Dicas de Viagem

Clima e previsão do tempo na Nova Zelândia

4

Sabendo que conhecer um pouco do clima e previsão do tempo é um dos principais contribuintes para uma boa experiência de férias em qualquer que seja o destino. Resolvi escrever este post falando um pouco mais sobre minhas experiências sobre o clima e a previsão do tempo na Nova Zelândia.

Uma das perguntas recorrentes que mais recebo sobre a Nova Zelândia são intimamente ligadas ao clima e qual a melhor época do ano para se visitar o país. Eu particularmente acho as perguntas relacionadas ao clima e a previsão do tempo, as perguntas mais “cabeludas” e mais complicadas de serem respondidas. Pois elas, além de subjetivas, podem impactar tanto de forma positiva como negativa e de forma irreparável a experiência e as expectativas de quem as pergunta.

Na verdade, responder com exatidão como é o tempo e o clima na Nova Zelândia é algo muito mais empírico do que necessariamente científico. Teorias e padrões climáticos que funcionam num determinado ano, podem não necessariamente funcionar no ano seguinte e por aí vai. Afinal de contas, não devemos esquecer que atualmente vivemos em meio a uma crise climática sem precedentes na história da humanidade.

Porém espero que ao final deste post, ajude você a entender um pouco mais sobre o clima da Nova Zelândia, os componentes que o influenciam e as ferramentas de previsão de tempo disponíveis. De forma que você venha mais ou menos preparado para o que deve encontrar por aqui durante sua visita.

O Clima da Nova Zelândia

O clima da Nova Zelândia sofre forte influência marítima e está mais para temperado frio do que para temperado quente. A combinação de maritimidade, latitude, associada ao relevo criam microclimas distintos que podem ser encontrados em praticamente todo o país e que contribuem sobremaneira na diversidade de paisagens encontradas na Nova Zelândia. Apesar de ser um país relativamente pequeno, as variações climáticas são significativas em locais a poucas dezenas de quilômetros umas das outras.

Enquanto o extremo norte tem um clima subtropical durante o verão com temperaturas na casa dos 25-30oC, as áreas alpinas do interior da ilha Sul podem ter suas temperaturas na casa dos -10°C durante o inverno, mas como a maior parte do país está localizada perto da costa, as temperaturas são amenas ao longo de todo o ano.

Janeiro e fevereiro são os meses mais quentes e julho é o mês mais frio do ano. No verão, a média das temperaturas máximas ficam na faixa entre 20 a 30oC. Já no inverno, as mesmas oscilam entre 10 a 15oC

Previsão do tempo NZ Lenticular 

Principais componentes do clima na Nova Zelândia

Maritimidade

Levando-se em consideração que a Nova Zelândia é um arquipélago e que não importa onde você estiveja no país, você nunca está a mais de 120 km do mar. E que em todas as direções em torno do país existem mais de 1500 quilômetros de oceano até a massa de terra de proporções continentais mais próxima (Austrália). Nada mais natural que encontrarmos padrões moderados de clima e temperaturas e condições climáticas fortemente influencidas pelas condições marítimas.

Previsão do tempo NZ Maritimidade

Latitude

Localizada ao sul do trópico de capricórnio, entre 37 e 47 graus de latitude sul, ambas as ilhas desfrutam de um clima temperado com temperaturas amenas e elevada pluviosidade. Por estar situada no hemisfério Sul à medida que viaja para o norte a temperatura aumenta.

O que de uma forma faz com que, enquanto a temperatura média anual ao nível do mar encontrada em Cape Reinga, o ponto mais sententrional da ilha norte da Nova Zelândia, é de 15oC . Enquanto em Bluff, no extremo merional da ilha sul, a temperatura média anual ao nível do mar fica na casa dos 9o C.

Previsão do tempo NZ Latitude

Altitude/Relevo

Como em qualquer lugar no mundo, quanto maior a altitude menores as temperaturas. Isso explica porque o pico das montanhas tem mais neve que sua base. De uma forma geral a cada 100 metros que se sobe a temperatura tende a cair 1o C.

E as montanhas, principalmente do Southern Alps na ilha sul, tem papel preponderante nos padrões climáticos e aparecimento de diversos microclimas no país. Principalmente no que se diz respeito a temperatura e precipitação.

Previsão do tempo NZ Altitude

O tempo na Nova Zelândia

Apesar de ser um país relativamente pequeno com diversos padrões climáticos (microclimas) variando de uma região para as outra. Não são necessariamente estas variações microclimáticas que afetam sua viagem e sim as constantes mudanças no tempo que acontecem no decorrer de um dia.

É incrível como o tempo tem a capacidade de mudar de forma inesperada numa rapidez impressionante. Se os curitibanos reclamam que a cidade tem 4 estações, é porque eles ainda não conhecem o tempo na Nova Zelândia.

Por isso, sempre que você planejar fazer qualquer atividade ao ar livre, como trilhas, caminhadas e afins, você deve estar preparado para as mudanças bruscas no tempo. Isto é especialmente verdadeiro se você estiver caminhando em altitudes mais elevadas como o Tongariro Crossing por exemplo.

Só porque o dia está ensolarado e quente no início da sua caminhada, isso não significa que será assim depois de 2 horas. E vice-versa, é claro. Isso se você ainda não pegar chuva e até em casos mais extremos neve no meio do caminho.

Em algumas áreas do país, especialmente na costa oeste da ilha sul você vai encontrar uma pluviosidade muito maior se comparada com a costa leste. Isso se dá principalmente pelo fato de boa parte da umidade carregada pelos ventos do mar da tasmânia ao colidir com o Southern Alps acaba condensando e precipitando na forma de chuvas orográficas.

Milford Sound na região dos fiordes neozelandeses é um exemplo claro disso. Lá pode chegar a chover mais de 250-300 dias por ano. Por isso aproveito para dar uma dica preciosa: Quando estiver viajando pela Nova Zelândia além de sempre usar calçados adequados, procure sempre levar sempre com você uma capa de chuva ou jaqueta leve impermeável que além de te proteger da chuva serve como corta vento.

Mapa pluviométrico da Nova Zelândia
Mapa pluviométrico da Nova Zelândia
Mapa das temperaturas médias anuais
Mapa das temperaturas médias anuais
Mapa com a quantidade de horas de sol por ano nas diferentes regiões da Nova Zelândia
Mapa com a quantidade de horas de sol por ano nas diferentes regiões da Nova Zelândia

Pesquisando a previsão do tempo na Nova Zelândia

Pesquisar as médias históricas nos sites de previsão do tempo na Nova Zelândia durante os estágios iniciais de planejamento de suas férias, mesmo antes de reservar o vôo ou solicitar suas férias anuais no trabalho é fundamental para decidir qual a melhor época do ano para conhecer a Nova Zelândia.

Claro que a melhor época do ano para se conhecer o país dos Kiwis vai depender principalmente do tipo de atividade que você pretende fazer por aqui. Por exemplo não adianta querer vir esquiar na Nova Zelândia em Fevereiro, quando a temporada de neve vai de Maio a Outubro. Muito menos pensando em praia nos meses de Junho e Julho.

Bem, dentro todos os sites de previsão do tempo que existem por aí o mais confiável e completo para a Nova Zelândia na minha opinião é o do MetService. No site além da previsão do tempo para os próximo dias, você encontra médias históricas para todas as regiões do país. Além de informações sobre marés, fases da lua e tudo mais que você precisa saber.

Outro site legal e um pouco mais científico  é o site do NIWA com diversos mapas e tabelas relacionadas as médias climáticas históricas.

Previsão do tempo NZ

Veja também:

Todos os posts da Nova Zelândia

Todos os posts sobre a Ilha Sul da Nova Zelândia

Todos os posts sobre a Ilha Norte da Nova Zelândia


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


4 Comentários
  1. […] e acompanhar com antecedência a previsão de tempo. O Oscar escreveu no blog Viajoteca um post muito bem explicado sobre clima e previsão do tempo na Nova Zelândia. Para os dias em que fizemos a trilha, a previsão era de tempo aberto nos dois primeiros dias e […]

  2. […] Clima e previsão do tempo na Nova Zelândia […]

  3. […] Clima e previsão do tempo na Nova Zelândia […]

  4. […] Clima e previsão do tempo na Nova Zelândia […]

Comente Aqui