Página Principal Zimbábue Caminhando com leões no Zimbábue

Caminhando com leões no Zimbábue

por Carina Dittrich
6 comentários

A vida selvagem sustentável é uma coisa incrível e fazer bem aos animais, por meio de ações estruturadas, é o que devemos procurar enquanto turistas. Dessa forma, uma das aventuras que se pode fazer e ter uma experiência incrível e ainda colaborar com um projeto bacana é um passeio Caminhando com Leões, no Zimbábue.

Além de ser uma experiência única, que te deixa muito próximo destes animais selvagens, toma-se conhecimento das reais necessidades de sobrevivência deste animal, que por ser temido e perigoso, é um dos maiores troféus de caçadores. Mas confesso que quando li a primeira vez sobre este passeio, fiquei um pouco ressabiada. Inclusive, fiquei pensando se não se tratava de mais um programa pega-turista. Pois me nego a participar destes passeios onde dopam os leões para que se possa chegar perto, somente para tirar fotos. Afinal, este tipo de turismo não tem respeito nenhum pelos bichos. Infelizmente isto acontece em inúmeros lugares África afora.

Como recebi a indicação de um casal amigo muito preocupado com o meio-ambiente resolvi olhar com mais cuidado. Realmente este parece ser um caso diferente. Afinal, neste lugar os leões são filhotes e que estão sendo preparados para retornar ao ambiente selvagem.

Caminhando com leões Lions Encounter
[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-medkit”]

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é muito indicado nas viagens para a África. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.

+ DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR

+ SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL? SIM! SAIBA PORQUÊ!

[/vc_message]

Caminhando com leões no Zimbábue

Antes de falar da experiência do passeio Caminhando com leões no Zimbábue, vamos apresentar esta ONG que promove um trabalho árduo, mas muito bonito e importante ao mesmo tempo. A ONG se chama Lions Encounter.

Lions Encounter

O Lions Encounter não tem vínculo governamental, sendo assim uma ONG que vive doações. Além disso, outra forma, que ela tem para se manter é cobrar por apresentar seus planos, como este passeio Caminhando com leões no Zimbábue. O Lions Encounter apresenta um ativo programa de restituir uma grande quantidade de leões em parques nacionais de países do continente africano.

Este programa começou porque nos últimos 20-30 anos a população de leões na diminuiu em cerca de 80% a 90% na África. Sem dúvida, um número alarmante!

Objetivo

A ONG tem um método bem interessante de fazer com que os leões desenvolvam as habilidades necessárias para conseguir sobreviver na natureza depois de soltos. De maneira alguma eles são domesticados, e até por isto que o passeio Caminhando com Leões é feito com filhotes. Pois filhotes são mais “inocentes”. Seria impossível caminhar com leões adultos selvagens!

Dessa forma, não espere que eles vão atender a comandos como sentar, rolar ou deitar. Afinal, os leões não são treinados para isto. Eles estão sendo preparados para voltar a viver na savana. Então, explicando melhor, essa caminhada que se acompanha no passeio Caminhando com Leões no Zimbábue acontece diariamente como parte do processo de desenvolvimento destas habilidades, com ou sem turistas.

Na realidade, este passeio é para ver bem de perto como se comporta o filhote no seu ambiente natural. Assim como, ajudar a manter o projeto, já que o valor pago é para manter toda estrutura necessária.

Victoria Falls: Safari com almoço e cruzeiro ao pôr do sol

Somente leões

Também não se encontra outros animais ali, esta não é a intenção do programa. O foco é único: leões! Além do passeio Caminhando com Leões no Zimbábue (Lion Walk), eles oferecem outras atividades como Lions Drive. Inclusive eles tem até um programa de voluntariado.

Zâmbia e Zimbábue

O Lions Encounter funciona nos 2 lados da fronteira de Victoria Falls, na Zâmbia e no Zimbábue. Eles possuem espaços próprios em cada um dos países, sendo que pode se fazer o passeio Caminhando com Leões nos 2 países.

Booking.com

Como é o passeio Caminhando com Leões no Zimbábue do Lions Encounter

Explicações sobre o processo de integração

No passeio Caminhando com Leões no Zimbábue a equipe local explica como funciona o programa de reabilitação de leões. O programa inclui filhotes nascidos no próprio local e que ficam com a mãe por somente 3 semanas. Depois deste período eles são afastados delas e iniciados no projeto de reintegração. Esta etapa dura o tempo necessário até que estejam aptos a caçar. Assim, atingida esta meta, eles estão preparados para daí serem soltos na natureza.

Das Cataratas Vitória: Chobe Day Safari com almoço

Caminhando com leões

Após as explicações segue a caminhada com leões filhotes. Todos os leões tem necessariamente menos de dois anos de idade. Durante este passeio pode se passar a mão, tirar fotos, mas a interação é limitada, já que o animal é selvagem.

A seguir acontece um lanche que depende do horário do dia. Então que vai pela manhã tem o café da manhã, um lanche propriamente dito ou ainda um almoço. Todas estas refeições acontecem na relva.

Lions Encounter

Custo

O passeio custa US$ 140,00 por pessoa e o lanche e as bebidas estão inclusos no valor. Ainda é oferecido um DVD com filmagens feitas da interação com os animais. Pode-se ainda comprar camisetas e outros souvenirs. Todas estas vendas tem como fim de levantar fundos para sustentar o projeto.

Como Caminhando com leões no Zimbábue foi uma experiência muito bacana e que empolgou muito meus sogros que nos acompanhavam, pedi para eles escreverem as suas impressões. E o relato abaixo é o que  eles acharam do passeio. Com a palavra, Paulo Santana e Ijoise Mattiuzi:

CAMINHANDO COM OS LEÕES – ZIMBABWE, 26 DE ABRIL 2014

  Quando vimos o folheto de um passeio de caminhar com os leões, ficamos muito inseguros se deveríamos fazer o passeio ou não. Carina e Alessandro, que nos acompanhavam na viagem, tem um amigo que já tinha feito e recomendou. Mas ainda assim ficamos na dúvida.

Fizemos contato com uma agência de viagem local, em Victoria Falls, onde ficaríamos três dias. E demoramos a decidir, pois o custo pareceu elevado, USD 118 por pessoa (com o desconto dado). Isto para uma aventura que não sabíamos o que esperar. Mas decidimos fazer sem grandes expectativas.

Lions Encounter

Vieram nos buscar no hotel às 06:30 da manhã, em uma condução razoavelmente confortável. O guia, muito falante e agradável, nos acompanhou o tempo todo. Ele era o líder do grupo de pessoas que nos acompanharam no passeio. ;

Quando chegamos no acampamento base, foram complementadas as explicações dadas no trajeto e então fomos entender melhor o que nos esperava.

Objetivos

Uma equipe de pessoas de uma Organização Não Governamental Lions Encounter fez as explicações de como faríamos o passeio. Em especial, dando enfase para as questões de segurança. E também dos objetivos da ONG que está preocupada com declínio do número de leões em toda África. Eles procuram de alguma forma reintroduzir os leões em Botswana, Zimbabwe e Zâmbia.

Ficamos mais seguros e com um pouco mais de expectativa, pois sabíamos que iríamos caminhar com filhotes de leões.

O passeio Caminhando com Leões

Quando fomos para o encontro dos felinos estavam mais pessoas para nos acompanhar na caminhada. A caminhada aconteceu com duas leoas de um ano de idade, selvagens, mas acostumadas com humanos. A sensação inicial é de muito medo, o animais são relativamente grandes e muito fortes. No início mantemos distância, apesar dos apelos do guia para nos aproximar mais e mais.

Caminhando com leões Lions Encounter

Fomos caminhando e nos sentindo seguros com o passar do tempo. O guia nos deu uma vara para termos sempre a mão e manter apontada para os felinos. Nos disse também para não correr, não mostrar medo e sempre olhar no olhos dos mesmos. Funcionou! Não sei se os felinos estão condicionados ou é uma forma de nos sentirmos com algo na mão, como uma arma. Pode ser um tipo de placebo, mas tranquiliza de fato. ;

Interação
Caminhando com leões Lions Encounter

Em determinado local as leoas ficaram em cima de uma pedra. Ali pudemos ficar ao seu lado, sentar bem perto e passar a mão em suas costas. Ter a vara na mão e deixar a felina mordê-la a distrai e ficamos muito descontraídos. Uma interação como nunca podemos imaginar, e fora de qualquer expectativa. ;

Todos os turistas, eram 10 pessoas, puderam andar lado a lado com os leões ao longo de uma trilha no meio da savana. É algo indescritível a possibilidade de andar na savana, no ambiente do leão, e caminhar ao seu lado. É mais do que esperávamos, pois fomos ficando mais à vontade e interagindo mais com os animais.

Ao retornar para o acampamento central, assistimos um vídeo feito por um cinegrafista da equipe, com todas as etapas do passeio. Vimos também outro vídeo dos objetivos da ONG. Foi algo diferente e creio que qualquer pessoa que fizer o passeio Caminhando com Leões, como nós, fará algo inesquecível. Um passeio muito além de qualquer expectativa, pois o fizemos no ambiente deles.

Ijoise Mattiuzi e Paulo Iolando de Santana

[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-car”]

Pretende alugar carro na sua viagem pela África? Então, clique aqui e veja as melhores ofertas!

>> Aliás, dicas para alugar um carro pelo mundo, nós já explicamos nesse post aqui.

[/vc_message]

De Victoria Falls: Safari de 2 dias no Parque Nacional de Hwange


Leia mais:

+ LIVINGSTONE, NA ZÂMBIA

+ ZIMBÁBUE NA PRÁTICA

+ VICTORIA FALLS, A INCRÍVEL QUEDA D’ÁGUA ENTRE A ZÂMBIA E O ZIMBÁBUE

+ VICTORIA FALLS, OPÇÕES DE PASSEIOS


Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

6 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Tania 31 de janeiro de 2023 - 15:51

Olá ♥
Obrigada por compartilhar essas informações. Eu não conhecia esse projeto e sempre achei que esses passeios fossem daquele tipo que dopam os animais.
Parabéns pelo post!

Responder
Victoria Falls: opções de passeios - Viajoteca - Blog de ViagensViajoteca – Blog de Viagens 20 de novembro de 2014 - 14:53

[…] Para saber como é esta experiência, leia o post Caminhando com leões no Zimbábue. […]

Responder
Victoria Falls: opções de passeios | Viajoteca - Blog de ViagensViajoteca – Blog de Viagens 9 de outubro de 2014 - 21:56

[…] Para saber como é esta experiência, leia o post Caminhando com leões no Zimbábue. […]

Responder
Natalia 17 de maio de 2014 - 09:47

Muito bom saber sobre passeios que tem objetivos de preservação, principalmente hoje em dia, com tanta proposta duvidosa de interação com animais. Me emocionei muito com o relato dos seus sogros!

Responder
Carina 15 de maio de 2014 - 16:19

Oi, Mi! Era este meu grande medo quando li sobre este passeio, que fosse exatamente como na Tailândia e outros países. Mas a proposta é exatamente outra e uma experiência bem bacana. 🙂
Pode deixar que eu digo pra eles! Beijos pra vc!

Responder
Mirella Matthiesen 15 de maio de 2014 - 14:56

Nossa Ca, parece ter sido uma experiência bem legal mesmo. Pois tem um passeio com os tigres, no “Templo dos Tigres” na Tailandia que é mico total… super pega-turista, os monges mais usurpadores que já vi na vida!
Agradeça seus sogros de ter escrito pra gente!!! Muito legal 🙂
bjão

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies