Carnaval de Binche na Bélgica – um dos mais famosos da Europa

0

Você já ouviu falar no Carnaval de Binche na Bélgica? Ele é uma das festas mais famosas da Bélgica, e porque não, dizer da Europa. Para saberem o tamanho da sua importância, devido à sua originalidade e longa tradição, este carnaval foi designado como uma ‘Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade’ pela UNESCO em 2003. A cidade de Binche está localizada ao sul de Bruxelas, na província belga de Hainaut. 

 

Carnaval de Binche na Bélgica

 

Todos os anos, durante os três dias que antecedem a Quaresma, a cidade de Binche realiza um carnaval que mobiliza todo o centro histórico da cidade e atrai multidões de visitantes estrangeiros. Datado desde a Idade Média, o famoso Carnaval de Binche é um dos eventos mais antigos do gênero na Europa.

Carnaval de Binche na Bélgica

O carnaval de Binche é uma verdadeira festa popular. As celebrações carnavalescas são tão importantes na Bélgica, que eles passam o ano inteiro se preparando para a festa. Ela é famosa por sua espontaneidade e pelo substancial comprometimento financeiro de seus participantes. Os habitantes da cidade se orgulham e se esforçam para preservar o artesanato e a cultura da festa.

Carnaval de Binche na Bélgica

Desde o início de janeiro, uma atmosfera alegre permeia a cidade. Milhares de Binchois usam trajes luxuosos e participarm em ensaios de bateria e grupos temáticos. No domingo, que marca o início oficial do carnaval, foliões mascarados invadem ruas e cafés da cidade.

Carnaval de Binche na Bélgica

No domingo de carnaval, a celebração começa. Os futuros Gilles acordam cedo para vestir seus trajes e caminhar pelo centro da cidade, acompanhados por tambores ou viola. Cada sociedade usa fantasias relacionadas ao mesmo tema. Os trajes foram preparados em segredo por muitos meses e são inspirados principalmente por assuntos atuais, personagens de filmes, eventos políticos ou outras culturas. Você pode ver as roupas detalhadas durante a procissão da tarde ou durante as festas da madrugada.

Carnaval de Binche na BélgicaCarnaval de Binche na Bélgica


Leia também :


A segunda-feira de carnaval é dedicada à juventude de Binche. Há três associações de jovens em Binche que participam dos desfiles. Das 10h em diante, eles andam de café para café com a viola. Às 11h, não perca a enorme batalha de confetes no centro da cidade.

Carnaval de Binche na BélgicaCarnaval de Binche na BélgicaCarnaval de Binche na Bélgica

O carnaval atinge seu auge no Mardi Gras com a aparição do lendário Gilles. Depois de um cerimonial elaborado, centenas de Gilles usando ternos vermelho, amarelo e preto e chapéus de plumas de avestruz, de madeira obstruções, sinos e máscaras, desfilam na cidade ao som do tambor. Eles ainda carregam cestinhas com bergamotas/mexericas para presentear quem prestigia o desfile.

Carnaval de Binche na Bélgica

Carnaval de Binche na Bélgica

Pierrots, arlequins e camponeses seguem o desfile, misturando-se a foliões fantasiados e fanfarras locais de latão e clarinete. Os homens têm orgulho de ser Gilles e gastam muito dinheiro para respeitar as tradições. 

Carnaval de Binche na Bélgica

As mulheres também desempenham um papel importante na medida em que acompanham o Gilles e supervisionam a organização das festividades.

Músicas tradicionais tocadas no violão e no tambor fazem a festa dos dançarinos. Eles executam vários passos, incluindo o favorito de todos, o passo de Gille. O destaque das festividades do dia é a dança de Gilles na Grand Place, sob os fogos de artifício.

;

;

Reserve seu hotel na Bélgica ou qualquer outro lugar do mundo no Booking.com, um comparador de hotéis que te garante o menor preço e na maioria dos hotéis e apartamentos tem a opção de cancelamento gratuito.

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.