Dicas de Viagem

Fim da cobrança de Roaming na Europa

4

Uma das notícias mais esperadas por mim e por muitas outras pessoas que vivem e viajam aqui no Velho Mundo é sem dúvida o fim do roaming na Europa. À partir de amanhã, dia 15 de junho, será possível usar o seu plano de celular nos países da União Européia sem nenhum custo adicional, de acordo com uma decisão da Comissão Europeia

A minha operadora aqui na França, já liberou desde o dia 18 de maio. Mas eu só descobri isso ontem, depois de ver uma foto de uma amiga (que mora na divisa entre a Bélgica e Holanda) no Instagram.

Foto : Instagram @danibelgium

Como vocês já devem ter notado, eu ainda não testei. Ainda!! Porque será testado nas próximas semanas (Hallo Berlin!! Cześć Polska!). Mas nem posso me alegrar muito, o meu marido que usa outra operadora, já tinha essa liberdade maravilhosa há uns 2 anos. (Nem preciso falar que eu morria de inveja né?!). Assim como algumas operadoras por toda a Europa, já adotavam o “sem roaming”.

 

É uma alegria enorme em dizer adeus aos vários sim cards (chips) que eu comprava e recomprava sempre que viajava. Já que por eu ser uma pessoa organizada, eu sempre perdia um ou outro. Sem falar do preço que pagava para ter ligações e internet.

fim do roaming na europa

Foto : Aleksandr Ryzhov / Shutterstock.com

 

Então se você comprar um chip em Portugal e continuar viagem pela França e Alemanha, você não precisará mais comprar um chip em cada país. Somente um servirá para todos os países. É ou não é maravilhoso?! Só tem que cuidar para ver se tem créditos e dados, pois algumas operadoras não tem em outros países e pode ser difícil recarregar. Sempre é possível pela internet, mas se você não tiver cartão de crédito, pode complicar.

Se você já quiser sair do Brasil com internet, o que é muito prático. Já que pior coisa é chegar de viagem cansado e ter que procurar por sim card, o nosso afiliado EasySim4U envia na sua casa e funciona em mais de 140 países. Quer maior praticidade?! E você não paga nada mais para isso.

 

O Presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker emitiu a seguinte declaração hoje (14 Junho 2017) em Bruxelas :

“A União Europeia precisa aproximar pessoas e tornar suas vidas mais fáceis. O fim das tarifas de roaming é uma verdadeira história de sucesso europeia.

A partir de agora, os cidadãos que viajam dentro da UE podem ligar, mandar texto e usar pacotes de dados em seus dispositivos móveis com o mesmo preço que eles pagam no seu país. Eliminar as tarifas de roaming é um dos maiores e mais tangíveis êxitos da UE.

(…)

O fim do roaming na Europa é mais um passo para a construção de uma sociedade digital unida. Uma Europa sustentável e acessível a todos os nossos cidadãos “.

 

O que são tarifas de roaming?

Tarifas de roaming são custos adicionais cobrados para fazer chamadas, enviar textos e usar pacotes de dados de internet, no exterior. Estas tarifas aplicam-se assim que um telefone celular se conecta a uma rede estrangeira (em outro país).

 

Que países estão incluídos no fim do roaming na Europa?

Todos os países membros da União Européia. Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Gibraltar, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália , Letônia,  Lituânia, Luxemburgo, Malta,  Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia e Suécia.

fim do roaming na europa mapa europa

Foto : koya979 / Shutterstock.com

 

O Reino Unido ainda está incluído, embora a sua posição pode ser negociada, uma vez que deixou a União Européia.

Islândia, Liechtentstein e Noruega, estão de fora da nova regra (mas podem ser oferecido por algumas operadoras). Países como a Suíça e Andorra, que não são formalmente parte da UE não vão necessariamente entrar no pacote, você precisará ver o provedor da sua operador.

 

Por que há uma proibição de tarifas de roaming?

A legislação para acabar com os encargos, foi proposto pela primeira vez em 2013. Em outubro de 2015, o Parlamento Europeu e do Conselho concordou que isso deveria ser posto em prática em 15 de Junho de 2017. Esse dia finalmente chegou! As operadoras móveis terão agora que oferecer os seus serviços de roaming a preços domésticos, para os consumidores que viajam na UE.

 

O que acontece se eu ficar sem minutos, textos ou dados no exterior?

Os regulamentos da grande maioria das operadoras diz que você não pode ser cobrado a mais para usar o telefone no exterior. Isso significa que você não será cobrado a mais por ultrapassar o seu limite de contrato, mas a conexão pode não ser perfeita. Assim como uma diminuição expressiva da velocidade da internet.

 

Um Viva ao fim das contas telefônicas astronômicas.

 


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


4 Comentários
  1. Regis Vasconcelos Diz

    Já tinha ouvido falar que chips pré-pagos Vodafone não cobram roaming na Europa. Mas isso não inclui a Suíça.
    Essa nova regra obriga todas as operadoras a fazer o q a Vodafone já fazia, mas também sem a Suíça.
    Alguém conhece algum chip pré-pago que sirva na Alemanha e na Suíça também sem pagar roaming?

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Regis… como eu disse no post, a operadora do meu marido já não cobrava roaming há mais de 2 anos. E isso depende muito de operadora para operadora, e de país. Não é exclusividade da Vodafone.
      Aqui na França tem operadoras que incluíram a Suiça e outras não. Então tem olhar uma por uma.
      =)

  2. Perla Diz

    Mesmo se tratando de simcards prepagos, um simcard comprado na Alemanha poderá também ser usado na Austria?

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Perla… Pode sim, sem problemas. =)

Comente Aqui