Casco Antigo, Panamá City

Cidade do Panamá – O que fazer e sugestão de roteiro

Muitos viajantes a caminho do Caribe ou da América do Norte vão se deparar com o Panamá como uma boa opção de conexão aérea ou mesmo como uma parada de cruzeiros. Inclusive, eu mesma aproveitei uma boa promoção da Copa Airlines, empresa aérea panamenha, e aproveitei para conhecer a cidade. Que por sinal me surpreendeu e por isso vim aqui compartilhar algumas dicas sobre o que fazer na Cidade do Panamá!

De repente, para quem está com o orçamento apertado, essa paradinha na conexão na Cidade do Panamá acaba não valendo a pena financeiramente, pois gastos com hotel, alimentação e passeios talvez sai mais caro que o desconto da passagem aérea. Mas quem puder, eu indico bastante.

O skyline moderno da cidade, se mistura de maneira bem bacana as ruínas do Panama Viejo e do charmoso bairro Casco Antiguo, que está cada dia mais boêmio e delicioso de se passear de dia e/ou de noite. Sem contar, é claro, a oportunidade de ver o icônico Canal do Panamá de pertinho.

Skyline da Cidade do Panamá
Skyline da Cidade do Panamá

O que fazer na Cidade do Panamá

Confesso que eu estava com a expectativa bem baixa sobre as coisas para fazer na Cidade do Panamá. Talvez, eu tinha uma falsa impressão de que ela fosse ser como algumas capitais da América Central. Ou seja, que fosse ser mal cuidada, violenta e sem infraestrutura. Porém, me passaram a perna (risos)! Pois a cidade se parece com uma mini-Miami, mas com um toque latino (de verdade) e com mais história para contar.

A Cidade do Panamá é bem conhecida pelo Canal do Panamá, a eclusa gigante que liga os Oceanos Pacífico e Atlântico. E uma visita para lá deve ser obrigatória, pois é realmente muito interessante.

A localização estratégica do país já era conhecida bem antes do canal ser inaugurado. Inclusive, Simon Bolivar, disse o seguinte já em 1824:

“… se o mundo tivesse que eleger uma cidade para sua capital, o istmo do Panamá seria nomeado para esse augusto destino, colocado como está no centro do globo, olhando de um lado a Ásia e do outro a África e a Europa.”

Passeios pela cidade e canal:

Canal do Panamá
Famoso canal do panamá

Chip de celular!

Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica! (O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).

Chip de celular - cupom de desconto 15%

Brasileiros não precisam de visto para o Panamá

Uma dica importante é que brasileiros não precisam de visto para visitar o Panamá e podem ficar até 3 meses como turistas no país, escrevo esse post no dia 15/Abril/2024.

Mas brasileiros precisam preciso observar alguns requisito:

  • Passaporte válido, com pelo menos seis meses de vigência, para ficar no país por até 90 dias.
  • Passagem de retorno ou para o próximo destino.
  • Apresentar a quantia de pelo menos USD 500 (dólares americanos).
  • Endereço do local de hospedagem e motivo da viagem.
  • Vacina para febre amarela com Certificado Internacional de Vacinação emitido pela Anvisa com pelo menos 10 dias antes da chegada. Salvo algumas exceções:
    • Crianças com menos de 1 ano e adultos com mais de 60 anos.
    • Viajantes em trânsito que não tenham saído da área de trânsito.
    • Pessoas que possuem um atestado médico indicando que não podem receber a vacina

Fonte: Turismo do Panamá

Onde ficar na Cidade do Panamá

Para facilitar a identificação dos melhores bairros para ficar na Cidade do Panamá, fiz o mapinha abaixo que acho que vai ajudar a visualização:

Melhores lugares para ficar no Panamá
Melhores lugares para ficar no Panamá

Na minha opinião Casco Viejo é o bairro mais charmoso e histórico da Cidade do Panamá, ou seja ideal para quem está indo pela primeira vez. Por ali você encontrará hotéis boutiques, vida boêmia, restaurantes e bairro histórico. Em 2003, ele foi designado patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO.

A arquitetura da região reflete um pouco da diversidade cultural do Panamá. Bem como, ao caminhar pelas ruas, parece que você voltou no tempo. Sabe aquela sensação de Ouro Preto e Paraty? Pois é, o lugar é uma graça e está passando por restaurações em todos os aspectos: ruas, casarões e afins. A dica é ficar na parte reformada e policiada, pois os arredores ainda não é seguro.

Na minha próxima visita ao Panamá vou tentar ficar no Las Clementinas ou no La Concordia, dois hotéis boutique no Casco Viejo, mas há várias opções de apartamentos, hotéis e pousadas. [Clique aqui para encontrar seu hotel]

Depois de muito pesquisar, escolhi ficar na região de São Francisco, mais especificamente em Punta Pacifica, no JW Panama. São Francisco é uma área nobre da cidade, dentro de um bairro residencial super bacana e seguro, além de ter vários restaurantes bacanas para experimentar. Assim, você pode esperar encontrar prédios enormes e modernos, logo ao ladinho do shopping Multiplaza, o mais bonito da cidade.

As outras três regiões que vale a pena pesquisar é Marbella para boa localização e também acomodações luxo, e os bairros El Cangrejo e Obarrio para opções mais acessíveis e uma vibe mais autêntica para quem gosta de experiências mais “local”.

Casco Viejo

Encontre sua hospedagem na Cidade do Panamá:

Booking.com

6 Lugares imperdíveis na Cidade do Panamá

Antes de mandar meu roteiro de 2 dias pela Cidade do Panama, mando abaixo algumas atrações que você deveria considerar ao visitar a cidade. Claro que conseguirá ver mais ou menos coisas, dependendo da quantidade de dias disponíveis.

Então vamos lá… 

1- Casco Antigo

O Casco Viejo é uma das coisas mais legais e populares para se fazer na Cidade do Panamá, também conhecido como Casco Antiguo ou San Felipe. Este é o bairro histórico e atualmente listado como Patrimônio Mundial da UNESCO. 

O bairro mistura arquitetura colonial espanhola antiga e neoclássica. Aos poucos, Casco Antigo foi se reinventando e hoje, ao passear por suas ruas você se deparar com prédios totalmente restaurados e belíssimos, enquanto outros estão em ruínas e ainda com um aspecto de cortiço, já que essa região há algumas décadas estava em completa degradação. É aqui que você encontrará restaurantes e bares de moda, hotéis boutique, lojas artísticas e cafés modernos.

Casco Viejo é uma parte relativamente segura da Cidade do Panamá, então a gente pode caminhar sem medo, mas claro que estar atento é fundamental para evitar batedores de carteira ou encontros indesejáveis.

Principais atrações:

  • Panama Metropolitan Cathedral
  • Paseo Las Bovedas Shopping
  • Plaza de la Independencia
  • Central Hotel Panama
  • Plaza de Francia
  • Ruas com vista bonitas (Paseo Esteban Huertas
  • Bares com rooftop (Exemplo: Tantalo e o Lazotea)

2- Canal do Panamá – Miraflores

Como falar da Cidade do Panamá e não mencionar uma visita ao famoso Canal do Panamá, não é mesmo? Para tanto, fiz até um post aqui no Viajoteca contando todos os detalhes da visita e como organizar seu roteiro.

CURIOSIDADE: O Canal do Panamá possui 3 eclusas e todas são abertas para visitação: Miraflores, Pedro Miguel (do lado do Oceano Pacífico), e Gatún (lado do Oceano Atlântico). Aliás, a mais visitada é a eclusa Miraflores, já a menor é a Pedro Miguel e a que você consegue chegar mais perto dos navios é a Gatun, no centro de visitação chamado Águas Claras.

Eu só visitei a Miraflores, pois é a mais perto da Cidade do Panamá e foi uma experiência muito interessante recomendo.

Canal do Panamá

3- Calçada de Amador

Amador Causeway é uma “estrada” de 6km que liga as ilhas de Naos, Perico e Flamenco. Hoje, esse espaço atrai turistas e visitantes que vão lá observar os enormes navios que saem do Canal do Panamá, assim como curtir as inúmeras atrações desse lugar. 

A principal atração do Amador Causeway é o Biomuseo, um museu focado na história natural do Panamá e com uma arquitetura bem colorida e iluminada, não tem como não encontrá-lo.  

Além disso, um passeio legal é alugar bicicleta para percorrer o calçadão. Inclusive, na Calçada de Amador, tem uma placa imensa escrita Panamá, aproveite para fazer sua selfie. 

Outras atrações da Amador Causeway incluem o Punta Culebra Nature Center, o bar da piscina La Playita no The Beach House, o Mausoléu de Omar Torrijos Herrera, o Museo de la Libertad e a Marina Flamenco.

Os restaurantes populares do Amador Causeway são Mi Ranchito, Beirut Calzada de Amador, Hapai Tiki Bar e/ou Restaurante Bucaneros.

Calçada de Armador

4- Panamá Viejo

Para quem gosta de sítios arqueológicos, certamente vai se interessar pelas ruínas históricas de Panama Viejo, hoje, Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO.

O assentamento remonta a 1519, quando Pedro Arias Dávila criou o primeiro assentamento europeu permanente no Oceano Pacífico. Então, a dica é percorrer as ruínas e subir na Torre do Sino. 

Como curiosidade, em 1671, a cidade foi destruída pelo famoso pirata, Capitão Henry Morgan, que a saqueou e só deixou as ruínas para contar história. 

Esse é um passeio relativamente rápido para se fazer. Panama Viejo fica cerca a 8k de carro do centro e a maneira mais fácil de chegar é de Uber ou Taxi.

Abre de terça a domingo e custa US$15 para turistas adultos e US$5 para crianças. Eu acho o preço um pouco puxado, mas eu achei interessante.

Ruínas do Panama Viejo
Eu e o Kiko nas ruínas do Panama Viejo. Viajar é bom demais, né? 🙂

5- Cinta Costera

Como o nome diz, a Conta Costeira é uma via pública de 7km beirando a baía do Panamá que liga os bairros de Paitilla e Casco Viejo. Um lugar com jardins, ciclovias, parques, restaurantes/quiosques, enfim, uma área de lazer onde locais e turistas se encontram.

Eu particularmente acho um espaço perfeito para turistas que buscam um espaço para correr ou se exercitar ao ar livre!!! 

E uma das principais atrações da Cinta Costera é o mirante Mirador del Pacífico que fica no quilômetro 2,6.

Ilha Taboga

Confesso que não cheguei a visitar a Ilha Taboga por falta de tempo, mas quem tiver um dia extra e quiser fazer um bate e volta para praia, eu consideraria a Ilha Taboga, ou Ilha das Flores.

A Ilha Toboga fica a apenas 20km da Cidade do Panamá e você chega lá de balsa (ferry) em 30 minutos. A maioria das balsas partem da Calçada de Amador. 

Apesar de ser uma ilha vulcânica, pelas fotos, logo se vê que tem praias bonitas e de areia fina. 

Depois que se chega na ilha, dá para fazer tudo caminhando. O departamento de turismo do Panamá recomenda “uma caminhada até um dos pontos mais altos da Ilha Taboga: o Cerro Vigia ou o Cerro de la Cruz. Em seguida, explore a colorida e histórica cidade fundada pelos espanhóis, que também abriga a segunda igreja mais antiga do hemisfério ocidental.”

Roteiro de 2 dias na Cidade do Panamá

Abaixo deixo o roteiro rapidinho que fizemos na Cidade do Panamá:

Dia 1:

  • Chegada e translado para o hotel JW Panama (luxo).
  • Passeio rápido pela cidade com motorista, passamos pelo: Panamá Viejo, Cerro Áncon, Calz de Amador e Casco Antigo.
  • A noite jantamos no Casco Antigo e contratamos um táxi diretamente no hotel.

Dia 2:

  • Alugamos um carro e fomos conhecer o Canal do Panamá.
  • Voltamos ao Casco Antigo para curtir o final de tarde.
  • Jantar no restaurante do hotel com vista para o mar.

Caso você prefira conhecer o Canal do Panamá de excursão, que também é uma ótima opção, veja abaixo os tours mais recomendados:

Dia 3:

  • Curtimos a piscina do hotel.
  • Fomos conhecer rapidinho o Multiplaza Pacific Mall.
  • Devolvemos o carro e pegamos táxi para o aeroporto.

Sobre nosso Roteiro na Cidade do Panamá

  • Fizemos tudo com muita calma e voltamos a lugares que gostamos.
  • Alugar o carro foi ótimo, mas nos perdemos mesmo com GPS.
  • Sim, o trânsito está cada dia mais infernal e tem obras por toda a cidade.
  • Tem gente que faz quase tudo isso que fizemos em apenas 8 horas na cidade (com tempo de conexão grande, é possível, mas vá com o Riolando ou com algum outro motorista para não perder tempo).
  • Não nos interessamos em ir aos shoppings da cidade e fazer compras. Mas quem quiser, recomendo visitar o Multiplaza para ver um shopping bonito, já o Albrook Mall para melhores barganhas (mas fica distante da zona hoteleira e aeroporto) e ainda o Metromall, para quem procura algo perto do aeroporto e com shuttle gratuito.
Desconto Seguro Viagem

Mais dicas do Panamá

História do Panamá

Panamá foi fundada em 1519 e renasceu para o mundo há pouco mais de 20 anos. Devido a sua localização estratégica, Panamá sempre viveu momentos conturbados. Desde sua fundação, em 1519, já sofreu muitos ataques piratas. Incluindo aí a legendária tomada da Cidade do Panamá pelo grupo de Henry Morgan, patrocinado pelo coroa britânica. Até chegar ao seu real renascimento, em 31 de dezembro de 1999, o dia que o Canal do Panamá foi devolvido aos panamenhos.

Desde que o canal foi inaugurado, o Panamá viveu 100 anos sem sua principal fonte econômica. Imagina viver marginalizado as margens de uma eclusa que jorrava dinheiro para os cofres de outro país! Eu sei, essa visão é um pouco socialista e revolucionaria da minha parte, mas foi isso que senti olhando tudo aquilo ao meu redor. Agora você me pergunta, mas estavam errados os Estados Unidos em ficar com todo lucro? Claro que não, eles construíram o canal, deixando para trás os franceses que tentaram e se deram mal. Então, por que deixariam tudo aquilo de graça para o Panamá, certo?

Na minha opinião, os governantes panamenhos que fizeram as negociações é que deveriam ter feito um contrato melhor. Bem como deveriam ter ficado com pelo menos uma porcentagem do lucro… Mas, infelizmente, o povo paga por isso, e no final, depois de 100 anos penando, tudo está voltando a floresecer. Só espero que eles aproveitem essa oportunidade para desenhar, moldar e construir um país de excelência. Dessa forma, ainda evitando corrupções tão inerentes aos povo

Vista do Casco Antigo

A Cidade do Panamá é segura?

Apesar de ser tranquilo e de certa forma seguro viajar para o Panamá, a Cidade do Panamá não é uma mar de rosas. Inclusive, os turistas devem estar atentos para não serem roubados. Naturalmente, está longe de ser aquela loucura que se transformou as principais capitais brasileiras. Minha dica é estar sempre com o sentido de aranha ligado! Pois não faz mal a ninguém ser cuidadoso, em qualquer lugar do mundo!

Cortiço Cidade do Panamá
Claro que nem todos estão contentes com a restauração do Casco Antiguo, pois muitos estão sendo desalojados, assim como os antigos cortiços estão dando espaço aos hotéis boutiques, restaurantes sensacionais, lojas, cafés, etc.

Conclusão sobre a Cidade do Panamá

Deu para perceber que eu adorei essa viagem, não é mesmo? Quero tentar voltar para o Panamá para conhecer um pouco mais do país, incluindo as praias e rever o bairro Casco Viejo. Aproveite e veja as dicas para visitar o Canal do Panamá, a principal atração turística do país.

E você se animou? Ou já esteve por lá? Se sim, deixe suas impressões para gente ali nos comentários. Vamos adorar saber o que você achou!

Mais dicas da América Central e Caribe:

Leia neste Artigo:

Tours Viajoteca

Conheça nossos tours e passeios exclusivos e privados, com guias e motoristas que falam português!
OFICIAL

8 respostas

  1. Olá, recomendo fazer um tour pela Cidade do Panamá que é linda, se ficar mais que 5hs em conexão já vale a pena.
    Deixo o contato do excelente guia Fernando Cortez, celular: 507-6948-3890. É panamenho porém fala perfeitamente português e é muito atencioso.
    Não esqueça de tomar a vacina da febre amarela, senão não deixam entrar no país.

  2. Mirella, tdo bem? Te pediram certificado internacional de vacina no Panamá? Provavelmente compre uma passagem que tenha este país como conexão. Outra pergunta: Meu destino é o Canadá, ficarei um tempo por lá. Não sei se é melhor tentar ainda o visto americano de turista daqui do Brasil (há vòos bem mais em conta com escala nos usa) ou se posso desde o Canadá solicitá-lo (pq estando em Toronto gostaria de dar umas escapulidas de vez em quando a terra do TIo Sam. O que me recomenda?

    1. Oi MArcia,
      Pra ser bem sincera, não me lembro se me pediram o certificado internacional de vacina quando cheguei no Panamá, mas como sempre viajo com as minhas em dia, creio que isso não seria problema…
      Sobre o visto americano, é bem mais fácil pedir o visto desde o Brasil, então, se eu fosse você, pediria daí mesmo 🙂
      Ajudei?
      Abs

  3. Cidade acolhedora. Shoppings bem localizados, preços convidativos, fácil locomoção pelos pontos turísticos. Comida bem temperada e saborosa. A atenção do Maurício da Conexão Panamá, que fez o transfer aeroporto/hotel/aeroporto e Citytour pela cidade (RECOMENDO). Segurança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.