Flamsbana capa

Flamsbana, um dos mais lindos passeios de trem na Noruega

Anos atrás, fiz um cruzeiro com meu pai pelos fiordes na Noruega. Sem dúvida, uma viagem belíssima e daquelas que contam como uma das coisas mais lindas que os nossos olhos já puderam enxergar. Daqueles lugares que a gente se pergunta se está mesmo vendo aquilo ali. Ou se é ilusão de ótica, dado o grau de beleza das paisagens. E para melhorar as paisagens vistas, numa das paradas do cruzeiro, ainda fizemos o passeio de trem Flamsbana.

Noruega Fiodes
Paisagens da Noruega

De Bergen: Excursão guiada de dia inteiro a Nærøyfjord & Flåmsbanen

Numa das paradas do cruzeiro tivemos a opção de fazer um passeio pelo interior do país. E um trecho deste passeio era com o famoso Flamsbana, o trem que passa por paisagens idílicas e se auto denomina “The most beautiful train journey in the world” (a mais bonita jornada de trem do mundo). Um pouco exagerado, mas ainda assim realmente um belíssimo passeio. E também uma das principais atrações turísticas da Noruega, sendo a terceira atração mais visitada no país.

Flamsbana Noruega
Paisagens da Noruega vista do trem Flamsbana

Flamsbana

O passeio do trem Flamsbana tem 20 quilômetros de extensão. O trecho liga a pequena Flåm, que fica no fim do belíssimo fiorde Aurlandsfjord, a minúscula Myrdal, na estação de Hardangervidda, que fica a 866 metros de altitude, no alto das montanhas.

O fiorde Aurlandsfjord é um afluente do Sognefjord, o fiorde mais longo da Noruega. E é o segundo fiorde mais longo do mundo, com 204 quilômetros de extensão. E para continuar surpreendendo com números, possui 1308 metros de profundidade!

De Bergen: Excursão privada ao Sognefjord, Gudvangen e Flåm

Noruega fiorde
Fiorde Norueguês

[vc_message message_box_color=”mulled_wine” icon_fontawesome=”fa fa-medkit”]

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.

[/vc_message]

A viagem de trem é curta, já que são apenas 20 quilômetros. Ela dura cerca de 40-50 minutos cada trecho. Sendo que o passeio total dura cerca de 2 horas ida e volta. O trem pode ser pego em Flåm ou em Myrdal.

Eu fiz somente um trecho e meu passeio começou em Myrdal.

[vc_gmaps link=”#E-8_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”]

Myrdal

Nós chegamos em Myrdal de trem, vindos de um outro trecho depois de um passeio pelo fiorde Nærøyfjord,que é patrimônio da UNESCO. Mas pode se chegar em Myrdal vindo de trem de Bergen, outra famosa e turística cidade da Noruega. Myrdal é conectada com os trens que fazem a linha Oslo – Bergen.

flamsbana
O trem Flamsbana

Myrdal é realmente pequena e não tem grandes atrações. Tanto que o próprio site da região indica você ir e voltar no mesmo trem, sem fazer paradas na vila. Ali, o que pode se ver são algumas cachoeiras, que se formam bem ao lado da parada do trem. Elas são conhecidas como Kjosfossen e tem uma queda de 93 metros de altura.

O meu passeio começou das alturas e foi descendo em direção a Flåm, passando por paisagens lindas e vendo inúmeras belezas naturais, como cachoeiras, montanhas e o panorama dos fiordes. É daquelas viagens que vale a pena grudar na janela do trem e nem piscar para não perder nenhuma das belezas que vão correndo pela paisagem e nos fazendo bater centenas de belas fotografias.

[vc_message message_box_color=”peacoc” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]Flåm é uma vilazinha bem pequena, e as opções de hospedagem não são muitas. Qualquer uma que você escolher, será central. Então, dê uma olhada nas opções do link abaixo, para achar a que mais combina com seu estilo.

Hospede-se em Flåm! Procure seu hotel clicando aqui!

[/vc_message]

Aqui vale explicar um pouco sobre a estrada de ferro da Flamsbana.

Dados técnicos da Flamsbana

Esta estrada de ferro é uma das grandes obras de engenharia na história das ferrovias norueguesas. Sendo que ela é uma das mais íngremes no mundo em trilhos normais, onde quase 80% da viagem é feita com um inclinação de 5,5%.

A construção da linha começou em 1924 e foi inaugurada em 1940, de modo que a tração dos trens passou a ser elétrica em 1944. Desde 1998 a empresa Flåm Utvikling assumiu a comercialização e venda de bilhetes da linha. E transformando-a praticamente numa linha turística e não mais numa linha de transporte de passageiros.

A Flamsbana atravessa 20 túneis e uma ponte. O trem tem 8 estações no trecho de 20 quilômetros, que liga suas duas pontas na viagem. A saber, cada trecho da viagem tem em média de 40-50 minutos de duração.

Flåm

A pequena Flåm é muito graciosa e mal dá para dizer que é uma vila! Por viver do turismo de cruzeiros, é toda muito bem cuidada e poucos passos são necessários para percorrê-la toda.

flamsbana
Flam
flamsbana Flaam
Vilarejo de Flam

O local é muito tranquilo e mesmo com os turistas que chegam nos enormes navios de cruzeiros, oferece opções para férias relaxantes. Ali se tem opção de pescar nos lagos nas montanhas ao seu redor ou ainda no fiorde, trilhas de bicicleta e de caminhadas, passeios de barco para os fiordes próximos, além de muita paz e tranquilidade da natureza depois que a turistada dos navios vão embora.

Outra atração é a vila reconstruída Otternes Farm Village, que conta com 27 edifícios diferentes do século XVII, sendo um museu vivo com seu conjunto de casas que é um tesouro histórico local.

The Flåm Railway Museum

Ainda aqui pode se conhecer o The Flåm Railway Museum, que é o Museu Ferroviário de Flåm. O museu conta mais sobre a Ferrovia de Flåm e a história da Flamsbana. Mostra sua construção, os desafios técnicos e as pessoas por trás destas impressionantes obras de engenharia.

Ali pode se conhecer uma autêntica locomotiva El 9, um antigo motor elétrico de manobra, vários carrinhos de inspeção ferroviária e diferentes exposições com texto, imagem, som e objetos.

Na saída do museu, há uma loja com lembranças e produtos da marca Flåm Railway.

O museu fica bem próximo da estação ferroviária de Flåm, abre diariamente e tem entrada gratuita.

[vc_message message_box_color=”peacoc” icon_fontawesome=”fa fa-mobile”]

Você consegue viajar sem celular?

Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa!

[/vc_message]

Quando acontecem os passeios do Flamsbana

Os passeios de trem acontecem durante todos os dias do ano, sendo possível fazer o passeio mesmo no inverno. Claro que neste período existem menos saídas, somente 4 por dia. No verão chegam acontecer 10 saídas por dia. Para acessar a página oficial e saber valores e os horários programados basta clicar aqui.

Noruega fiordes

Valores do passeio do Flamsbana

O passeio pode ser feito ida e volta (Flåm – Myrdal – Flåm) ou pode ser comprado somente um trecho. O valor do passeio ida e volta para adultos é NOK 680 (coroa norueguesa), e crianças entre 4-15 anos pagam NOK 440. Já a viagem de um trecho só, seja entre Flåm – Myrdal ou Myrdal – Flåm, custa para adultos NOK 560 e NOK 380 para crianças entre 4-15 anos. Menores de 4 anos não pagam a passagem.

Existem a venda ainda pacotes do passeio de trem juntamente com um cruzeiro pelos fiordes. Para saber mais informações, basta acessar o site aqui.

Flaam fiorde
Fiorde norueguês

[vc_message message_box_color=”peacoc” icon_fontawesome=”fa fa-car”]

Pretende alugar carro na sua viagem pela Noruega? Então, clique aqui e veja as melhores ofertas!

>> Aliás, dicas para alugar um carro pelo mundo, nós já explicamos nesse post aqui.[/vc_message]

Vale a pena comprar antecipadamente:

7 respostas

  1. Olá Carina
    Obrigada pelas super dicas
    Me diz uma coisa, é possível eu fazer a rota: oslo-Myrdral e fazer esse passeio Myrdral-Flam?

    1. Oi, Marcela!
      Como já te falei no Instagram, minha única informação no momento é o que diz o site do Flamsbanna. Devido a pandemia, muita coisa do alterada e eu não saberia te informar.
      Boa viagem!

  2. oi Carina…por um acaso souseu colega de ex profissao…gostaria de comprar uma passagem no trem Flamsbana em minha parada de cruzeiro em, Flam em 28 de maio de 2020…pergunto…a compra pelo site da VY te direciona ao mesmo trem…pergunto porque no site da Flamsbana os melhoresj horarios sao dados como esgotados…por um acaso existe outro site para esse passeio…obrigado

    1. Oi, Antonio!
      Bom, ex-colega, honestamente não conheço outro meio, e o que eu posso te adiantar é que o trem é pequeno e realmente o número de lugares é limitado… faz alguns anos que eu fiz este passeio, e acredito que a procura aumentou bastante desde lá. Eu comprei o passeio do navio, não fiz por conta. Apesar de possivelmente ser mais caro, acredito que você consiga fazer através do navio… Boa sorte e boa viagem!

  3. Oi Carina, tô indo pra Bergen e adorei suas informaçoes. Só fiquei com uma dúvida, eu saindo de Bergen e indo pra Myrdal pra fazer esse passeio, tenho que voltar pra Bergen. Nao entendi esse passeio ida e volta. Flam > Myrdal > Flam.
    Eu vou pegar o trem em Myrdal e vou pra Flam, entao tenho que volta pra Myrdal. Entao nao teria um ida e volta Myrdal > Flam > Myrdal?
    Fiquei bem confusa. jhahahaha

  4. Ai, cada lugar lindo na Noruega!!! E pensar que cheguei tão perto e não consegui fazer esse passeio… Fui pra Bergen, mas não a turismo e aí o único tempinho que sobrou, só deu pra dar uma voltinha na cidade mesmo e não fiz nenhum passeio nos fiordes, uma pena! Mas super motivo pra voltar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.