1 Cidade : 1 Atração : Ponte Golden Gate em São Francisco

Dicas sobre a Golden Gate em São Francisco. Acesse o artigo complete nesse link: http://wp.me/p436H8-2K9
5

Na minha opinião, a famosa ponte Golden Gate em São Francisco continua sendo a principal atração e o grande ícone da cidade. Toda linda e “vermelha”, ela é a porta de entrada da baía e eu me re-apaixono por ela toda vez que a vejo.

E como (quase) toda sexta-feira aqui no Viajoteca, temos a sessão 1 Cidade : 1 Atração, onde selecionamos uma atração que nos marcou e divulgamos muitos detalhes para que sua viagem seja ainda mais interessante, e dessa vez vamos pra California curtir a Golden Gate que não precisa de ingresso para apreciá-la.

Golden Gate de bicicleta
Pedalando pela Golden Gate em São Francisco.

Curiosidades e histórias da ponte Golden Gate…

– A cidade de São Francisco que já passou pelas mãos dos Espanhois e dos Mexicanos, só começou a prosperar de verdade nos meados do século 19 quando se tornou americana em 1846, o mesmo ano que o Capitão John C. Fremont nomeou o estreito que liga o oceano pacífico a baia de São Francisco de “Chrysopylae” ou “Golden Gate”, pois o lembrava o porto de Istambul que se chamava Chrysoceras ou Chifre Dourado …

Coincidentemente ao nome, dois anos depois veio a descoberta do ouro e deu a largada ao Gold Rush em 1848. A cidade que naquela época abrigava apenas 1.000 habitantes, de um ano para o outro passou a ter mais de 25.000 pessoas! Imagina o caos que San Francisco se transformou!!!

–  Alguns devem se questionar porque a Golden Gate não é dourada ou pelo menos amarela para combinar com o nome, certo? Outros devem ter sempre assumido que a cor da ponte era vermelha, não é mesmo? Pois é …  mas gostaria de informar que a cor oficial da Golden Gate é “laranja internacional”, a mesma cor de um dos uniformes dos astronautas da NASA 🙂 .

Independente de qualquer coisa, uma coisa é certa, quem escolheu a cor acertou, pois ela se destaca e combina perfeitamente com o cenário! Good job!

– A construção da ponte Golden Gate começou em 1933 e quatro anos depois, em 28 de Maio de 1937 ela foi inaugurada e instantaneamente se tornou símbolo da cidade e referência de arquitetura em todo mundo!

– 11 homens perderam suas vidas, mas não se sabe quantas pessoas trabalharam na construção.

– Ao longo da ponte é possível ver telefones de apoio a suicidas… triste, mas importante!

– O custo da construção foi de US$ 35 milhões, hoje facilmente o mesmo projeto custaria aproximadamente $1.2 bilhões de dolares!

– A Golden Gate foi a maior ponte suspensa do mundo desde sua construção até 1964., e hoje ela é a 9a. da lista.

– Pedestres e ciclitas podem cruzá-la e aproveitar a vista da cidade gratuitamente, sem esquecer um agasalho. Mas os carros tem que pagar um pedagio de US$ 7 ao entrar em San Francisco e pagamento deve ser feito antes ou depois de 48 horas que a cruzar [veja aqui os detalhes].

– Muitos filmes foram filmados tendo a Golden Gate como pano de fundo, entre eles:

– Planeta dos Macacos: A Origem (2011)
– Jornada nas Estrelas (2009)
– X-Men: O Confronto Final (2006)
– A Rocha (1996)
– Entrevista com Vampiros (1994)
– “Um Corpo que Cai” (Vertigo) (1958), obrigada Lucia Mattoso por nos lembrar desse clássico do Hitchcock

Golden Gate no pôr do sol
Retornando de ferry de Sausalito a São Francisco, pegamos a Golden Gate no pôr do sol…

 Mapa da Golden Gate em São Francisco

Na porta de entrada da baía a Golden Gate é soberana. Se localize no mapa abaixo e tente não confundi-la com a ponte Bay Bridge 🙂

Ponte Golden Gate de São Francisco
Onde está Wally? A Golden Gate adora se esconder entre prédios e colinas! 🙂

 Melhores lugares para ver a Golden Gate

A Golden Gate pode ser vista de vários lugares da cidade ou mesmo da região da Bay Area. Foi difícil pensar nos melhores lugares para flertá-la, mas segue abaixo algumas recomendações dos melhores lugares para fotografar ou simplesmente ver a ponte – clicando no mapa você vai vê-lo maior e de maneira interativa:

Onde ver a Golden Gate
Principais pontos para ver a Golden Gate. Mapa via MyMaps @ Google

Índice dos pontos destacados no mapa:

1- Coit Tower / Telegraph Hill : A vista daqui é bem distante, mas vale a pena não somente para ter um glimpse da Golden Gate, mas também para ver a cidade toda.

2- Hyde Street Pier e/ou Pier at Aquatic Park

3- Crissy Field: um dos meus lugares favoritos.

4- Baker Beach: pode-se descer na praia para ter a vista clássica desse ponto, ou simplesmente ver do alto mesmo.

5- Fort Point

6- Battery Spencer: tem que escalar o morro pra chegar lá, você pode parar o carro ou a bicicleta no vista point e ir de lá, por exemplo.

7- Vista Point

8- Fort Baker

9- Conzelman Rd & Hawk Hill: uma das melhores vistas, mas tem que ter carro.

10- Ferry de/para Sausalito ou Tiburon

Como chegar pertinho da Golden Gate

Você pode caminhar ou pedalar pela ponte Golden Gate e curti-la de pertinho. Veja algumas dicas importantes para fazer isso:

– Pedestres e ciclistas podem cruzar a ponte, animais, skatistas e coisas motorizadas não são bem-vindos na faixa de pedestre da ponte. Animais-guia podem acompanhar donos pela Golden Gate.

– Os horários são restritos e ciclistas geralmente viajam pelo lado oeste da ponte – a vista de São Francisco é melhor na parte leste da ponte. Veja os detalhes nesse link (em inglês)

– Há estacionamento em ambos lados da ponte para você parar e curtir a vista. Mas fique esperto/a com o pedágio para os carros que estão retornando a São Francisco, o valor é de $7 e é preciso pagar online ou verificar antecipadamente com sua empresa de aluguel do carro se eles podem cobrar o pedagio automaticamente se você usar (claro que vai ser mais caro, mas mais prático!). Veja de como pagar online  nesse link (em inglês).

– Há algumas maneiras de chegar de ônibus no ponto sul da ponte, recomendo acessar link do sistema de transporte de São Francisco (Muni) para planejar o trajeto via “Plan trip” colocando o local de onde você vai sair (from) para a Golden Gate (to).

Ponte Golden Gate de São Francisco
Vista próximo a Baker Beach

E é isso … prontos para embarcar para San Fran?

Leia Mais:

Viagem a São Francisco … introdução
Roteiro de 4 dias em São Francisco
North Beach / Litte Italy
Como visitar o Alcatraz


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório em vários países, como Cuba, Jordânia, e principalmente os países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e que precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

5 Comentários
  1. Viviane Santana Diz

    Que delícia de post Mi 🙂
    Matei um pouco das saudades e ainda descobri algumas curiosidades 🙂
    Bjokas amiga 🙂

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Lindona,
      Que delicia te ver comentando aqui 🙂
      bjks

  2. PapodeTurista Diz

    Gente esse passeio foi um dos mais legais que já fiz na vida!! Pra quem escolhe ir de bicicleta vale muito a pena estender um pouquinho ao atravessar a ponte e conhecer Sausalito.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      O passeio de bike é realmente incrível, já fiz duas vezes, por dois caminhos diferentes e quero ir de novo 🙂
      Grande abraço e obrigada pelo comentário!!!

  3. […] Tudo o que você precisa saber sobre a famosa ponte Golden Gate […]

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.