Página Principal Brasil Cidades para conhecer no Brasil em 2021

Cidades para conhecer no Brasil em 2021

por Martinha Andersen

Seguindo a nossa tradição de “eleger” lugares para se conhecer no ano vindouro, começamos 2021 com as nossas recomendações de Cidades para Conhecer no Brasil em 2021. Nós sabemos que viajar está bem complicado nesse momento, mas ao mesmo tempo queremos continuar inspirando e nos inspirando para novas viagens. Não estamos falando para você arrumar as malas e viajar amanhã, mas que vá conhecendo novos destinos. Assim quando o Brasil e o mundo voltarem a abrir as portas, você já terá a viagem dos sonhos pensada.

Pela primeira vez priorizamos apenas destinos nacionais, mas você não irá se arrepender. O Brasil é um país incrível, cheio de destinos que fazem inveja para o resto do mundo. Nós temos um país culturalmente rico, com muitas tradições, tesouros guardados e natureza exuberante. As cidades estão em ordem alfabética até porque ia ser muito difícil para nós decidirmos as preferidas.

Seguro Viagem

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem. Mesmo dentro do Brasil, ele é importante! Por acaso, seu plano cobre acidentes e ocorridos fora do seu Estado ou cidade? Por isto, fique alerta!

Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Cidades para conhecer no Brasil em 2021

Alter do Chão | Pará

Cidades para conhecer no Brasil em 2021 Alter do Chão
Shutterstock | By Ticiana Giehl
Alter do Chão | Pará
Shutterstock | By Exclusive Aerials

Alter do Chão é uma pequena vila localizada dentro de Santarém no Pará, um dos lugares mais bonitos que você pode visitar no Brasil. Suas praias são de águas doces e mornas com uma bela cor turquesa, conferindo à vila o título de Caribe amazônico.

A atração mais famosa da vila é a “Ilha do Amor”, uma praia de areia branca que parece ter saído dos seus sonhos. Se você deseja visitar esta ilha, é aconselhável você visitar a região durante a estação seca, que é entre Agosto e Dezembro.

Para tornar sua aventura na Amazônia ainda mais especial, você pode visitar o Lago Verde, conhecido como Floresta Mágica por suas enormes árvores submersas na água. É um ótimo lugar para passear de barco, nadar com os peixes ou apenas observar os animais.

Se tiver mais tempo, visite também a Ponta do Muretá e a Ponta do Cururu, duas praias calmas acessíveis apenas de barco e perfeitas para assistir ao nascer do sol. Você conhecerá as comunidades de Maguari e Jamaraquá, para uma experiência mais aprofundada da Amazônia.

Melhor época para visitar >> Entre Agosto e Novembro


>> FERIADOS NO BRASIL EM 2021


Arraial do Cabo | Rio de Janeiro

Cidades para conhecer no Brasil em 2021
Arraial do Cabo | Rio de Janeiro
Arraial do Cabo | Rio de Janeiro

Arraial do Cabo está localizado a 164km da capital e é uma das belíssimas cidades para conhecer no Brasil em 2021. Esta bela península possui muitas praias e duas ilhas: Ilha do Porco e Ilha do Farol. As praias mais conhecidas são a Praia Grande e a Praia dos Anjos. Para chegar lá, basta perguntar onde fica o “centrinho”. 

A melhor coisa a fazer em Arraial do Cabo, além de relaxar e curtir as águas cristalinas, é dar um passeio de barco pela península. Eu recomendo que você pegue um barco cedo, pois há um número limitado de visitantes permitidos por dia. No mesmo passeio de barco, você conhecerá a Gruta Azul, uma das atrações mais famosas da região, e descerá nas Prainhas do Pontal do Atalaia e na Praia do Forno.

Arraial do Cabo também é um bom lugar para fazer caminhadas. Para assistir ao belíssimo pôr do sol, vá até o Mirante do Pontal do Atalaia.

Melhor época para visitar >> O tempo está bom durante todo o ano.


>> O QUE FAZER EM PARATY


Bonito | Mato Grosso do Sul

Cidades para conhecer no Brasil em 2021
Bonito | Mato Grosso do Sul
Bonito | Mato Grosso do Sul
Shutterstock | By Gustavo Castellon

Bonito é um ótimo destino para os amantes da natureza. Lá você poderá apreciar uma natureza incrível e animais selvagens, visitar lindas cavernas, fazer caminhadas, nadar em cachoeiras, ou se você estiver se sentindo um pouco mais aventureiro, experimente fazer rapel e tirolesa.

Todas as atividades são orientadas por um profissional e tem muitas agências espalhadas pela cidade. Você precisa agendar suas atividades com antecedência, pois a maioria das atrações tem um número limitado de visitantes por dia. Eles oferecem quase 50 opções diferentes, então você encontrará atividades para todos os gostos, idades e bolsos.

A atração mais famosa de Bonito é a Gruta do Lago Azul, uma linda caverna de águas turquesa que chega a 90 metros de profundidade. Outra atividade muito apreciada é o mergulho livre no Rio da Prata e observar peixes coloridos passando na sua frente.

Melhor época para visitar >> Entre Dezembro e Março


>> DELTA DO PARNAÍBA NO PIAUÍ – O QUE FAZER E ONDE FICAR


Chapada dos Veadeiros | Goiás

Cidades para conhecer no Brasil em 2021
Chapada dos Veadeiros | Goiás
Chapada dos Veadeiros | Goiás
Shutterstock | By vitormarigo

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um destino obrigatório para todos os amantes da natureza. E se você está com o orçamento apertado, ficará feliz em saber que a entrada é totalmente gratuita. Belas cachoeiras, trilhas emocionantes, piscinas naturais e um jardim místico fazem deste paraíso um dos melhores lugares para conhecer no Brasil em 2021.

O parque nacional possui quatro trilhas oficiais: Trilha dos Saltos, Trilha dos Cânions, Trilha das Sete Quedas e Trilha da Siriema. As trilhas têm diferentes níveis de dificuldade, então verifique em qual você se encaixa. Além disso, não há lugar para comprar bebidas e lanches dentro da Chapada, então certifique-se de trazer tudo o que você precisa para passar o dia. A trilha das Sete Quedas é a mais longa e você precisa de 2 dias para fazê-la, acampando dentro do parque. Só não esqueça que há um número limitado de visitantes permitidos a cada dia, então durante o verão ou feriados nacionais é melhor chegar cedo para evitar decepções.

Melhor época para visitar >> Entre Maio e Setembro

Aluguel de Carro

Florianópolis | Santa Catarina

Cidades para conhecer no Brasil em 2021
Florianópolis | Santa Catarina
Florianópolis | Santa Catarina

Ahh a Ilha da Magia e as suas belezas. Quase não ia colocar Florianópolis na lista e ia priorizar outro destino de Santa Catarina, mas não consegui. Florianópolis tem belas cachoeiras, praias incríveis, ótima gastronomia e passeios históricos. É definitivamente uma das melhores cidades para conhecer no Brasil em 2021. Sem nem pestanejar, o melhor a fazer em Floripa é conhecer as incríveis praias espalhadas pelo norte, sul e leste da ilha.

Se quiser visitar mais de uma praia no mesmo dia, é melhor ficar do mesmo lado da ilha para não perder tempo com o trânsito, pois é impossível se movimentar na alta temporada. Se você está a procura de belos momentos de sossego rodeado de natureza, o sul da ilha é especial pra você. Praias intocadas, algumas delas acessíveis apenas por trekking, como a Praia dos Naufragados. 

Se você está pensando em fazer algo diferente e ter uma ótima experiência local, você deve visitar o Projeto Tamar, que protege as tartarugas marinhas da extinção no litoral brasileiro. Depois de alguns dias de praia, dirija-se ao centro histórico da cidade para fazer compras no mercado público, ver algumas obras de arte no Palácio Cruz e Sousa e comprar artesanato no Largo da Alfândega.

Melhor época para visitar >> Ano todo.. mas se você quiser evitar as multidões, evite Florianópolis no início de Dezembro até Fevereiro. 


Leia também:

>> PRAIAS DE SANTA CATARINA | CONHEÇA AS MAIS BONITAS PRAIAS DE SC
>> SERRA CATARINENSE | CIDADES, O QUE VISITAR, ONDE FICAR
>> O QUE FAZER NA SERRA DO RIO DO RASTRO, SANTA CATARINA
>> OS MELHORES HOTÉIS FAZENDA EM SANTA CATARINA PARA SE HOSPEDAR
>> TODOS OS POSTS DE SANTA CATARINA


Fortaleza | Ceará

Fortaleza | Ceará
Fortaleza | Ceará

Fortaleza além de ser imperdível, é uma das maiores cidades do Brasil, com 2,5 milhões de habitantes. Ela é famosa por suas praias urbanas, Praia de Iracema e Praia Meireles, onde você pode nadar ou simplesmente descansar nos bares da orla e observar o movimento. A cidade é ainda conhecida pelo surf e também pelo kite e windsurf. São frequentes as competições de surf, assim como os passeios de escuna para os menos enérgicos.

Também é conhecida como uma das melhores cidades para os amantes de festas e possui um cenário musical movimentado, além de um renomado circuito de comédia. Por ser referência nacional em diversos setores artísticos, faz da capital cearense o destino ideal para muita festa, recheado de história e, sem dúvida, tem muito o que fazer em Fortaleza entre suas paisagens incríveis do famoso litoral nordestino. O encontro do Rio Mundaú com o mar deixa tudo ainda mais lindo, principalmente se for admirado do “mirante das dunas”.

Melhor época para visitar >> Entre Agosto e Dezembro. 


Leia também:

>> BEACH PARK, EM FORTALEZA: UM SUPER PROGRAMA PARA CRIANÇAS E ADULTOS!
>> CANOA QUEBRADA, CEARÁ – DICAS PARA SEU ROTEIRO!
>> FLECHEIRAS, CEARÁ – O QUE FAZER E ONDE FICAR!
>> PRAIA DE ÁGUAS BELAS UM ÓTIMO BATE E VOLTA A PARTIR DE FORTALEZA


Foz do Iguaçu | Paraná

Foz do Iguaçu | Paraná
Foz do Iguaçu | Paraná

Um dos principais destinos turísticos do Brasil, Foz do Iguaçu guarda um dos grades tesouros naturais do país: as Cataratas do Iguaçu, que ficam na divisa com a Argentina e têm quedas d’águas com um volume surpreendente. A cidade também oferece boas oportunidades para compras e tem cada vez mais atrações para pessoas de todas as idades. É um destino inesquecível, que vale a pena visitar ao menos uma vez na vida.

Apesar de janeiro ser um dos meses mais quentes em Foz do Iguaçu, visitar a cidade nessa época do ano tem suas vantagens: as Cataratas (uma das 7 Maravilhas da Natureza) estão com mais vazão, o movimento dos turistas é menor e são maiores as chances de ver a Itaipu abrindo uma de suas comportas. Apesar das fronteiras com Paraguai e Argentina seguirem fechadas, as Cataratas do lado brasileiro estão abertas. Você também pode visitar o Parque das Aves, assim como a Usina de Itaipu.


Leia também:

>> ROTEIRO FOZ DO IGUAÇU – O QUE FAZER EM 4 DIAS
>> MUSEU OSCAR NIEMEYER – MON CURITIBA


Jalapão | Tocantins

Jalapão | Tocantins
Jalapão | Tocantins

Prenda a respiração e faça uma viagem ao coração do Brasil, e conheça a joia mais escondida e um paraíso para os amantes da natureza e da aventura. Jalapão é tudo isso e muito mais. O Jalapão te levará a lugares pouco visitados que oferecem uma vasta área de natureza selvagem, misturando cachoeiras, dunas de areia, nascentes de água doce, montanhas com formações rochosas, terra firme e até capim dourado. 

O Parque Estadual do Jalapão possui 159 mil hectares e é um dos destinos turísticos do Brasil para os amantes de aventura e natureza. O Parque Estadual possui fauna e flora bem ricas. Além disso, ao visitar o Jalapão, você poderá aprender mais sobre a cultura local com as comunidades tradicionais e praticar esportes como sandboard, rafting, trilhas e ciclismo.

O Jalapão ainda não é muito turístico e é uma grande oportunidade de ver o Brasil sob uma nova luz. Embora o Jalapão não seja para os fracos de coração, as pessoas que fazem a viagem vão se lembrar dele para o resto de suas vidas. 

Melhor época para visitar >> O Jalapão pode ser visitado o ano todo. 


>> PIRENÓPOLIS (GO) – UM FINAL DE SEMANA NO CERRADO


Lençóis Maranhenses | Maranhão

Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses
Shutterstock | By Thiago Faquineli

Os Lençóis Maranhenses não é uma cidade, mas tinham que estar aqui na minha listinha. Este parque nacional é um dos cenários mais bonitos que você verá no Brasil. Durante a estação das chuvas, centenas de lagoas azuis de água doce se formam entre as dunas, criando um cenário irreal que você deve ver ao vivo.

Para visitar as lagoas, é necessário agendar um tour em uma das cidades-base: Barreirinhas, Santo Amaro ou Atins. Os passeios são normalmente em grupo, portanto, espere compartilhar a lagoa. Se você está procurando uma experiência mais privada, pode reservar um tour privado e pedir ao seu guia para levá-lo às lagoas menos conhecidas.

As lagoas mais famosas ficam próximas a Barrerinhas e fazem parte dos passeios chamados “Circuito Lagoa Azul” e “Circuito Lagoa Bonita”. Você vai adorar nadar na água doce junto com os peixes e assistir a incríveis pores do sol.

Melhor época para visitar >>  Entre Maio e Agosto (vale a pena conferir com antecedência se choveu o suficiente para encher as lagoas).


>> O QUE FAZER EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO, RIO GRANDE DO NORTE


Ouro Preto | Minas Gerais

Ouro Preto | Minas Gerais
Ouro Preto | Minas Gerais

Ouro Preto é uma das melhores cidades para conhecer no Brasil para quem deseja conhecer a história do país. A cidade era o centro da corrida do ouro na 18 ª século. Hoje em dia, ainda é possível vivenciar o passado da cidade por meio da arquitetura e da arte do incrível escultor brasileiro Aleijadinho. 

Você pode visitar todas as atrações principais a pé. As principais atrações de Ouro Preto são as antigas minas do período colonial, onde é possível fazer um tour para ouvir como toneladas de minérios e pedras preciosas foram extraídas e levadas de volta para a Europa e como o trabalho escravo foi utilizado para isso.

A cidade também tem muitos museus onde você pode começar a entender mais sobre a história do país. No Museu da Inconfidência você pode aprender sobre a independência do Brasil, e se você se interessa pela arte brasileira, dê uma olhada no Museu de Arte Sacra. Um ótimo lugar para ver a obra de Aleijadinho é a igreja de São Francisco de Assis, onde você pode encontrar várias esculturas feitas pelo artista.

Se você estiver visitando na época do Natal, pode participar de uma festa de rua incrível chamada “Congada”, onde os moradores recriam a coroação de Chico Rei, um ex-escravo que trabalhava nas minas de Ouro Preto e comprou a liberdade para si mesmo, seu filho e muitos outros. Ela começa na época do Natal e vai até 06 de janeiro.

Melhor época para visitar >> Como a maioria das cidades brasileiras, a alta temporada vai de Dezembro a Janeiro e Julho. Visite em meses alternativos se quiser evitar as multidões.


>> SERRA DA CANASTRA – O QUE FAZER, ROTEIRO E ONDE FICAR


Serra Gaúcha | Rio Grande do Sul

Serra Gaúcha | Rio Grande do Sul
Serra Gaúcha | Rio Grande do Sul

Aqui também não é uma cidade e sim uma região, já que para mim ia ser impossível escolher apenas alguma cidade da Serra Gaúcha. Eu adoro o Rio Grande do Sul, e especialmente a Serra Gaúcha, e se você ainda não conhece, deveria conhecer. A colonização européia, misturada com os costumes gaúchos fazem toda a diferença.

Gramado é a cidade mais famosa e também a que tem a melhor infraestrutura, cenários encantadores, gastronomia de tirar o chapéu, muitos atrativos e um povo hospitaleiro. No inverno a cidade bomba, já que o clima frio é bem favorável. No fim de ano também, já que Gramado se veste de Natal e faz a alegria das crianças e adultos.

Ali do ladinho tem Canela, uma mini Gramado, que também vale muito a visita. Um pouco mais distante, está Bento Goncalves e seus vinhos e espumantes deliciosos. Emoldurado por colinas e os incríveis parreirais, o Vale dos Vinhedos está imersa na cultura dos imigrantes italianos e concentra grande parte das vinícolas e um espetáculo de cores e aromas.

Melhor época para visitar >> O ano todo. Para ter uma experiência especial, aconselho visitar no inverno.


Leia também:

>> GRAMADO EM UM DIA – DICAS DO QUE FAZER E ONDE FICAR!
>> 4 VINÍCOLAS EM BENTO GONÇALVES QUE VALE VISITAR!
>> COMO VISITAR A CASCATA DO CARACOL EM CANELA
>> OS MELHORES HOTÉIS FAZENDA NO RIO GRANDE DO SUL PARA SE HOSPEDAR
>> TODOS OS POSTS DO RIO GRANDE DO SUL


Ubatuba | São Paulo

Ubatuba | São Paulo
Shutterstock | By AMEFOTOGRAFIA
Ubatuba | São Paulo

Se você quer visitar uma bela praia próxima a São Paulo, você deve ir a Ubatuba, uma dos melhores cidades para conhecer no Brasil em 2021. Chegando em Ubatuba, você pode optar por visitar as praias do sul, que são mais turísticas, ou as praias do norte, pela natureza intocada. São mais de 100 praias, então você terá muitas opções para escolher.

Enquanto estiver lá, não deixe de visitar a bela Cachoeira do Prumirim. Os moradores normalmente vão para lá à tarde, após passar o dia na praia, então se você quiser ter o lugar só para você, tente ir mais cedo.

Muita atenção se você estiver indo de carro. São três horas de carro saindo de São Paulo em um dia normal, mas você corre o risco de ficar preso no trânsito por um tempo se viajar durante os feriados nacionais. 

Melhor época para visitar >>  Entre Dezembro e Março


Leia também:

>> SÃO CARLOS – SP | DICAS DO QUE FAZER, ONDE FICAR E HISTÓRIA
>> RIVIERA DE SÃO LOURENÇO – O QUE FAZER, ONDE FICAR E DICAS!
>> O QUE FAZER EM BRODOWSKI | MUSEU CASA PORTINARI


Qual das cidades para conhecer no Brasil em 2021 é a sua preferida?

Conta pra gente!!

LEIA TAMBÉM:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies