Página Principal Amsterdam Dia do Rei em Amsterdam 2022 – Koningsdag

Dia do Rei em Amsterdam 2022 – Koningsdag

por Mirella Matthiesen
4 comentários

O Dia do Rei em Amsterdam é a uma das maiores festa de rua do mundo, isso mesmo! Vocês não imaginam o quanto a cidade se transforma e as celebrações ganham vida tanto na rua, quanto pelos canais! É um tipo de evento que a gente precisa experimentar pelo menos uma vez na vida.

Para se ter uma ideia, a festa do Dia do Rei em Amsterdam recebe mais de 700.000 visitantes todos os anos e junto com os mais de 822.000 locais, a celebração está garantida. Ela realmente é uma festa muito legal!

Desde 2014, todo dia 27 de Abril (pelo menos até o reinado do atual Rei Willem-Alexander), a Holanda se fantasia de laranja, sai pelas ruas e cai na gandaia um de seus principais feriados, o Dia do Rei, ou o Koningsdag (em holandês).

Não se engane achando que é uma festinha com paradas e desfile militar, MUITO PELO CONTRÁRIO, na Holanda o pessoal faz uma festa de verdade com direito a feriado nacional, festas, música, DJs e muita animação. Para ser sincera, depois de ter participado duas vezes do Dia do Rei em Amsterdam, fico na dúvida se o amor dos holandeses é realmente pelo rei ou pela festa em si (risos).

Depois de 2 anos de pandemia, tudo indica que 2022 a festa vai retornar com força total. Nossa dica é sempre aproveitar com responsabilidade e viajar com um bom seguro saúde (que inclua cobertura para COVID).

12 cidades para conhecer na Holanda

Koningsdag Amsterdam
Festa nos canais de Amsterdam no Koningsdag – se não me engano esse era o Canal Herengracht com o Reguliersgracht!

Dicas para o Dia do Rei em Amsterdam

1 – Vista-se de laranja… quanto mais laranja melhor.

2- Dê preferência pra pagar as coisas em dinheiro.

3- Evite a todo custo chegar ou partir da cidade nesse dia, muitas ruas são fechadas e o transporte público não funciona.

4- Caminhe pela cidade para descobrir sua praia, ou melhor, seu canal.

5- A festa é boa e a diversão é garantida, mas não recomendo levar crianças nessa data para Amsterdam. Melhor programar para curtir a celebração em uma cidade no interior da Holanda.

6- Reserve acomodação com antecedência, pois os preços vão pra lua! Eu já morei em Amsterdam por 4 meses, mas para o dia do rei, em 2014 fiquei no hotel boutique Sir Albert (recomendamos!) e em 2019 no Apollo Hotel Amsterdam (um pouco mais longe, mas foi o que consegui pagar!). Nesse link você encontra mais opções. Aproveite também para conferir 15 Coisas para saber antes de visitar Amsterdã ou18 Razões Para Visitar Amsterdam e se apaixonar!

7- Não dê mole com carteira e bolsa, como em qualquer lugar do mundo, quando tem muita gente junta, tem sempre os espertinhos querendo dinheiro fácil!

8- O clima chuvoso e encoberto é um dos grande inimigos de Amsterdam, então, no Dia do Rei, assim como em qualquer outro dia do ano, leve sempre com você um guarda-chuva, chapéu ou jaqueta de chuva.

9- Odeia multidão e festa? Ops… acho que você escolheu a data errada para conhecer Amsterdam!

10- Mas se odeia mesmo a multidão, minha dica é fugir para os museus, reza a lenda que é um dos dias mais vazios para conhecer os museus de Amsterdam.

Museus abertos no Dia do Rei em Amsterdam:

Muitos museus em Amsterdam fecham durante o Dia do Rei, mas alguns abrem e é uma ótima pedida para quem quer visitar esses lugares com menos gente ou se o clima não ajudar.

  • Van Gogh Museum (9:00as 18:00) – reserva por dia e horário – compre aqui.
  • Rijksmuseum (9:00 as 17:00) – principal museu de Amsterdam – compre ingresso fira-fila aqui.
  • The Anne Frank house (09:00 to 22:00) – precisa reservar com muita antecedência – compre aqui.
  • Moco museum (09:00 as 19:00) – museu de arte moderna e exibição do Bansky – compre aqui.
  • Red Light Secrets (10:00 as 24:00) – museu da prostituição –  compre aqui
  • The Heineken Experience (10:30 to 21:00) – compre aqui.
Dia do Rei na Holanda

Sobre o Dia do Rei na Holanda

O Dia do Rei na Holanda foi celebrado pela primeira vez na Holanda em 2014 para homenagear o dia do aniversário do Rei Willem-Alexander, no dia 27 de Abril de 2014. Willem-Alexander foi coroado rei da Holanda no dia 30 de Abril de 2013, quando sua mãe, a Rainha Beatrix, abdicou voluntariamente do trono.

Levando em consideração que essa tradição holandesa teve inicio somente em 1885 com o nascimento da Rainha Wilhelmina e que por 120 anos a Holanda só teve monarcas mulheres, o dia do feriado mudou de data de acordo com o aniversário do novo rei e o nome da celebração passou a ser chamada de Koningsdag (Dia do Rei) ao invés de Koninginnedag (Dia da Rainha), entendeu?

>>> Quer aprender a falar Koningsdag em holandês, Repita comigo: Koninsdarrrr (ou clique no link para ouvir).

Dia do Rei em Amsterdã
Dia do Rei em Amsterdam em frente ao Museu Rijksmuseum

Como é o Dia do Rei em Amsterdam (Koningsdag)

O Dia do Rei é comemorado em toda a Holanda, mas alguns lugares tem celebrações mais famosas que outra, e sendo Amsterdam a principal cidade do país, obviamente, a maior festa acontece lá! Na maioria das cidades, o dia do rei se resume a eventos comunitários, entre eles a venda ou troca de coisas usadas. As pessoas colocam as coisas pra fora da casa e todo mundo vira comerciante!

Já em Amsterdam, a festa acontece nos canais e nas ruas, pouco se vê dessa antiga tradição de vendas de produtos usados. A celebração tomou outras proporções. E quando eu digo festa, é uma festa mesmo, com música, muita gente na rua, celebração em cada canto do centro de Amsterdam! Assim sendo, no Dia do Rei, os canais também são usados para a festa e na minha opinião, um dos principais atrativos para quem é turista!!!

As pessoas se reunem para alugar um barco ou usam seu próprio barco e seguem o caminho dos principais canais da cidade [há regulamento para quem for de barco!). Então, é como se fosse um desfile infinito de barcos, mas sem compromisso de alegoria, fantasia ou coisa do tipo. As bebidas, a música e a cor laranja são mais que suficiente para o povo comemorar.

A experiência de curtir a festa do Dia do Rei nos barcos deve ser muito bacana, mas as festa também acontecem nas praças e bares de Amsterdam.

Hotel em Amsterdã

O dia do Rei é uma das datas que Amsterdã fica (ainda) mais lotada, então reserve seu hotel com antecedência!

Como disse anteriormente, já morei em Amsterdam por 4 meses, mas para o dia do rei, em 2014 fiquei no hotel boutique Sir Albert (recomendamos!) e em 2019 no Apollo Hotel Amsterdam.

Veja abaixo algumas opções:

Booking.com
Dia do Rei em Amsterdam

Eventos do Dia do Rei

Noite anterior (26/Abril)

Pra quem gosta de festa, a animação começa na noite anterior. Aliás, várias ruas, bares e boates organizam shows com DJs e essas coisas para ir esquentando o povo. Abaixo tem uma foto da festa que participamos no bairro Pipj.

Entretanto, outros bairros que sempre organizam eventos são: Jordaan e Nieuwmarkt. Basta caminhar por esses lugares e não vai te faltar opções.  

King's Night, Pijp - Amsterdam
Noite anterior em algum lugar na rua Albert Cuypstraat no bairro descolado do Nieuwe Pipj.

Vrijmarkt (venda de produtos usados)

Como bom negociantes que são, os holandeses adoram fazer uma feirinha de rua para vender produtos usados e de segunda mão no Dia do Rei. Inclusive, na língua local isso é chamado de Vrijmarkt. Nas cidades do interior da Holanda, as “barraquinhas” ganham mais espaço, um verdadeiro brechó a céu aberto e no meio da festa. 🙂

Para ver como isso funciona em Amsterdam, vá para o Vondelpark durante a manhã. O Vondelpark é o maior parque de Amsterdam, e recomendo muito começar por ali seu passeio do Dia do Rei. Aliás, 6 da manhã a festa começa e geralmente com essa parte dos vrijmarkt. Eu cheguei no Vondelpark as 10h e todo mundo estava lá!

Holanda Laranja
Eu e minha mãe com as tulipas do Vondelpark no dia do Rei!
Vrijmarkt em Amsterdam
Vrijmarkt (feiras de segundamão) em Amsterdam no Dia do Rei

De Canal em Canal

Do dia do Rei a dica é não engessar o programa e ir andando de canal em canal, de rua em rua e de parque em parque! Dessa forma, você pode ir parando onde achar legal. Fora que tem umas festas fechadas que acontecem em estádios ou coisa do tipo. Mas sinceramente, o bacana mesmo é estar no centro e nos bairros adjacentes.

Apesar do grande número de pessoas nas ruas tendo como objetivo único festejar e beber, achei tudo muito civilizado. Claro que no final da tarde vi algumas pessoas caídas pelo chão trêbadas esperando atendimento médico para sair do coma alcoolico, mas a festa como um todo é muito bacana e vale a experiência.

Comidas para experimentar em Amsterdam

Pra quem não sabe, eu morei em Amsterdam por 4 meses em 2007, então tem certas coisas que a gente nunca esquece, especialmente em se tratando de culinária local. Certamente, uma delas foi as variações dos queijos Edam e Gouda (o novos e envelhecidos). Assim como, outras foram as sopas de tomate e finalmente as deliciosas panquequinhas com manteiga e açúcar de confeiteiro chamadas Poffertjes (que nunca vou conseguir falar corretamente).

Inclusive, no Dia do Rei em Amsterdam, quando bater uma fominha, coma um croquete de carne (rundvleeskroket) em alguma vitrine da Febo! Super tradicional, gostoso e baratinho; o famoso BBB: Bom, Bonito e Barato! Por isso, recomendo vocês experimentarem!

Poffertjes, Holanda
Poffertjes em Amsterdam… tem que experimentar!
Rundvleeskroke, febo
Croquete de carne – Rundvleeskroke da FEBO

Limpeza depois da festa!

Taí um negócio que me surpreendeu. OKoningsdag em Amsterdam começa as 6 da manhã, na verdade os bares e cafes começam a abrir as 9h, e vai no máximo até as 20h. Incrivelmente, para quem conseguir se manter de pé até as 8 da noite, ver a cidade se limpando é impressionante.

No dia seguinte, quando você acorda para passear e caminhar pela cidade, está tudo limpinho e em perfeita ordem. É como se nada tivesse acontecido no dia anterior…

Dia do Rei em Amsterdã
Dia do Rei em Amsterdam no final da tarde no Monumento da Ressaca, ou melhor dizendo, no Monumento Nacional em frente a Praça Dam!

Conclusão

Sem dúvida, Amsterdam é uma cidade incrível da Europa e merece muito ser visitada. Caso você escolha estar lá no Dia do Rei, ou Koningsdag, então minha sugestão é separar pelo menos mais um ou dois dias para ver a cidade de uma outra forma.

Certamente, meu programa favorito do Dia do Rei foi ficar observar as festas nos barcos. Então, sentávamos na beira de um canal e lá ficávamos vendo o malabarismos de tantos barcos e a festa da galera!

Por fim, espero que tenham gostado das dicas, qualquer pergunta, estou a disposição nos comentários! Aliás, se puder, ao reservar hotéis, carro ou passeios nessa ou nas próximas viagens, use nossos links aqui do blog! Pois você não paga a mais por isso e a cada reserva ganhamos um micro-comissão que nos ajuda a pagar as contas do blog. 😉

Valeu pessoal!!!

>>> Leia todos os posts da Holanda aqui no Viajoteca

LEIA TAMBÉM:

4 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Passagem aérea

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Karolinne 26 de janeiro de 2016 - 08:47

Olá! Descobri depois que comprei passagens que passarei esse feriado em Amsterdam, mas não sei se fiquei feliz ou triste. Rs. Acho que vai ser legal, experiência cultural, mas eu e meu marido somos mais tranquilões, não gostamos tanto de festa, sabe me dizer, se caso a gente queira fazer uma programação alternativa nesse dia, após ver o início de movimentação, como ir a um museu ou a noite sair para jantar, é aberto? Ou realmente tudo para em Amsterdam nesse dia?!

Responder
Mirella Matthiesen 26 de janeiro de 2016 - 13:51

Oi Karoline,
Sei bem como é isso … pela manhã, acho que vai ser legal vocês passearem e curtirem a cidade para ver a festa, especialmente nos canais, mas entendo que tudo vai entrar em clima de festa e você vão ver uma Amsterdam bem diferente do que ela é no dia a dia.
Uns amigos que estava com a gente, aproveitaram para ver o museu Rijksmuseum que estava vazio e aberto (um sonho, eles disseram!).
Meu conselho, é vocês seguirem mais ou menos essa página e ver o que estará aberto, ainda não saiu a lista: http://www.iamsterdam.com/en/visiting/whats-on/kings-day/all-about-kings-day-in-amsterdam
Abs

Responder
val 22 de abril de 2015 - 08:34

o que mais me encanta é a o ” estar tudo limpinho ” no dia seguinte…
ontem, aqui em SP vi uma faixa da Copa do Mundo na rua …:-o

Responder
Mirella Matthiesen 22 de abril de 2015 - 15:03

Oi Val,
Realmente o Brasil precisa aprender os holandeses esse quesito de pós-festa, pois eles já aprenderam com a gente a como fazer uma festa animada ahahah…
bjos e obrigada pelo comentário

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies