Página Principal Utilidades Como usar o Uber – dicas de como funciona

Como usar o Uber – dicas de como funciona

por Mirella Matthiesen
22 comentários

Comecei a usar o Uber em 2014 e desde então virei freguesa, pois a comodidade de ter esse tipo de serviço na palma da mão é muito conveniente.

A primeira vez que chamei um motorista do Uber foi em uma de nossas viagens a São Francisco na California, e de lá pra cá, ele se alastrou por todo mundo, inclusive em muitas cidades do Brasil, até minha cidade natal tem, São Carlos – SP.

Dessa forma, resolvi criar esse post para explicar detalhadamente como usar o Uber e dicas para se dar bem!

Aeroporto de São Francisco

11 SITES PARA APRENDER FRANCÊS ONLINE (E DE GRAÇA!)

DICAS PARA VIAGEM INTERNACIONAL

Sobre o Uber

O Uber um aplicativo (app) que você pode baixar no seu smartphone e ele conecta passageiros com motoristas particulares em quase todo mundo. Veja aqui a lista de países e cidades disponíveis, inclusive cidades brasileiras.

>> Links para baixar no celular: [Uber no iTunes] [Uber para Android]

Para solicitar o serviço de um motorista pelo app você precisa ter um cadastro no Uber, isto é com dados completos incluindo cartão de crédito. Além, é claro, de acesso a internet.

Basicamente, o Uber é uma alternativa aos taxis, que na minha opinião funciona de maneira super prática. Na maioria das vezes o trajeto é mais barato e não tem aquela chatice de troca de dinheiro e gorjetas no final do trajeto. Toda a transação é feita eletronicamente e cobrada diretamente no seu cartão.

É importante ressaltar que os prestadores de serviço do Uber não são motoristas profissionais. Ou seja, eles se cadastram no website do Uber, são maiores de 21 ano e devem os dados da carteira de motorista limpo (sem multas ou infrações). Até você pode virar um motorista do Uber!


PRINCIPAIS CIDADES DO CANADÁ! (PARA VISITAR OU MORAR)

CIDADES IMPERDÍVEIS NA FRANÇA | 15 CIDADES PARA SE APAIXONAR


Como fazer seu cadastro no Uber

A maneira mais fácil de fazer seu cadastro inicial para usar o Uber é pelo website: clique aqui. Pronto, agora com seu user ID (usuário) e senha, você pode ir no seu celular, no aplicativo do Uber e entrar com os dados.

Passo-a-passo de como usar o Uber

Agora vamos ao passo a passo de como usar o uber e chamar um motorista.

Como meu celular é um iPhone, as imagens obviamente serão desse tipo de celular! E vale lembrar também que eles estão sempre atualizando o app, então algumas imagens já serão diferentes do que você verá no seu aplicativo, mas a ideia geral de como usar o Uber continuará a mesma.

Chamando o Uber

  1. No momento que você abrir o aplicativo do Uber, automaticamente ele identificará sua localização. Isso mesmo, você precisa permitir que o Uber saiba onde você está, dessa forma, no mapa, você já consegue ter uma ideia de quantos carros estão próximos da sua localização
Como usar o Uber
  1. Digite o endereço para onde vai e então, aparecerá opções de tipo de carro e preço estimado. O Uber X é a maneira mais usada, funciona exatamente como um taxi. Mais abaixo falo um pouco sobre as outras opções.

Dica: Você pode adicionar até duas paradas no seu trajeto, isso é bem legal se você estiver buscando ou levando um amigo para casa, por exemplo.

  1. Quando estiver satisfeito, clique “confirmar” e pronto, sua parte foi feita.
  1. Agora é esperar um motorista aceitar seu pedido e esperá-lo no local combinado.

ATENÇÃO: Fique esperto pois as vezes o app muda o endereço que você colocou! Isso pode acontecer por que ele não entendeu onde é o ponto de encontro, ou o local que você escolheu não é permitida a entrada.

Como usar Uber

+ DICA: algumas vezes, pode ser que o valor do Uber seja ridiculamente caro, X vezes maior que o valor padrão. Nesse caso, o ideal é esperar um pouco para ver se o valor abaixa ou pedir um taxi. Como não há regulamentação em relação ao preço do Uber, isso pode ser manipulado de acordo com a demanda. Enfim, nem tudo são flores!

Durante a viagem

Um dos receios, especialmente para mulheres, ao pegar um taxi ou Uber é a segurança. Para isso, o Uber deixou disponível alguns serviços extras como:

  • Botão de “Ligar para a polícia”
  • Perfil de motorista
  • Compartilhamento do seu status

Por essas e por outras que acho o Uber mais seguro de usar que taxis. Apesar da gente não ter um controle do que vai acontecer na rodada, você consegue ir acompanhando todo o percurso da tela do seu celular, pode ligar para polícia rapidamente e pode inclusive compartilhar seu status com um amigo que não está viajando com você!

Tipos de serviço do Uber

Eu sempre uso o Uber X, como falei anteriormente. Mas há outras opções e ela varia de cidade para cidade.

Veja abaixo alguns exemplos serviços prestados pelo Uber:

  • UberX: opção padrão. Essa costuma ser a opção mais barata e o motorista pode levar no máximo 4 pessoas.
  • Confort: como o Uber X, mas os carros são mais luxuosos e espaçosos. Máximo 4 pessoas.
  • UberXL: basicamente o mesmo serviço do UberX, mas para carros maiores que acomodam até 6 passageiros.
  • Uber Pet: para viagens que você vai levar seu pet.
  • Connect: serviço para mandar pacotes para amigos e familiares.

Quando a corrida acabar

Quando o trajeto for completado, basta descer do carro, agradecer e aguardar o recibo pelo e-mail e/ou na tela do seu celular. Avalie o serviço do motorista, dê gorjeta se quiser e prontinho!

Como usar Uber

DICA: recomendo sempre verificar o valor que aparece no seu recido. Em uma das corridas que fiz, o motorista esqueceu de marcar a corrida como encerrada e veio um valor imenso. Logo contactei o Uber e eles me ressarciram o crédito, mas mesmo assim, uma dor de cabeça a mais. Isso aconteceu somente UMA VEZ e eu uso muito o serviço deles, então não é algo para te impedir de usar, mas somente para ficar atento e evitar de pagar o que não usou.

Conclusão

Espero que tenha gostado dessas dicas de como usar o Uber e como funciona na prática. Qualquer dúvida, fale comigo nos comentários ao final dessa página e estou a disposição para ajudar como puder.

Na sua próxima viagem, não esqueça de usar os links abaixo para fazer suas reservas. Você não paga a mais por isso e muitas vezes ganha descontos especiais. A cada reserva concluída recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog!!! Isso é muito importante para mantermos o Viajoteca no ar e com dicas de quem realmente viaja!

Mais dicas no Viajoteca:

FERIADOS NO BRASIL EM 2023

SEGURO VIAGEM: A IMPORTÂNCIA DE TER UM E COMO COMPRAR

22 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

GUSTAVUS HENRICUS VON SOHSTEN 21 de abril de 2023 - 21:09

Parabéns pelas informações.

Responder
Mirella Matthiesen 23 de abril de 2023 - 18:30

Obrigada. 🙂

Responder
Usando a tecnologia pra evitar perrengues no Chile - Mochila & Prosa 20 de agosto de 2020 - 19:09

[…] a gente usou o Uber, serviço que conecta pessoas com motoristas particulares, para calcular o preço dos trajetos que […]

Responder
Rafa 2 de agosto de 2018 - 23:28

Olá… Será que no Uber X em Miami, dá pra levar Mala?

Responder
Mirella Matthiesen 7 de agosto de 2018 - 02:51

Com certeza … 🙂

Responder
Victoria - Mikix Intercâmbio 1 de dezembro de 2017 - 12:14

[…] em restaurantes e 10-15% em taxis (Uber não precisa). No hotel: porteiro que chama taxi $2, mensageiro de $2 a $5 por mala, camareira de […]

Responder
Vancouver - Mikix Intercâmbio 30 de novembro de 2017 - 20:54

[…] em restaurantes e 10-15% em taxis (Uber não precisa). No hotel: porteiro que chama taxi $2, mensageiro de $2 a $5 por mala, camareira de […]

Responder
Ottawa - Mikix Intercâmbio 30 de novembro de 2017 - 19:18

[…] em restaurantes e 10-15% em taxis (Uber não precisa). No hotel: porteiro que chama taxi $2, mensageiro de $2 a $5 por mala, camareira de […]

Responder
Toronto - Mikix Intercâmbio 30 de novembro de 2017 - 18:26

[…] em restaurantes e 10-15% em taxis (Uber não precisa). No hotel: porteiro que chama taxi $2, mensageiro de $2 a $5 por mala, camareira de […]

Responder
Alice 7 de junho de 2017 - 16:42

Oi mirella, tudo bom? Moro em NJ e aqui o uber tem a opcao de outra pessoa pagar a corrida pra voce, meu namorado sempre paga minhas corridas porque eu escolho a opcao pra ele pagar entao eu sei que no momento da corrida ele tem acesso a minha localização, porem fora isso, ele tem acesso tambem? Por exemplo, a qualquer momento ele pode abrir o uber e saber onde eu estou? Acredito que nao mas queria ter certeza.

Responder
Mirella Matthiesen 8 de junho de 2017 - 16:23

Oi Alice, Tudo bem?
Pelo Uber não tem essa opção.
Se tiver iPhone, você pode deixar seu celular conectado com o dele e ele sempre terá acesso a sua localização. Eu e meu marido fazemos isso.
Ajudei?

Responder
Tatiana 25 de setembro de 2016 - 16:50

Olá Mirella, tudo bem? Aqui no Brasil (SP) temos a opção de pagar o Uber em dinheiro tbm. Vc sabe se isso é válido para Miami e Orlando? Obrigada!

Responder
Mirella Matthiesen 26 de setembro de 2016 - 13:55

Oi Tatiana, Tudo bem?
Sinceramente eu não sei … eu sei que você pode pagar com crédito ou cartão, mas nunca soube da possibilidade de usar dinheiro…
Se descobrir, por favor me avise.
Abs

Responder
Leonardo OC 24 de setembro de 2016 - 18:52

Ótima Explicação…
Tenho uma duvida, vou para Las Vegas e não tenho dados no celular. Vou utilizar a internet do aeroporto e depois fico sem acesso aos dados.
Posso mesmo assim chamar o UBER? Como faco para pagar ele no final da corrida se não tenho acesso a internet? E mais uma duvida, se ele for me enrolar com o valor, posso depois mandar um email para o Uber retrucando o valor? (como no Brasil)

Responder
Mirella Matthiesen 26 de setembro de 2016 - 13:51

Oi Leonardo,
Você pode fazer o pedido do Uber usando a internet no aeroporto (caso consiga) e depois não precisa, porque seu cartão de credito já estará no cadastro do uber e será cobrado automaticamente.
Se você achar que eles te enganaram na rodada, você pode sim mandar uma mensagem para o Uber, já tive problema uma vez e eles me retornaram o dinheiro que paguei extra.
Abs

Responder
Borges 10 de agosto de 2016 - 22:07

Mirella, uso o UBER no Rio de Janeiro, Brasil, e gostaria de saber se para usar em Miami, USA, posso usar o mesmo aplicativo ou baixar quando chegar na cidade de Miami. Outra pergunta, tenho que indicar quantas pessoas usarão o carro? Seremos 2 na viagem. Agradeço desde já.

Responder
Mirella Matthiesen 11 de agosto de 2016 - 13:39

Oi Borges, Tudo bem?
Pode usar sim o mesmo aplicativo, ele vai cobrar do cartão que você tem lá registrado.
Você só precisa selecionar que tipo de uber que vai querer, entende? O básico é o UberX.
Link: https://www.uber.com/cities/miami/
Abs

Responder
Duas belas escadarias de São Francisco que vale a subida ⋆ Viajoteca 27 de julho de 2016 - 10:17

[…] possível chegar até elas de transporte público, mas de carro ou Uber/Lyft, acaba sendo mais […]

Responder
relatosdeviagem 28 de abril de 2016 - 17:41

Uma dica que recebi de um motorista do Uber: quando aparecer aquele multiplicador de tarifa, aguarde uns 3 a 5 minutos pra pedir o carro (se for possível, é claro), e provavelmente o multiplicador não vai mais aparecer. Parece que é uma coisa bem pontual, da demanda no momento do pedido.

Responder
Mirella Matthiesen 13 de maio de 2016 - 12:05

Oies… obrigada pela dica, eu também noto que depende muito da cidade que eu chamo o Uber, essas tarifas extras aparecem… em São Francisco, é difícil acontecer, mas é Toronto é super comum… um saco!
Abs

Responder
Estacionamento no aeroporto de Guarulhos 6 de janeiro de 2016 - 06:27

[…] que existe sempre a opção de usar taxi ou Uber para fazer esse trajeto, mas dependendo da duração da sua viagem e da localização da sua casa, […]

Responder
Nerilene Crisóstomo 31 de dezembro de 2015 - 17:06

Adorei a explicação!
Mas estou numa dúvida sobre o Uber Pool. Uso há mais de 3 meses aqui em Chicago o app e há duas semanas, a opção apareceu e já usei 5 vezes. Algumas vezes não está disponível e outras vezes sim. Gostaria de saber porque isso acontece.

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies