Francesinha – uma paixão a primeira garfada

0

Foi no coração do centro histórico de Braga, a poucos metros do Arco da Porta Nova, que me apaixonei profundamente pela Francesinha. E posso dizer que não somente pela francesinha. Assim que avistei o Arco, já achei um puro charme com a belíssima arquitetura portuguesa.

A melhor francesinha do mundo

Ele não é tão imponente como o Arco do Triunfo em Paris, ou outros arcos espalhados pelo mundo, mas é de um charme sem igual. E tem ainda um belíssimo vitral no meio dele, que não sei se faz parte dele ou é apenas temporário.

A melhor francesinha do mundo

.

.

Francesinha em Braga

.

.

Eu queria ter comido uma francesinha já no Porto. Mas não foi a prioridade na cidade. Então assim que chegamos em Braga, eu quis logo ir matando a minha vontade. Mas não se deixe seduzir pelo nome delicado e origens francesas, a Francesinha é uma instituição Portuguesa. E se tem uma comida que eu esperei anos para comer, essa comida foi a Francesinha. Meu Deus!!! o que tem de exagerada, tem de gostosa. Quando você olha para ela, não imagina a bomba atômica que está colocando para dentro.

A melhor francesinha do mundo

Segundo diz a lenda, durante os anos 50 e 60, a dura ditadura transformou milhões de portugueses em imigrantes. Em 1970 – quando a população de Lisboa era de apenas 800 mil – pelo menos 700.000 deles viviam na França. Além do dinheiro, os migrantes mandavam para casa elementos da cultura francesa, e alguns dos portuenses levaram o croque monsieur aos seus corações. Digamos que houve uma gourmetização do croque monsieur, e olha que foi super bem sucedida.

 .

A Melhor Francesinha do Mundo

.

Escolhi escolher essa iguaria no Lado B. Um estabelecimento originário do Porto, que trouxe para a cidade dos Arcebispos a sua grande especialidade, mas também outros pratos que dificultarão a sua escolha ao almoço ou jantar. Foi no restaurante Lado B, que matei as lombrigas de anos. E na minha opinião, foi uma escolha certeira, mesmo amigos tendo me falado que não era a mais gostosa da cidade. Mas ironia do destino, o restaurante Lado B leva o título de “A Melhor Francesinha do Mundo”. E para mim, realmente foi. Mas não sou nenhuma expert no assunto, já que comi somente essa. Necessito urgente ir experimentar outras.

A melhor francesinha do mundoO local é moderno e agradável, onde a música faz parte da decoração. O ambiente é bastante descontraído, o que não poderia ser de outra forma em um café no norte de Portugal. Aqui você não vai notar como as horas passam rápido.

A melhor francesinha do mundo

Os ingredientes da Francesinha é uma coisa de louco. Entre o pão de forma, você encontra bife de alcatra, salsicha fresca, linguiça defumada, bacon, fiambre, mortadela, ovo frito, muito queijo e um molho um tanto quanto apimentado. O molho tem um gosto único, para alguns chega a ser enjoativo. Eu em estado de extase, estava tudo maravilhoso.

A melhor francesinha do mundoA melhor francesinha do mundo

É o prato que seria sucesso para curar uma ressaca após uma noitada daquelas. E tudo isso acompanhado de muita batata frita

.

.

Cardápio do Lado B

No Lado B você encontrará as melhores francesinhas, bifes, pregos, cachorros, saladas, bem como, “O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo®”. Não experimentei, mas já quero! 

A melhor francesinha do mundoA melhor francesinha do mundoA melhor francesinha do mundo

Tudo isso é oferecido em um local moderno e agradável, onde a música faz parte da decoração. O ambiente é bastante descontraído, o que não poderia ser de outra forma em um café no norte de Portugal. Aqui, você não vai nem notar como as horas passam rápido, com boa música e no ritmo das mais deliciosas mordidas ♥ ♥ .

 

Comente Aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.