Nem sei por onde começar a descrever essa região da França cheia de lugares encantadores e coloridos. Mas nesse post vou mencionar 6 cidades da Alsácia que PRECISAM entrar no seu roteiro, além de outras dicas que tenho certeza que deixarão sua viagem ainda mais inesquecível.
Meu relacionamento com a Alsácia foi amor a primeira visa. Ela entrou em um roteiro de supetão e agora é minha queridinha! Tanto é que estive lá pela primeira vez em 2018, em 2023 voltei para matar a saudade e não vejo a hora de retornar!
O bom dessas cidades da Alsácia é que elas ficam bem pertinho umas das outras, e a maioria dos vilarejos ficam entre as cidades de Estrasburgo e Colmar.
Na primeira viagem que fizemos pela Alsácia escolhemos Estrasburgo como base (hotel: Cour du Corbeau – MGallery), pois ela é a capital da região e com bastante opção de hospedagem, além, é claro, de ser linda. Contudo, na nossa segunda visita resolvemos escolher o vilarejo de Riquewihr (hotel: BW Hotel & SPA Le Schoenenbourg) para ter uma experiência diferente e ainda mais aconchegante.
Aproveitamos também para conhecer um pouco da Rota dos Vinhos da Alsácia e nos encantamos com a região, uma vila mais linda e colorida que a outra!
E antes de seguir viagem, não esqueça de comprar seguro viagem com desconto e entenda porque é obrigatório seguro viagem na Europa!

Cidades da Alsácia, na França
A Alsácia é uma região no nordeste da França que faz fronteira com a Suíça e a Alemanha. Embora a Alsácia faça parte da França, as suas fronteiras nem sempre foram claras. A região mudou de “dono” várias vezes, hora sob controle francês e ora sob o alemão. Como resultado, a cultura alsaciana é uma mistura dessas influências francesas e alemãs, que na minha opinão é maravilhoso!
As principais cidades da Alsácia, ou vilarejos para ser mais precisa, ficam entre Estrasburgo e Colmar. Se você colocar no Google Map a distância entre elas vai notar que não passa de uma hora pela autopista. Contudo, a estrada não reserva tantas surpresas quanto seguir pela rota dos vinhos da Alsácia, que vai seguindo as estradinhas vicinais. Certamente, esta é a vantagem de estar de carro alugado, afinal a gente tem essa flexibilidade de ir parando onde bem entender.
Se você não estiver de carro e quiser fazer um tour por algumas das cidadezinhas da Alsácia ou um tour de degustação de vinho, recomendo as excursões abaixo que estão com ótimas avaliações:
- A partir de Colmar:
- Excursão pelas 4 Maravilhas da Alsácia (8 horas – em inglês ou francês)
- Alsace Medieval e degustação de vinhos (9h30 – audio em português)
- Tour completo da Alsácia (10h – audio em português, opção pagamento parcelado no cartão em R$)
- A partir de Estrasburgo:
- Excursão: Destaques Históricos da Alsácia (10h30 – audio em português)
- Excursão: Destaques Históricos da Alsácia (10h30 – audio em português, opção pagamento parcelado no cartão em R$)
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de pelo menos 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
Quando visitar a Alsácia
Janeiro a março é a baixa temporada da Alsácia, juntamente com o inverno. É uma boa época para quem planeja esquiar nas Montanhas Vosges e busca por férias de inverno a preço mais acessível que os Alpes, por exemplo.
Já entre abril e junho, a primavera toma conta da Alsácia e é uma das melhores épocas de conhecer a região. Em abril as vinhas ainda estão sem vida, mas depois tudo fica verdinho e lindo. Sem contar que o clima é ameno e uma delícia de passear pelas cidadezinhas.
Julho e agosto entra o verão e a alta temporada turística. Então, tudo fica lotado, preço de hotelaria sobe bastante e costuma fazer bastante calor. Por outro lado, as vinhas estão cheia de uvas e toda a Alsácia está florida.
O outono europeu também é um ótimo período para visitar as Cidades da Alsácia. A época da colheita das uvas acontece geralmente em setembro. E em outubro as folhas mudam de cor, ficando tudo laranja e amarelo, e costuma ser uma época mais chuvosa. A temperatura continua agradável até meados de outubro. Um dica importante é que alguns viticultores ficam indisponíveis devido a vindima, então várias vinícolas estarão fechadas para degustação.
Evite visitar a Alsácia em novembro, pois o clima costuma ser chato, a natureza fica sem graça e muitos comércios estão fechados.
Contudo, com a abertura dos mercados de Natal na França, normalmente no final de novembro, as cidades da Alsácia voltam a ganhar vida, luzes e o espírito natalino aflora, junto com os turistas. A Alsácia é mágica nessa época, mas a maioria dos mercados de Natal fecha no dia de Natal e depois disso, entra a baixa temporada. Não espere grandes celebrações no Reveillon.

Rota do vinho na Alsácia
A Alsácia é uma das regiões vinícolas da França conhecida pelos seus vinhos brancos muito aromáticos, florais e notas de especiaria. Os vinhos brancos representam mais de 90% da produção da região. Inclusive, até o formato canelado das garrafas dos vinhos tem uma forte influência alemã.
As principais variedades de uvas da Alsácia incluem Riesling (meu favorito), Sylvaner, Gewurtztraminer e Pinot Gris. Eu SEMPRE prefiro os vinhos secos e sempre me certifico sobre isso antes de pedir ou comprar uma garrafa na região.
Existem 15.500 hectares de vinhedos AOC e 53 denominações – 51 das quais são designadas grands crus. Veja abaixo o mapa da rotas dos vinhos da Alsácia. Todas as cidades que vou mencionar daqui a pouquinho estão no mapa, incluindo três vilarejos encantadores e quase pouco mencionado em guias da Alsácia para o publico brasileiro.

Além dos vinhos brancos, a região também produz o vinho espumante AOC mais popular consumido na França, o Crémant d’Alsace. Que eu AMO, especialmente os crémants roses. Nesse caso, a usa mais usada é a de Pinot Blanc, mas encontramos também no Pinot Gris, Pinot Noir, Riesling e Chardonnay.

Mais dicas da França e região da Alsácia
- Feriados na França
- As regiões vinícolas mais bonitas da França
- De Colmar: Excursão de 1 Dia pelas 4 Maravilhas da Alsácia
- De Estrasburgo: Excursão de 1 Dia Aldeias Medievais e Degustação de Vinho
6 Cidades da Alsácia (imperdíveis!)
A ordem das cidades não é por preferência, pois nem saberia como fazer isso (risos), mas coloquei a ordem de norte para o sul, seguindo o mapa das rotas dos vinhos que mostrei acima.
Vem comigo!
Estrasburgo
Estrasburgo é a capital da Alsácia e maior cidade da região. Ela é perfeita para ser conhecida a pé e sem pressa, tão especial, que todo seu centro histórico é protegido pela UNESCO e a maioria das ruas são abertas somente para pedestres.
Um dos lugares mais encantadores de passear é pelo bairro La Petite France para ver as casinhas enxaimel. Contudo, não deixe de se encantar pelo centro histórico, a bela catedral com mais de mil anos e sua tumultuada história de troca de poder entre a França e Alemanha.
Confesso que por ser uma cidade maior, ela não ter o charme dos vilarejos, mas a mesmo tempo ela tem mais opções de hospedagem, restaurantes e vida noturna.
Para facilitar sua vida, fiz um post dedicado sobre o que fazer em Estrasburgo com mapa e todas as dicas para sua viagem.
>>> Estrasburgo: City Pass (garanta o seu!)

Ribeauvillé
Uma vila charmosinha localizada entre parreiras e montanhas, que já existia desde a época medieval. Aliás, ela foi batizada como Ribeauvillé devido aos Senhores de Ribeaupierre que dominavam a região.
Os Ribeaupierres construíram 3 fortalezas e suas ruínas dominam majestosamente a cidade até os dias de hoje. Ainda hoje, todas são acessíveis via trilhas e ficam nas colinas da cidade, são eles:
- Château Saint Ulrich (o mais antigo e mais importante)
- Château Girsberg
- Haut-Ribeaupierre (o mais alto deles)
Por falta de tempo eu não visitei essas fortificações, mas caminhar pelas ruas de Ribeauvillé me encheu de alegria.
Por certo, caminhe pela Grand Rue, rua principal da cidade, pois ela domina a cena com suas lojinhas, restaurantes e ruelas paralelas para nos perdemos e nos apaixonarmos. E depois vá fazendo desvios conforme for interessando.
>>> Encontre seu hotel em Ribeauvillé <<<



Riquewihr
Sempre na lista das cidades mais bonitas para se conhecer na França, a cidade medieval de Riquewihr encanta aqueles que adentram sua muralha.
Localizada entre os picos das Montanhas Vosges e bem no coração da região vinícola da Alsácia, ela ainda mantém a fama de produzir um dos melhores vinhos da área. Sem dúvida, um museu a céu aberto, Riquewihr é famosa por suas casas enxaimel datadas dos séculos XV e VXIII e o dolder (Torre de defesa do século XIII).
Durante a primavera e o verão ela fica cheia de flores e no natal, ela ganha as cores e tradições natalinas da Alsácia. Um desbunde! Você pode contratar excursão a pé guiada privada em Riquewihr e descobrir ainda mais belezas!
>>> Encontre hotel em Riquewihr <<<

9 cidades coloridas na Europa para visitar
Os Mercados de Natal mais lindos da Europa
Kaysersberg
Das três cidadezinhas citadas nesse post, Kaysersberg é a menos impactante, na minha opinião, mas por outro lado, por ser um pouquinho menos turísticas que as outras três, ela nos deixa percorrer mais calmamente por suas ruelas.
A rua principal é recheada de casinhas coloridas estilo enxaimel e quando se atinge a altura do rio que corta a cidade, não há quem resista a tirar inúmeras fotos.
O mercado de natal de Kaysersberg é um dos mais populares da região, então fica aí uma razão para conhecer essas cidadezinhas fofas entre Strasbourg e Colmar durante várias estações do ano!
PS: para os fãs do Anthony Bourdain, ela estava hospedado em Kaysersberg quando se despediu da gente cedo demais.
>>> Encontre seu hotel em Kaysersberg <<<

Colmar
Situada entre vinhedos, casinhas tradicionais, canais e com um encanto sem igual, Colmar parece que saiu de um conto de fadas e se instalou na belíssima região francesa da Alsácia, ali do ladinho da Alemanha e Suíça. Acima disso, são mais de 1.000 anos de história para contar e muita arquitetura linda para fotografar.
Não há dúvida que o centrinho histórico de Colmar talvez senha a mais bonitas dessas cidades da Alsácia que destaco nesse post do Viajoteca, por outro lado ela também é a mais lotada de turista.
Então, para ter um passeio mais tranquilo tente incluir no seu roteiro horários alternativos, fugindo da muvuca dos ônibus de excursão que ficam em Colmar geralmente entre 10h e 15h.
E para facilitar sua vida, elaborei um roteiro com mapa e dicas sobre o que fazer em Colmar em um dia.

Eguisheim
E por fim, outra cidade fofa e colorida na Rota dos Vinhos da Alsácia é Eguisheim, bem no estilo de Colmar, mas bem menor e do ladinho. Certamente dá para conhecer as duas no mesmo dia.
Para quem gosta de vinho, já várias adegas e bares de vinho em, que têm atraído os apaixonados por vinho, o outro destaque de Eguisheim é a decoração. Então, fique atento aos detalhes encantadores que estão por todos os lados.
Também temos um post exclusivo com dicas sobre Eguisheim na França.

Conclusão do nosso passeio entre Estrasburgo e Colmar
Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que eu AMEI a região da Alsácia e minha única frustração foi não ter tido mais tempo para conhecer tudo com muita calma. Mas uma coisa é certa, um dia em volto para Alsácia! Ah, se volto.
E você? Já foi pra lá? Quer conhecer? Então, fala comigo nos comentários, logo no final dessa página.
Assim como, se puder, faça suas reservas com os links que distribui ao longo desse post. Pois a gente recebe uma pequena comissão a cada reserva completada e você não paga a mais por isso! Inclusive, isso nos ajuda a manter o blog e a gente garante dicas atuais e bem legais para você!
Mais dicas da França:
NÃO SUBA NA TORRE EIFFEL – SAIBA ONDE SUBIR PARA VER A TORRE EIFFEL
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DE HOSPEDAGEM EM PARIS
MONT SAINT MICHEL – A JOIA ARQUITETÔNICA DA FRANÇA

12 comentários
Você lembrou do Seguro Viagem?
Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
Continue planejando sua viagem:
> Reserve seu hotel
> Seguro Viagem com desconto
> Ingressos e Passeios
> Aluguel de veículos
> Tours Exclusivos Viajoteca
> Chip de celular
Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!
Uma outra forma de visitar essas cidades é de bike, fiz agora em Agosto (2023) e foi incrível. A cidade favorita foi Eguisheim. Ja Obernai tem um hotel com SPA que vale demais conhecer. Principalmente se tiver pedalado 85km rsrs.
Adorei ler sobre a sua viagem.
OI Fernanda,
Nossa… imagino que sua viagem deve ter sido incrível.
Eu gostei tanto dessa região que estou voltando esse ano e vou conhecer outras cidadezinhas da Alsácia.
Pra mim um dos lugares mais encantadores da França!
bjks
Olá!
Como foi a experiência de dirigir entre Estrasburgo e Colmar? Boas estradas? Consegue estacionar com facilidade nas duas cidades? Pegou/devolveu carro onde?
Oi Jane,
Tudo bem?
Não tivemos problema algum em fazer essa viagem de carro, as estradas são boas e conseguimos estacionar. Mas pesquisamos essa parte de estacionamento antes para saber onde parar ante de chegar. Coloca o endereço no google maps e beleza.
Esse carro peguei e devolvi em Frankfurt, pois fez parte de outra viagem.
Olá Mirela, adorei as sua postagem e dicas sobre as aldeias da Alsácia. Vou fazer uma viagem de carro, saindo de Frankfurt pela Alsácia e rota romântica em maio. Gostaria de indicação de passeio pelas aldeias com guia em português e/ou espanhol, pois nas relações de passeios só tem em inglês, francês ou alemão.
Também gostaria de indicações de hotéis em Estrasburgo, Colmar, Genebra, fossem, Munique e Rotenburg on der Tauber (Central, bom, confortável e com bom preço 😃). Também vou adorar as suas dicas sobre as cidades mais legais para visitar na rota romântica e do que visitar em Estrasburgo, Genebra e Munique. Obrigada pela Atenção.
Abraços
Elen
Oi Elen, Tudo bem?
Infelizmente não conhecemos nenhum guia que fale português nessas regiões, então essa parte vamos ficar te devendo.
Nos links abaixo, tem dicas de cada cidade e também de hotel em cada lugar que irá visitar, espero que ajude:
Estrasburgo: https://www.viajoteca.com/um-dia-em-estrasburgo/
Munique: https://www.viajoteca.com/dicas-de-hoteis-para-se-hospedar-em-munique-alemanha/
Rothenburg: https://www.viajoteca.com/rothenburg-ob-der-tauber/
Roteiro Rota Romântica: https://www.viajoteca.com/rota-romantica-na-alemanha/
Fussen: https://www.viajoteca.com/castelo-neuschwanstein/
Espero que ajude, tem bastante coisa aqui no Viajoteca sobre esses lugares, com exceção de Genebra.
Boa viagem!
Boa tarde!
Quanto tempo seria o ideal para conhecer a regiao? A melhor cidade pra servir como base seria Strasbourg? Nesses vilarejos voces visitaram vinícolas tbm?
Obrigado!
Oi CArlos,
Tudo bem?
Nós ficamos apenas 2 dias inteiros (3 noites) e foi super corrido, eu acho que precisa de pelo menos 3 dias para ver as coisas com mais calma. A região é lindíssima, e as cidadezinhas um encanto.
A base vai depender do estilo de vocês, nós escolhemos Strasbourg, mas Colmar também poderia se uma boa e se preferir algo menos, uma dessas três que falei no post também encaixaria.
Não visitamos vinícolas nessa viagem como te disse, foi muito rápido. Mas tomamos vinho da região em todos os jantares… 🙂
Espero ter ajudado.
A origem da minha família é da cidade Guebwiller, na Alsácia… então está viagem está nos meus planos já há algum tempo…
Oi Elza,
Você vai amar, a região é linda, muito especial…
Já fiz esse passeio da rota do vinho com meu marido. Foi inesquecível. Muito lindo. Conhecemos também o Museu do Automóvel em Mullhouse. Foi incrível!!!!
Oi Jacqueline,
Obrigada pela visita e pela dica do Museu do Automóvel, eu não visitei, mas deve ser legal, especialmente para quem gosta do tema.
Eu também fiquei encantada com a região da Alsácia… sonhando em um dia voltar com mais calma para conhecer mais e mais cidadezinhas.
Beijos