Logo

Casal Mikix em Fiji

Dicas de Fiji: Matamanoa, a ilha e o hotel resort

by / 4 Comments / 884 View / 12/03/2014

Escolher uma ilha em Fiji, pode ser uma tarefa um quando tanto desgastante, pois simplesmente dá vontade de ficar em todos os lugares… algumas dicas rápidas e práticas eu já mandei pra vocês no post anterior, mas agora vou falar do nosso hotel resort  “Matamanoa Island Resort“!

Quero levar vocês comigo nessa viagem, então para entrar no clima, entre comigo no helicoptero e chegue da forma mais linda em Fiji, de cima pra baixo 🙂

A ilha de Matamanoa se localiza no arquipélago das “Mamanucas”, o conjunto de ilhas mais próximo de Nadi (principal aeroporto de Fiji na grande ilha Viti Levu – mais informações clique aqui).

Pra gente não poderia ter sido melhor, o hotel era o único da ilha e havia poucas pessoas para dividirmos toda aquela beleza!!! Sendo uma das ilhas mais distante da costa de Viti Levu, nos livramos das “visitas” das excursões de um dia, que com certeza atrapalha qualquer viagem. Tinha areia branquinha e linda durante todo o dia (maré alta e baixa), o mar era azul do jeitinho que a gente sonha e apesar dos corais estarem bem sofridos, deu para curtir snorkel ali mesmo – e aliás, o melhor lugar pra fazer snorkel é na segunda ilha.

Dicas de viagem Fiji

Ilha de Matamanoa em Fiji … Amor, mar e sombras 🙂

O Matamanoa Resort tem somente 33 quartos disponíveis (há rumores que irão construir mais 10 unidades nos próximos anos). Pra gente, o fato de ter poucos unidades foi um dos principais ponto de o termos escolhido.
Há dois tipos de quartos. Os tradicionais bures são grandes, mini casinhas independentes de frente para o mar, ficam no interior da ilha, quartos pequenos (não minúsculos), confortáveis, limpos e tirando a falta da TV, tem tudo o que é necessário para uma estadia confortável e romântica (aliás… quem precisa de TV, certo?!).

Quando fiz o curso de viagem e turismo em Toronto, meu professor disse que ele nunca recomendaria apartamentos “simples” para seus clientes para destinos como o Tahiti, Fiji e Maldivas… eu acreditei, lógico! Mas depois que fomos e ficamos nos apartamentos ao invés dos bures, eu vos digo: “Vá de qualquer jeito!” … claro que se der para ficar nos bures, é muuuuuito mais legal, mas nós aproveitamos muito e tenho certeza que você também curtirá.

Se tiver em mente um hotel 4 estrelas para o Resort Matamano, estará no caminho certo!

Matamanoa Resort Pôr-do-sol em Fiji
Nosso quarto no Matamanoa e eu estragando o pôr-do-sol em Fiji 🙂

Como havia dito, o Matamanoa é um resort dentro de uma ilha pequena, mas grande o suficiente para não encontrar muita gente no seu caminho. Adorei que além de todo o clima paradisíaco, a ilha também contava com uma montanha para brincarmos de fazer trilha e lá de cima dava para apreciar ainda mais a vista

PS:  várias ilhas em Fiji são totalmente planas e nas Maldivas, por exemplo, montanha é uma palavra que nem existe no dicionário!

Paraíso Tropical Visual de Fiji
Visual de cima da montanha da ilha Matamanoa em Fiji

Ah sim… e se você tem um marido desesperado e preparado para todos os acontecimentos (como eu), o fato de ter uma montanha é muito importante, pois segundo o Kiko, sempre temos que ter uma rota de fuga em caso de tsunami eheheh… (PS: coisas que só ele pensa quando se está em Fiji!).

Ilha plana em Fiji

Exemplo de uma ilha plana

Se você vai para Matamanoa para curtir piscina… desista… tem somente uma pequena de água salgada. Mas sinceramente, não senti falta nenhuma, pois quem precisa de piscina tendo aquele praião de águas calmas e cristalinas na minha frente !

Matamanoa resort

Piscina do Matamanoa…

Voltando a falar sobre a praia… a areia é branquinha durante a maré alta e baixa (ponto importante nas suas buscas de hotel em Fiji). A única coisa que não gostei, é que os corais e conxinhas que ficam na beira do mar são pontudinhas e dói o pé na hora de entrar no mar… ah sim, e tem algas boiando no mar, ok?!

Outra coisa legal (e desesperadora) são os mini-tubarões de recife que você pode encontrar durante o snorkel… imagina? Eles são pequenininhos e eu agradeço de te-lo visto somente quando estávamos no kayak (risos).

Praias de Fiji

Como o resort é pequeno e não é super-ultra luxuoso, tem somente uma opção de restaurante. O café da manhã geralmente vem incluido na diária e é servido num buffet pequeno com bolos, pães e frutas, o prato quente você pede na mesa. Tem snacks e refeições leves para o almoço.

Gostei do chá da tarde oferecido gratuitamente para os hospedes as 4pm, tem algumas bolachinhas e chá, ideal para dar uma tranquilizada no estomago até a hora da janta…

O jantar é servido a la carte, com excessão dos sábados que você é obrigado a participar do “grande buffet” que é gostosinho, mas é mais caro que pedir somente um prato, por exemplo! Quem está com orçamento fechado, pode ser um ponto negativo… mas é só um dia, certo?!

Eu achei os preços do restaurante justo, especialmente por não ter outra opção de alimentação dentro da ilha! Ponto pra eles…

Crêpes Suzette em Fiji

Meu crêpes suzette sendo preparado na hora… delícia!

O entreternimento da ilha fica por conta de 2 ou 3 funcionarios, que ficam tocando violão a noite e as vezes fazem uma brincadeira aqui e ali para agitar a galera… mas tudo bem relax! Nem dá para começar a comparar com um ClubMed por exemplo, e lembrando que o resort é somente para a adultos, isso pra gente não fez a menor diferença. 

Fomos recebidos com um colar de conxinhas fofinho, música e drink de recepção – foi fácil entrar no clima Fijiano.

O Bula Time! acontece durante o jantar para dizermos “oi” aos novos hóspedes e nos despedir de quem esta partindo! Toda noite 3 músicos ficam tentando deixar o pessoal animado (mas sem perturbação e participa quem quiser), o dia da “corrida de caranguejo” é muito engraçado e é basicamente isso… nada espetacular e nada muito “folclorico!”, gostei muito!

Resort de em Fiji  Resort de em Fiji
Cara de felicidade do Casal Mikix no dia da chegada!!!

Durante o dia tem snorkel, kayak e mini-veleiro para curtir (preço incluido). Mas o hotel também promove excursões para ilhas próximas para quem quiser explorar outros lugares das Mamanucas. Nós escolhemos a ilha do filme “O Naufrago”, lembra do Tom Hanks gritando “Wiiiilllllsoooonnnn!!!”

Olha que belezura que é a Ilha Monuriki, também conhecida como a Ilha do Naufrago,
ou em inglês, Cast Away Island!

Monuriki Island

Passeio a Monuriki Island Passeio a Monuriki Island

Areia de Passeio a Monuriki Island

E para finalizar a avaliação do Matamanoa, eu direia que o atendimento é relax, atencioso e sem frescura (já falei que adoro luxo sem frescura, né?)… as meninas da recepção merecem um aplauso a parte!

Como disse anteriormente só pode se hospedar pessoas acima de 16 anos… (Yes!!! ) e obviamente, a grande maioria dos hospedes são casais em lua de mel e quando estivemos por lá, quase 1/3 dos hospedes eram italianos! Acho que rolou alguma novela sobre Fiji por lá, hein? 🙂

E como nem tudo é perfeito, o hotel oferece internet, mas não gratuita!!!

Mikix em Fiji
Plaquinha com nosso nome na porta do quarto, virou souvenir!

E foi assim… Já posso voltar? :mrgreen:

Leia mais sobre Fiji: DICAS RÁPIDAS E PRÁTICAS DE FIJI

 

Veja também:

Todos os posts sobre Fiji

Outros posts sobre outros paraísos tropicais

Outros posts de destinos no pacífico sul


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem oceania 728x90

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

4 Comment

  1. […] Dica de Fiji: Matamanoa, a ilha e o hotel resort […]

  2. […] Um arquipélago com aproximadamente 20 pequenas ilhotas paradisíacas localizadas a oeste de Viti Levu e que são conectadas por inter-island ferry operado pela South Sea Cruises que parte diariamente de Port Denarau em Denarau Island em Viti Levu Island. Tecnicamente as ilhas mais fáceis de se visitar a partir de Viti Levu. Veja o post da Mirella sobre a experiência dela na ilha de Matamanoa. […]

  3. […] Se ficar nas Mamanucas, prefira as ilhas mais distante de Nadi, dessa forma a probabilidade das excursões de um dia chegar na sua ilha serão mínimas!!! A minha era um sonho, “Matamanoa”! […]

  4. […] Um arquipélago com aproximadamente 20 pequenas ilhotas paradisíacas localizadas a oeste de Viti Levu e que são conectadas por inter-island ferry operado pela South Sea Cruises que parte diariamente de Port Denarau em Denarau Island em Viti Levu Island. Tecnicamente as ilhas mais fáceis de se visitar a partir de Viti Levu. Veja o post da Mirella sobre a experiência dela na ilha de Matamanoa. […]

Comments are closed.