Logo

Cerejeiras pelo Mundo

Lugares para ver a florada das Cerejeiras pelo Mundo

by / 35 Comentarios / 24 de março de 2017

Florada das Cerejeiras
pelo Mundo

Um dos espetáculos naturais mais bonitos da primavera, a Florada das Cerejeiras nos presenteia todos os anos com verdadeiro mar de flores e cores. Mundo afora, a florada das cerejeiras é conhecida, celebrada e apreciada de diferentes maneiras. Não importa se você celebra a Floração das Cerejeiras no Brasil, o Hanami no Japão, o Cherry Blossom nos EUA, ou seja lá onde for. É impossível ficar indiferente. Não se emocionar e se encantar com a profusão e efemeridade da florada das Sakuras pelo mundo.

Para começar esse post, acho que vale aproveitar um pouco do meu conhecimento florestal para apresentar essas plantas botanicamente. O gênero Prunus sp, é um grupo de plantas da família das rosáceas que reúne mais de 430 espécies diferentes. Nas quais encontramos não apenas as cerejeiras, mas também várias outras plantas de interesse comercial e paisagístico, tais como: pessegueiros, amendoeiras, ameixeiras, nectarinas, damascos e afins.

Apesar de ter exemplares nativos em várias outras partes do planeta, o gênero Prunus sp tem sua origem concentrada na Ásia. Especialmente na área entre a China e a Índia, onde encontramos o seu principal hotspot de biodiversidade.

Obviamente, quando falamos em cerejeiras o primeiro país que vêm na nossa cabeça é o Japão. E embora, o país esteja fora da zona de maior ocorrência natural de espécies nativas do gênero Prunus. Lembra que o Japão é um país com forte tradição budista? Então, o Budismo foi fundamental para que a planta chegasse e se disseminasse pelo arquipélago japonês.

Graças aos cruzamentos controlados, melhoramento genético e mutações induzidas ao longo de séculos. Centenas de variedades de cerejeiras acabaram por ser criadas com a ajuda do homem.  As quais, hoje, fazem parte da cultura daquele país de tal maneira, que muitas pessoas acreditem que as cerejeiras tenham suas origens no Japão.

Enfim, estima-se hoje que existam no Japão mais de 300 das 370 diferentes espécie e variedades de cerejeiras encontradas pelo mundo. O que faz dele, a “Mecca” das Cerejeiras no mundo.

Dentre as cerejeiras ornamentais plantadas hoje por ai, algumas das variedades mais bonitas e populares temos: Accolade, Amanogawa, Ichiyo, Kanzan, Pandora, Pink Perfection, Shirofugen, Shirotae, Shogetsu, Spire e Ukon.

Quando falamos sobre as cerejeiras, é impossível desassociar essa planta, o Japão e o Extremo Oriente como um todo. Os japoneses em particular levam a temporada da Sakura (flor de cerejeira em japonês) muito a sério. Para eles, a florada das cerejeiras é muito mais do que simplesmente flores bonitas florescendo.

Florada das Cerejeiras em Seul

É algo quase sagrado, enraigado no âmago da cultura japonesa. Um verdadeiro festival onde o país inteiro se transforma num sentimento de expectativa e jubileu à medida que as flores vão desabrochando ao longo do arquipélago japonês.

O negócio por lá é levado tão a sério, que existe até um relatório fenológico emitido pela a agência meteorológica japonesa que emite boletins diários para um público estimado em 100 milhões de pessoas que acompanham a sakura zensen (a frente de floração das cerejeiras) conforme ela avança no sentido Sul-Norte através do arquipélago. Que por sinal, parece ser mais importante do que a própria previsão do tempo nessa época do ano.

E quando as flores finalmente desabrocham, você sempre irá ver muitos moradores fazendo piquenique sob a copa das cerejeiras. Além disso, o primeiro dia de volta as aulas depois das férias, normalmente coincide com a floração das sakuras. Uma tradição que remonta ao século 8!

Pelo fato de várias variedades de cerejeiras florescerem em cachos, suas flores são simbolicamente associadas com as nuvens. E por terem um ciclo de vida bastante curto de aproximadamente 7-10 dias, consequentemente simbolizam a natureza efêmera da vida na cultura japonesa, que é altamente influenciada pelo budismo. Religião esta que chegou ao Japão vinda da Coréia no século 6.

Sakura é um elemento frequentemente retratado na arte japonesa, filmes, animações e mangás. Curiosamente, as delicadas cerejeiras, foram usadas como parte da propaganda de guerra pelos japoneses na Segunda Guerra Mundial, a fim de “inspirar” o “espírito japonês”.

Apesar de Sakura ser a flor nacional não oficial do Japão (aparentemente o Chrysanthemum é a flor nacional oficial do Japão) hoje ela e encontrada não apenas em todo país, mas também em várias coisas do cotidiano como na parte de trás da moeda de 100 yenes, no visto japonês e por aí vai.

A Sakuromania se espalhou para muitos outros países. Na maior parte, devido à diáspora japonesa. Por isso ao longo desse post, você irá perceber que onde encontramos japoneses, iremos encontrar cerejeiras. E isso é uma ótima notícia!!

Nos dias de hoje, você não precisa mais necessariamente voar milhares de kilômetros até o Japão para uma experiência original de um Hanami (comtemplação das cerejeiras). Para fazer um piquenique sob a copa dessas árvores e relaxar rodeado por flores e cores. Uma experiência essencialmente japonesa e absolutamente inesquecível que hoje pode ser realizada em várias outras partes do mundo!

No post de hoje, levo vocês numa verdadeira volta ao mundo. Na qual iremos conhecer um pouco mais sobre a planta, sua importância e alguns dos Melhores lugares para ver a florada das Cerejeiras pelo Mundo. Vamos lá?

Lugares para ver a florada das Cerejeiras pelo Mundo

Amsterdã, Holanda

Com a chegada da primavera associarmos a Holanda imediatamente às tulipas e ao incrível parque Keukenhof. Porém nem todo mundo sabe, mas Amsterdã tem também o seu próprio festival das cerejeiras. Ele acontece em Amstelveen, um subúrbio de Amsterdã onde vivem cerca de 2.000 expatriados japoneses. Por isso, todos os anos, quando a primavera chega na Holanda, eles se reúnem para um piquenique que se transformou num festival japonês. No Kersenbloesempark Amstelveen existem mais de 400 cerejeiras plantadas que foram doados pelo Clube de Mulheres do Japão. O Kersenbloesempark Amstelveen ou Japanese Blossom Park fica no Amsterdamse Bos, um parque urbano que faz fronteira com Amsterdã e Amstelveen. Praticamente ao lado do aeroporto de Schiphol.

Florada das cerejeiras em Amsterdã

Florada das cerejeiras em Amsterdã por ©Holandesando

Quer saber mais, a Roberta do Blog Holandesando tem um post sobre o Bloesempark.

Auckland, Nova Zelândia

Auckland é a maior cidade da Nova Zelândia e conta também com a maior população de imigrantes orientais no país. Com a chegada da primavera, vários parques da cidade começam a ganhar tons de rosa à medida que as cerejeiras começam a florescer no final de Setembro. E como a população de imigrantes asiáticos em Auckland não para de crescer, a tendência é que cada vez mais parques, ruas e jardins tenham cerejeiras plantadas no futuro colorindo Auckland de cor de rosa no início da primavera. 

Cerejeiras em Auckland

Florada das cerejeiras em Auckland

Quer saber mais sobre a florada das cerejeiras em Auckland? Neste post aqui falo especificamente um pouco mais sobre o Hanami em Auckland.

Beijing, China

Na capital da China, o melhor lugar para observação da florada das cerejeiras é o Yuyuantan Park. Localizado perto da Torre CCTV e do China Millennium Monument, este parque conta com mais de 2000 árvores de cerejeiras de mais de 20 espécies diferentes. Devido à grande variedade de espécies diferentes de flor de cerejeira, o Yuyuantan Park apresenta uma bela paleta de cores e diferentes tonalidades de rosa que vão desde uma tonalidade quase branca até um rosa escuro que florescem ao longo de aproximadamente 20 dias.

Florada das Cerejeiras pelo Mundo

Florada das Cerejeiras no Yuyuan Park em Beijing por Sinom Clode

Quer saber mais sobre o Yuyantan Park em Beijing? Espia este post aqui (inglês)

Bonn, Alemanha

Bonn, no oeste da Alemanha, atrai turistas do mundo todo no inicio da primavera quando as cerejeiras da cidade começam a florescer. Considerada uma das alamedas mais bonitas da Alemanha, a Heerstrasse é sem dúvida um dos melhores lugares para a complentação dessa maravilha da natureza na ex-capital da Alemanha Ocidental. A boa notícia é que as cerejeiras de Bonn não estão restritas apenas à Heerstrasse. Sendo assim, não é preciso procurar muito. As cerejeiras estão por todos os lados do centro histórico de Bonn. As árvores em si nem são tão antigas. Elas foram plantadas em 1980.

Florada das Cerejeiras pelo Mundo

Florada das Cerejeiras em Bonn por Andreas Rentz via Getty Images

Quer saber mais sobre a florada das cerejeiras em Bonn? Então dê uma espiadinha nesse link da Deutsche Welle.

Buenos Aires, Argentina

Na Argentina você pode comtemplar a florada das cerejeiras nas principais regiões produtoras de cerejas do país. Especiamente na patagônia e nas províncias de Chubut e Mendoza. Mas se você estiver procurando pelas cerejeiras ornamentais, o melhor lugar para comtempla-las é sem dúvida o Jardim Japonês em Buenos Aires no tradicional bairro de Palermo. Por alí existem algumas dezenas de árvores que dão o gostinho de como é a temporada da Sakura na Ásia.

Florada das cerejeiras em Buenos Aires

Florada das cerejeiras em Buenos Aires por El Clarin

Quer saber mais sobre florada das cerejeiras na Argentina? Espia esse artigo do Clarin (espanhol).

Chiang Mai, Tailândia

Eu não sabia da existência de cerejeiras na Tailândia até ver essa foto e começar a pesquisar sobre o tema para escrever este post. Mas a região norte da Tailândia também tem suas cerejeiras e elas podem ser encontradas nos arredores de Chiang Mai e Chiang Rai como descobri neste e neste post. A variedade de cerejeiras que cresce na Tailândia é também conhecida como a Cerejeira Selvagem do Himalaia (Prunus cerasoides). Seu nome em tailandês é naang phá-yaa sǔea-khrông, que significa ” Tiger Queen “.

Florada das Cerejeiras pelo Mundo

Florada das Cerejeiras em Chiang Mai por Baan Khun Chang Khian

Copenhagen, Dinamarca

A capital da Dinamarca também tem seu próprio festival de cerejeiras. Ele começou a ser celebrado em 2005 quando o Cônsul Honorário de Hiroshima presenteou a Copenhagen com 200 mudas adultas de cerejeiras para homenagear o bicentenário do famoso autor Hans Christian Andersen. O evento, que acontece em apenas um fim de semana em Março, acontece no Parque Langelinie. À medida que as árvores envelhecem, a florada das cerejeiras fica a cada ano mais bonita.

Florada das cerejeiras em Copenhagen na Dinamarca

Quer saber mais sobre a florada das cerejeiras em Copenhagen? Dá uma espiada no site do Copenhagen Sakura Festival

 

Cowra NSW, Austrália

Na Austrália um dos melhores lugares para a contemplação da florada das cerejeiras é o Cowra’s Japanese Garden em New South Wales. Localizada à cerca de 300 km ao oeste de Sydney a pequena cidade conta com uma réplica exata do primeiro jardim japonês de Tóquio. A melhor época para ver as flores de cerejeiras por lá é em setembro.

Florada das Cerejeiras pelo Mundo

Flores de Cerejeira em Cowra por Elissa Motoko

Cromwell, Nova Zelândia

Cromwell e Alexandra na região de Central Otago pode ser considerada a capital neozelandesa da fruticultura. No inicio da primavera os extensos pomares de cereja, pêssego, nectarina, maçã, pêra e afins se transformam em verdadeiros mares de flores. Como estes são pomares comerciais, as árvores geralmente são podadas de tal forma a facilitar o manejo e colheita das frutas, que acabam rendendo fotos muito interessantes e bem diferentes daquelas que estamos acostumados a ver da época da florada das cerejeiras pelo mundo.

Florada das Cerejeiras na Nova Zelândia

Cerejeiras floridas em Cromwell

Quer saber mais sobre onde encontrar flores na primavera na Nova Zelândia? Espia esse post (inglês)

Curitiba, Brasil

No Brasil, Curitiba é indiscutivelmente o melhor lugar para ver a florada das cerejeiras. A capital paranaense tem uma expressiva colônia de descendentes de japoneses. E como vocês já devem ter percebido ao longo desse post, onde tem japonês tem cerejeira. O Jardim Botânico de Curitiba é provavelmente o melhor lugar para ver as cerejeiras na cidade. Durante a gestão do então prefeito Cassio Taniguchi (de origem japonesa) e Rafael Greca, várias ruas foram arborizadas com cerejeiras cujas matrizes foram doadas pelo imperador Akihito do Japão transformando Curitiba na capital brasileira das cerejeiras. Outros locais famosos para comtemplação da florada das cerejeiras incluem a Praça do Japão, Parque Tanguá, Rua Anita Garibaldi, Rua Iguaçu e Rua Pasteur.

Florada das cerejeiras em Curitiba

Florada das cerejeiras em Curitiba

Quer saber mais sobre as cerejeiras de Curitiba então vejam esse e esse post.

Estocolmo, Suécia

A capital sueca também tem suas cerejeiras. A florada das cerejeiras em Estocolmo pode ser contemplada na praça Kungsträdgården. Um parque bem no centro de Estocolmo que existe por alí desde a idade média. Por alí há mais de 60 árvores que foram doadas pelo Japão e plantadas no final da década de 90. Durante a temporada da florada atrai milhares de moradores e turistas, que gostam de ir lá para um piquenique e para contemplar o Hanami.

Florada das cerejeiras em Estocolmo

Florada das Cerejeiras em Estocolmo por Deni Mardval

Quer saber mais sobre a florada das cerejeiras em Estocolmo então veja este post.

Ficksburg, África do Sul

Ao contrário que imaginamos, foram os missionários alemães que trouxeram as primeiras cerejeiras para a África do Sul no início do século XX. As primeiras cerejeiras bem-sucedidas foram plantadas na África do Sul em 1905. O primeiro festival de cerejeiras de Ficksburg foi realizado em em 1968. Desde então o Festival tem crescido e hoje atrai cerca de 24.000 por ano. Ao contrário da maioria dos festivais de cerejeiras espalhados pelo mundo que celebra a floração de cerejeiras ornamentais, esse não celebra exatamente a florada das cerejeiras em sí, mas sim a colheita, já que está é a principal região produtora de cerejas comestíveis da África do Sul.

Florada das cerejeiras na África do Sul por Olivier Hannes

Gyeongju, Coréia do Sul

Gyeongju é uma das antigas capitais imperiais da Coréia do Sul e é considerada um dos melhores lugares para você comtemplar a florada das cerejeira na parte central do país. Ano passado estive lá na época da florada das cerejeiras é foi MARAVILHOSO! Tanto que este ano estou retornando novamente. Desta vez não apenas num bate e volta à partir de Seul. Considerada a equivalente coreana de Kyoto, a florada das cerejeiras em Gyeongju atrai milhares de visitantes. Principalmente porque no final de semana do pico da época da florada das cerejeiras, a cidade sedia a famosa Gyeongju Cherry Marathon.

Florada das Cerejeiras na Coréia do Sul

Florada das cerejeiras em Gyongju na Coréia do Sul

Hamburgo, Alemanha

Quando as pessoas pensam na florada das cerejeiras na Alemanha, o primeiro destino que vem à mente da maioria das pessoas é Bonn. Mas o fato é que Hamburgo é o lugar onde ocorre o maior Hanami do país. E isso não é exatamente uma surpresa, já que a cidade tem a maior população de pessoas com raízes japonesas na Alemanha. Nos anos 60, a população japonesa de Hamburgo começou a plantar cerejeiras ao longo das margens do Lago Alster. Em 1968, a cidade institucionalizou a apreciação pelas flores lançando o Kirschblütenfest, que acontece desde então todos os anos no mês de Maio. O festival, além das flores, inclui fogos de artifício, a escolha de uma “princesa da flor de cerejeira”, exposições culturais, stands culinários e vários outros elementos comuns da cultura japonesa.

Florada das cerejeiras na Alemanha

Florada das cerejeiras em Hamburgo

Hangzhou, China

Ao sul do famoso West Lake de Hangzhou encontramos, o Parque de Taiziwan (太子灣公园). Um parque famoso pela floração das tulipas na China, mas que é também considerado o melhor um lugar de Hangzhou para apreciar a florada das cerejeiras. Embora o Hanami de Hangzhou seja ofuscado por outras áreas de sakura na China, ainda é bastante popular e conta com milhares de pés de cerejeiras em floração. Os quais tem ficado cada vez mais bonito desde a renovação do parque e plantio de novas árvores em 2009.

Florada das cerejeiras na China

Florada das Cerejeiras em Hangzhou por Hong Qi Che

Himeji, Japão

Himeji é uma cidade de pouco mais de meio milhão de habitantes na porção ocidental da província de Hyogo no Japão e que tem como uma de suas principais atrações turísticas o famoso castelo de Himeji. Construído em meados do século XIV, o Himeji-jō é um dos maiores e mais visitados castelos medievais do Japão. Tanto que em 1931, foi designado tesouro nacional. E em 1993, foi tombado como Patrimônio Cultural Mundial da Humanidade pela UNESCO. Cercado por mais de 1000 cerejeiras, esta é uma localização perfeita e emblemeatica para celebrar a Sakura Season no Japão.

Florada das cerejeiras no Japão

Florada das cerejeiras em Himeji no Japão por Shinpei Toyama

Quer saber mais sobre a florada das cerejeiras em Himeji? Então dá uma espiada nesse post.

Hirosaki, Japão

Hirosaki é uma cidade japonesa da província de Aomori no extremo norte da ilha de Honshu. Alí todos os anos mais de um milhão de pessoas se reúnem para celebrar o Hanami sob a copa das 2.600 árvores de diferentes variedades de cerejeiras existentes ao redor do castelo de Hirosaki. Um belíssimo parque com mais de 400 anos de idade que pode ser definido como a imagem quintessencial da temporada das cerejeiras no Japão. Por estar mais ao norte do país, o festival das cerejeiras de Hirosaki geralmente acontece entre o final de Abril e início de Maio.

Florada das cerejeiras em Hirosaki no Japão

Florada das cerejeiras em Hirosaki no Japão por Rie Ushijima

Quer saber mais sobre a florada dasa cerejeiras em Hirosaki? Então dá uma espiada neste post.

Jinhae, Coréia do Sul




O festival das cerejeiras de Jinhae ou Jinhae Gunhangje é o maior festival de flores de cerejeira da Coréia do Sul. Ele geralmente acontece no início de abril e atrai mais de dois milhões de visitantes para Jinhae, uma cidadezinha portuária na costa sudeste da Coréia do Sul. Nesta cidade, dois locais são especialmente populares para quem quer ver a florada das cerejeiras na Coréia do Sul. A ponte de Yeojwacheon e estação de Gyeonghwa. No primeiro local, um canal que se estende por volta de 1,5 km é cercado por um mar de cerejeiras e é decorado com luzes e obras de arte. Já na estação de Gyeonghwa, você tem a oportunidade de tirar fotos com um trem da Korail em meio as cerejeiras. Provavelmente uma das imagens mais populares da florada das cerejeiras na Coréia do Sul. Se tudo der certo estarei lá em breve para conhecer.

Florada cerejeiras na Gyeonghwa Station em Jinhae Coréia do Sul por Yuoonae Kim

Jerte Valley, Espanha

Entre Salamanca e Cáceres encontramos o vale do Jerte, local onde quase dois milhões de cerejeiras formam um verdadeiro tapete de flores brancas que cobrem as colinas do vale de mesmo nome na Espanha. São tantas cerejeiras em flor, que de longe tudo fica tão branquinho que parece que o inverno ainda não acabou. Todos os anos a região se transforma na segunda quinzena de março para celebrar a Fiesta del Cerezo em Flor. Mais de 50.000 pessoas visitam essa região nessa época especialmente só para ver as cerejeiras em flor.

Florada Cerejeiras na Espanha

Florada das cerejeiras no Vale de Jerte na Espanha por Gonzalo Riestre

Kyoto, Japão

A flor de cerejeira é um elemento quintessencial na cultura japonesa. É retratada na moeda de 100 ienes, foi usada como um ícone nacionalista durante a segunda guerra mundial. E está ainda retratada no visto, que nós brasileiros precisamos aplicar, para visitar o Japão. Para a maioria dos japoneses, a flor da cerejeira simboliza a transitoriedade da vida. E o Hanami, a florada das cerejeiras, serve como um lembrete anual de que o tempo é valioso. Em Kyoto, a antiga capital imperial do Japão, acontecem inúmeros eventos culturais em função da floração das sakuras. Eventos como o festival de dança de primavera das gueixas (Geiko) e de suas aprendizes (Maiko). No qual as dançarinas se vestem com as belas indumentárias, maquiagem e peteados típicos e esbanjam a graciosidade e a elegância que são marcas registradas da cidade de Kyoto. Entre os melhores lugares para comtemplar as cerejeiras em Kyoto temos: Maruyama-kōen e o templo de Kyomizu dera.

Florada das Cerejeiras no Japão

Florada das Cerejeiras em Kyoto por Jeffrey Eric Francis

Quer saber mais sobre a florada das cerejeiras em Kyoto? Espia esse post aqui

Londres, Inglaterra

Assim como em várias outras cidades pelo mundo, a capital da Inglaterra também tem seus parques para você contemplar a florada das cerejeiras. O Kew Gardens é provavelmente o melhor lugar para isto. A coleção das cerejeiras foi inicialmente estabelecida entre a estufa das palmeiras e o templo do King William em 1909. Posteriormente o caminho das cerejeiras foi expandido e estendido até a Temperate House em 1935. Se você procura por um lugar para comtemplar as cerejeiras mais próximas ao centro de Londres, o Regent’s Park e o Kensington Gardens são boas opções. No St. James Park você também encontra algumas árvores isoladas. O Greenwhich Park tem uma alameda bonita de cerejeiras que conduz ao jardim das rosas no Ranger’s House (no alto da colina, não muito longe do observatório).

Florada das Cerejeiras em Londres

Florada das Cerejeiras em Londres

Quer saber mais sobre a florada das cerejeiras em Londres? Espiada esse post aqui (inglês).

Nova York, Estados Unidos

Em Nova York você também irá encontrar cerejeiras em flor em várias partes da cidade. Incluindo várias árvores isoladas no Central Park. Porém o melhor lugar para apreciação da florada das cerejeiras em Nova York é no jardim Jardim Botânico do Brooklyn. O Brooklyn Botanical Gardens tem uma das mais diversas coleções de cerejeiras dos EUA. Ao todo são mais de 40 variedades diferentes do gênero prunus sp. O Jardim Botânico do Brooklyn ainda sedia o famoso Sakura Matsuri Festival que acontece no final de Abril e atrai milhares de pessoas anualmente.

Florada das Cerejeiras em nova York

Florada das Cerejeiras em Downtown Manhattan em Nova York

Quer saber mais sobre a florada das cerejeiras em NY? Espia esse e esse post aqui.

Osaka, Japão

Osaka é considerada uma das melhores cidades do Japão para o Hanami (Apreciação das Sakuras). O Kema Sakuranomiya Park é um dos locais mais bonitos e populares para comtemplação da florada das cerejeiras na cidade. Além do Sakuranomiya Park, a Casa da Moeda do Japão que fica sediada em Osaka abre ao público um caminho de aproximadamente 560 metros de comprimento que fica fechado ao público no resto do ano e que é repleto de Sakuras. Um tradicional e sazonal evento em Osaka que acontece desde o final do século XIX. Na casa da moeda em Osaka, existem cerca de 120 variedades diferentes de cerejeiras. No total, estima-se que existam aproximadamente 370 variedades diferentes de cerejeiras pelo mundo. A área ao longo do rio Yodo é também famosa por seus belos cenários, especialmente na primavera, quando as árvores de cerejeira florescem.

Florada Cerejeiras no Japão

Florada das Cerejeiras em Osaka por Josh Cohen

Quer saber mais sobre a florada das cerejeiras em Osaka? Espia esse post aqui (inglês).

Philadelphia, Estados Unidos

Quando pensamos na florada das cerejeiras nos Estados Unidos a primeira cidade que vêm a cabeça da maioria das pessoas é Washington DC. No entanto, além da capital americana, podemos encontrar várias cidades americanas que celebram a chegada da primavera visitando seus respectivos jardins de cerejeiras floridas. Philadelphia, a maior cidade do estado da Pennsylvania é uma delas.

Florada Cerejeiras Philadelphia

Floração das Cerejeiras em Philadelphia

Neste post sobre a florada das cerejeiras na Philadelphia falo exclusivamente sobre o tema.

Paris, França

Paris é sem dúvida uma das cidades mais bonitas do mundo e com a chegada da primavera, a cidade se transforma num belíssimo jardim florido. A Martinha escreveu um post MARAVILHOSO sobre a florada das cerejeiras em Paris que está repleto de dicas e fotos FANTÁSTICAS que certamente vão fazer você querer embarcar para Paris na próxima primavera para fazer um belo piquenique ao ar livre. Se bem que visitar a França em qualquer estação é sempre uma ótima pedida.

Florada das Cerejeiras em Paris Torre Eiffel

Roma, Itália

Se você quiser apreciar a florada das cerejeiras em Roma, o seu destino é o Parco Lago dell’EUR. Parque do Lago do bairro EUR tem aproximadamente 2500 cerejeiras doadas a Roma pela cidade de Tóquio em 1959.

Roma do alto

Cerejeiras florindo em Roma

Quer saber mais sobre a florada das cerejeiras em Roma? Espia esse link (italiano)

Qingdao, China

Qingdao é considerada um dos melhores destinos para comtemplar o Hanami na China. No Parque Zhongshan de Qingdao existem mais de 2.000 cerejeiras plantadas. Agora, por lá você não encontra apenas flores de cerejeira, mas também outras flores como tulipas, narcisos, yulan, osmanthus, glicínias e outras flores. Especialmente aquelas da família das rosáceas.

Florada Cerejeiras em Qindao na China por Bai de Min

Quer saber um pouco mais sobre o Zhongshan Park em Qingdao? Espia esse post (inglês).

Salem OR, Estados Unidos

Salem no estado americano do Oregon é conhecida como “Cherry City” por causa dos pomares de cereja que costumavam ser encontrados em todo o vale ao redor da cidade. O título se deve ao fato de a cidade e a região ser até hoje uma das maiores produtoras de cerejas comestíveis da América do Norte. A cidade teve seu primeiro cherry blossom festival em 1903, o que faz do evento um dos mais antigos do gênero nos EUA. O melhor lugar para a observação das árvores floridas é no State Capitol State Park. Por alí há mais de 150 árvores de cerejeira da variedade Akebono em floração. Salem está a apenas cerca de 45 quilômetros de Portland.

Florada das Cerejeiras em Salem OR

Florada das Cerejeiras em Salem por www.alocato.com

San Francisco CA, Estados Unidos

Nos últimos anos, o Northern California Cherry Blossom Festival  vem ganhando cada vez mais popularidade na região de São Francisco, fazendo dele o segundo maior do país depois de Washington DC. Para quem não conhece, a Japantown de São Francisco é um dos três enclaves japoneses remanescentes no país. Em São Francisco, as cerejeiras estão espalhadas por toda parte. Você irá encontra cerejeiras na arborização urbana em Japantown e no San Jose heritage Rose Garden. Assim como no Japanese Tea Garden no Golden Gate State Park.

Florada Cerejeiras no Japanese Garden em São Francisco por Jan Hanraets

São Paulo, Brasil

São Paulo é muitas vezes considerada a maior cidade japonesa fora do Japão. E quando pensamos em japoneses em São Paulo, o bairro da liberdade logo vem às nossas cabeças. O que muitas pessoas desconhecem, e que além da enorme comunidade japonesa presente neste tradicional bairro de São Paulo, há também um grande número de descendentes nipônicos vivendo em Itaquera. E seguindo aquela tendência de que onde tem japonês, tem cerejeiras. Os moradores de Itaquera organizam a quase 40 anos a Festa das Cerejeiras. Um evento que além de comtemplar as cerejeiras no Parque do Carmo na zona leste da capital paulista, celebra as tradições e costumes da cultura japonesa no Brasil.

Florada das Cerejeiras no parque do Carmo em São Paulo por Rodrigo Zattar

Quer saber mais sobre a florada das cerejeiras em São Paulo? Espia esse e esse post aqui.

Seoul, Coréia do Sul

Seul é repleta de lugares lindos para você comtemplar a florada das cerejeiras na Coréia do Sul. O melhor e mais popular lugar para ver flores de cerejeira ca capitas sul coreana é a Ilha de Yeouido, logo atrás do edifício da Assembléia Nacional. Você também encontra algumas cerejeiras isoladas nos palácios reais de Seul e em outros vários parques e ruas da cidade. A cidade celebra a chegada da primavera com o Yeongdeungpo Yeouido Spring Flower Festival, ou Festival de Flores da Primavera de Yeouido, do qual as cerejeiras são a principal atração. Nesta época, várias ruas em Yeouido são fechadas ao tráfego, de modo que os 4 milhões de visitantes possam desfrutar da beleza das flores sem serem perturbados por carros. Lindo D+!!

Florada das cerejeiras na coréia do sul

Florada das Cerejeiras em Seul

Taichung, Taiwan

Wuling Farm é uma espécie de estância que fica perto de Taichung na região central de Taiwan. Sua localização goza de uma altitude de quase 2.000 metros de altitude e um clima agradável e fresco durante quase todo o ano. O local é considerado um dos melhores lugares para admirar a beleza natural de Taiwan, especialmente no início do verão, quando a maioria das flores estão a florescer. Porém o espetáculo das flores é mais impactante no inicio da primavera, quando as flores de cerejeira ganham vida pintando a região em vários matizes de rosa. A região de Wuling Farm é repleta de trilhas para quem curte caminhadas pela floresta.

Florada das Cerejeiras em Taiwan por Feng Chuti

Taipei, Taiwan

Taipei é o principal destino de quem visita Taiwan e por lá também podemos contemplar a florada das cerejeiras. Embora não tenha a mesma abundância que outros lugares de Taiwan como Taichung e o Sun Moon Lake em Yuchu. Você irá encontrar várias cerejeiras plantadas visitando o Bihu Park, no distrito de Neihu; ou no Songzhih Park; ou ainda no Memorial de Chiang Kai-Shek. Este último é uma atração obrigatória para quem visita Taipei, mas que durante a primavera ganha vida quando as flores de cerejeira (supostamente cerca de 11 variedades delas) florescem e criam uma atmosfera vibrante e colorida para a área do entorno do memorial.

Florada das Cerejeiras em Taipei por Damian Hong

Tóquio, Japão

Se você estiver indo para o Japão em uma viagem para explorar a florada das cerejeiras ou Hanami. Ela provavelmente irá começar e terminar em Tóquio. E apesar de a maior cidade do Japão num primeiro momento parecer uma selva de pedras com um monte de arranha-céus, você irá encontrar muitos pontos impressionantes entre o mar de edifícios nos quais você poderá relaxar e comtemplar o Hanami enquanto envolvido por um verdadeiro mar de flores. Clusters de cerejeiras foram plantados em toda a capital japonesa. Um dos melhores pontos para observação das cerejeiras florindo em Tóquio é o Parque Ueno. Um dos espaços públicos mais antigos do país e que tem mais de 1.000 cerejeiras plantadas. Outros pontos interessantes na capital japonesa incluem Shinjuku Gyoen, Chidorigafuchi, Inokashira Park entre outros.

Florada das Cerejeiras em Chidorigafuchi em Tóquio por Rie Ushijima

Quer saber mais sobre a florada das cerejeiras em Tóquio? Então espia esse post (inglês)

Toronto ON, Canadá

Apesar de não ser tão grandioso como Cherry Blossom Festival de Vancouver, em Toronto também temos a oportunidade de curtir o espetáculo da florada das cerejeiras. Grande parte delas se encontram no High Park, onde existem mais de 100 cerejeiras plantadas. Todas as árvores encontradas alí foram doadas pelo governo japonês como agradecimento pelo apoio dado pela cidade aos refugiados durante a Segunda Guerra Mundial. A maioria delas encontra-se na área perto da Grenadier Pond e perto do Jamie Bell playground. Em Toronto você também encontra cerejeiras na Universidade de Toronto.

Cerejeiras do High Park em Toronto

Cerejeiras no High Park em Toronto

Quer saber mais sobre a florada das cerejeiras em Toronto? Então espia esse post que a Mirella escreveu sobre o assunto ou ainda este ou este post.

Vancouver BC, Canadá

Boa parte das quase 40.000 cerejeiras que encontramos espalhadas em diferentes partes de Vancouver e seus 50 parques foram presentes do Japão para a cidade com a maior concentração de descendentes de japoneses no Canadá. Por isso, não é de se admirar que a cidade fique abarrotada por conta da chegada da temporada das cerejeiras. Tanto que o Cherry Blossom Festival de Vancouver é o único festival oficial que celebra a florada das cerejeiras no Canadá. Durante o evento acontecem diversas apresentações de arte, exibições de filmes e uma competição anual de haiku, bem como a chance de se maravilhar com as belas flores. Dois dos lugares favoritos para fotos, nessa época do ano, são Stanley Park o Queen Elizabeth Garden.

Florada das Cerejeiras em Vancouver por Be Vancouver Facebook Page

Quer saber mais sobre a primavera em Vancouvere? A Mariana escreveu um post sobre os parques e jardins floridos de Vancouver

Washington DC, EUA

A história das Cerejeiras de Washington DC remonta há mais de um século atrás, quando a capital dos Estados Unidos recebeu as primeiras mudas de cerejeiras de presente da cidade de Tóquio para celebrar, a então crescente amizade entre os EUA e o então Império do Japão em 1912. Hoje, o National Cherry Blossom Festival (Festival Nacional das Cerejeiras) é um dos eventos mais aguardados e festejados do ano na capital norte americana. Ao todo são mais de 3000 cerejeiras floridas espalhadas pela região do Tidal Basin e ao redor do Washington Monument. Quando morei nos EUA tive a oportunidade de visitar a cidade nesta época em mais de uma oportunidade.

Florada das Cerejeiras no Tidal Basin em Washington DC nos Estados Unidos

Quer saber mais sobre a florada das cerejeiras em Washington? Espia esse post aqui.

Wuhan, China

A florada das cerejeiras de Wuhan na China é uma das mais tradicionais do país e tem mais de setenta anos de história. Tanto que há um ditado que segundo a minha professora de chinês diz que: Se você quer apreciar o hanami em março e abril, não há nenhum lugar melhor do que a Universidade de Wuhan. Isso porque, no East Lake Cherry Blossom Garden, você encontra nada mais nada menos que 5000 cerejeiras plantadas. Ao todo, são mais de 30 variedades diferentes que acabam florescendo em diferentes períodos do ano entre meados de Março e final de Abril.

Florada das cerejeiras no West Lake em Wuhan na China por Da Wei

Quer saber mais sobre a florada das cerejeiras em Wuhan? Acesse este post aqui (em inglês).

Yuchi, Taiwan

O Sun Moon Lake em Yuchi é o maior lago de água doce de Taiwan e é um destino turístico bastante popular no país ao longo das quatro estações do ano. Porém durante a temporada da floração das cerejeiras, o local, especialmente no entorno da Vila Cultural Aborígine de Formosa, fica especialmente mais bonito quando ganha o colorido de centenas de cerejeiras em vários matizes de rosa.

Florada das Cerejeiras em Taiwan por Guan Xiang

Xangai, China

Cosmopolita e moderna, Xangai dá as boas vindas à primavera com muitos parques e jardins florescendo por toda cidade. O Gucun Forest Park é um destes parques, e conta com cerca de 13 hectares e centenas de mudas de cerejeiras plantadas. Fazendo dele, um dos melhores lugares para observação das cerejeiras na maior cidade da China. Além dele, você também encontra cerejeiras floridas no Jardim Botânico de Xangai, no Jardim Botânico de Chenshan, no Parque de Lu Xun, no Parque de Zhongshan e na Universidade de Tongji. Além desses lugares, em minha recente visita a cidade, um pouco antes da temporada de floração, acabei encontrando algumas cerejeiras precoces florescendo no icônico Yu Yuyan Garden. Muito legal!!

Flores precoces de cerejeira no Yu Yuan Garden em Xangai


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem europa 728x90

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , , , , , , , , , , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Africa, África do Sul, Alemanha, América do Norte, América do Sul, Américas, Amsterdam, Argentina, Ásia, Auckland, Austrália, Blog, Bonn, Brasil, Buenos Aires, Califórnia, Canada, Chiang Mai, China, Columbia Britânica, Copenhague, Coréia do Sul, Cromwell, Curiosidades, Curitiba, Destinos, Dinamarca, District of Columbia DC, Espanha, Estações do Ano, Estocolmo, Europa, França, Gyeongju, Hamburg, Hangzhou, Himeji, Hirosaki, Holanda, Ilha Norte, Ilha Sul, Inglaterra, Itália, Japão, Jinhae, Kyoto, Listas, Londres, New South Wales, New York, Nova York, Nova Zelândia, Oceania, Ontario, Oregon, Osaka, Paraná, Paris, Parques e Jardins, Passeio à pé, Passeios e Atrações Turísticas, Pennsylvania, Pequim / Beijing, Philadelphia, Primavera, Qingdao, Roma, São Francisco, São Paulo, São Paulo (capital), Seul, Suécia, Tailândia, Taipei, Taiwan, Tóquio, Toronto, Vancouver, Wuhan, Xangai

35 Comment

  1. Que delícia de post!!!! Obrigada por mencionar o Ideias na mala!

    • Oi Mari,
      Que legal que você curtiu.. Adorei seu post por isso resolvi menciona-lo aqui.. Esse ano vou voltar à Coréia do Sul, mas ano que vem se Deus quiser vou curtir as cerejeiras no Japão.

  2. Oscar, o post ficou ótimo!
    Desconhecia que tinha florada das cerejeiras em tantos lugares, adorei!
    Obs.: Essa foto do Canadá está simplesmente maravilhosa!

    • Para ser sincero com você até eu fiquei surpreso.. Se continuasse pesquisando chegaria facilmente aos 50-60 lugares.

  3. Que post lindo!!! Fiquei babando nas fotos!

  4. Que post interessante, o próximo há de incluir Portugal, why not? hehehe
    Boas viagens!

    • Oi Francisco. Pois é essa lista não necessariamente menciona todos os lugares do mundo. Mas já que você falou, quais são os dois melhores lugares para curtir a florada das cerejeiras em Portugal?

  5. gente, em tantos lugares dá para apreciar essa maravilha! Nao tinha ideia! Quanta foto linda no post! Eu ia no Parque do Carmo, em SP. Agora estamos em Barcelona, vou pesquisar se tem algum lugar por aqui.

    • Oi Fabia.
      Que legal que você gostou 😀 É bem possível que tenha ai em Barcelona também.. Dá uma pesquisada. Eu fiquei particularmente interessado pela florada das cerejeiras no Vale do Jerte ai na Espanha. Um dia preciso conhecer.

  6. Já cheira a primavera no seu blog!!! Que post magnifico! Realmente as cerejeiras são das árvores mais bonitas quando estão em flor. Obrigada por esta viagem.

  7. não vejo a hora das flores começarem a florescer por aqui, pois é sinal de que o frio vai embora, sem contar como fica uma beleza maravilhosa por todas as partes!

    • Acho que esse inclusive um dos principais motivos pelos quais a florada é tanto celebrada, o inverno acabou!!

  8. Post bem completo. E eu achando que apenas no Japão elas eram famosas hehehe

    • Pois é!!! E interessante também saber que elas não são necessariamente nativas do Japão.

  9. Que linda esta volta ao mundo com as Cerejeiras! Amei o post.

    • Que legal ver você por aqui Flora!! Fico super feliz em saber que você amou esse post.

  10. UAU!!! Que post mais lindo! Parabéns!
    Depois que acompanhei tua viagem ano passado (se não me falha a memoria) a Coreia do Sul nessa época, fiquei morrendo de vontade de ir pra lá!
    Obrigada por indicar o meu bloguinho! 😀

    • Que legal que você gostou.. Sim ano passado fomos para a Coréia do Sul curtir o Cherry Blossom!! Gostamos tanto que estamos voltando mais uma vez esse ano. Obrigado pela visita 🙂 Bjs

  11. O post mais lindo que já li/vi.
    Só destino TOP, hein? Doida para ver cerejeiras mundo a fora, já!!!

    • Que legal que você curtiu!! Deu trabalhão complicar todas essas dicas, mas realmente ficou lindo!!
      Obrigado pela visita e pelo comentário 😀

  12. Que artigo bonito e cheio de flor!
    Eu estou de partida para o Japão e este ano vou ver as cerejeiras em flor (sakura) em Kanazawa e Himeji! A ver se consigo tirar fotos tão bonitas! 🙂

    • Que legal Diana.
      Eu estou indo para a Coréia do Sul esse ano de novo para curtir as cerejeiras.. Ano que vem vou tentar ir ao Japão essa época para aproveitar também.. Depois vou querer as suas dicas..

      Abs

      • Eu depois escrevo tudo lá no blog 🙂 O Japão acho que vai ser uma confusão de pessoas, o país enche nessa altura do ano! Mas espero que valha a pena!

        • Imagino!!! Eu estou adorando estar novamente na temporada das cerejeiras aqui na Coréia do Sul.. Vários lugares que visitamos por esses dias éramos os únicos ocidentais. Quando as pessoas pensam em florada das cerejeiras na Ásia, elas acabam invariavelmente pensando no Japão, mas não consigo pensar como o Japão pode ser ainda mais bonito.. Para mim a principal vantagem e motivo pelo qual me fez voltar para a Coréia nessa época do ano é não precisar de visto.

  13. como assim meodeos perdi todas TODAS AS CEREJEIRAS das cidades q vc listou!!! ate em curitiba eu perdi!!! mas é muito azar meodeos…ou desculpa pra visitar as cidades de novo aheuahe

    • Sempre é um bom motivo para voltar. Eu adoro visitar lugares que tenham cerejeiras, então na medida do possível, quando dá. tento me programar. Em Curitiba, ano passado foi totalmente por acaso. Não esperava encontrar cerejeiras e elas estavam lindas por toda a cidade.

  14. Que post lindo, as fotos estão maravilhosas. Obrigada por citar o Cantinho de Ná :).

  15. Nossa, Oscar que fotos maravilhosas!!
    Fiquei encantadaaaaa pelas cerejeiras de Bonn e as de Auckland (que é um dos meus sonhos), sempre tive uma queda pelas cerejeiras, acho lindas! E nessas fotos não tem como não se encantar.
    Adorei!!

    • Legal que você gostou!! Eu acabei de voltar da Coréia do Sul para mais uma viagem focada em cerejeiras.. Já estou planejando em voltar ou ir para o Japão nessa época ano que vem.

  16. Boa noite! Bem, pra quem for apreciador de cerejeiras em flor, está aqui um super post! Muito completo, parabéns.

    • Legal que você gostou.. deu um certo trabalho compilar todas essas informações para esse post, mas modéstia à parte ele ficou completinho e com fotos inspiradoras.

  17. […] beleza das Sakuras através de poemas como Waka e Haiku, histórias, ou contos.” E hoje as cerejeiras estão em todo mundo, embelezando a primavera de muitas […]

Comente Aqui