Página Principal Strasbourg Entre Estrasburgo e Colmar: Rota dos Vinhos da Alsácia

Entre Estrasburgo e Colmar: Rota dos Vinhos da Alsácia

por Mirella Matthiesen
2 comentários

Nunca imaginei que a Alsácia fosse tão especial, passamos dois dias entre Estrasburgo e Colmar e nos apaixonamos!

Fizemos nossa base na Alsácia em Estrasburgo, a capital da região, ficamos 2 dias inteiros e 3 noites, sendo que um desses dias tiramos para conhecer Colmar, a principal cidade e talvez a mais visitada da Rota dos Vinhos da Alsácia.

Nesse dia de Colmar, no caminho, aproveitamos para conhecer um pouco da Rota dos Vinhos da Alsácia e nos encantamos com a região, uma vila mais linda e colorida que a outra!!! Como não amar a França, hein?!

E exatamente sobre esse pedacinho entre Estrasburgo e Colmar que vou contar para vocês, passamos por 3 cidadezinhas da Alsácia que faltam adjetivos para explicar!

Vem comigo!

.

Roteiro: Um dia em Estrasburgo na França

O que fazer em Colmar, a jóia da Alsácia!

.

Rota dos Vinhos da Alsácia

.

Entre Estrasburgo e Colmar – dicas

.

A distância entre Estrasburgo e Colmar é de apenas 1 hora, mas a estrada principal não reserva tantas surpresas quanto seguir pela rota dos vinhos, e a vantagem de estar de carro alugado é essa flexibilidade de ir parando onde bem entender.

Seguindo a sugestão do concierge do hotel, resolvemos visitar alguns vilarejos ao longo da rota, antes de chegar a Colmar. Na verdade, deveríamos ter reservado uns dois dias para fazer esse trajeto, pois as cidadezinhas são tão encantadoras, que dá vontade de parar em quase todas!

Se você não estiver de carro e quiser fazer um tour por algumas das cidadezinhas da Alsácia ou um tour de degustação de vinho, recomendo as excursões abaixo que estão com ótimas avaliações:


Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

Rota dos Vinhos da Alsácia

Três belas cidades entre Estrasburgo e Colmar

As três cidades na Alsácia que recomendo a parada entre Estrasburgo e Colmar, que na verdade foram dicas do concierge do nosso hotel em Strasbourg, Cour du Corbeau (que super indico), estão assinaladas em azul no mapa abaixo: Ribeauvillé, Riquewihr e Kaysersberg.

Mapa Rota dos Vinhos da Alsácia
Mapa Rota dos Vinhos da Alsácia

Elas ficam uma do ladinho do outra e você precisa entre uma e três horas para visitar cada uma, dependendo do tempo disponível.

O que eu gostei dessas cidadezinhas em comparação a Colmar, é que a quantidade de turistas por metro quadrado é bem menor. Dessa forma, acabei aproveitando com mais calma os cantinhos, sem precisar dividir com tanta gente.

Sim, foi bem corrido visitar essas 3 cidades e mais Colmar no mesmo dia, mas eu adorei!!! A dica é deixar Colmar para o início da manhã ou final da tarde para evitar as orlas de turistas que perambulam pela cidade das 10h as 15h.

+ Feriados na França 

+ As regiões vinícolas mais bonitas da França

Colmar na França
Colmar

Ribeauvillé

Uma vila charmosinha localizada entre parreiras e montanhas, que já existia desde a época medieval. Foi batizada como Ribeauvillé devido aos Senhores de Ribeaupierre que dominavam a região.

Os Ribeaupierres construíram 3 fortalezas e suas ruínas dominam majestosamente a cidade até os dias de hoje. Todas são acessíveis via trilhas e ficam nas colinas da cidade, são eles:

  • the Saint Ulrich castle (o mais antigo e mais importante)
  • the Girsberg castle
  • the Haut-Ribeaupierre castle, (o mais alto deles)

Por falta de tempo, eu não visitei essas fortificações, mas caminhar pelas ruas de Ribeauvillé me encheu de alegria. 

A Grand Rue, rua principal da cidade, domina a cena com suas lojinhas, restaurantes e ruelas paralelas para nos perdemos e nos apaixonarmos.

Encontre seu hotel em Ribeauvillé

Ribeauvillé - entre Strasbourg e Colmar


Riquewihr

Sempre na lista das cidades mais bonitas para se conhecer na França, a cidade medieval de Riquewihr encanta aqueles que adentram sua muralha.

Localizada entre os picos das Montanhas Vosges e bem no coração da região vinícola da Alsácia, ela ainda mantém a fama de produzir um dos melhores vinhos da área.

Sem dúvida, um museu a céu aberto, Riquewihr é famosa por suas casas enxaimel datadas dos séculos XV e VXIII e o dolder (Torre de defesa do século XIII).

Durante a primavera e o verão ela fica cheia de flores e no natal, ela ganha as cores e tradições natalinas da Alsácia! Um desbunde!!!

Encontre hotel em Riquewihr


9 cidades coloridas na Europa para visitar

Os Mercados de Natal mais lindos da Europa


Kaysersberg

Das três cidadezinhas citadas nesse post, Kaysersberg é a menos impactante, na minha opinião, mas por outro lado, por ser um pouquinho menos turísticas que as outras três, ela nos deixa percorrer mais calmamente por suas ruelas.

A rua principal é recheada de casinhas coloridas estilo enxaimel e quando se atinge a altura do rio que corta a cidade, não há quem resista a tirar inúmeras fotos.

O mercado de natal de Kaysersberg é um dos mais populares da região, então fica aí uma razão para conhecer essas cidadezinhas fofas entre Strasbourg e Colmar durante várias estações do ano! 😉

PS: para os fãs do Anthony Bourdain, ela estava hospedado em Kaysersberg quando se despediu da gente cedo demais!

Encontre seu hotel em Kaysersberg 

Kaysersberg na Alsácia

Conclusão do nosso passeio entre Estrasburgo e Colmar

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que eu AMEI a região da Alsácia e minha única frustração foi não ter tido mais tempo para conhecer tudo com muita calma!

Mas uma coisa é certa, um dia em volto para Alsácia! Ah se volto. 🙂

E você? Já foi pra lá? Quer conhecer? Fala comigo nos comentários, logo no final dessa página!

Quer conhecer mais uma cidadezinha linda da Alsácia? Se encante com Eguisheim.

LEIA TAMBÉM:

2 comentários


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

– Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

– Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

– Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

– Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Jacqueline Junger da Silveira Perez 21 de maio de 2020 - 02:30

Já fiz esse passeio da rota do vinho com meu marido. Foi inesquecível. Muito lindo. Conhecemos também o Museu do Automóvel em Mullhouse. Foi incrível!!!!

Responder
Mirella Matthiesen 21 de maio de 2020 - 02:57

Oi Jacqueline,
Obrigada pela visita e pela dica do Museu do Automóvel, eu não visitei, mas deve ser legal, especialmente para quem gosta do tema.
Eu também fiquei encantada com a região da Alsácia… sonhando em um dia voltar com mais calma para conhecer mais e mais cidadezinhas.
Beijos

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies