Dicas de Viagem

Fiji: Conhecendo um pouco mais sobre o país e suas ilhas

4

Introdução às Ilhas Fiji

Com mais de 1666 km de praias de areias brancas desertas e paradisíacas, Fiji é um daqueles paraísos tropicais que quando você vê numa foto, fica sonhando com as próximas férias. Sinceramente falando, até muito pouco tempo atrás, jamais passava em nossas cabeças um dia visitar as ilhas Fiji.

Octopus Resort em Waya Island em Yasawa Islands

Localizado na Oceania numa região também conhecida como Melanésia, o arquipélago de Fiji é formado por nada mais nada menos que 333 ilhas de origem vulcânica banhadas pelas cristalinas águas do pacífico sul.

Ilhas Fiji

Tradicionalmente conhecidas como um destino de férias bastante popular entre australianos e neozelandeses (principalmente durante os meses de inverno no hemisfério sul), as ilhas Fiji são também um destino muito cobiçado por casais em lua de mel e pessoas que curtem praias desertas, ilhas paradisíacas, snorkelling, mergulhosurf e outras atividades ao ar livre.

Fiji3

Com uma área juridiscional de aproximadamente 709.660 Km2, o equivalente quase ao tamanho da França. As ilhas Fiji tem apenas cerca de 10%  de sua área em “terra firme”, os outros 90 % é mar. Com uma população total de aproximadamente 850 mil habitantes, cerca de 70% dos fijianos vivem na maior ilha do arquipélago, Viti Levu. Ilha onde está a capital Suva e Nadi, onde encontramos o principal aeroporto internacional do país (NAN). 

Fiji9

Com uma economia baseada no extrativismo, produção de alguns produtos agrícolas e no turismo. Fiji depende diretamente deste último, como a principal fonte de divisas ao país. E apesar de contar 333 ilhas, apenas 105 delas são habitadas e cerca de pouco mais de 1/5 delas exploradas turisticamente. Sendo que mais de 95% dos turistas estrangeiros que visitam o país conhecem apenas Viti Levu, Mamanuca Islands e Yasawa Islands. 

Fiji8

Arquipélagos que formam as Ilhas Fiji

destinations

Viti Levu

É a maior, mais importante e economicamente desenvolvida ilha do país. É em Viti Levu que está localizada a capital do país, Suva. E é onde também está localizado o maior e mais importante aeroporto de Fiji, Nadi. (Pronuncia-se Nandi NAN=IATA Code).

Além disso, é na ilha de Viti Levu, onde também está localizada algumas das mais populares áreas turísticas do país como Denarau IslandSun CoastCoral Coast e Pacific Harbour.

Com diferentes tipos e preços de acomodação em cada uma das áreas mencionadas acima, Viti Levu certamente será sua porta de entrada e de saída em sua visita às ilhas Fiji.

Fiji1

Mamanuca Islands

Um arquipélago com aproximadamente 20 pequenas ilhotas paradisíacas localizadas a oeste de Viti Levu e que são conectadas por inter-island ferry operado pela South Sea Cruises que parte diariamente de Port Denarau em Denarau Island em Viti Levu Island. Tecnicamente as ilhas mais fáceis de se visitar a partir de Viti Levu. Veja o post da Mirella sobre a experiência dela na ilha de Matamanoa.

Fiji4

Yasawas Islands

Conjunto de ilhas localizadas na porção noroeste do país, logo acima das Mamanucas e que são conectadas por serviço de ferry operado pela Awesome Adventures Fiji e que também parte de Port Denarau em Denarau Island em Viti Levu Island.

De tudo que visitamos em Fiji, as ilhas Yasawas foram as ilhas/paisagens mais marcantes da viagem. Além de paisagens deslumbrantes, a visibilidade debaixo de água e diversidade de peixes no snorkel foram uma das coisas que mais nos impressionaram em Fiji.

E mesmo com uma infra estrutura turística não tão bem desenvolvida como em Viti Levu e Mamanuca Islands, este é o cantinho de Fiji, que se tivermos oportunidade de voltar um dia, é onde vamos querer explorar, digo relaxar um pouco mais.

Fiji6

Vanua Levu

Segunda maior ilha do arquipélago e cercada por outras várias ilhotas ao norte. Conectada por vôos a partir de Nadi e via um overnight ferry à partir de Suva.

Considerada a sede da indústria canavieira de Fiji, Vanua Levu tem como uma das principais atrações turísticas a Natewa Bay, uma baía famosa pelos seus golfinhos e excelentes pontos de snorkeling e mergulho.

hero_1_vanualevu




Taveuni

Quarta maior ilha de Fiji e que é cortada praticamente ao meio pelo meridiano 180. Teoricamente nesta ilha você poderia colocar um pé no ontem e outro no hoje, ou um no hoje e o outro no amanhã. Claro que tudo isso depende do ponto referência no tempo que você está adotando. Mas é ou não é um barato?!

Porém, para fins administrativos, Fiji como um todo tem apenas 1 fuso horário (GMT+12). Ou seja, Fiji é ao lado da Nova Zelândia um dos primeiros países do mundo a dar boas vindas ao novo dia/ano novo.

Conectada por vôos diários a partir de Nadi (Viti Levu) e Savusavu (Vanua Levu) e 3 x por semana de Labasa (Vanua Levu). Ou ainda por  um ferry que opera 4 x por semana para Suva (Viti Levu) via Koro (Lomaitivi Islands) ou Savusavu (Vanua Levu).

Taveuni é também conhecida como ilha jardim. Particularmente famosa por seus pontos de mergulho como Eel Reef & Great White Wall (que ganha este nome pelo fato de ser coberto por corais moles de cor branca) no Waitabu Marine Park, a ilha é também um verdadeiro paraíso para Birdwatchers. No Baouma National Heritage Park, existem mais de 100 espécies endêmicas de flora e fauna, uma das maiores taxas de endemismo presentes na região.

taveuni-waterfall-130515_Day09_Card039_1550_0

Kadavu

Ilha cercada por recifes de corais e pequenas ilhotas, Kadavu Islands está localizada ao sul de Viti Levu Island. Conectadas por vôos diários a partir de Nadi e Nausori (Arredores de Suva) ou por um overnight ferry que parte de Walu Bay em Suva todas as terças feiras e volta a partir de Kavala Bay em Vunisea (principal cidade de Kadavu) no dia seguinte (quarta-feira) às 14:00. (Viagem de ferry não é muito recomendada).

No século XIX, Kadavu Island, era um proeminente pólo da indústria baleeira de Fiji. Hoje, Kadavu é famosa por seus excelentes recifes de corais e mergulhos e snorkels. O mais famoso deles, é o Great Astrolabe Reef, um dos maiores e mais bem conservados recifes de corais moles do mundo.

kadavu_hero2

Lomaiviti Islands

Arquipélago localizado entre entre Viti Levu e Lau Islands. Conectadas a Viti Levu, Vanua Levu e Kadavu Islands por avião com a Northern Air Fiji.

No passado, a região era o coração da Fiji Colonial. Tanto que a cidade portuária de Levuka foi recentemente tombada como patrimônio mundial da humanidade. Além de excelentes points para mergulho e snorkelling, a região é famosa pela pesca esportiva.

hero2_0

Lau Islands

Grupo de quase 1 centena de ilhotas, recifes de corais e atóis selvagens e praticamente inacessíveis a não ser por veleiros. Por lá não existem hotéis, nem restaurantes. Apenas 2 guest houses. Uma em Vanua Balavu ( 1 vôo semanal entre Nadi e Vanua Balavu) e outra em Lakeba Island.

LAU Images - Supplied by Atelaite Cama2

Rotuma

Uma remota dependência, localizada a cerca de 500 km ao norte de Nadi e sem conexão aérea até lá. Para chegar lá, só de veleiro ou em navio de carga. Etnicamente a população que lá vive tem mais influência de Tonga e Samoa que de Fiji propriamente dita.

Ilhas que formam Fiji

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:

Cada vez que você reserva um hotel ou atração através do blog, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado e com novas dicas de viagem.

Políticas do Blog Viajoteca

Procurando hotel para a sua viagem?


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui

4 Comentários
  1. […] Fiji: Conhecendo um pouco mais sobre suas ilhas […]

  2. […] A Cris Tomasi tem umas ótimas dicas de Fiji, clique aqui para conferir. E o Oscar, aqui do Viajoteca, fez um post super detalhados de várias ilhas de Fiji, leia aqui. […]

  3. Filipe Morato Gomes Diz

    Olá Oscar,
    Estive nas Fiji em 2012 e passei algum tempo nas Yasawas. Já fazem parte do roteiro mochilão que passa na região, mas ainda assim há ilhas maravilhosas e sem muita gente, com lugares que, como vocês diz e muito bem, “quando você vê numa foto, fica sonhando com as próximas férias.”. E o melhor é que as Fiji são para todo o tipo de viajante (jovens, casais, famílias com filhos…). Grande abraço desde Portugal,
    Filipe

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Verdade!! Para ser sincero, depois de visitar alguns outros destino do pacífico sul acho que Fiji foi o que eu menos curti.. Claro que se surgir outra oportunidade voltaria com certeza, mas se puder escolher acho que prefiro a Nova Caledônia, Cook Islands e Niue