Cidades-sede da Euro 2016 na França

2

Em menos de 2 meses, de 10 junho – 11 julho de 2016, torcedores de 24 países europeus vão encher as ruas de 10 cidades francesas. Se você é louco por futebol, mesmo não morando na Europa, ou torcendo para um país específico, você não vai querer perder esse show.

Cidades-sede da Euro 2016 na França

A Euro 2016, é um dos eventos mais esperados do ano da Europa. É considerado tão importante quanto a Copa do Mundo, onde todos os países querem vencer a todo custo. Serão 51 jogos, em 10 cidades-sede da Euro 2016 na França. Dos 10 estádios, 4 estádios foram construídos do zero apenas para o evento e outros 5 modernizados).

Cada cidade vai acolher dezenas – se não centenas – de milhares de torcedores. E se você é um deles, e está preocupado com ataques terroristas (quem não está?), o governo francês, em conjunto com a UEFA está investindo pesado em medidas de segurança.

Se você vai assistir jogos em cidades diferentes, ou simplesmente quer ir visitá-las, você poderá alugar um carro ou viajar de trem. Neste mapinha abaixo, tem as distâncias e o tempo de viagem de trem e de carro.

mapa distancia

E com vocês, Super Victor… o mascote da Euro 2016.

Eu sempre amei futebol, mas morando na França, posso dizer que a paixão aumentou. A tal ponto de contaminar o marido que não gostava de futebol. Hoje em dia assistimos a Champions League, os campeonatos espanhol, alemão, inglês, às vezes o francês (santo de casa não faz milagre, mas gosto do PSG) e italiano (isso porque eu adoro o Buffon). Admito que a torcida está bem dividida. Amo a Alemanha, quero que a Bélgica ganhe e moro na França (adoro o técnico, mas tenho pavor de certos jogadores). Sem falar da Espanha que tem um timaço. Que vença o melhor!

Chegou a hora de conhecer as cidades-sede da Euro 2016 na França.

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Bordeaux

Bordeaux, a capital da região da Aquitânia, é mundialmente conhecida pelo seu vinho. Os romanos plantaram as primeiras vinhas a mais de 2.000 anos atrás e a área ao redor Bordeaux agora é uma grande região produtora de vinho (um dos melhores do país). Produzindo cerca de 800 milhões de garrafas por ano e com vendas superando €3 bilhões, Bordeaux é um sério concorrente para o título de capital mundial do vinho. Bordeaux é igualmente famosa por sua arquitetura clássica e neoclássica que praticamente não se alterou durante 200 anos. Enquanto Bordeaux tem mais edifícios do que qualquer outra cidade francesa (fora Paris), ainda é uma cidade animada, que mantém grandes laços comerciais, como resultado de sua posição estratégica nas margens do Garonne.

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Estádio : Nouveaux Stade de Bordeaux (42.000 lugares)

11 de Junho 14h – País de Gales vs Eslováquia – Grupo B
14 de Junho 14h – Áustria vs Hungria – Grupo F
18 de Junho 11h – Bélgica vs República da Irlanda – Grupo E
21 de Junho 17h – Croatia vs Spain – Grupo D
02 de Julho 17h – Quarta de Final – W41 vs W43

Lens

Lens está localizado a 28 km de distância de Lille, no norte da França, a antiga fortaleza de mineração de carvão, não pela primeira vez em sua história, vêm se esforçando para se adaptar as mudanças. Fortemente afetada por guerras mundiais do século passado, a cidade tem se esforçado para adotar uma nova identidade. Dada a importância da indústria de mineração para a cidade (depois que o carvão foi descoberto em 1849), lidar com a transição revelou-se um verdadeiro desafio, mas a abertura do museu de arte “Louvre-Lens” (dezembro de 2012) trouxe uma nova esperança. Construído sobre uma antiga mina, o mais novo tesouro cultural da França ajudou a trazer a região o estatuto de Patrimônio Mundial da UNESCO. A cidade não é assim Waow, mas só pelo Louvre, e seu prédio todo envidraçado, já vale a visita.

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Estádio : Stade Félix-Bollaert (35.000 lugares)

11 de Junho 11h – Albânia vs Suiça – Grupo A
16 de Junho 11h – Inglaterra vs País de Gales – Grupo B
21 de Junho 17h – República Tcheca vs Turquia – Grupo D
25 de Junho 17h – Rodada 16 – WD vs 3B / E / F

Lille

Lille fica pertinho da fronteira belga, e é uma cidade cosmopolita com fortes raízes flamengas e está numa “encruzilhada” entre a França, a Holanda e – desde a chegada do Eurostar em 1994 – Inglaterra. Conhecida como Rijsel em Flandres, Lille é também um movimentado centro metropolitano, que lidou bem com o declínio da indústria local desde os anos 1960. Lille acolhe o maior mercado de pulgas na Europa, atraindo cerca de dois milhões de visitantes por ano na primeira semana de setembro. Com suas casas de tijolos, a cultura da cerveja e mexilhões com batatas fritas, Lille é uma mistura fascinante de culturas. É uma cidade dinâmica, com uma população jovem, maioria de estudantes, uma vida cultural bem ativa, com muitos bares, restaurantes e shows o ano inteiro. É  um destino ideal para um bate-volta ou uma viagem de fim de semana a partir de Paris.

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Estádio : Stade Pierre Mauroy (50.000 lugares)

12 de Junho 17h – Alemanha vs Ucrânia – Grupo C
15 de Junho 11h – Rússia vs Eslováquia – Grupo B
19 de Junho 17h – Suíça vs France – Grupo A
22 de Junho 17h – Itália vs República da Irlanda – Grupo E
26 de Junho 14h – Rodada 16 – WC vs 3A / B / F
01 de Julho 17h – Quartas de Final – W38 vs W42

Lyon

Fundada pelos romanos no século I aC, Lyon tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento religioso e político da Europa ao longo de muitos séculos. O comércio de especiarias e seda cresceu em Lyon, na Idade Média. A cidade desenvolveu uma reputação por sua culinária e foi finalmente considerada a capital gastronômica da França. Lyon é composta de vários distritos, cada um oferecendo sua própria quota de tesouros interessantes. A Presqu’île é o coração da cidade, com seus restaurantes e bares, enquanto Croix-Rousse é conhecida por suas centenas de passagens escondidas. Fourvière possui ruínas romanas e igrejas góticas, e Brotteaux é o distrito rico contendo o belo Parque Tête d’Or. Enquanto isso, sua arquitetura única, com ruas estreitas conhecidas como traboules, levou ao seu reconhecimento como Patrimônio Mundial da UNESCO. Lyon, a terceira maior cidade da França, acolhe o famoso Fête des Lumières (Festival das luzes) a cada ano. Ele também foi o lar de pioneiros do cinema Auguste e Louis Lumière, que patenteou o cinematógrafo em 1895 e são considerados primeiros cineastas do mundo.

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Estádio : Stade des Lumières , conhecido também como Grand Stade de Lyon  (59.000 lugares)

13 de Junho 17h – Bélgica vs Itália – Grupo E
16 de Junho 14h – Ucrânia vs Irlanda do Norte – Grupo C
19 de Junho 17h – Romênia vs Albânia – Grupo A
22 de Junho 17h – Hungria vs Portugal – Grupo F
26 de Junho 11h – Rodada 16 – WA vs 3C / D / E
6 de Julho 21h – Semi Final – W45 vs W46

Marseille

A cidade mais antiga da França tem mais de 2.500 anos de história. Com 100 milhões de toneladas de carga que passa pelo seu porto a cada ano, Marseille sempre foi um caldeirão de culturas. A cidade foi colonizada por marinheiros gregos em 600 AC, razão pela qual os jogadores do Olympique de Marseille ainda são conhecidos como “Les Phoceens”. É uma cidade rica em atividades culturais, muitos museus, igrejas belíssimas, o belo Vieux Port e o imponente Palácio de Longchamp. Marseille é também um centro de transporte – bem servida por transporte ferroviário, rodoviário, aéreo e marítimo – e a porta de entrada para os campos de lavanda, encostas ondulantes e montanhas idílicas da Provence, uma das regiões turísticas mais populares da França. Um caldeirão cosmopolita, Marseille foi a Capital Europeia da Cultura em 2013.




Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Estádio : Stade Vélodrome (67.000 lugares)

11 de Junho 17h – Inglaterra vs Rússia – Grupo B
15 de Junho 17h – França vs Albânia – Grupo A
18 de Junho 14h – Islândia vs Hungria – Grupo F
21 de Junho 14h – Ucrânia vs Polônia – Grupo C
30 de Junho 17h – Quartas de Final – W37 vs W39
07 de julho 17h – Semi Final – W47 vs W48

Nice

Segundo destino turístico mais popular da França depois de Paris, Nice é conhecida pelo seu clima ameno e cenário espetacular entre a costa do Mediterrâneo e as montanhas ao norte. Localizado a apenas 30 km de distância da fronteira italiana, a cidade mudou de mãos várias vezes ao longo dos anos e foi anexada pela França em 1860, embora mantenha um forte legado arquitetônico italiano. Um destino que sempre cativou muitos estrangeiros, especialmente ingleses. No final do século 18, Nice serviu como inspiração para muitos pintores de renome mundial, como Henri Matisse e Marc Chagall, ambos os quais têm museus dedicados ao seu trabalho na cidade. As artes continuam sendo uma prioridade na cidade, com uma ópera, um teatro nacional e um conservatório célebre.

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Estádio : Stade Allianz Riviera (35,000 lugares)

12 de Junho 14h – Polônia vs Irlanda do Norte – Grupo C
17 junho 17h – Espanha vs Turquia – Grupo D
22 de junho 17h – Suécia vs Bélgica – Grupo E
27 de junho 17h – Rodada 16 – RB vs RF

Paris

Paris dispensa apresentações. Nenhuma outra cidade do planeta pode reivindicar ter estado no centro da história como Paris. Romanos, ingleses, prussianos e exércitos alemães fizeram o cerco na cidade, enquanto reis, rainhas e imperadores reinaram e caíram com a história. A Paris moderna é reconhecida por sua beleza arquitetônica, cultura, culinária e moda, bem como ostentando um patrimônio artístico inigualável.

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Estádio : Stade Parc des Princes (45.000 lugares)

12 de Junho 11h – Turquia vs Croácia – Grupo D
15 de Junho 14h – Roménia vs Switzerland – Grupo A
18 de Junho 17h – Portugal vs Áustria – Grupo F
21 de Junho 14h – Irlanda do Norte vs Alemanha – Grupo C
25 de Junho 14h – Rodada 16 – WB – 3A / C / D

Saint-Denis

Localizada a 10 km ao norte do centro de Paris, Saint-Denis começou a vida como a aldeia de Catolacus, depois adotou o nome de um mártir cristão enterrado lá após sua decapitação na vizinha Montmartre. Seu túmulo tornou-se um lugar de culto, e uma capela foi construída sobre ele até que, em torno de 630AD, o rei Dagoberto I transformou-o em um monastério real, quando ele concedeu a independência do bispo de Paris. Cerca de 75 reis e rainhas, de Dagoberto I para Luís XVIII, estão sepultados na Basílica Catedral de Saint-Denis. Duramente atingida pelo declínio da indústria na década de 1970, a construção do Stade de France e da chegada do metro trouxe um novo impulso para o lugar.

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Saint Denis 4

Estádio : Stade de France (80,000 lugares)

10 de junho 17h – França vs Romênia – Grupo A
13 de junho 14h – República da Irlanda vs Suécia – Grupo E
16 de junho 17h – Alemanha vs Polônia – Grupo C
22 de junho 14h – Islândia vs Áustria – Grupo F
27 de junho 14h – Rodada 16 – WE vs RD
03 de julho 17h – Quartas de Final – W40 vs W44
10 de julho 17h – Final Euro 2016 – W49 vs W50

Saint-Etienne

Saint-Étienne é uma das cidades mais criativas do mundo. A cidade é famosa por sua vida cultural, já que apresenta grandes eventos culturais, desportivos e festivais ao longo do ano. Saint-Étienne sedia a Bienal Internacional de Design, que é um grande orgulho para a região. É um lugar de contrastes, é uma dessas grandes cidades que também possuem as vantagens de uma comunidade mais unida. O Musée d’Art Moderne et Contemporain, tem a segunda maior coleção de França depois do Centro Pompidou. Hoje, Saint-Étienne é uma cidade capaz de se reinventar, de redesenhar o seu próprio destino. Ela não esqueçe a sua história, leva inspiração dela em todos os lugares. Saint-Étienne é a única cidade francesa a ter sido escolhida uma Cidade UNESCO de Design.

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Estádio : Stade Geoffroy-Guichard (42.000 lugares)

14 de Junho 17h – Portugal vs Islândia – Grupo F
17 de Junho 14h – República Checa vs Croácia – Grupo D
20 de Junho 17h – Eslováquia vs Inglaterra – Grupo B
25 de Junho 11h – Rodada 16 – RA vs RC

Toulouse

Toulouse foi apelidada de “La Ville Rose” (a Cidade Rosa) por conta dos tijolos de terracota usados em muitos dos seus edifícios. Toulouse é a quarta maior cidade da França. Abraçou a era tecnológica nos últimos anos, tornando-se a capital da indústria aeronáutica europeia e ostentando o maior centro espacial do continente, bem como uma renomada universidade. Ao mesmo tempo, continua sendo rica em história. É um dos destinos mais encantadores da França, tendo sido eleita muitas vezes o lugar mais desejável no país para se viver. Não deixe de visitar a antiga cidade medieval, o elegante edifício do Capitólio e do Canal du Midi, que liga o rio Garonne com o Mar Mediterrâneo. O famoso Cassoulet goza de um lugar de destaque entre as especialidades culinárias locais.

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Cidades-sede da Euro 2016 na França

Estádio : Toulouse Stadium (33,000 lugares)

13 de Junho 11h – Espanha vs República Checa – Grupo D
17 de junho 11h – Itália vs Suécia – Grupo E
20 de junho 17h – Rússia vs País de Gales – Grupo B
26 de junho 17h – Rodada 16 – WF vs RE


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório em vários países, como Cuba, Jordânia, e principalmente os países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e que precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

2 Comentários
  1. […] a 10 julho de 2016, a França sedia o 15º Campeonato Europeu de Futebol da UEFA. Serão 51 jogos, disputados em 10 cidades francesas, incluindo 12 jogos em Paris (5 no Parc des Princes e 7 no Stade de […]

  2. […] a 10 julho de 2016, a França sedia o 15º Campeonato Europeu de Futebol da UEFA. Serão 51 jogos, disputados em 10 cidades francesas, incluindo 12 jogos em Paris (5 no Parc des Princes e 7 no Stade de […]

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.