Cancun, Playa del Carmen ou Tulum! Qual sua praia no México?

0

Vai para a Riveira Maia e está com aquela dúvida cruel de qual o melhor lugar para ficar; Cancun, Playa del Carmen ou Tulum? Vem comigo que vou te ajudar a descobrir qual praia do México para chamar de sua! 🙂

Eu adoro viajar para lá, especialmente porque moro em Toronto, e o México é um ótimo refugio para fugir do Canadá nos meses de inverno. E o curioso é que a região está sempre que reinventando todas as vezes tem um hotel diferente para se hospedar, um cenote lindo para mergulhar, um restaurante perfeito para degustar e praias (muitas praias) para passar o dia!

Cancun, Playa del Carmen e Tulum são as principais praias da península de Yucatán e oferecem um esquema turístico bem diferente uma da outras, dessa forma você pode optar em mesclar sua hospedagem nas três ou escolher somente uma! Vou te apresentar todas elas e espero que te ajude na decisão. 

.

>> Não esqueça de comprar um bom seguro viagem para viajar numa boa!

>> Viaje conectado, compre um chip de celular antes de embarcar!

Playa del Carmen no México

Qual sua praia?

Cancun, Playa del Carmen ou Tulum 

.Tulum, México

Quando se tem bastante tempo, dá para se organizar e ficar alguns dias em cada lugar, mas quem não gosta de troca-troca de hotel (como eu), melhor ter uma cidade como base e depois explorar o resto de carro.

As três cidades, Cancun, Playa del Carmen e Tulum, são interessantes, e cada uma delas está desenvolvendo um tipo de turismo para atrair diferentes tipos de visitantes. 


.

Cancun

.
Cancun ou Playa del Carmen?
.
Cancun, foi o primeiro destino da região da Península de Yucatan a se desenvolver para o turismo internacional, e como o aeroporto de Cancun fica bem próximo da “Zona Hotelera” a chegada é muito prática e sem desafios.

* A Zona Hotelera é principal área turística de Cancun!

.

>> Transfer compartilhado do aeroporto de Cancun ao hotel

>> Transfer privado do aeroporto de Cancun ao hotel

.

quem vai curtir cancun?

.
Aqueles quem procuram por grandes hoteis-resorts e pacotes com regime all inclusive.

A zona hotelera é rodeada de resorts, um atrás do outro. Há também opções de shopping, restaurantes e vida noturna.

Cancun foi desenvolvida para atender o turismo internacional, dessa forma a infraestrutura está toda ali a espera de clientes em busca de Caribe! A praia é bem bonita e o mar de um tom azulado muito especial, mas nem todos os resorts de Cancun tem praia (fique atento!).

Cancun não é uma cidade para quem gosta de caminhar; a zona hotelera é imensa e o centro da cidade fica há 20 minutos de carro dali. Por isso, escolha Cancun se sua ideia é curtir os mega-resorts e comprar tours fechados para conhecer a região.
.

Dica para se dar bem em Cancun:

.
Sendo Cancun a área mais antiga da península de Yucatan, tem vários hoteis que  estão ficando “fora de forma”, e isso pode causar frustrações. A dica é pesquisar com cuidado o ano que o hotel foi construído e avaliações recentes de hóspedes.

Podendo gastar um pouquinho mais, eu recomendo investir em um bom e luxuoso hotel em Cancun, assim você terá o melhor que esse destino tem a oferecer.
.

Dicas de passeios legais a partir de Cancun:

* Chichén Itzá, Cenote Ik Kil e Valladolid com Tudo Incluso

* Excursão de 1 Dia a Tulum, Cobá e Cenote

* Isla Mujeres: Excursão de Catamarã c/ Tudo Incluso

* Ingresso Cirque du Soleil – JOYÀ


.

Playa del Carmen (Riviera Maya)

.
Playa del Carmen ou Tulum?
.
A Riviera Maya abriga as cidade de Puerto Morelos, Playa del Carmen, Cozumel Island, Puerto Aventuras, e Akumal, sendo Playa del Carmem a principal delas ao se tratar de turismo.

Há duas décadas, essa região era apenas uma área de passagem entre Cancun e as ruínas de Tulum. Mas o desenvolvimento chegou e Playa atualmente é uma das cidades mais procuradas da região por turistas ou expatriados em busca de um destino tropical para chamar de “mi casa“.
.

quem vai curtir Playa del Carmen?

.
Pessoas que procuram por um lado mais europeu e jovem de curtir praia. Os beach clubs tomam conta da praia durante o dia. A noite a curtição fica por conta da rua de pedestre na 5a. Avenida. E para quem quer esticar pela madrugada, não falta badalação.

Recomendo Playa del Carmen para quem gosta de alugar apartamento via AirBnB (eu já aluguei duas vezes e foi a melhor decisão que tomei). Ou ainda para aqueles procuram por hotel boutiques, não necessariamente em frente a praia.

Playa também conta com uma infinidade de restaurantes para todos os tipos de bolsos. Se souber escolher e fugir dos “pega-turistas”, a cidade vai se revelar como um excelente destino gastronômico.

Outro motivo para escolher Playa del Carmen é para aqueles que querem explorar a região de carro, ela fica entre Cancun e Tulum. Grande parte das atrações ficam nessa região da Riviera Maya. A estrada é tranquila, sinalizada e bem mantida. Então, quem preferir alugar carro, não terá problema.

Eu geralmente mesclo meus passeios com tours fechados e carro alugado no dia que preciso.

Aliás, um passeio para fazer mergulho em Cozumel é um programa bem bacana!

.

Dica para se dar bem em Playa del Carmen:

.

A Playa del Carmen do ano 2010, não é mesma Playa dos dias de hoje. Então fique atento(a) aos antigos reviews para não se chocar com a “nova” Playa (quase metrópole, risos!).

O esquema pé na areia e inúmeros restaurantes maravilhosos continuam florescendo. Mas sendo Playa uma das cidades que mais cresce no México, devo confessar que curtir praia por ali não é uma das coisas mais tranquilas do mundo. Tem mais gente que praia, entende?

Mas se gostar dos beach clubs com música alta, azaração e uma esteira atrás da outra, Playa é pra você!. O Mamita’s é o beach club mais famoso, mas eu gosto mesmo é do Kool Beach.

Dicas de passeios legais a partir de Playa del Carmen

* Riviera Maya Xcaret Park Full-Day Admission with Lunch

* Cozumel Food Tour

* Excursão de mergulho com snorkel com tubarão-baleia

* Ingresso Cirque du Soleil – JOYÀ


.

Tulum

.
Tulum
A nova queridinha de Yucatán está ganhando cada vez mais adeptos. E não é por menos! Tulum tem uma praia lindíssima e aprendeu com Playa del Carmen como manter o charme rústico, sem lotar o ambiente.

.

quem vai curtir Tulum?

.

Tulum é para quem busca um lugar rústico-chique ou eco-chique. Com uma infra-estrutura ainda em desenvolvimento e atmosfera calma. Mas tudo isso vem por um precinho bem alto. Então podemos dizer que Tulum (playa) não é tão democrática ($) quanto Playa del Carmen.

Eu me apaixonei pela vibe, pelos restaurantes, pelos hoteis e tudo que envolve Tulum. Um lugar perfeito para quem gosta do estilo casual sem perder o qualidade e o charme. Para aqueles que querem se desconectar por alguns dias (sem economia), Tulum vai atender muito bem!

.

Dica para se dar bem em Tulum:

.

É importante notar que existem duas Tulums, 3km equidistante uma da outra.

A “playa” de Tulum é onde ficam os hoteis. O “pueblo” é onde fica a população local ou turistas que não podem pagar o preço da playa.

Não confunda também as praia das ruínas mayas de Tulum, com a parte “playa” que eu mencionei acima. Querendo passar um dia em um hotel que oferece beach club, eu recomendo o La Zebra.

É importante também notar que ainda a infra-estrutura não chegou a Tulum. Então não espere encontrar cinemas, supermercados imensos, grandes lojas etc. Detox é a palavra da vez 😉

Dicas de passeios legais a partir de Tulum

* Snorkel e Cenotes: Aventura de Meio Dia saindo de Tulum


Gostaram de conhecer um pouquinho das praias mexicanas de Cancun, Playa del Carmen ou Tulum? Jea descobriu qual sua favorita?

E antes de embarcar, não esqueça do seu seguro viagem, hein? E depois me conta como foi a viagem e qual seus programas favoritos!

Estou escrevendo esse post e já com vontade de voltar para o México!


Mais dicas do Caribe:

Novo terminal 4 no aeroporto de Cancun

Dicas para sua viagem a Cuba

Dicas para sua viagem ao Panamá

Dicas para sua viagem a Bahamas

Dicas para sua viagem a St. Croix (Ilhas Virgens Americanas)

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.