Logo

Mercados em Kowloon

Compras em Hong Kong: Mercados de rua em Kowloon

by / 4 Comentarios / 4 de fevereiro de 2017

Visitando os Mercados de Rua de Kowloon em Hong Kong

Os mercados de rua de Hong Kong fazem parte do cotidiano desta frenética metrópole asiática. Na primeira postagem sobre os mercados de rua de Hong Kong, me concentrei naqueles localizados na ilha de Hong Kong propriamente dita. No post de hoje, vamos atravessar a Victoria Harbour e explorar os peculiares mercados de rua em Kowloon.Mercados de Kowloon em Hong Kong

Há quem diga, que os melhores mercados de rua de Hong Kong estão localizados deste lado da baía. Principalmente aqueles localizados em torno de Mongkok, Yau Ma Tei e Prince Edward MTR station em Kowloon. A verdadade é que os mercados de rua de Kowloon são realmente animadíssimos.

Mercados de Kowloon em Hong Kong

Nessa parte da cidade o negócio ferve. Nestes lugares além das comprinhas e comidinhas, você pode ainda encontrar várias coisas inusitadas. No Night Market da Temple Street por exemplo, você pode fazer uma consulta com um astrólogo chinês tradicional que irá lhe contar várias coisas sobre o seu futuro.

Mercados de Kowloon em Hong Kong

Dependendo a época do ano, se você tiver sorte, você pode ter ainda a chance de assistir a um espetáculo de ópera cantonesa no mercado de rua logo depois do escurecer.

Mercados de Kowloon em Hong Kong

Se você quiser comprar roupas, bolsas, itens do dia-à-dia ​​ou simplesmente lembrancinhas e souvenirs de viagem de Hong Kong, dê uma passada no Ladies Market. Este é sem dúvida, o maior e mais famoso mercado de rua de Hong Kong. Eu pessoalmente não acho ele grande coisa, mas tenho que admitir que é um ótimo lugar para aprimorar seus skills de barganha.

Aliás, negociar preços em vários destes mercados (principalmente aqueles mais turísticos) é fundamental. Na maioria das vezes, os preços dados pelo vendedor no início da conversa estão bem acima do valor real que deveria ser cobrado. Por isso, ter uma ideia básica de quanto custa os produtos que você pretende adquirir é fundamental para fazer bons negócios. Além é claro de uma boa tática de negociação.

Mercados de Kowloon em Hong Kong

Dentre todos os mercados de rua de Hong Kong, o Flower Market é sem dúvida o meu favorito. Não passam 2-3 semanas sem que eu vá lá bater o ponto. Apreciar e comprar flores lá no Flower Market é um dos meus programas favoritos como morador dessa cidade. É incrível, mas toda vez que vou lá, sempre vejo algo inusitado ou diferente.

Mercados de Kowloon em Hong Kong

Alí pertinho do mercado das flores tem também o Goldfish Market e o Bird Market. Apesar destes dois mercados serem um verdadeiro desastre ambiental, quando pensamos pelo lado ecológico da coisa.

Ver os velhinhos levando seus respectivos passarinhos em suas gaiolas na mão até o Bird Garden para cantar e jogar mahjong e interagir com seus amigos é super interessante. E fazem você ser transportado no tempo para uma época que a consciência ecológica era muito incipiente. Uma Hong Kong que praticamente já não existe mais e que deve (felizmente) desaparecer por completo ainda em nossa geração.

Mercados de Kowloon em Hong Kong

Os mercados de rua de Hong Kong podem ser encontrados em toda a cidade. Os mais comuns são os chamados Wet Markets, onde os moradores locais literalmente fazem a feirinha da semana. Porém são aqueles especializados em algum tipo de produto, os mais peculiares.

Mercados de Kowloon em Hong Kong

Além desses mercados, em Hong Kong encontramos ainda inúmeras ruas especializadas na comercialização de determinados tipos de produtos. Em Sham Shui Po por exemplo há várias ruas especializadas em tecidos e aviamentos. Já na Shanghai Street em Yau Ma Tei as lojinhas são especializadas em utensílios de cozinha. Já na Lockhardt Street em Causeway Bay, você irá encontrar tudo o que você precisa para reformar ou construir sua casa.

É relativamente fácil visita-los num passeio de meio dia. Você pode começar a partir da estação de Tsim Sha Tsui MTR e seguir ao longo da linha vermelha de Tsuen Wan em direção à Prince Edward MTR Station.

Além de perambular e contemplar esses lugares e o estilo de vida de Hong Kong. Não se esqueça de experimentar algumas comidinhas de rua de Hong Kong, como o Pinnaple Bun, Stinky Tofu, Curry Fish Balls, bem como o delicioso Egg Waffles Hong Kong Style.

Mercados em Hong Kong

Mas voltando ao assunto principal deste post, você está pronto para saber um pouco mais sobre esses mercados de rua de Kowloon. Neste segundo post sobre o assunto relaciono 11 dos mais populares mercados de rua de Kowloon para sua referência. Bom passeio!!

Mercados de Kowloon em Hong Kong

Mercados de Rua em
Kowloon

APLIU STREET FLEA MARKET

Quinquilarias, artigos eletrônicos, equipamentos áudio-visual, cabos e capinhas para celular são apenas alguns do vários produtos que estão à venda neste popular mercado de rua de Sham Shui Po. Visitantes curiosos e mais aventureiros podem também descobrir relógios, moedas antigas e outras relíquias escondidas nas barraquinhas deste mercado.

Mercados de Kowloon em Hong Kong

Como chegar: MTR Sham Shui Po Saída C2.

CHEUNG SHA WAN ROAD

Cheung Sha Wan Road é uma das principais ruas de Sham Shui Po. Localizada entre Yen Chow Street e Wong Chuk Street, Cheung Sha Wan Road é também conhecida como “Fashion Street”. Isso porque em suas imediações há muitos estabelecimentos especializados em vestuário, acessórios de moda, aviamentos e tecidos.

Embora muitas dessas lojas sejam dedicadas ao comércio em atacado, a maioria delas também vendem no varejo. Muitos designers de moda de renome, locais e de diferentes partes do mundo, usam as lojas da região como fonte de tecidos e outros materiais para a criação de suas coleções. Se você curte lojas de aviamentos esse lugar é um verdadeiro paraíso para você. Minha mãe fica louca lá!

Mercados de Kowloon em Hong Kong

Como chegar: MTR Sham Shui Po Saída C1.

LADIES MARKET

O Ladies Market é o maior e mais famoso mercado de rua de Hong Kong. Considerado por muitos como uma das melhores atrações de compras de Hong Kong, o Ladies Market atrai hoje mais turistas e visitantes que moradores locais.

Embora o seu nome faça referência às mulheres “ladies”, o mercado de Ladies Market vende produtos tanto para homens, como mulheres e crianças também. Assim como souvenirs , acessórios e artigos decorativos.

Ao todo, são mais de 150 barraquinhas em cerca de 1,5km de feira que vendem de tudo que você pode imaginar. Roupas, bolsas, souvenirs, carteiras, relógios, tags de malas, fones de ouvido, sombrinhas, pen drives, bugigangas e afins.

Lembre-se que em Ladies Market barganhar faz parte da negociação do preço final do produto.

Mercados de Kowloon em Hong Kong

Como chegar: Estação Mong Kok, Saída E2.

YUEN PO BIRD GARDEN MARKET

O Bird Garden Market ou Yuen Po Bird Garden é um dos mais famosos e peculiares mercados de Hong Kong. Embora talvez não seja um destino em si, juntamente com o Mercado das Flores, Goldfish Market e o popular Ladies Market, eles podem fazer parte de um roteiro de caminhada divertido e interessante pelo lado de Kowloon. Uma ótima maneira de passar um meio-dia explorando os peculiares mercados de rua de Hong Kong. Se quiser que eu faça esse roteiro com você entre em contato comigo aqui.

Como comentei no inicio desse post, o Bird Market do ponto de vista ambiental é um verdadeiro desastre. Afinal de contas são centenas de aves em cativeiro prontas para serem comercializadas. E pior, além de uma incrível diversidade de cores e espécies, sabemos que no fundo, várias dessas aves são fruto da biopirataria global. E que para cada ave que vemos nesse mercado, algumas outras morreram na jornada para chegarem até lá.

No mercado das aves de Hong Kong encontramos diversos tipos de pássaros, como periquitos, papagaios, cockatoos, silver eyes, tucanos, araras e afins. Ainda no ponto de visto ecológico, chega a dar dó de ver as aves presas em gaiolas tão minúsculas.

No lado cultural e antropocêntrico da coisa, trata-se de um peculiar mercado de uma tradição cultivada desde longa data nessa região do planeta e que aos poucos tem sucumbido e estea fadada a desaparecer com o aumento da consciência ecológica da população.




Sim é um mercado cruel. Porém ao mesmo tempo, deixando de lado as convicções ecológicas, um mercado super exótico e interessante.

Mercados de Kowloon em Hong Kong

Mercados de Kowloon em Hong Kong

Como chegar: MTR Prince Edward Station Saída B1. Caminhe pela Prince Edward Road (lado oeste) em direção ao Mongkok Stadium por cerca de 15 minutos até chegar lá.

FA YUEN STREET

Com mais de cinquenta lojas de tênis e sapatos, a Fa Yuan Street é famosa por vender equipamento desportivo. É possível garimpar coisas bem interessantes por alí, mas fique atento a qualidade de alguns produtos.

Mercados de Kowloon em Hong Kong

Como chegar: MTR Mong Kok Station, Saída D3. Caminhem pela Argyle Street na direção da Fa Yuen Street.

FLOWER MARKET

Um dos mercados de rua mais bonitos de Hong Kong, o Flower Market é uma atração imperdível para os apaixonados por plantas e flores. Abastecido com flores e plantas oriundas do mundo todo, um passeio pelo Flower Market em Prince Edward sempre reserva belas surpresas. Eu sempre bato ponto por lá!

Devido a sazonalidade das plantas, toda vez que você visita esse mercado, você sempre acaba conhecendo ou descobrindo algo novo. Para se ter uma idéia, todo dia um avião cargueiro carregado de flores vem da Holanda para Hong Kong abastecer este mercado, principalmente com flores de corte.

As orquídeas no Flower Market são um outro espetáculo à parte. Principalmente as Phalaenopsis oriundas do Japão e Taiwan. Enquanto em média uma haste de phalaeonopsis tem de 6-10 flores, essas do Japão e Taiwan chegam a ter mais de 24.

Muitas das lojinhas do mercado das flores muitas vezes, por falta de espaço, expandem seu espaço de negócio avançando sobre a calçada e rua vendendo todo o tipo de flores e plantas ornamentais, transformando essa parte da cidade num verdadeiro jardim florido.

Você vai encontrar uma verdadeira explosão de cores e diferentes fragrâncias. Nos fins de semana e na véspera do Spring Festival no Ano Novo Chinês, os moradores de Hong Kong vão em massa comprar flores, ou simplesmente dar uma olhada em todas as plantas e flores alí disponíveis para a venda.

Além de flores, você também pode comprar todos os tipos de flores secas, vasos e outras decorações, bem como uma variedade de ferramentas de jardinagem, fontes, fertilizantes etc.

Embora não seja um mercado de rua muito grande, é muito famoso e um dos mercados de rua mais legais de Hong Kong e que eu faço questão de sempre voltar.

Mercados de Kowloon em Hong Kong

Mercados de Kowloon em Hong Kong

Como chegar: MTR Prince Edward Station, Saída B1. Caminhe no sentido leste da Prince Edward Road até chegar ao mercado.

GOLDFISH MARKET

Assim como o Bird Garden, o Goldfish Market é um mercado especializado na comercialização de animais vivos. Neste caso, focado no aquarismo. Além de vários peixes coloridos em saquinhos, eles vendem plantas aquáticas, invertebrados marinhos, filhotes de tartaruga, sapinhos, salamandras, lagartinhos, camaleões e afins.

No meio do mercado, você também irá encontrar alguns pet shops vendendo filhotes de gatos e cachorros e algumas lojas aleatórias que faz você se perguntar, o que esta loja esta fazendo aqui.

Ao mesmo tempo que é um mercado muito interessante de se visitar, este é um mercado que deixa alguns visitantes chateados pela sua escala e forma que os animais são comercializados. Infelizmente essa é uma realidade que existe.

Para quem curte mergulhar é triste saber que a maior parte dos animais alí comercializados no mercado tem origem na depreciação de populações nativas de peixes em países como Indonesia, Filipinas, Malásia e afins.

Como chegar: MTR Prince Edward Station, Saída B2. Caminheem direção à Tung Choi Street North

JADE MARKET

O Jade Market é um peculiar mercado para dar uma espiada em Hong Kong. Principalmente para quem gosta de pedras, artefatos e ornamentos feitos deste material. No mercado da jade você encontra várias opções de bijouterias, pulseiras, estátuas e outros produtos feitos com pedra e até mesmo a Jade em si.

Entretanto, vale tomar cuidado para não cair na conversa do vendedor e comprar gato por lebre. A Jade pode ter várias cores indo desde o branco, passando por todas as matizes de verde. Uma das primeiras características a ser notar é a temperatuda da pedra.. Se não estiver gelada não é Jade.. Se bater uma peça na outra e o som não for de algo rígido como o vidro, é plástico. Enfim se for barato desconfie.

Mercados de Kowloon em Hong Kong

Como chegar: MTR Yau Ma Tei Station, Saída C. Caminhe pela Nathan Road em direção à Kansu Street e continue pela Kansu Street até chegar ao mercado.

SHANGHAI STREET

Se você gosta de cozinhar e curte utensílios de cozinha, visitar a Shanghai Street na altura de Yau-Ma-Tei é um programa indispensável. A Shanghai Street (seção de Yau Ma Tei) é uma das vias as mais antigas de Hong Kong e conta ainda com um número razoável de edifícios chineses antigos relativamente conservados.

É o tipo de local em que você encontra de tudo para sua cozinha, desde itens básicos até aqueles acessórios desnecessários! Um ótimo lugar para comprar as tradicionais cestas de bambu usadas para cozinhar o dim sum no vapor.

Mercados de Kowloon em Hong Kong - Shanghai Street

Como chegar: MTR Yau Ma Tei Station, Saída C. Caminhe pela Man Ming Lane em direção à Shanghai Street.

TEMPLE STREET NIGHT MARKET

O mercado de rua da Temple Street tem esse nome pelo fato de abrigar um templo dedicado a deusa Tim Hau em meio à sua balburdia. O Temple Street Market é o mercado noturno mais famoso de Hong Kong e vende praticamente os mesmos produtos encontrados no Ladies Market e Stanley.

A grande diferença é que em Temple Street, há também várias opções de comidinhas em seu entorno. Assim como astrólogos e cartomantes, alí à postos prontos para ler e interpretar o futuro da sua vida.

Mercados de Kowloon em Hong Kong

Como chegar: Estação Yau Ma Tei, Saída C. Estação Jordan saída A.

YAU-MA-TEI FRUIT WHOLESALE MARKET

Fundado em 1913 o mercado varejista das frutas de Yau-Ma-Tei é um mercado histórico e ainda operacional, composto por um conjunto de edifícios de tijolo e pedra de um ou dois andares, muitos deles com placas antigas. Algumas delas do tempo da Hong Kong Colonial pré-WWII.

Melhor horário para visitar é entre 4am a 6am quando as frutas frescas são carregada para dentro e fora dos caminhões. Durantre o dia a atividade do mercado é bem reduzida, mas ainda assim um ponto interessante para se passar e comprar algumas das melhores frutas à venda em Hong Kong.

Mercados de Kowloon em Hong Kong

Como chegar: MTR Yau Ma Tei Station Saída B2

Mercados de rua em
Hong Kong

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:

Toda vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado e com novas dicas de viagem. Obrigado!!

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Ásia, Blog, China, Compras, Destinos, Experiências, Feiras e Mercados, Hong Kong, Listas, Mercados de Rua, Passeio à pé, Passeios e Atrações Turísticas

4 Comment

  1. Kowloon é tão cheia de atrações que não consegui ver nem 1/10 do que tinha por lá na minha rápida passagem a Hong Kong. Adorei as dicas e com certeza guardarei esse post nos favoritos para uma próxima ida a HK. Vou tirar alguns dias só para explorar Kowloon e seus mercados de rua 😉

    • Verdade Gabi.. Kowloon é mesmo cheia de atrações interessantes para se conhecer.. Sempre há algo novo para ser descoberto.. Os mercados de rua são uma atração à parte. Os mercados de Kowloon são muito peculiares mesmo.. Quando vier para HK dê um toque..

  2. uau o meu sonho é visitar um mercado assim! só posso imaginar a mistura de sons, cheiros e cores e o fascínio que será estar num local assim!

    • Conhecer esses mercados de perto é mergulhar na cultura e nos costumes locais. A mistura de cheiros, cores, sons, e sabores são uma verdadeira viagem. Eu adoro esse tipo de programa!! Obrigado pela visita 😀

Comente Aqui