Ferries em Hong Kong: Explorando a cidade de barco

4

Explorando Hong Kong de Barco

Hong Kong tem uma estreita ligação com o mar, e uma das melhores maneiras de comtemplar as belezas naturais e arquitetônicas de Hong Kong é, sem dúvida, embarcar num dos vários passeios de barco/ferry disponíveis na cidade. Pouca gente talvez se dê conta disso, mas Hong Kong é formada por uma península e outras 263 ilhas que juntas formam o território desta peculiar região administrativa especial da China, a qual até 1997 esteve sob domínio inglês.

Hong Kong durante a noite

Então, se preparem porque há muita coisa para se conhecer em Hong Kong pelo mar. Neste post, irei me ater à apenas alguns dos principais passeios de ferry comercialmente disponíveis em Hong Kong. Começando pelo icônico Star Ferry que liga Hong Kong à península de Kowloon, passando por outros vários passeios que levam os visitantes e moradores a outras ilhas mais remotas do território de Hong Kong.

passeios-de-barco-em-hong-kong-21

Então… Todos à bordo e vamos lá?!

Star Ferry

O Star Ferry é sem sombra de dúvidas o mais famoso e popular serviço de ferry em Hong Kong. Com uma frota de nove embarcações históricas, o Star Ferry transporta mais de 50 milhões de passageiros todos os anos através da movimentada Victoria Harbour.

passeios-de-barco-em-hong-kong-14

Considerado um dos mais impressionantes portos naturais do mundo, Hong Kong tem a Victoria Harbour emoldurando uma verdadeira selva de edifícios deslumbrantes e uma gama de outras atrações magníficas adornando ambos os lados da baía.

passeios-de-barco-em-hong-kong-15-1

Inaugurado em 1888, o Star Ferry é um verdadeiro patrimônio cultural de Hong Kong. E hoje conta com 2 rotas conectando Central e Wan Chai do lado de Hong Kong Island à Tsim Sha Tsui do lado de Kowloon.

passeios-de-barco-em-hong-kong-14-1

A travessia com o Star Ferry em Hong Kong é rápida (cerca de 8-10 minutos) e oferece uma perspectiva privilegiada da cidade. E o melhor de tudo, custa super baratinho. Um passeio obrigatório para quem visita Hong Kong tanto pela primeira quanto pela enésima vez.

passeios-de-barco-em-hong-kong-5-1

O ticket no upper deck custa 2.50 HK$ durante semana e 3.40 HK$ nos finais de semana e feriados. Crianças entre 3 e 12 anos pagam 1.50HK$ e 2.10HK$ respectivamente. A travessia é gratuita para idosos com mais de 65 anos e que possuem o Elder Octopus Card.

passeios-de-barco-em-hong-kong-19

Além dessas duas rotas ligando Hong Kong à Kowloon, o Star Ferry Co. também opera um tour turístico bastante popular pela vibrante Victoria Harbour. Vale à pena fazer.

passeios-de-barco-em-hong-kong-16-1

Cheung Chau Ferry

Cheung Chau era uma tradicional vila de pescadores e sua história pode ser rastreada até a época da dinastia Ming (1368–1644). A maioria dos moradores da ilha antigamente garantiam seu sustento através da pesca e agricultura. Nos últimos 50 anos, no entranto, Cheung Chau evoluiu gradualmente para um mercado de frutos do mar e hoje conta com uma população em franco crescimento. Uma vez que, além da proximidade com Hong Kong e estilo laid back, possui moradia mais barata e espaçosa que e Kowloon ou Hong Kong Island.

passeios-de-barco-em-hong-kong-8

Os monumentos históricos da ilha exemplificam a mistura das culturas orientais e ocidentais tão marcantes em Hong Kong. Com inúmeros templos e outras relíquias arquitetônicas, Cheung Chau transporta o visitante para a Hong Kong de algumas décadas atrás e que está cada vez mais difícil de ser encontrada.

passeios-de-barco-em-hong-kong-11

O ferry para Cheung Chau opera à partir do Central Pier número 5. A empresa que opera esta rota é a New World First Ferry Services Limited. Nesta rota eles oferecem dois tipos de embarcação. O ferry normal e o ferry expresso. A frequência dos ferries para Cheung Chau aumenta durante o Cheung Chau Bun Festival em Maio para atender a demanda deste popular festival de Hong Kong.

Discovery Bay Ferry

Localizada na ilha de Lantau, nos arredores do Hong Kong Disneyland Resort, Discovery Bay é considerada por muitos expatriados o melhor lugar para se viver em Hong Kong.

passeios-de-barco-em-hong-kong-9

Planejada como condomínio, quase que como um resort, Discovery Bay é sem dúvida um dos melhores lugares para se fazer refeições à beira-mar em Hong Kong. Este “gourmet hotspot” oferece uma variedade restaurantes de diferentes cozinhas internacionais.

passeios-de-barco-em-hong-kong-12

Com uma vista de 180 graus para o mar, o cenário ao ar livre é descontraído e bastante internacionalizado. De lá, todas as noites é possível ver os fogos de artifício da Hong Kong Disneyland.

passeios-de-barco-em-hong-kong-6

O Ferry para DB, como é carinhosamentre chamada pelos seus moradores, sai do Central Pier no. 3. A viagem entre Central e Discovery Bay leva entre 25-30 minutos e funciona 24 horas por dia. A frequência entre os barcos é de 20-30 minutos e a viagens ficam menos frequentes depois da meia noite até as 06:00 da manhã.

passeios-de-barco-em-hong-kong-4

A tarifa do ferry para DB depende se você está usando: O Transport Card (T-Card), com sistema de pontos incluídos, o qual é comprado antecipadamente para viagens múltiplas; Octopus Card, o cartão recarregável de transporte em Hong Kong ou tokens comprados na hora para viagens individuais.

passeios-de-barco-em-hong-kong-2-1

Geralmente a viagem, em cada sentido, fica entre 37HK$ e 57HK$ para adultos ou entre 18HK$ e 36.10HK$ para idosos e crianças. Para viagens entre meia noite e 6 da manhã existe ainda um adicional noturno. Horários e preços podem mudar de tempos em tempos, logo a melhor coisa a fazer é checar o site da Discovery Bay Transportation Services para informações mais atualizadas. Já para a tabela de horários de ônibus e ferries conectando Discovery Bay ao restante de Hong Kong, consulte este site.

Mui Wo Ferry (Silver Mine Bay Beach), Lantau Island

Silver Mine Bay Beach em Mui Wo é um destino de praia bastante popular nos finais de semana, especialmente durante o verão, em Hong Kong.

passeios-de-barco-em-hong-kong-1

Localizada no Mui Wo Valley, esta área foi originalmente colonizada por agricultores oriundos da província de Guandong que se instalaram na área por volta do século 16. Por volta do século 19, encontrou-se prata na região, e aquilo que originalmente eram pacatas fazendas, logo se transformaram em minas e seis aldeias que se instalaram no vale.

passeios-de-barco-em-hong-kong-16

Hoje, os vestígios da época da mineração de prata ainda podem ser vistos. Outra coisa que sobrevive até os dias de hoje, são as várias torres e vilarejos murados construídos pelos moradores para se protegerem de ataques de piratas no final do século XVIII e início do século XX.

passeios-de-barco-em-hong-kong-15




Na década de 1930 os piratas desapareceram e um hotel foi construído nas proximidades. Assim, consolidando o potencial turístico da região. Atualmente, as antigas aldeias desta área têm atraído mais e mais moradores à procura de um estilo de vida mais calmo.

passeios-de-barco-em-hong-kong-8-1

Perto do píer de Mui Wo e do terminal de ônibus há um mercado (Wet Market) e por alí você irá ainda encontrar além de pescados e horti-fruti e grangeiros uma boa seleção de restaurantes locais. Vale à pena conferir.

O ferry para Mui O em Lantau Island opera saindo do Central Pier cais no. 6. A empresa que opera esta rota é a New World First Ferry Services Limited. O Serviço Expresso é feito com catamarãs com capacidade para 230 – 400 passageiros. Já o serviço regular é oferecido em balsas de 2 ou 3 andares com capacidade entre 500 e 1.500 passageiros.

passeios-de-barco-em-hong-kong-7

O píer em Mui O está também localizado perto da estação de ônibus onde o visitante pode prosseguir viagem de ônibus para outras atrações populares de Lantau Island como Ngong Ping, Po Lin Monastery e Tian Tan Giant Buddha, a vila de pescadores de Tai-O e Tung Chung.

Peng Chau Ferry

Peng Chau é uma outra pequena ilha situada ao longo da costa nordeste da ilha de Lantau, Hong Kong. Peng Chau é conhecida por seu estilo de vida pacato e menor taxa de criminalidade de Hong Kong, afinal são menos de 5000 habitantes. Número este, muito inferior ao que você pode facilmente encontrar em grandes condomínios verticais espalhados por Hong Kong.

passeios-de-barco-em-hong-kong-3

Além disso, Peng Chau é famosas por seus frutos do mar frescos, e seus vários templos localizados ao redor da ilha. Entre eles o Tin Hau Temple construído em 1792.

passeios-de-barco-em-hong-kong-2

Os ferries para Peng Chau saem do cais 6 do Central Pier. E a empresa que opera este trajeto é a Hong Kong and Kowloon ferry Holdings a qual utiliza barcas e catamarãs com capacidade de até 200 passageiros.

passeios-de-barco-em-hong-kong-1-1

Lamma Island Ferry (Sok Kwu Wan & Yung Shue Wan)

Localizada à apenas 30 minutos do centro da cidade de Hong Kong, Lamma Island é um popular refúgio de fim de semana por causa de suas excelentes trilhas para caminhadas, lojas, cafés e é claro seus restaurantes de frutos do mar.

Passeios de Barco em Hong Kong

O trajeto ideal é pegar o ferry de Central até Yung Shue Wan e de lá ir caminhando até Sok Kwu Wan, onde estão localizados vários restaurantes. A caminhada e bonita e bem sinalizada com belas paisagens pelo caminho. Quase chegando em Sok Kwu Wan é possível perceber vários túneis escavados na rocha e que foram usados pelos kamikases japoneses durante a ocupação de Hong Kong na segunda guerra mundial para lançar missões suicidas contra embarcações aliadas.

Passeios de Barco em Hong Kong

Os ferries para Lamma Island saem do atracadouro 4 do Central Pier. A empresa que opera este trajeto é uma subsidiaria da Hong Kong and Kowloon ferry Holdings a qual utiliza barcas com capacidade entre 170 e 400 passageiros.

Passeios de Barco em Hong Kong

Park Island, Ma Wan

Ma Wan é uma das menores das 263 ilhas habitadas de Hong Kong. Situada entre a ilha de Lantau e Tsing Yi, Ma Wan tem cerca de 97 hectares e abriga um enorme complexo de apartamentos residenciais e um parque temático.

Passeios de Barco em Hong Kong

Projetada para ser “car free”, Ma Wan é acessível apenas de barco ou ônibus. Situada aos pés da Tsing Ma Bridge e Kap Shui Mun Bridge, a ilha oferece belos points para fotografia.

Passeios de Barco em Hong Kong

O ferry para Park Island em Ma Wan sai do cais 2 do Central Pier e é operado pela Park Island Transport Company.

Informações Úteis para quem faz passeios de barco/ferry em Hong Kong

Empresas que operam Ferry em Hong Kong

 

New World First Ferry Services Ltd
Services:

Cheung Chau, Lantau Island and Peng Chau

Tel: +852 2131 8181

Website: www.nwff.com.hk

 

The Hong Kong & Kowloon Ferry Ltd
Services:

Lamma Island and Peng Chau

Tel: +852 2815 6063

Website: www.hkkf.com.hk

 

Discovery Bay Transportation Services Ltd
Services:

Discovery Bay, Lantau Island

Tel: +852 3651 2345

Website: www.visitdiscoverybay.com

 

Park Island Transport Company Limited 
Services:

Ma Wan Island

Tel: +852 2946 8888

Website: www.pitcl.com.hk

 

Para maiores informações sobre os ferries de Hong Kong acesse este link:

 

Central Ferry Pier

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:

Toda vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado e com novas dicas de viagem. Obrigado!!


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


4 Comentários
  1. adriane vardanega Diz

    Muito bom, adorei o post. E isto mesmo, muito legal conhecer Hong Kong assim. Obrigada Oscar!

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Legal que você curtiu :d Obrigado pela visita

  2. jamile cabus Diz

    Olá, Vou fazer uma viagem à Ásia, em fevereiro, começando por Hong Kong. Quantos dias devo reservar para conhecer a cidade e também Macau (bate-volta)? obrigada

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Jamile

      Essa é uma pergunta que depende de uma série de variáveis.. Quantos dias você tem na Ásia, o que pretende ver a fazer em Hong Kong..E por aí vai… Bem de uma maneira bem simplista recomendo ficar pelo menos 3 dias sendo que num desses dias voce pode fazer um bate e volta ate Macau.
      Abs

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.