Faróis do Maine: Alguns dos faróis mais bonitos da Nova Inglaterra

Conheça alguns dos faróis mais bonitos dos Estados Unidos

0

Faróis do Maine

Alguns dos faróis mais bonitos da Nova Inglaterra

estado americano do Maine na região da Nova Inglaterra no nordeste dos EUA é mundialmenteconhecido por suas deliciosas lagostas, e isso não é por acaso. O estado produz sozinho cerca de 4/5 de todas as lagostas consumidas nos EUA. Dotado de uma costa rochosa e com inúmeras baías de águas rasas e gélidas. As quais proporcionam condições ideais para a criação e reprodução destes crustáceos. O maior estado da Nova Inglaterra, abriga ainda outro tesouro muito apreciado pelos turistas, os faróis.

Maine LighthousesSe nos dias de hoje, o GPS, os mapas georeferenciados e radares tornaram a navegação muito mais segura, há nem tanto tempo assim, a história era bem diferente. Navegar pela costa da Nova Inglaterra era algo extremamente perigoso e que desafiava diariamente a sorte dos marinheiros e pescadores que por suas águas se aventuravam em busca de sustento.

Naquela época os únicos aliados deles, eram a sorte, o conhecimento da geografia da região e os faróis, os quais munidos de poderosos fachos de luz, alertavam as embarcações para os possíveis perigos que a neblina e as águas da região ofereciam a navegação.

Ao longo dos quase 4 séculos que estas águas foram exploradas antes dos sistemas “modernos” de navegação que possuímos hoje, inúmeras vidas e embarcações foram perdidas em centenas, talvez milhares de naufrágios. E se não fossem por esses faróis, estes acidentes teriam sido maiores e mais frequentes.

Construídos principalmente durante o século XIX, os faróis da costa do Maine tinham como principal objetivo guiar as embarcações em segurança até os portos do estado. E mesmo depois do início do uso dos sistemas georeferenciados de navegação e radar, muitos deles continuam em operação até os dias de hoje.

Apesar de mais da metade deles terem sido desativados ou até mesmo destruídos ao longo do tempo, hoje o estado de Maine abriga uma formidável seleção de cerca de 70 faróis de navegação marítima espalhados por sua belíssima costa. 

Os que ainda permanecem em operação, foram totalmente automatizados nos últimos 30 anos, os que ainda permaneciam de pé, mas desativados. Foram reformados e transferidos para fundações e organizações privadas que cuidam deste verdadeiro patrimônio marítimo da Nova Inglaterra.

Dos mais 70 faróis existentes na costa do Maine, menos de 30 são facilmente acessíveis de carro, ferry ou a pé. Os outros 40 podem ser avistados basicamente de barco ou avião. De Portsmouth em New Hampshire até osul de Portland encontramos cerca de 11 faróis dos quais apenas 4 ou 5 são facilmente acessíveis de carro.

E foram justamente esses que acabei conhecendo na minha primeira viagem pelo estado do Maine em 2012.  Em 2018 resolvi explorar um pouco mais do estado e subi mais ao norte até a altura do Acadia National Park. E neste viagem tive a oportunidade de conhecer vários outros faróis do Maine.

O Farol mais imponente e bonito de todos os faróis que visitamos nestas duas viagens, foi o farol que muitas vezes é considerado o patriarca de todos os faróis de Maine. Iluminando a entrada da Casco Bay, a mais movimentada baía do estado, o Portland Head Lighthouse é um dos mais antigos e importantes faróis dos EUA.

Apresentando uma combinação única de beleza e significância histórica que faz dele possivelmente o farol mais visitado, fotografado e retratado em pinturas de todo os EUA, o Portland Head Lighthouse é definitivamente um “must – see”  de Maine. Originalmente projetado para ter 18 metros de altura, o farol depois de pronto acabou ganhando outros 4 metros de altura.

Dentre algumas curiosidades interessantes está o fato de o primeiro faroleiro do Portland Head Lighthouse, Capitão Joseph Greenleaf foi apontado para o cargo diretamente pelo então presidente George Washington.

Construído em uma área adjascente ao Fort Williams, o farol possui um pequeno museu e está localizado numa área super fotogênica do sul de Portland.

Dali é possível avistar a cerca de 3 km do costão Ram Island Ledge Lighthouse, construído mais de 100 anos depois do Portland Head Lighthouse em 1883. 

Ali em Portland encontramos também o Portland Breakwater Lighthouse, também conhecido como “Bug” Lighthouse, construído no fim de um enorme mole de pedras de cerca de 700 metros de comprimento na entrada sul da baía de Portland.

Tanto o Farol quanto o mole foram construídos depois que um forte Nor’Easter destruiu grande parte do porto de Portland em Novembro de 1831. É um farol pequeno (meio sem graça), todo construído em madeira e que apresenta elementos da arquitetura grega como colunas coríntias em seu exterior. Foi convertido para eletricidade em 1934 e deixou de funcionar 8 anos mais tarde. Depois de quase 5 décadas de abandono, foi restaurado em 1989.

 

Seguindo ao sul em direção ao estado de Massachussets, nas imediações do cabo Elizabeth, existem dois faróis um deles desativado em 1994 e outro ativo. Este últimopode ser visto a 27 milhas náuticas de distância e que faz dele o mais potente farol de toda Nova Inglaterra com uma potência de aproximadamente 4 milhões de velas. Por sinal ali tem um local que serve lagosta que é uma delícia.

Mais ao sul ainda encontramos o Cape Naddick (Nubble) Lighthouse, um pequeno farol localizado numa pequena ilhota na extremidade oriental do Cape Neddick. A construção de um farol no local já era demandada pelos marinheiros que navegavam pelas águas da região desde 1807, porém o farol acabou sendo contruído apenas cerca de 70 anos mais tarde. Totalmente feita em ferro com uma torre de 12,5 metros de altura, o farol foi construído por ordem do então presidente Rutherford B. Hayes que inaugurou o local pessoalmente em Julho de 1979.

Ao Norte de Portland até o Acadia National Parl existem vários outros faróis. Alguns dos faróis de fácil acesso e que você não deveria deixar de conhecer nesse trajeto temos o Pemaquid Point Lighthouse, o Owl’s Head Lighthouse, o Rockland Breakwater Lighthouse, Fort Point Lighthouse e o Bass Harbour Head Lighhouse no Acadia National Park.

Faróis do Maine

Na lista abaixo você encontra os principais faróis do litoral do Maine indo no sentido da Fronteira de New Hampshire subindo em direção ao norte em direção a região da Nova Escócia na fronteira com o Canadá.

Os nomes com estrela em frente são dos 20 faróis mais visitados e de relativo fácil acesso do Maine.

 

Whaleback Island Lighthouse     

Ano de Construção 1831

Whaleback Island Lighthouse

 

Ano de Construção    1879

Cape Neddick Lighthouse Maine

 

Boon Island Lighthouse 

Ano de Construção 1811

Boon Island Lighthouse

 

Goat Island Lighthouse     

Ano de Construção 1833

Goat Island Lighthouse

 

Wood Island Lighthouse 

Ano de Construção 1808

Wood Island Lighthouse

 

Ano de Construção 1828

The Lighthouse at Two lights

 

Ano de Construção: 1791

Portland Head Lighthouse New England

 

Ram Island Ledge Lighthouse     

Ano de Construção: 1883

Ram Island Ledge Lighthouse

 

Ano de Construção: 1875

Portland Breakwater Lighthouse

 

Spring Point Ledge Lighthouse   

Ano de Construção:1855

Spring Point Ledge Lighthouse

 

Halfway Rock Lighthouse      

Ano de Construção:1871

Halfway Rock Lighthouse

 

Sequin Island Lighthouse 

Ano de Construção:1795

Sequin Island Lighthouse

 

Pond Island Lighthouse   

Ano de Construção:1821

Pond Island Lighthouse

 

Perkins Island Lighthouse   

Ano de Construção: 1898

Perkins Island Lighthouse

 

Squirrel Point Lighthouse 

Ano de Construção: 1898

Lighthouse

 

Doubling Point Lighthouse   

Ano de Construção: 1898

Doubling Point Lighthouse

 

Kennebec River Range Lights   




Ano de Construção:1908

Kennebec River Range Lighthouse

 

Ano de Construção:1829

Hendricks Head Lighthouse

 

The Cuckolds Lighthouse   

Ano de Construção:1907

The Cuckolds Lighthouse

 

Burnt Island Lighthouse 

Ano de Construção:1821

Burnt Island Lighthouse

 

Ano de Construção:1827

Pemaquid Point Lighthouse

 

Franklin Island Lighthouse         

Ano de Construção:1807

Franklin Island Light

 

Ano de Construção: 1832

Marshall Point Lighthouse

 

Tenants Harbour Lighthouse 

Ano de Construção: 1857

Tenants Harbour Lighthouse

 

Two Bush Island Lighthouse   

Ano de Construção:1897

Two Bush Island Lighthouse

 

Whitehead Lighthouse 

Ano de Construção: 1807

Whitehead Lighthouse

 

Ano de Construção: 1825

Owl’s Head Lighthouse

 

Rockland Harbour Southwest Lighthouse 

Ano de Construção: 1887

Rockland Harbour Southwest Lighthouse

 

Ano de Construção:1888

Rockland Breakwater Lighthouse

 

Indian Island Lighthouse  

Ano de Construção:1850

Indian Island Lighthouse

 

Curtis Island Lighthouse     

Ano de Construção: 1836

Curtis Island Lighthouse

 

Ano de Construção:1851

 

Ano de Construção:1836

Fort Point Lighthouse

 

Ano de Construção:1828

Dice Head Lighthouse

 

Heron Neck Lighthouse 

Ano de Construção:1854

Heron Neck Lighthouse

 

Ano de Construção:1832

Brown’s Head Lighthouse

 

Goose Rocks Lighthouse   

Ano de Construção:1890

Goose Rocks Lighthouse

 

Ano de Construção:1907

Isle au Haut Lighthouse

 

Saddleback Ledge Lighthouse 

Ano de Construção:1839

Saddleback Ledge Lighthouse

 

Eagle Island Lighthouse 

Ano de Construção: 1839

Eagle Island Lighthouse

 

Blue Hill Bay Lighthouse 

Ano de Construção: 1857

Blue Hill Bay Lighthouse

 

Ano de Construção:1872

Burnt Coat Harbour Lighthouse

 

Great Duck Island Lighthouse       

Ano de Construção:1890

Great Duck Island Lighthouse

 

Ano de Construção:1858

Bass Harbour Head Lighthouse

 

Baker Island Lighthouse   

Ano de Construção:  1828

Baker Island Lighthouse

 

Mount Desert Rock Lighthouse       

Ano de Construção:1830

Mount Desert Rock Lighthouse

 

Bear Island Lighthouse                                           

Ano de Construção:1839

Bear Island Lighthouse

 

Egg Rock Lighthouse   

Ano de Construção:1875

Egg Rock Lighthouse

 

Winter Harbour Lighthouse     

Ano de Construção:1856

Winter Harbour Lighthouse

 

Libby Island Lighthouse 

Ano de Construção:1822

 

Libby Island Lighthouse

 

Machias Seal Island Lighthouse     

Ano de Construção:1832

Machias Seal Island Lighthouse

 

Petit Manan Lighthouse  

Ano de Construção:1817

Petit Manan Lighthouse

 

Narraguagus Pond Island Lighthouse 

Ano de Construção:1853

Narraguagus Pond Island Lighthouse

 

Ano de Construção:1850

Prospect Harbour Point Lighthouse

 

Whitlock’s Mill Lighthouse   

Ano de Construção: 1892

Whitlocks Mill Lighthouse

 

Nash Island Lighthouse 

Ano de Construção: 1838

Nash Island Lighthouse

Moose Peak Lighthouse     

Ano de Construção:1827

Moose Peak Lighthouse

Ano de Construção:1808

West Quoddy Head Lighthouse

 

Lubec Channel Lighthouse

Ano de Construção:1890

Lubec Channel Lighthouse

 

Little River Lighthouse     

Ano de Construção:   1847

Little River Lighthouse

Fotos que não foram tiradas pelo autor foram extraídas do site www.visitmaine.com

Gostou desse post? Salve ele no Pinterest

Toda vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter.

Sempre atualizado e com novas dicas de viagem. Obrigado!!

 


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.