Logo

Cenários do Lord of the Rings num safari cinematográfico na Nova Zelândia

by / 20 Comentarios / 5 de novembro de 2015

Cinéfilos de plantão: Que tal explorar algumas das mais famosas locações cinematográficas das trilogias do Senhor dos Anéis e do o Hobbit num safari cinematográfico à bordo de um 4×4 na Nova Zelândia?

Paisagem do Senhor dos Anéis em Queenstown na Nova Zelândia

Bem, não é mistério para ninguém que a região de Queenstown abriga algumas das mais belas e impressionantes paisagens alpinas da Nova Zelândia. Apesar de relativamente acessíveis. Muitas dessas paisagens exigem do visitante certo conhecimento da geografia da região e principalmente veículos adequados (off-road) para que você possa conhecê-las.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris

Em nossas inúmeras incursões pela região de Southern Lakes, visitamos por conta própria uma porção destas incríveis paisagens “off road”. Porém, apesar de termos explorado bastante coisa por nossa conta e risco com nosso próprio carro ou carro alugado, em diversas circunstâncias fomos impedidos de seguir adiante com o passeio sem um veículo 4×4 adequado.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 14

Antes de sair se aventurando por estradas secundárias na Nova Zelândia confira seu contrato de locação. Algumas estradas são “off-limits” para veículos locados. Em Queenstown um exemplo clássico é a Skyppers Canyon Road.

Aproveitando uma de nossas escapadas de fim de semana para Queenstown, aproveitamos para fazer um programa que desde nossa primeira visita à capital neozelandesa dos esportes radicais ficamos com vontade de fazer. Um safari 4×4 por algumas das paisagens utilizadas como cenário na trilogia do Senhor dos Anéis e do Hobbit pelo diretor Peter Jackson nos arredores de Queenstown.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 59

Com a “febre” causada pelas trilogias inspiradas na obra de J.R.R Tolkien, hoje na Nova Zelândia existem destinos e atrações como Hobbiton na ilha norte que se tornaram algumas das atrações turísticas mais badaladas do país dos Hobbits, quero dizer dos Kiwis.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 79

Paisagens do Lord of The Rings na Nova Zelândia

Tanto que existe pelo menos uma dezena de empresas que oferecem este tipo de tour cinematográfico focado nos cenários do Hobbit e Senhor dos Anéis na Nova Zelândia. E como Queenstown é a cidade turística mais visitada do país, você é bombardeado a todo momento com folhetos de tours e passeios deste tipo.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 80

Depois de certa pesquisa, acabamos escolhendo a Nomad Safaris, uma empresa que opera na região do Southern Lakes à cerca de 25 anos e que conta com a maior frota comercial de Defenders da Land Rover da Nova Zelândia.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 16

Fundada em 1988 por um neozelandês que por durante 10 anos guiou safaris na África e Oriente Médio. A Nomad Safaris além de referência em passeios dessa natureza na região de Queenstown, conta hoje com uma frota de 18 veículos capazes de encarar qualquer tipo de terreno.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 44

Dentre as diferentes opções de tours oferecidos por eles, optamos pelo Tour B do Safari of the Scenes. Um passeio de aproximadamente 4 horas de duração que sai de Queenstown e segue em direção à Glenorchy explorando alguns dos incríveis cenários de Lord of the Rings para os lados do Mount Aspriring National Park.

Paisagem do Senhor dos Anéis em Queenstown na Nova Zelândia

Como no dia do nosso passeio, nosso vôo de volta para Auckland foi antecipado, acabamos tomando café da manhã no hotel mesmo, deixamos nossos pertences no carro e fizemos no check-out do hotel e pontualmente as 08:15 da manhã o nosso Jipe (Balin) passava para nos apanhar no hotel para o passeio.

Paisagem do Senhor dos Anéis em Queenstown na Nova Zelândia

Sim, placa de cada um dos veículos da Nomad Safaris tem um nome de personagem dos livros de J.R.R Tolkien.

Capa Nomad Safaris

Quando saímos do hotel em Queenstown, o dia estava mesmo começando a amanhecer e alguns quilômetros depois já na estrada entre Queenstown e Glenorchy, fizemos nossa primeira parada do dia. Apesar de o dia estar parcialmente encoberto, observar / fotografar o nascer do sol atrás das montanhas foi bacana.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 2

Pelos quase 50 km que separam Queenstown de Glenorchy ainda fizemos outra parada num dos inúmeros mirantes existentes ao longo dessa belíssima estrada que vai margeando o Lake Wakatipu. Até chegar em Glenorchy a estrada é completamente asfaltada e de fácil acesso para veículos particulares e alugados. Por sinal um excelente bate e volta à partir de Queentown.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 64

Apenas quando chegamos em Glenorchy é que a aventura digamos começa para valer. Seguindo pelo Vale do Dart River, e indo em direção a estrada de acesso ao início da Routeburn Track, chegamos a locação cinematográfica utilizada para criar Isengard. O local é nada mais que uma grande planície cercada por montanhas em que se destaca o Mt. Earnslaw e muitas ovelhas.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 27

Obviamente que para a maioria das pessoas que fazem este passeio, já faz um tempinho que assistiram aos filmes da trilogia. Para facilitar a nossa vida e dos demais participantes do passeio, o nosso motorista/guia tinha uma pastinha com imagens das cenas dos filmes que iam sendo mostradas à medida que visitávamos os locais utilizados na captura de imagens para os filmes do Sir Peter Jackson.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 4

Depois de conhecermos a “Isengard” na vida real, seguimos em direção à localidade de Paradise. Bem o nome sugestivo, não é mera coincidência não. O visual de Paradise é certamente algo que qualquer um definiria como paraíso na terra.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 47

Diz a lenda que o explorador escocês que descobriu e batizou o local de Paradise, mudou-se para ali e nunca mais foi embora.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 41

Quase adentrando os limites do Mt. Aspiring National Park, chegamos a uma exuberante floresta de (Nothofaghus sp.) que segundo nosso guia foi utilizada por Peter Jackson para recriar o que seria a floresta sagrada de Lothlorien segundo a trilogia de J.R.R Tolkien.




Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 30

E ao longo do caminho fizemos também algumas outras paradas para fotos e seguimos adiante até quase no final desta estrada, cujos km finais são apenas transitáveis em veículos com tração 4×4.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 31

Por volta das 10:30 da manhã chegamos a metade de nosso passeio. Por alí fizemos um rápido piquenique com bolachas, bolo, chá, café e chocolate quente oferecidos como parte da experiência.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 35

Depois de mais uma sessão de fotos, iniciamos nosso caminho de volta para Queenstown. Infelizmente como o nível dos rios da região estavam altos por conta das chuvas / nevascas dos dias anteriores, a experiência off road ficou basicamente limitada a estrada e algumas passagens molhadas, mesmo assim valeu a experiência. Embora sinceramente falando esperava algo um pouco mais radical como o tour que fizemos com eles para os lados de Arrowtown quando entramos com o Land Rover no Rio.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 21

Antes de chegarmos em Glenorchy, passamos ainda por outros locais utilizados para gravação de outros Blockbusters de Hollywood. Além do Senhor dos Anéis e do Hobbit, cenas de outros filmes como X-Men Origins: Wolverine e Crônicas de Nárnia: Prince Caspian foram gravados por alí nos lados de Paradise.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 28

Outro filme inteiramente gravado em Queenstown e que só fui descobrir que foi filmado na Nova Zelândia nesse passeio, foi o K2. No qual utilizou-se basicamente cenas tomadas no the imponente Remarkables Range.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 81

Uma das cenas mais notáveis do X-Men Origins filmadas em Queenstown/Glenorchy é aquela onde rancho onde o casal de velhinhos que acolhe o Wolverine como seu filho e logo depois são executados. Bem o rancho e os restos do helicóptero abatido pelo Wolverine (foram criado em computador) obviamente não existem.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 23

Porém observando o contorno das montanhas e da floresta nas cenas do filme é fácil observar que o local é absolutamente idêntico. Provando que as imagens foram de fato, gravadas alí e editadas posteriormente usando recursos de computação gráfica.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 42

Como o nosso guia falou, O enredo da história “teoricamente” se passa nas montanhas rochosas canadenses, mas de fato as cenas são todas feitas na Nova Zelândia. Vai dizer que não tem como amar esse país?!

Jet Boat Dart River no Mt. Aspiring National Park (25)

Seguindo adiante, passamos ainda por um local que apareceu no segundo filme da trilogia do The Hobbit. Local que inclusive quando filme estava sendo produzido era vigiado por segurança 24 horas. Como contou nosso guia, alguém conseguiu driblar a segurança do local e tirou fotos do set de filmagem e no dia seguinte a foto estava na Internet e no jornal de Queenstown. Resultado, a empresa que fazia segurança do lugar foi substituída imediatamente por outra. Já as fotos que circularam pela internet criaram ainda mais expectativa em relação ao filme.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 24

Nossa última parada do safari pelas cenas do Lord of the Rings com a Nomad Safaris foi locação cinematográfica foi utilizada como cenário do acampamento de Ithilien, naquela cena com os mamutes gigantes.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 75

O que mais me chamou atenção nesta parada na verdade não foi necessariamente o visual da cena do filme, mas sim as trutas nadando contra a correnteza do riacho (12 Mile Creek) que segue alí em direção ao lago de Queenstown.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 72

Pelo caminho de volta para Queenstown aproveitei para tirar várias fotos além daquelas feitas durante as paradas. O tempo estava bem melhor, comparado ao início do tour. E com a neve fresca caída durante a noite, algumas fotos ficaram espetaculares. Embora fotografar com o carro em movimento não ser uma das tarefas mais fáceis, o resultado não decepcionou.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 76

Encerrando o safari, fomos “devolvidos” no nosso hotel às 12:20 e de lá pegamos nosso carro e corremos para o aeroporto pois nosso vôo saia as 13:30. Apesar da correia, deu tudo certo e o vôo de volta para Auckland foi literalmente um vôo panorâmico.

Senhor dos Anéis Queenstown com Nomad Safaris 77

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:

Toda vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado e com novas dicas de viagem. Obrigado


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem oceania 728x90

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Aventura, Cachoeiras, Destinos, Ecoturismo, Estilo, Experiências, Floresta, Geleiras, Glenorchy, Ilha Sul, Lagos, Montanhas, Natureza, Neve, Nova Zelândia, Oceania, Off Road, Parques Nacionais, Passeios 4x4, Passeios e Atrações Turísticas, Queenstown, Rios, Tour Guiado, Viagem

20 Comment

  1. Uau, que experiência incrível e imagens lindíssimas. Mesmo não lembrando muito dos filmes e não sendo muito fã de Hobit, deu muita vontade de embarcar nessa aventura!

    • É um passeio lindo mesmo para quem não é muito fã dos filmes das trilogias.
      Abs

  2. Que delícia de viagem, estou bancando aqui louca para seguir seu roteiro. 💜💛💚💙

    • legal!!! Temos vários posts sobre a Nova Zelândia para você se inspirar 😀

  3. Lindo, lindo!! A Nova Zelândia está na minha lista. Natureza e paisagens maravilhosas. Ótimas fotografias e dicas super legais. Obrigada por compartilhar.

    • Nova Zelândia é um destino maravilhoso para quem curte natureza e belas paisagens.. É tanto linda que é difícil tirar fotos feias.
      Obrigado pela visita.

      Abs

  4. Sonho conhecer a Nova Zelandia! Lindas fotos, parabéns. Texto muito bom, também. Que loucura fazer o tour no dia do voo. Essa é a terra das aventuras radicais, mesmo! Rsrsrs

    • Legal!! Obrigado pela visita!! A Nova Zelândia é a terra dos esportes de aventura 😀

  5. Confesso que não sou daquelas fãs incondicionais da série Lord of The Rings, mas adoro este tipo de passeios. Achei muito bom o guia ter imagens dos filmes para que fossem acompanhando à medida que visitavam os vários locais. Mas seguidora ou não da série, estas paisagens são lindas e devem mesmo ser visitadas!

    • Sendo fã ou não as paisagens já valem o passeio por si mesmo!! Obrigado pela visita e pelo comentário

  6. Caramba…adorei… deve ter sido realmente bacana… as fotos tb estão incríveis!!!

  7. Que cenários surreais. Confesso que não vi os filmes (pode julgar. rs), mas fiquei morrendo de vontade de fazer esse passeio. Demais!

    • Boa parte das pessoas que assistiram ao filme gostariam de conhecer os cenários na vida real, mas tem muita gente que depois de conhecer os cenários na vida real ficam curiosas e acham assistindo aos filmes. No meu caso eu tinha assistido, ai muito tempo depois fui fazer esse passeio e acabei não resistindo e assistindo aos filmes novamente.

  8. Deus do céu, tanta coisa boa num único post que eu não to nem sabendo como lidar.
    Eu amo a trilogia Senhor dos Anéis, sonhoooo fazer essa viagem. E essas fotos de vocês, foi um suspiro atrás do outro.
    Arrasaram

    • Essa viagem é mesmo fantástica e se você curte os filmes do LOTR e the Hobbit uma viagem à Nova Zelândia é ainda mais inesquecível.
      Obrigado pela visita 😀

  9. Que passeio incrível! Como boa nerd que sou, tenho certeza que amaria!

  10. Uau! Este artigo é mesmo de meter inveja com estas fotos maravilhosas. A Nova Zelândia deve ser um país fenomenal!

Comente Aqui