Qual sua praia no México? Cancun, Playa del Carmen ou Tulum!

0

A Península de Yucatán, no México, é um daqueles destinos para visitar e revisitar muitas vezes. Sempre há algo novo para conhecer, um hotel diferente para se hospedar, um cenote lindo para mergulhar, um restaurante perfeito para degustar e praias (muitas praias) para passar o dia!

E uma das grandes dúvidas que surge ao começar as pesquisas da região, é saber qual a melhor cidade/região ficar: Cancun, Playa del Carmen ou Tulum! 

Playa del Carmen

Quando se tem bastante tempo, dá para se organizar e ficar alguns dias em cada lugar, mas quem não gosta de troca-troca de hotel (como eu), melhor ter uma cidade como base e depois explorar o resto de carro. As três cidades, são interessantes, e cada uma delas está desenvolvendo um tipo de turismo para atrair diferentes tipos de visitantes. 

Para te ajudar nessa questão, segue meus pitacos de tudo que experimentei nesses últimos dois anos de viagens constantes para a Península de Yucatán. Só para explicar um pouquinho, eu e meu marido (Kiko) somos “semi-nômades digital” (risos), moramos em Toronto (Canadá), mas quando chega o inverno, a gente costuma fugir para o México para pegar um pouco de vitamina D e trabalhar de lá! 

Nunca viaje sem seguro! É o barato que pode sair muito caro!

Veja os melhores preços na Seguro Promo e viaje tranquilo(a) para o México!

Use o código promocional: VIAJOTECA5, para garantir seu desconto de 5%t

Qual sua praia?

Cancun, Playa del Carmen ou Tulum 

Península de Yucatán : Cancun, Playa del Carmen ou Tulum!

Cancun

Cancun, foi o primeiro destino da região da Península de Yucatan a se desenvolver para o turismo, o aeroporto fica muito próximo da “Zona Hotelera”, principal área turística da cidade, tornando a chegada muito prática e sem grandes desafios.

Quem curte: aqueles quem procuram por grandes hoteis-resorts e pacotes com regime all inclusive. A zona hotelera é rodeada de resorts, um atrás do outro. Há também opções de shopping, restaurantes e vida noturna.Cancun

Cancun

Cancun foi desenvolvida para atender o turismo internacional, dessa forma a infraestrutura está toda ali a espera de clientes em busca de Caribe! A praia é bem bonita e o mar de um tom azulado muito especial, mas tem todos os resorts tem praia (se atente!).

Cancun não é uma cidade para quem gosta de caminhar; a zona hotelera é imensa e o centro da cidade fica há 20 minutos de carro dali. Por isso, escolha Cancun se sua ideia é curtir os mega-resorts e comprar tours fechados para conhecer a região.

Dica: sendo Cancun a área mais antiga da península de Yucatan, tem vários hoteis que  estão ficando “fora de forma”, e isso pode causar frustrações. A dica é pesquisar com cuidado o ano que o hotel foi construído e reviews recentes de hóspedes.

Podendo gastar um pouquinho mais, eu recomendo investir em um bom e luxuoso hotel em Cancun, assim você terá o melhor que esse destino tem a oferecer.

Playa del Carmen (Riviera Maya)

A Riviera Maya abriga as cidade de Puerto Morelos, Playa del Carmen, Cozumel Island, Puerto Aventuras, e Akumal, sendo Playa del Carmem a principal delas ao se tratar de turismo.

Há duas décadas, essa região era apenas uma área de passagem entre Cancun e as ruínas de Tulum. Mas o desenvolvimento chegou e Playa atualmente é uma das cidades mais procuradas da região por turistas ou expatriados em busca de um destino tropical para chamar de “mi casa“.

Playa del Carmen




Playa del Carmen

Quem curte: pessoas que procuram por um lado mais europeu e jovem de curtir praia. Os beach clubs tomam conta da praia durante o dia. A noite a curtição fica por conta da rua de pedestre na 5a. Avenida. E para quem quer esticar pela madrugada, não falta badalação.

Recomendo Playa para quem gosta de alugar apartamento via AirBnB (eu já aluguei duas vezes e foi a melhor decisão que tomei). Ou ainda para aqueles procuram por hotel boutiques, não necessariamente em frente a praia.

Playa também conta com uma infinidade de restaurantes para todos os tipos de bolsos. Se souber escolher e fugir dos “pega-turistas”, a cidade vai se revelar como um excelente destino gastronômico.

Outro motivo para escolher Playa del Carmen é para aqueles que querem explorar a região de carro, ela fica entre Cancun e Tulum. Grande parte das atrações ficam nessa região da Riviera Maya. A estrada é tranquila, sinalizada e bem mantida. Então, quem quiser alugar carro, não terá problema.

Dica:

A Playa del Carmen do ano 2010, não é mesma Playa de 2017. Então fique atento(a) aos antigos reviews para não se chocar com a “nova” Playa (quase metrópole, risos!). O esquema pé na areia e inúmeros restaurantes maravilhosos continuam florescendo. Mas sendo uma das cidades que mais cresce no México, devo confessar que curtir praia em Playa não é uma das coisas mais tranquilas do mundo. A não ser que você goste dos beach clubs com música alta, azaração e uma esteira atrás da outra. O Mamita’s é o beach club mais famoso, mas eu gosto mesmo é o Kool Beach.

Tulum

A nova queridinha de Yucatán está ganhando cada vez mais adeptos. E não é por menos! A praia é linda e Tulum aprendeu com Playa del Carmen como manter o charme rústico, sem lotar o ambiente.

Tulum

Tulum

Quem curte: aqueles que buscam por um lugar rústico-chique ou eco-chique. Com uma infra-estrutura ainda em desenvolvimento e atmosfera calma. Mas tudo isso vem por um precinho bem alto. Então podemos dizer que Tulum (playa) não é tão democrática quanto Playa del Carmen.

Eu me apaixonei pela vibe, pelos restaurantes, pelos hoteis e tudo que envolve Tulum (playa). Um lugar perfeito para quem gosta do estilo casual sem perder o qualidade e o charme. Para aqueles que querem se desconectar por alguns dias (sem economia), Tulum vai atender muito bem!

Dica: É importante notar que existem duas Tulums, 3km equidistante uma da outra. A “playa” de Tulum é onde ficam os hoteis. O “pueblo” é onde fica a população local ou turistas que não podem pagar o preço da playa.

Não confunda também as praia das ruínas mayas de Tulum, com a parte “playa” que eu mencionei acima. Querendo passar um dia em um hotel que oferece beach club, eu recomendo o La Zebra.

É importante também notar que ainda a infra-estrutura não chegou a Tulum. Então não espere encontrar cinemas, supermercados imensos, grandes lojas etc. Detox é a palavra da vez 😉

Comente Aqui