mundo. Como eles nunca haviam visitado a ilha sul antes, decidiram partir mais cedo, logo no início da semana de forma a conhecer algumas das inúmeras atrações que a ilha sul tem a oferecer entre eles o Milford Sound, Doubtful Sound, Curio Bay e afins.

Golfinhos na Nova Zelândia - Kaikoura Dusky  20

Na véspera do passeio, antes de reencontrar com nossos amigos em Christchurch, aproveitamos para fazer o passeio de trem a bordo do Coastal Pacific entre Christchurch, Picton e Christchurch. E para nossa surpresa e fascinação, de dentro do trem, avistamos centenas de golfinhos desta população nadando bem pertinho do trem na costa sul da região de Kaikoura. Ou seja, se déssemos sorte, as chances de ver e nadar com os golfinhos no dia seguinte quando visitaríamos a região de carro para o mergulho com eles eram bem grandes. De toda forma a taxa de sucesso em encontrar os animais é na casa dos 90%.

Golfinhos na Nova Zelândia - Kaikoura Dusky  7

No dia seguinte, já de volta em Christchurch acordamos bem cedinho e fomos todos de carro até Kaikoura fazer esse passeio com os golfinhos pela manhã e deixamos o período da tarde reservado para ver os leões marinhos à tarde.

Golfinhos na Nova Zelândia - Kaikoura Dusky  8

De Christchurch até Kaikoura são aproximadamente cerca de 180 km de carro que levam em média de 2 a 2 horas e meia para serem percorridos em cada sentido. Reservamos nosso passeio para as 09:30 da manhã com antecedência via Internet no site da Kaikoura Dolphin Encounters. E como se deve chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência para experimentar os wetsuits e se preparar para o snorkel/mergulho com os golfinhos, deixamos Christchurch ainda de madrugada e tivemos o esforço compensado com um belíssimo nascer do sol pelo caminho.

Golfinhos na Nova Zelândia - Kaikoura Dusky  55

Quando finalmente chegamos na costa de Kaikoura, uma densa cortina de neblina tomava conta da região. Por um minuto pensamos que isso poderia arruinar nosso mergulho com os golfinhos. Mas felizmente foi só falso alarme.

Golfinhos na Nova Zelândia - Kaikoura Dusky  123

Até finalmente cairmos na água, o tempo abriu completamente não só tornando a visualização dos golfinhos mais fácil para a tripulação da Kaikoura Dolphin Encounters, mas também mostrando toda a beleza e explendor deste incrível litoral cercado por montanhas que se elevam abruptamente a partir do mar e que dependendo a época tem seus picos cobertos de neve.

Golfinhos na Nova Zelândia - Kaikoura Dusky  124

Como é de se esperar, por ter neve na maior parte do ano, a água do mar não é nada quentinha. É por essas e outras, que o mergulho com os golfinhos na costa de Kaikoura requer o uso de roupas de mergulho adequadas para suportar a temperatura da água. No dia em que caímos na água a temperatuda da mesma estava na casa dos +15o C. E é basicamente esta a temperatura da água da região ao longo do ano, ou seja geladíssima.

Golfinhos na Nova Zelândia - Kaikoura Dusky  13

Apesar de intimidadora a temperatura da água é suportável com as roupas de mergulho fornecidas pela empresa que opera o passeio. Apenas os pés e as mãos que ficam desprotegidos que podem incomodar um pouco. Mas nada a ponto de atrapalhar consideravelmente o passeio. O duro mesmo, são os 3 primeiros minutos na água.. Depois o corpo acostuma e aí é só alegria. O difícil mesmo é querer sair da água.

Golfinhos na Nova Zelândia - Kaikoura Dusky  11

Graças ao peculiar relevo submarino da região, a costa de Kaikoura é um verdadeiro paraíso para a vida marinha. Por alí existe muita abundância de alimento e é justamente esta abundância que atrai grandes populações de mamíferos marinhos para a região. Tanto que a região é considerada uma das melhores áreas do mundo para visualização de Baleias Cachalotes (Sperm Whales a mesma do livro do Moby Dick) e dos Golfinhos Dusky (Dusky Dolphins).

Golfinhos na Nova Zelândia - Kaikoura Dusky  23

E foi justamente os golfinhos dusky (Lagenorhynchus obscurus), que vimos e nadamos em nosso passeio em Kaikoura. O dusky dolphin é um golfinho de tamanho médio e que tem em média cerca de 2m de comprimento e praticamente não tem bico como o Botlenoose dolphin (Flipper).

Golfinhos na Nova Zelândia - Kaikoura Dusky  48

Sua cor é azul escuro (quase preta) na parte dorsal e da cauda, e branca na parte de baixo do corpo. Quando nascem, os filhotes tem cerca de 0,92 m de comprimento. E quando adultos, o macho (2,11 m) tende a ser ligeiramente maior que a fêmea (1,93 m).




Golfinhos na Nova Zelândia - Kaikoura Dusky  49

As principais populações de dusky dolphins no mundo ocorrem apenas no hemisfério sul, ao redor da América do Sul, parte meridional da África ocidental e em águas da Nova Zelândia. Aqui na Nova Zelândia, os golfinhos dusky tendem a aparecem em águas mais turvas ao sul do East Cape e são mais raros em águas mais ao norte. Mas já foram vistos desde o sul da Ilha de Campbell e ao leste das Ilhas Chatham. As principais populações de Dusky Dolphins ocorrem em Kaikoura e na Admiralty Bay no Marlborough Sounds. Estima-se que existam de 12 a 20 mil golfinhos Dusky na costa da Nova Zelândia.

Golfinhos na Nova Zelândia - Kaikoura Dusky  125

Grandes grupos com centenas e as vezes mais de mil golfinhos da espécie estão presentes em Kaikoura durante o ano todo, porém há registros de alguns indivíduos se deslocando para o norte para se alimentar em Admiralty Bay nos meses de inverno onde apresentam um corportamento diferente e tendem a aprisionar cardumes e se alimentar em grupo.

Golfinhos na Nova Zelândia - Kaikoura Dusky  122

A dieta desta espécie é dominada por anchova, pescada, algumas espécies de lulas e  uma variedade de outras espécies de peixes pequenos. Em Kaikoura, os dusky dolphins normalmente se alimentam à noite, quando muitas de suas presas (lulas em particular) sobem das profundezas do oceano para águas mais rasas. Sim na costa de Kaikoura a profundidade das águas pode facilmente passar dos 1000 metros.

Golfinhos na Nova Zelândia - Kaikoura Dusky  94

Quanto ao ciclo de vida da espécie, a expectativa de vida do dusky dolphin é de cerca de 30 – 35 anos idade. Eles atingem a maturidade sexual em cerca de 7-8 anos. Aqui na Nova Zelândia os filhotes nascem entre novembro a meados de janeiro e o período de gestação dura cerca de 13 meses, o desmame ocorre em menos de 3 anos.

Golfinhos na Nova Zelândia - Kaikoura Dusky  57

Por determinação do departamento de conservação da Nova Zelândia, é permitido apenas um número restrito de passeios a cada dia.. Em cada um desses passeios, as pessoas que caem na água para nadar com os golfinhos podem ficar na água por um tempo determinado que geralmente não excede os 30-45 minutos. Como os golfinhos estão em seu ambiente natural eles podem rapidamente se afastar do barco e dos mergulhadores.. Nesse caso existe um limite de no máximo 3-4 caídas na água. Em nosso passeio foram necessários apenas 2 caídas para curtir os golfinhos nadando pertinho do barco.

Golfinhos na Nova Zelândia - Kaikoura Dusky  18

Depois de mergulhar com os dusky dolphins em 2 diferentes pontos ao longo da costa, o barco ainda fez algumas paradas estratégicas pelo caminho antes de voltar ao South Bay Pier, para observarmos os golfinhos do barco..

Observação golfinhos na Nova Zelândia

Bem a visão dos golfinhos de dentro da água foi não só inédita, como emocionante. Mas observa-los agrupados de cima do barco foi sensacional. Por motivos conservacionistas, o mergulho nunca é feito em meio aos grandes grupos de golfinhos, visto que eles preferem águas mais turvas, o que obviamente compromete ainda mais a visibilidade para quem cai na água.

Golfinhos na Nova Zelândia - Kaikoura Dusky  6

No dia do nosso passeio a visibilidade era de 5-8 metros, mas onde os grandes “pods” costumam se agregar a visibilidade raramente passa dos 2 metros. De toda forma ver de pertinho um dolphin pod com mais de 100-200 golfinhos, em uma água super azul (carregada de sedimentos) foi simplesmente fantástico..

Golfinhos na Nova Zelândia - Kaikoura Dusky  128

E como comentaram nossos amigos.. A Nova Zelândia é um dos poucos lugares do mundo em que é possível observar este fenômeno praticamente durante o ano inteiro. Você já nadou com golfinhos antes? Onde foi? Já tinha visto um número tão grande deles assim juntos? Bem depois desse passeio, tive sorte de nadar novamente com Golfinhos em Niue, lá eram Golfinhos Roteadores, e a visibilidade da água passava dos 50 m. Dá uma espiada nesses posts de Niue aqui.

Golfinhos na Nova Zelândia - Kaikoura Dusky  39

Informações Úteis:

Os passeios da Encounter Kaikoura acontecem até 3 vezes ao dia, sempre no período da manhã.. Um logo ao amanhecer, outro no meio da manhã e outro pela hora do almoço.

Assim como o passeio para ver as Cachalotes, o passeio sai de Kaikoura, mas o píer de onde o barco sai na verdade fica em South Bay Kaikoura.. O trajeto entre a sede da empresa e o local onde o passeio começa é feito com ônibus da própria empresa.

Para quem não pretende cair na água existe a possibilidade de fazer o passeio apenas como observador por cerca da metade do preço do passeio com mergulho.

Após o mergulho no barco são oferecidos alguns biscoitos e chocolate quente. Mas não é má ideia comprar alguma coisa no café na sede da empresa para levar a bordo.

Na Nova Zelândia esse tipo de atividade para nadar com golfinhos também é oferecido em Bay of Islands, Akarora Peninsula e região do Marlborough Sounds onde existem populações fixas destes graciosos mamíferos marinhos.

Coordenadas GPS:

Latitude Longitude
S 42 24.508 E 173 41.139

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem oceania 728x90

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Aventura, Destinos, Ecoturismo, Estilo, Experiências, Ilha Sul, Kaikoura, Natureza, Nova Zelândia, Oceania, Passeios de Barco, Passeios e Atrações Turísticas, Praias, Snorkel, Viagem, Vida Selvagem

One Comment

  1. […] No dia do nosso passeio, tivemos a sorte de avistar do trem um grupo de mais de 100 golfinhos (Dusky Dolphins) nadando e brincando nas águas geladas da South Bay da Kaikoura Coast a pouco mais de 100-200 metros de onde o trem passava.. Simplesmente incrível. Em outra oportunidade visitando Kaikoura, tive a chance de nadar entre eles como vocês podem conferir nesse post aqui. […]

Comente Aqui