Página Principal Florença A Capela Brancacci em Florença, a grande obra prima de Masaccio

A Capela Brancacci em Florença, a grande obra prima de Masaccio

por Carina Dittrich
0 comment

Para os apreciadores da arte renascentista, uma visita à Toscana na Itália é impensável sem passar para ver a grande obra prima de Masaccio, a Capela Brancacci em Florença. Esta obra de valor inestimável fica dentro da Basílica de Santa Maria del Carmine, na margem sul do rio Arno.

Uma capela completamente pintada contando histórias bíblicas de maneira excepcional, a Capela Brancacci em Florença é daqueles lugares que você não sabe para onde olha. Com diversas cenas sendo contadas, esta capela deixa os visitantes sem fôlego diante da grandeza desta obra monumental, que faz parte dos expoentes da arte mundial.


+ O QUE FAZER EM FLORENÇA: TODAS AS ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS E MAIS!


Basílica di Santa Maria del Carmine Firenze
Basílica di Santa Maria del Carmine
[vc_message message_box_color=”mulled_wine” icon_fontawesome=”fa fa-ambulance”]

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem! Ele é obrigatório nas viagens para a Europa, não corra riscos de ser barrado na imigração, não viaje sem!

Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5. 😉

[/vc_message]

Capela Brancacci em Florença

Antes de falar da Capela Brancacci em Florença, não tem como escapar e falar um pouco da igreja onde ela está alojada, a Basílica de Santa Maria del Carmine. Até porque quem passa na frente dela e não sabe o que ela guarda, pode pensar que ela é só mais uma igreja, das muitas que Florença tem.

Definitivamente, o seu exterior inacabado não dá a ideia da dimensão das preciosidades que estão lá dentro. Até porque a Capela Brancacci não é única obra excepcional que está ali. Sim, a Capela Brancacci é seu maior tesouro, mas lá estão ainda a Capela Corsini e o Cenacolo del Carmine, entre outros que não devem deixar de ser vistos e também já valem a visita.

Florença: Ingresso Prioritário para a Galleria degli Uffizi

Basílica de Santa Maria del Carmine

A Basílica de Santa Maria del Carmine foi originalmente construído em 1268. Ela é a sede da ordem carmelita em Florença desde o século XIII. Sua construção foi possível graças a ajuda da cidade e das famílias mais ricas da região. Mas seu trabalho de conclusão foi bem lento, sendo que ela foi consagrada somente em 1422 e terminada apenas em 1475.

A fachada da Basílica de Santa Maria del Carmine permaneceu inacabada, mostrando seu estado bruto de tijolos e pedras, muito comum em várias igrejas florentinas. Durante todo este período a igreja foi sendo expandida, novas dependências foram sendo anexadas e ela foi renovada várias vezes. Até ser destruída pelo fogo em 1771. Este terrível incêndio destruiu o interior da igreja e acarretou na perda de grande parte de seus móveis.

Por sorte, foram poupados a Sacristia antiga (decorada com afrescos do início do século XV), a Capela Brancacci e a Capela Corsini (1675-1683), um exemplo raro e valioso do barroco romano em Florença. Ficaram ainda intocadas pelo fogo as Histórias de Santa Cecília, de Lippo d’Andrea e o monumento de mármore a Pier Soderini, de Benedetto da Rovezzano.

A mais recente intervenção, de 1782, a transformou numa basílica em estilo rococó, sendo ela até hoje a única igreja rococó em Florença.

Capela Brancacci Florença
[vc_message message_box_color=”mulled_wine” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]

Para aqueles que procuram boas opções de hospedagem em Florença e os melhores preços: clique aqui e encontre o hotel perfeito para você!

[/vc_message]

Capela Brancacci em Florença

A Capela Brancacci é uma das capelas da Igreja de Santa Maria del Carmine, e também sua maior obra de arte. Ela é muitas vezes chamada de Capela Sistina do começo da Renascença, devido sua importância artística.

A construção desta capela foi encomendada por Pietro Brancacci, em 1386, que contratou Masolino da Panicale para pintar a Capela, e junto veio seu assistente, Masaccio. Masaccio era um gênio na sua arte e desenvolveu um trabalho tão espetacular, que Masolino deixou a obra, ficando toda a pintura a cargo de Masaccio. Infelizmente Masaccio teve de se ausentar devido um chamado de Roma, e acabou falecendo aos 28 anos. Assim várias cenas da capela foram finalizadas por Filippino Lippi.

Mas a obra deixada por Masaccio fez história e as cenas retratadas por ele contam histórias bíblicas. Todas elas estão ambientadas na Florença do século XV e os personagens vestem roupas desta época, apesar de as histórias terem se passado muitos séculos antes.

Como era muito comum de acontecer naquela época, Masaccio retratou-se na cena de São Pedro Entronado, bem como fez com Brunelleschi, Masolino e Alberti. Já Botticelli e Filippino Lippi aparecem na Crucificação de São Pedro pintados pelo próprio Lippi.

Na parte da obra onde Masaccio retrata os eventos na vida de São Pedro, ele abandona o estilo gótico, aplicando perspectiva e dando naturalismo aos personagens. E, estabelecendo assim, novos parâmetros para os afrescos da época e ajudando a criar o estilo Renascentista. Para se ter uma ideia da dimensão de sua importância, é interessante saber que Michelangelo treinava copiando desenhos de Masaccio, como os desta capela.

Florença: Ingresso de Acesso Rápido à Galeria da Academia para ver o Davi de Michelangelo

Capela Brancacci Florença Masaccio
Afrescos de Masaccio

Quem foi Masaccio

Masaccio se chamava Tommaso di Ser Giovanni di Simone e nasceu em Arezzo em 1401. Importantíssimo na evolução da História da Arte, ele foi o primeiro grande pintor italiano depois de Giotto e o primeiro mestre da Renascença italiana. Masaccio foi pioneiro no uso da perspectiva na pintura.

Infelizmente não se tem muitas obras dele para se apreciar hoje em dia, já que algumas foram destruídas com o tempo. Outro grande motivo é que ele morreu muito cedo, aos 28 anos, segundo dizem, envenenado por um pintor rival.

Mas ainda assim, seu grande feito foi ter redirecionado a pintura italiana, voltando a arte para algo mais profundo, natural e humanista.

A visita a Capela Brancacci

Apesar de ser parte da Basílica de Santa Maria del Carmine, não é possível acessar a Capela Brancacci por dentro dela. Tem que se sair da Basílica e entrar através do claustro, à direita da entrada da igreja.

Apenas 30 visitantes podem visitar a capela de uma só vez e por apenas durante 15 minutos.

Antes de se adentrar na capela, fica-se alguns minutos no antigo refeitório do convento onde é passado um vídeo com explicações sobre a mesma e sobre as pinturas. O video é extremamente elucidativo e desta forma torna fácil a interpretação e apreciação desta obra prima. O vídeo tem traduções em diversos idiomas, incluindo inglês e espanhol.

Cúpula da Catedral de Florença: Tour com Entrada Prioritária

A Capela Brancacci

Como toda grande obra de arte, esta capela merece uma minuciosa apreciação. Toda sua beleza está nos detalhes, nas feições dos personagens, nas roupas, e claro, na técnica usada.

A capela aparece numerada no folheto de apresentação e ali pode-se saber quem pintou cada uma das suas partes e do que se trata a pintura.

1 –  Masolino da Panicale, A Tentação de Adão e Eva.
2 –  Masaccio, Expulsão do Jardim do Éden (em estilo completamente oposto ao afresco anterior).
3 –  Masaccio, Dinheiro dos Tributos (a pintura mais famosa). A importância da pintura está na representação humana de Jesus e na mesma altura de seus discípulos, algo revolucionário para a época, rejeitando a perspectiva de hierarquia da pintura bizantina. Masaccio usa cores diferentes para enfatizar diferentes áreas da pintura.
4 –  Masolino da Panicale, São Pedro pregando.
5 –  Masaccio, Batismo dos Neófitos.
6 –  Masolino da Panicale, Cura dos Aleijados e a ressurreição de Tabita, de Masolino. Mostra a paisagem e as ruas da cidade na época.
7 –  Masaccio, Distribuição das Esmolas e a Morte de Ananias.
8 –  Masaccio, São Pedro curando os doentes com sua sombra.
9 –  Filippino Lippi, São Pedro visita São Paulo na prisão.
10- Masaccio e Filippino Lippi, a ressureição do filho de Teófilo e São Pedro entronado.
11- Filippino Lippi, São Pedro é liberado da prisão.
12- Filippino Lippi, a disputa de São Pedro e São Paulo com Simon Mago e a crucificação de São Pedro.

Florença Capela Brancacci afrescos

Outras atrações da Basílica de Santa Maria del Carmine

Cenacolo del Carmine

A Capela Brancacci é um precioso tesouro, mas não é o único presente nesta igreja. Ali se encontra também o Cenacolo del Carmine. Cenáculo é o termo usado para designar o local onde aconteceu a Última Ceia.

O antigo Convento del Carmine guarda em suas paredes uma grande obra, feita por Alessandro Allori, em 1582, e que vale a pena visitar. É possível visitar o Cenacolo gratuitamente, pedindo a permissão na entrada, onde se compra os bilhetes para Capela Brancacci, pois a entrada é paga somente para a Capela  Brancacci e o cenáculo fica próximo a ela.

Capela Corsini

Esta capela fica no transepto esquerdo da Basílica. A família Corsini foi uma das mais importantes e influentes em Florença durante os séculos XVII e XVIII. Um membro da família, Andrea, tornou-se um santo da Igreja Católica, em 1629; em 1730, Lorenzo Corsini se tornou o Papa Clemente XII. A Capela celebra o Santo que foi parte da família, e é um grande exemplo do barroco florentino, com uma decoração exuberante.

Basílica de Santa Maria del Carmine Firenze
Basílica de Santa Maria del Carmine
Pretende alugar carro na sua viagem pela Itália?

Clique aqui e veja as melhores ofertas!

>> Dicas para alugar um carro pelo mundo, nós já explicamos nesse post aqui.

Informações Práticas

Horário

Aberta de 2ª-feira a Sábado, entre 10-17h.

Domingo e Feriados, entre 13-17h. Fecha na terça-feira.

Fechado no dia de Ano Novo, 7 de janeiro, Páscoa, 16 de julho, 15 de agosto, 25 de dezembro.

Entrada

Adulto: €10. Reduzido: €7 (entre 18 e 25 anos, estudantes universitários). Gratuito para menores de 18 anos.

Áudio-guia: €3 (Italiano, Inglês, Francês, Espanhol).

Aceita Firenze Card.

(valores atualizados em outubro de 2022)

Endereço

Piazza del Carmine, 14. Firenze.

Site oficial.

Florença Capela Brancacci mapa
[vc_message message_box_color=”mulled_wine” icon_fontawesome=”fa fa-car”]

Pretende alugar carro na sua viagem pela Itália? Clique aqui e veja as melhores ofertas!

[/vc_message]
Como chegar

Florença é uma cidade facilmente visitada à pé, e basta atravessar a Ponte Vecchio e seguir a direita, orientando-se por algum mapa, que chega-se até a Basílica del Carmine.

Importante

– A visita à Igreja é gratuita, a visita à Capela é paga.

Seguros Promo

Leia mais:

+ 13 CIDADES ROMÂNTICAS NA TOSCANA

+ CASTELOS NA ITÁLIA PARA VOCÊ VISITAR E SE ENCANTAR

+ PRIMEIRA VEZ EM ROMA – ROMA PARA PRINCIPIANTES

+ CIVITA DI BAGNOREGIO, UM DOS VILAREJOS MAIS ENCANTADORES DA ITÁLIA!


GOSTOU DO POST?

Espero que tenham gostado dessas dicas desta dica de Florença!

Se puder, compre seu passeio e faça suas reservas com os links que distribui ao longo desse post, pois a gente recebe uma pequena comissão a cada reserva completada e você não paga a mais por isso! Aliás, isso nos ajuda a manter o blog e a gente garante dicas atuais e bem legais para você! 😉

Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies