Página Principal Canadá Feriados do Canadá 2021 e principais datas comemorativas

Feriados do Canadá 2021 e principais datas comemorativas

por Mirella Matthiesen
4 comentários

Nesse post do Viajoteca, elaborei uma lista com os feriados do Canadá para 2021, assim como as principais datas comemorativas do país.

Durante a elaboração de um roteiro de viagem para o Canadá, como de qualquer lugar do mundo, recomendo que você fique atento/a ao calendário de eventos e datas importantes desse lugar.

O mesmo vale para quem vai fazer um intercâmbio no Canadá, pois geralmente não tem aulas nos feriados. Você pode enxergar isso como um mau investimento, mas por outro lado, pode aproveitar o feriado para viajar para alguma região mais distante ou mesmo aprender sobre os costumes locais!

Inegavelmente, durante os feriados grande parte do comércio não abre, alguns restaurantes podem modificar seu horário de atendimento, os hotéis podem ficar mais caros (ou mais baratos), museus podem mudar o horário de visitação e sua viagem pode ser impactada. Melhor ficar esperto, não é mesmo?

DICA: Visto canadense e eTA – qual o visto certo para você?

Por exemplo, o Canada Day (1° de Julho) é um dia super legal de estar em Ottawa, a capital federal, pois é quando se celebra o “aniversário do Canadá”.

Independente dos fatos históricos, há festas em muitas praças, queima de fogos, brincadeiras para as crianças e atividades bacanas para todos participarem! Em contrapartida, o preço de acomodações pode subir consideravelmente ou se esgotar rapidamente nessas datas.

Pesquise as melhores promoções de passagem aérea para o Canadá, clique aqui!

Feriados no Canadá

Feriados do Canadá 2021

Na lista abaixo faço distinção entre feriado e datas comemorativas.

Os feriados do Canadá estão em negrito, a saber que os chamamos em inglês de “holiday”. Enquanto as datas comemorativas são celebrações que podem ou não ser feriado.

Atenção: Vale lembrar que alguns feriados tem nome diferentes dependendo da província.

E para te ajudar a entender ainda melhor essa lista, segue um lembrete identificando as principais cidades canadenses e as quais províncias elas pertencem:

Janeiro:

*  1/Janeiro, sexta-feira: New Year (Ano Novo) – feriado. O mais animado e melhor Reveillon do Canadá acontece em Niagara Falls, mas não vá esperando celebrações como no Brasil e nem precisa se vestir de branco!

Fevereiro:

*  02/Fevereiro, terça-feira: Groundhog Day (Dia da Marmota). Dia de brincar com a previsão do tempo, se a marmota sair do buraco e não fizer sombra, a primavera chegará mais cedo, do contrário serão mais 6 semanas de inverno!!!

* 12/Fevereiro, sexta-feira: Ano Novo Chinês. Devido a grande comunidade chinesa e asiática no Canadá, há sempre eventos durante esse período, seja nos restaurantes, casa de shows ou em alguns bairros étnicos.

*  14/Fevereiro, domingo: Valentine’s Day. O “Dia dos Namorados” canadense, mas até criança comemora! Restaurantes ficam lotados nesse dia, reserve com antecedência.

*  15/Fevereiro, segunda-feira (feriado não oficial): Family Day para as províncias British Columbia, Ontário, Alberta, New Brunswick e Saskatchewan. Enquanto, Manitoba, Nova Scotia e PEI celebram outro tipo de feriado no mesmo dia.

Março:

*  14/Março, domingo: Início do horário de Verão (Daylight Saving), ajuste relógio uma hora para frente.

*  17/Março, quarta-feira: St. Patrick Day – Dia de São Patrick. Celebração em homenagem ao santo mais famoso da Irlanda. Recomendo curtir um happy hour ou a noite em algum pub irlandês!

*  1 a 31 Março: March Break, semana do saco cheio nas escolas. Dentro do mês de março, durante uma semana, as escolas fazem recesso, cada lugar/cidade organiza sua semana. De tal forma, os resorts de esquis costumam ficar cheio. (Veja aqui: Onde esquiar em Toronto)


Organize sua viagem:


Abril:

*  02/Abril, sexta-feira (feriado): Good Friday (Sexta-feira Santa). Algumas províncias celebram esse feriado na segunda-feira, dia 05/Abril.

* 04/Abril, domingo: Easter (Páscoa). Data especial especialmente para cristãos que celebram em família. Contudo, se estiver viajando com crianças procure por eventos de “caça aos ovos” (Easter egg hunts), várias comunidades, parques e igrejas fazem atividades desse tipo, alguns gratuitos e outros não.

Maio:

*  09/Maio, domingo: Mother’s Day (Dia das Mães). Muitas famílias adoram comemorar o dia das mães fazendo um Brunch, sendo assim, se essa for sua intenção, faça reserva com antecedência em restaurantes ou hotéis mais concorridos.

*  24/Maio, segunda-feira: Victoria Day – feriado. Somente em Quebec esse feriado tem nome diferente, “National Patriotes Day” (em francês: Journée nationale des patriotes). Victoria foi a rainha do Reino Unido de 20/Junho/1837 a 22/Janeiro/1901, uma personagem histórica importantíssima no Canadá, assim como no mundo todo.

Junho:

*  20/Junho, domingo: Father’s Day (Dia das Pais). Muito comum as famílias se sairem para um brunch ou almoço para celebrar.

*  21/Junho, segunda-feira: National Indigenous Peoples Day (Dia dos Povos Nativos) – feriado não oficial. Somente em Northwest Territories e Yukon.

*  24/Junho, quinta-feira: St. Jean Baptiste (Dia de S. João Batista) – feriado. Celebrado somente em Quebec.


Roteiros de viagem do Canadá: prontinhos para você:


Julho:

*  1/Julho, quinta-feira Canada Day (Dia do Canadá) – feriado. Dia do aniversário do Canadá, certamente vale a pena se vestir de vermelho e branco e ir celebrar com os locais, várias cidades fazem eventos nesse dia, sendo que a maior festa e queima de fogos acontece em Ottawa.

Agosto:

*  2/Agosto, segunda-feira: Civic Day (Feriado Cívico) – feriado. Com exceção de Quebec e Yukon.

Setembro:

*  6/Setembro, segunda-feira: Labour’s Day (Dia do Trabalho) – feriado. Coincide com o último dia de férias escolares, já que no Canadá as aulas começam na primeira semana de setembro.


Vale a pena ler antes de viajar:


Outubro:

*  11/Outubro, segunda-feira: Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) – feriado. Sem dúvida, depois do natal, esse é o feriado mais celebrado em família no Canadá, vale notar que nos Estados Unidos esse mesmo feriado é comemorado no final do mês de novembro.

*  31/Outubro, domingo: Halloween (Dia das Bruxas). Uma das celebrações mais bacanas da América do Norte, as crianças se fantasiam e vão para rua no entardecer fazer o trick ou treat (doce ou travessura), enquanto os altinhos vão comemorar em night club ou bares.

Novembro:

*   07/Novembro, domingo: Final do horário de Verão (Daylight Saving), ajuste o relógio uma hora para trás.

*  11/Novembro, quinta-feira: Remembrance Day – feriado. Dia de homenagem aos veteranos de guerra e é muito comum ver as pessoas usando um broche de papoula durante esse período. Ressalto que algumas empresas permitem trocar esse feriado com o dia da família em fevereiro.

*  26/Novembro, sexta-feira: Black Friday. Dia de promoções que começou nos Estados Unidos e agora está ganhando o mundo. Certamente no Canadá não é diferente, várias lojas fazem descontos especiais nesta semana, enquanto dia 29/Novembro acontece o Cyber Monday com promoções online.

Dezembro:

*  25/Dezembro, sábado: Christmas (Natal) – feriado. Assim como no Brasil, o natal é o feriado familiar mais celebrado do Canadá. O jantar da véspera de natal é geralmente um evento pequeno reunindo a família mais próxima, ao passo que o almoço natalino é o momento de abrir os presentes e congregar com mais pessoas.

*  26/Dezembro, quinta-feira: Boxing Day – feriado. Dia de grandes promoções nas lojas e shoppings canadenses, para quem gosta de compras e descontos, pode ser um ótimo momento para gastar seus dólares! 🙂

Conclusão sobre Feriados do Canadá

Gostaram dessa nossa iniciativa de preparar uma lista de feriados do Canadá?

Agora, não deixe de conferir todos nossos posts sobre o Canadá aqui no Viajoteca e qualquer dúvida, fale comigo através dos comentários do blog.

Eu, Mirella, chamo o Canadá de casa desde o ano 2.000 e adoro compartilhar dicas desse país tão especial! 🙂

Mais dicas de viagem para o Canadá:

Como aplicar para a autorização de viagem eletrônica para o Canadá (eTA)

Dicas para passar a imigração nos aeroporto do Canadá

Como arrumar mala de inverno

 

LEIA TAMBÉM:

4 comentários

Fernanda Alves 25 de maio de 2019 - 06:41

Como sempre você arrasa Mi!
Não sabia que no Canadá também tem horário de verão. Por isso ainda estava claro as 22h em Calgary rs

Responder
Mirella Matthiesen 27 de maio de 2019 - 03:15

Oi Fer, Tudo bem?
Saudades dos seus emails (risos).
Então, no caso de escurecer tarde no verão é uma combinação, mas o que mais influência é a latitude que se encontra o Canadá, assim como no verão os dias são longos, no inverno eles são bem curtos, entende?

Responder
Fernanda Alves 27 de maio de 2019 - 18:52

Oi Mia, tudo bom?
Entendo sim 🙂
Saudades também de escrever a você mas eu incomodava demais, então dei uma pausa (risos)
Logo logo escrevo para contar a ideia que tive mas foi abortada por causa da alto do dólar 🙁

Responder
Mirella Matthiesen 28 de maio de 2019 - 00:27

Fer, você não incomoda, para com isso (risos).
Nem me fala sobre esse preço do dolar nas alturas! Apesar do Canadá ainda ser melhor que o americano, isso atrapalha mesmo os planos de muitas viagens e intercâmbios!!!
Beijos e manda notícias!

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies