Página Principal Strasbourg Entre Estrasburgo e Colmar: Rota dos Vinhos da Alsácia

Entre Estrasburgo e Colmar: Rota dos Vinhos da Alsácia

por Mirella Matthiesen
4 comentários

Nunca imaginei que a Alsácia fosse tão especial, passamos dois dias entre Estrasburgo e Colmar e nos apaixonamos!

Fizemos nossa base na Alsácia em Estrasburgo, a capital da região, ficamos 2 dias inteiros e 3 noites, sendo que um desses dias tiramos para conhecer Colmar, a principal cidade e talvez a mais visitada da Rota dos Vinhos da Alsácia.

Nesse dia de Colmar, no caminho, aproveitamos para conhecer um pouco da Rota dos Vinhos da Alsácia e nos encantamos com a região, uma vila mais linda e colorida que a outra!!! Como não amar a França, hein?!

E exatamente sobre esse pedacinho entre Estrasburgo e Colmar que vou contar para vocês, passamos por 3 cidadezinhas da Alsácia que faltam adjetivos para explicar!

Vem comigo!

Seguro Viagem para França, estenda porque é obrigatório!

Rota dos Vinhos da Alsácia

Leia também:

Roteiro: Um dia em Estrasburgo na França

O que fazer em Colmar, a jóia da Alsácia!


Entre Estrasburgo e Colmar – dicas

A distância entre Estrasburgo e Colmar é de apenas 1 hora, mas a estrada principal não reserva tantas surpresas quanto seguir pela rota dos vinhos, e a vantagem de estar de carro alugado é essa flexibilidade de ir parando onde bem entender.

Seguindo a sugestão do concierge do hotel, resolvemos visitar alguns vilarejos ao longo da rota, antes de chegar a Colmar. Na verdade, deveríamos ter reservado uns dois dias para fazer esse trajeto, pois as cidadezinhas são tão encantadoras, que dá vontade de parar em quase todas!

Se você não estiver de carro e quiser fazer um tour por algumas das cidadezinhas da Alsácia ou um tour de degustação de vinho, recomendo as excursões abaixo que estão com ótimas avaliações:


Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

Rota dos Vinhos da Alsácia

Três belas cidades entre Estrasburgo e Colmar

As três cidades na Alsácia que recomendo a parada entre Estrasburgo e Colmar, que na verdade foram dicas do concierge do nosso hotel em Strasbourg, Cour du Corbeau (que super indico), estão assinaladas em azul no mapa abaixo: Ribeauvillé, Riquewihr e Kaysersberg.

Mapa Rota dos Vinhos da Alsácia
Mapa Rota dos Vinhos da Alsácia

Elas ficam uma do ladinho do outra e você precisa entre uma e três horas para visitar cada uma, dependendo do tempo disponível.

O que eu gostei dessas cidadezinhas em comparação a Colmar, é que a quantidade de turistas por metro quadrado é bem menor. Dessa forma, acabei aproveitando com mais calma os cantinhos, sem precisar dividir com tanta gente.

Sim, foi bem corrido visitar essas 3 cidades e mais Colmar no mesmo dia, mas eu adorei!!! A dica é deixar Colmar para o início da manhã ou final da tarde para evitar as orlas de turistas que perambulam pela cidade das 10h as 15h.

+ Feriados na França

+ As regiões vinícolas mais bonitas da França

Colmar na França
Colmar

Ribeauvillé

Uma vila charmosinha localizada entre parreiras e montanhas, que já existia desde a época medieval. Foi batizada como Ribeauvillé devido aos Senhores de Ribeaupierre que dominavam a região.

Os Ribeaupierres construíram 3 fortalezas e suas ruínas dominam majestosamente a cidade até os dias de hoje. Todas são acessíveis via trilhas e ficam nas colinas da cidade, são eles:

  • Saint Ulrich castle (o mais antigo e mais importante)
  • Girsberg castle
  • Haut-Ribeaupierre castle, (o mais alto deles)

Por falta de tempo, eu não visitei essas fortificações, mas caminhar pelas ruas de Ribeauvillé me encheu de alegria. 

A Grand Rue, rua principal da cidade, domina a cena com suas lojinhas, restaurantes e ruelas paralelas para nos perdemos e nos apaixonarmos.

>>> Encontre seu hotel em Ribeauvillé <<<

Ribeauvillé - entre Strasbourg e Colmar

Riquewihr

Sempre na lista das cidades mais bonitas para se conhecer na França, a cidade medieval de Riquewihr encanta aqueles que adentram sua muralha.

Localizada entre os picos das Montanhas Vosges e bem no coração da região vinícola da Alsácia, ela ainda mantém a fama de produzir um dos melhores vinhos da área.

Sem dúvida, um museu a céu aberto, Riquewihr é famosa por suas casas enxaimel datadas dos séculos XV e VXIII e o dolder (Torre de defesa do século XIII).

Durante a primavera e o verão ela fica cheia de flores e no natal, ela ganha as cores e tradições natalinas da Alsácia! Um desbunde!!!

>>> Encontre hotel em Riquewihr <<<

Alsácia na França
Imagem por Burobox

9 cidades coloridas na Europa para visitar

Os Mercados de Natal mais lindos da Europa


Kaysersberg

Das três cidadezinhas citadas nesse post, Kaysersberg é a menos impactante, na minha opinião, mas por outro lado, por ser um pouquinho menos turísticas que as outras três, ela nos deixa percorrer mais calmamente por suas ruelas.

A rua principal é recheada de casinhas coloridas estilo enxaimel e quando se atinge a altura do rio que corta a cidade, não há quem resista a tirar inúmeras fotos.

O mercado de natal de Kaysersberg é um dos mais populares da região, então fica aí uma razão para conhecer essas cidadezinhas fofas entre Strasbourg e Colmar durante várias estações do ano! 😉

PS: para os fãs do Anthony Bourdain, ela estava hospedado em Kaysersberg quando se despediu da gente cedo demais!

>>> Encontre seu hotel em Kaysersberg <<<

Kaysersberg na Alsácia

Conclusão do nosso passeio entre Estrasburgo e Colmar

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que eu AMEI a região da Alsácia e minha única frustração foi não ter tido mais tempo para conhecer tudo com muita calma!

Mas uma coisa é certa, um dia em volto para Alsácia! Ah, se volto. 🙂

E você? Já foi pra lá? Quer conhecer? Fala comigo nos comentários, logo no final dessa página!

Quer conhecer mais uma cidadezinha linda da Alsácia? Se encante com Eguisheim.

Seguros Promo

LEIA TAMBÉM:

4 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Passagem aérea

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Elza Luiza Pfaffenzeller 28 de agosto de 2020 - 23:46

A origem da minha família é da cidade Guebwiller, na Alsácia… então está viagem está nos meus planos já há algum tempo…

Responder
Mirella Matthiesen 29 de agosto de 2020 - 08:22

Oi Elza,
Você vai amar, a região é linda, muito especial…

Responder
Jacqueline Junger da Silveira Perez 21 de maio de 2020 - 02:30

Já fiz esse passeio da rota do vinho com meu marido. Foi inesquecível. Muito lindo. Conhecemos também o Museu do Automóvel em Mullhouse. Foi incrível!!!!

Responder
Mirella Matthiesen 21 de maio de 2020 - 02:57

Oi Jacqueline,
Obrigada pela visita e pela dica do Museu do Automóvel, eu não visitei, mas deve ser legal, especialmente para quem gosta do tema.
Eu também fiquei encantada com a região da Alsácia… sonhando em um dia voltar com mais calma para conhecer mais e mais cidadezinhas.
Beijos

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies