Página Principal Alemanha Kubacher Kristallhöhle: a única caverna de cristal da Alemanha!

Kubacher Kristallhöhle: a única caverna de cristal da Alemanha!

por Carina

Poder ver com os próprios olhos maravilhas da natureza e poder mostrar isto aos filhos de perto é o sonho de muitos pais. E a Alemanha oferece inúmeras possibilidades deste tipo. Atualmente, uma delas é a incrível Caverna de Cristal na Alemanha, que fica a cerca de 65 quilômetros de Frankfurt, nos arredores da bela cidade de Weilburg.

Um daqueles lugares que nos deixam boquiabertos, esta caverna de 350 milhões de anos foi descoberta nos anos 70 e desde lá encanta com sua magnitude e beleza. Realmente um lugar fora do comum e quem tudo para agradar os visitantes de todas as idades.

Kubacher Kristallhöhle

Outros lugares imperdíveis nos arredores:

+ RUNKEL, A CIDADE COM 2 CASTELOS PERTO DE FRANKFURT

+ IDSTEIN NA ALEMANHA: UMA DAS CIDADES MAIS CHARMOSAS PERTO DE FRANKFURT

+ O CASTELO E JARDINS DE WEILBURG NA ALEMANHA

+ A BELA BRAUNFELS E SEU CASTELO MEDIEVAL


A Caverna de Cristal de Kubach

Primeiramente, para apresentar a este lugar e sua importância, basta dizer que a Caverna de Cristal de Kubach (Geo-Informationszentrum Kubacher Kristallhöhle) é a única caverna de cristal da Alemanha. Começando desta forma, a gente já pode dar a dimensão do que ela representa. Mas isto não é tudo, ela é também possui o salão mais alto de todas as cavernas visitáveis alemãs, que tem 30 metros de altura.

Na realidade, esta caverna é cercada por uma pedra calcária gigante de 350 milhões de anos, e ao se adentrar nela pode-se ver inúmeros cristais nas suas paredes e gotejamentos em formato de pérolas, o que dá uma incrível visão dos processos geológicos.

Ao contrário do que possa se imaginar, esta não é uma caverna onde você entra por uma abertura escura num buraco pela pedra. Esta caverna fica embaixo do solo, e a entrada até ela foi escavada, onde um túnel com escadas leva até o lugar onde pode-se observar esta maravilha da natureza.

A entrada da caverna fica dentro de uma grande construção, tipo uma casa, que funciona como um pequeno museu, uma sala para começar o tour e bilheteria. Ali a formação da caverna de cristal é explicada usando a história da terra, vitrines e fotografias.

O lugar em volta desta casa-museu é todo plano e gramado, com diversos campos de plantações. Eu nunca havia visto nenhuma caverna assim. Tanto quanto que passando pela rua eu jamais imaginaria que dentro daquela casa teria acesso a uma caverna!

caverna de cristal Alemanha interior
caverna de cristal Alemanha interior

Caverna da Idade do Gelo

A Caverna de Cristal de calcita de Kubach foi formada durante a Idade do Gelo e até hoje não se sabe o quão grande ela realmente é. Conforme é dito, apenas uma pequena parte dela foi exposta até agora.

A parte que se tem acesso nos dias de hoje é formado por um sistema de cavernas que tem cerca de 170 metros de comprimento, 26 metros de largura e até 30 metros de altura no ponto mais alto. Isso significa que esta caverna possui a maior cavidade única subterrânea natural que pode ser visitada na Alemanha.

Esta caverna de cristal na Alemanha foi descoberta de uma forma extraordinária. No século XIX esta região era usada para extração de fosforita, que era usada na fabricação de fertilizantes. Segundo antigos mineiros, uma caverna de estalactites foi encontrada durante a mineração. Apesar de existem registros sobre esta caverna, a sua localização exata não era conhecida.

Muitos anos mais tarde, professor sênior Karl-Heinz Schröder iniciou a busca por esta caverna de estalactites com base nas poucas fontes existentes do século 19. Para esse fim, ele fundou a associação da caverna Kubach em janeiro de 1973. Depois de várias tentativas frustradas e da ajuda de vários voluntários e membros da associação, a caverna de estalactites não foi achada, entretanto foram descobertas duas cavernas desconhecidas em 1974, incluindo esta caverna de cristal de beleza natural única.

A partir de 1975, a caverna foi inaugurada e desenvolvida com fundos do Estado de Hessen, do distrito de Limburg-Weilburg, da cidade de Weilburg e com enormes contribuições da associação de cavernas, apoiadas por inúmeras doações em dinheiro. Desta forma, desde 1981 a única caverna de cristal da Alemanha está aberto ao público.

caverna de cristal Alemanha interior

A visita na Caverna de Cristal na Alemanha

A visita à caverna de Kubach é feita somente com um guia, que leva grupos pequenos através das passagens e escadas, e deste modo vai dando explicações (em alemão) sobre o lugar.

Primeiramente, é importante saber que é necessário colocar um capacete e luvas descartáveis para fazer a visita. Mas não há a necessidade de se preocupar, tanto os capacetes quanto as luvas são fornecidas pelo lugar. O uso de capacetes é obrigatório porque existe corredores e passagens muito baixas e estreitas.

Kubacher Kristallhöhle capacetes

Após uma breve explicação o grupo começa a descer as escadas para chegar na caverna propriamente dita. É hora de encarar a escadaria e ver de perto as belezas desta caverna. Durante a visita são explicados os vários métodos científicos usados ​​na pesquisa e desenvolvimento da caverna, assim como no museu da caverna.

Não deixe de prestar atenção na descida nesta primeira escadaria num pedestal escavado na rocha e na santinha que ali está.

caverna de cristal Alemanha santa

Conhecendo a caverna

Lá embaixo são dadas outras informações e o guia vai usando diferentes efeitos de iluminação para chamar a atenção para as peculiaridades dos diversos pontos, assim como para que a caverna seja vista em toda sua beleza.

O sistema de cavernas formado durante a Idade do Gelo ainda não foi completamente desbravada e não se sabe exatamente seu tamanho e formato. Hoje em dia, podem ser visitadas áreas como a capela, que foi a parte onde a caverna foi descoberta em 1973 e onde a caverna foi adentrada por pessoas pela primeira vez no ano de 1974.

caverna de cristal Alemanha grupo

A seguir, e mais alguns degraus abaixo da terra, está uma lagoa de águas cristalinas. Passando por passagens estreitas e mais escadas vai se desbravando várias salas e se chega inclusive na grande catedral, que é a mais alta área de caverna da Alemanha, com 30 metros de altura.

Uma informação interessante é que dentro da caverna não há plantas ou coisas vivas.

caverna de cristal Alemanha lagoa

A visita dentro da caverna dura cerca de 45 minutos, e é o suficiente para se ver tudo com calma.

De forma que não existe elevador e nem escada rolante, toda a escadaria que se usa para descer, é usada para subir e sair da caverna. Então o caminho de volta passa basicamente pelos mesmos lugares e ao final da escada se está de volta à sala onde o tour iniciou.

caverna de cristal Alemanha escadas

Procurando hotel em Frankfurt?

Temos vários posts com excelentes indicações!
Reservando seu hotel na Alemanha ou Frankfurt por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.


Museu de pedras ao ar livre

Uma das coisas bem bacanas encontradas no lugar onde fica a caverna de cristal da Alemanha é um museu ao ar livre que está bem em frente à entrada do prédio que cobre a entrada da caverna. Ali está o Freilicht-Steine-Museum, que conta com diversas pedras de tamanho grande doadas por diversas entidades e empresas, de diferentes lugares do mundo. O que todas elas tem em comum é a idade, ou melhor, os milhares de anos!

Kubacher Kristallhöhle museu ao ar livre

Sim, cada uma das pedras que estão expostas ali conta com idade aproximada que vai de 40 a 400 milhões de anos!!! Na realidade, são diversos tipos de rochas de diferentes épocas da história da Terra, que se formaram de diferentes maneiras. Os blocos de rocha podem pesar até 12 toneladas e podem ser tocados e vistos bem de perto. Em frente de cada uma está uma plaquinha que explica que tipo de pedra é aquela, de onde ela veio, quem doou e quantos anos ela tem. Muito interessante!

Vale muito a pena passear por entre elas e ir descobrindo curiosidades sobre os períodos geológicos e apreciar estas “senhoras” locadas ali ao ar livre desde 1988.

Kubacher Kristallhöhle museu ao ar livre

Você consegue imaginar uma viagem sem internet?

Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet de boa qualidade!
Nada melhor do que receber o chip na tranquilidade da sua casa e já chegar no destino conectado.


O que mais fazer em Weilburg e arredores

À princípio, só a visita a única caverna de cristal da Alemanha já vale a ida até Weilburg! Entretanto, esta não é a única grande atração da região. Tanto na cidade de Weilburg, como nos seus arredores, existem inúmeras ótimas opções para entreter adultos e crianças. Desta forma, planeje bem o seu tempo e roteiro na cidade e descubra tudo o que ela e sua região tem pra oferecer!

Fora as opções abaixo, existem outras mais que citei no post do Castelo e Jardins de Weilburg, dá uma passada lá!

Castelo e Jardins de Weilburg

Já que a cidade de Weilburg é famosa pelo seu belíssimo castelo e jardins, esta é uma daquelas visitas imperdíveis na região. Além de contar com um dos jardins mais belos do país, o castelo é cheio de história e pode ser visitado. De antemão, eu já aviso que você vai se encantar! Ah! E não deixe de passear pelo centrinho antigo de Weilburg também, ele também é muito fotogênico.

+ O CASTELO E JARDINS DE WEILBURG NA ALEMANHA

Weilburg castelo
Castelo de Weilburg

O Castelo de conto de fadas em Braufels

Muito próximo da caverna de cristal na Alemanha fica a fofa e pequena cidade de Braunfels, que além de contar com um centro antigo lindo e repleto de lindas casas enxaimel, conta ainda com um castelo medieval muito fotogênico e cheio de torres que atiçam a imaginação das crianças. Temos um post falando sobre ele!

+ A BELA BRAUNFELS E SEU CASTELO DE CONTO DE FADAS

Braunfels Castelo
Castelo de Braunfels

Parque de vida selvagem Weilburg (Wildlife Park Tiergarten Weilburg)

Definitivamente, se você for visitar a caverna de cristal com crianças, não deixe de casar o passeio com este parque! Principalmente porque este parque é daqueles tipo onde os bichos ficam soltos no seu habitat natural. Fora que o lugar é uma área de floresta, e portanto, para visita-lo você vai caminhando por trilhas demarcadas dentro da floresta. Ao seguir por cada uma, vai se passando por diferentes habitats de animais, parquinhos, áreas de piquenique e descanso.

Sem dúvida, a visita vale a pena em qualquer estação, já que em cada período do ano a floresta se transforma, assim como seus habitantes. Caso você queira saber mais sobre os Wildparks, leia nosso post sobre o eles!

Endereço: Tiergartenstraße, 35781 Weilburg.

Wildpark Weilburg
Wildpark Weilburg

+ VENHA CONHECER UM WILDPARK, ONDE VOCÊ PODE CAMINHAR NAS FLORESTAS DA ALEMANHA

DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR


>> Leia mais sobre: Frankfurt | Berlim | Munique | Rota Romântica | Toda Alemanha

Hotel em Weilburg

Certamente a melhor opção na cidade Weilburg, onde fica a única caverna de cristal da Alemanha, é o Schlosshotel Weilburg, que fica ao lado do Palácio Weilburg, uma das grandes atrações da região. Assim sendo, este nobre hotel possui 4 estrelas e tem vista para o Rio Lahn, que corta a cidade, fora as mordomias como piscina coberta e sauna.

Em termos de vista do rio, outra excelente opção é o 4 estrelas Hotel Lahnschleife, da mesma rede do anterior. Além de ficar a somente 250 metros do Palácio Weilburg, oferece uma grande piscina coberta com cascata.

Caso não seja necessário ficar tão próximo, outra excelente opção é o Schlosshotel Braunfels, bem perto do Schloss Braunfels, na fofíssima cidade ao lado. Ainda utilizar a bela cidade de Limburg como base é uma excelente pedida. Então, uma boa dica é o Hotel Nassauer Hof, obviamente entre outras boas opções da cidade.

DICAS DOS HOTÉIS MAIS BEM LOCALIZADOS EM FRANKFURT

5 Estrelas Centro Turístico Estação de Trem Messe Fora do Centro
*Se estiver no celular, mova a tabela com o dedo.

Informações Práticas sobre a Caverna de Cristal na Alemanha

Endereço

Auf dem Kalk, 1

35781 Weilburg

https://www.kubacherkristallhoehle.de/index.htm

Como chegar e estacionamento

Com certeza, a melhor maneira de chegar a caverna de cristal na Alemanha é de carro. O local conta com um estacionamento grande e gratuito, bem em frente à entrada.

Como é de se imaginar, a caverna fica afastada do centro de Weilburg, e está nos arredores do distrito de Kubach, que faz parte da cidade.

Entretanto, é possível chegar de transporte público, basta pegar a linha de ônibus 289 e descer no ponto de ônibus que fica nas imediações do edifício da caverna.

Bilhetes

Adultos: €7,50

Estudantes: €5

Crianças entre 3 e 5 anos: €2

Bilhete família (dois adultos + duas crianças até 16 anos): €10

Permissão para fotografar: €1

Kubacher Kristallhöhle kasse
Bilheteria do Museu da Caverna de Cristal da Alemanha

Horário de funcionamento

A caverna fica fechada no inverno, assim ela funciona entre o início de abril até o início de novembro.

Durante este período, a caverna de cristal na Alemanha abre diariamente.

Assim sendo, nos dias úteis das 15h às 17h, sendo que nos sábados e domingos, além dos feriados abre das 10h às 17h.

Seguros Promo

Informações Importantes

– De antemão, é importante avisar que a descida na caverna conta com 347 degraus, sendo que são 456 degraus no total até o final do passeio. Entretanto, devo dizer que o percurso é fácil e as escadas não são perigosas.

– A temperatura na caverna é sempre de aproximadamente 9°C. Leve um casaco mesmo no verão.

– A umidade relativa do ar é de aproximadamente 85%.

– A duração do passeio é de aproximadamente 45 minutos.

Importante: a descida na caverna não é indicada para cardíacos e pessoas com mobilidade reduzida.

caverna de cristal Alemanha passagens

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Uma dica importante e que muitas pessoas não sabem, mas para a qual precisam estar atentas, é que um Seguro de Viagem Internacional é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa. Além de ser obrigatório, este seguro precisa ter cobertura mínima de 30 mil euros.

O que isto significa? É que se o policial de imigração pedir o seu seguro de viagem e você não ter um para apresentar, você certamente vai ser impedido de entrar na Europa e terá que voltar imediatamente ao Brasil. Não dá nem para pensar na quantidade de inconvenientes e frustrações que um acontecimento deste pode causar, não é mesmo?! Então não corra riscos! Faça já o seu seguro de viagem!

Entretanto, independente dessa exigência, é muito importante sempre fazer Seguro Viagem quando você vai para o exterior. Até porque nunca sabemos quando podemos ser pegos de surpresa e precisar de atendimento médico. Igualmente como no Brasil, que os tratamentos já costumam ser caros, na França e na Europa, uma conta de hospital pode ser custar sua economia de anos! Enfim, eu sei que tudo pode parecer exagero, mas vai por mim, seguro viagem é o tipo da coisa que melhor dizer “paguei e não usei” do que “precisei e não tinha!”.

Além do que Seguro de Viagem é bem mais barato que parece. Por exemplo, com menos de R$175 já é possível comprar um seguro com cobertura de mais de 40.000 dólares para 15 dias na Europa! E usando nosso cupom de desconto, você consegue mais 5% de desconto pagando no cartão ou 10% no boleto! Logo, vale a pena o risco? 🙂

Seguros Promo

QUER APROVEITAR MELHOR SUA VIAGEM À ALEMANHA? VEJA ESTAS DICAS IMPERDÍVEIS!

CARRO ALUGADO PELA ALEMANHA

Definitivamente, sempre a minha indicação é alugar um carro para viajar pela Alemanha. Desta forma, se tem mais chances de aproveitar e conhecer cidades pequenas e atrações pelo seu roteiro. Já que quem usa o trem, por exemplo, perde a mobilidade e a possibilidade de explorar o interior do país. Dessa forma, quem está com carro, pode visitar a lugares como o Palácio Weilburg, e ainda conhecer outros lugares ali perto, como o Castelo Braunfels. Fora a possibilidade de visitar outras cidades incríveis nos arredores, como Idstein, Runkel, Limburg, Wiesbaden, entre outras. Em suma, a Alemanha é o país perfeito para fazer viagens de carro!

Desta forma, eu indico o site RentCars, que eu sempre utilizo quando alugo carros nas minhas viagens. Na realidade, este site é um buscador que compara preços das locadoras e então mostra o melhor custo-benefício entre todas elas. Normalmente sai bem mais barato do que no balcão, na hora da chegada no país. Fora que você não corre riscos de ficar sem carro, ou pagar muito mais na alugando na hora.

Nós temos um post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto aluguel de carros no exterior, com ótimas dicas e comparadores de preços para economizar ao alugar um carro na sua viagem.

Como é alugar carro pela RentCars!

INGRESSOS ANTECIPADOS PARA AS ATRAÇÕES

Não é novidade que muitas atrações na Alemanha necessitam de que seus bilhetes sejam comprados antecipadamente e ainda assim, muitas vezes, as mesmas se esgotam rapidamente. Desse modo, uma dica que considero importante é comprar todos os ingressos das atrações e excursões com antecedência. Inclusive, acho importante já comprar antes de iniciar a viagem. Então não corra o risco de viajar e não conseguir entrar no que quer tanto ver! Programe-se!

Fora que outra grande vantagem ao comprar antecipadamente, é que você não pega filas e entra praticamente direto, muitas vezes até com hora marcada.

Sem dúvidas, um dos melhores sites para você encontrar o passeio que deseja e com os melhores preços é o Get Your Guide. Bem como, ele é um dos maiores do mundo e é muito confiável. Aliás, eu mesma já comprei diversos passeios e ingressos por ele e recomendo muito. Além disto, é um site muito fácil de usar e portanto rápido de efetuar a compra online. Por fim, você ainda encontrar todos os passeios e excursões na Alemanha, sempre com preços excelentes.

Get Your Guide é confiável?


POR FIM, LEIA MAIS SOBRE A ALEMANHA:

ROTEIRO DE VIAGEM DE 7 DIAS PELA ALEMANHA – PARA CONHECER E SE ENCANTAR!

+ PRATOS TÍPICOS DA ALEMANHA: O QUE VOCÊ NÃO DEVE DEIXAR DE PROVAR!

O QUE FAZER NA ALEMANHA NO DOMINGO – DICAS PARA SALVAR SUA VIAGEM!

O QUE COMPRAR NO SUPERMERCADO NA ALEMANHA

COMO FAZER O PROCEDIMENTO DE TAX-FREE NA ALEMANHA


LEIA TAMBÉM:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies