Página Principal Bonito A trilha para conhecer as Cachoeiras Serra da Bodoquena em Bonito MS

A trilha para conhecer as Cachoeiras Serra da Bodoquena em Bonito MS

por Carina

Os passeios de trilhas para ver de perto a floresta e várias cachoeiras são uns dos passeios mais procurados em Bonito e arredores. E o passeio Cachoeiras Serra da Bodoquena é mais um deles que passa pelas matas da região e explora tudo que a natureza oferece de melhor nesta área.

Aliás, este tipo de passeio é sempre sucesso, porque a natureza nesta região é realmente especial e rica. Apesar de a descrição deles serem sempre meio parecidas (afinal é uma trilha para ver cachoeiras, né?!) os passeios de cachoeiras definitivamente não são todos iguais. Primeiramente, porque acontecem em lugares diferentes e mostram cachoeiras e florestas diferentes, e acima de tudo, eles sempre têm detalhes e atrações diferentes em seus percursos. Deste modo, nunca vai ser mais do mesmo, sempre você vai ver coisas diferentes nos diversos passeios.

Cachoeiras Serra da Bodoquena
Cachoeira da Gruta, na Fazenda Betione

Já temos outros posts para te ajudar a entender como funciona o turismo em Bonito e que dão várias dicas boas.


+ TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPRAR OS PASSEIOS EM BONITO MS

+ DICAS DE BONITO MS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA PLANEJAR SUA VIAGEM

+ O QUE FAZER EM BONITO – MS


Além disto, temos uma excelente agência parceira, que oferece pacotes personalizados para Bonito, caso você tenha interesse em fazer um orçamento, preencha o formulário aqui ou mande um e-mail pra gente (tours@viajoteca.com). Teremos prazer em te ajudar a realizar esta viagem de sonhos para Bonito (e até para o Pantanal!).

Banner Viajoteca Tour Bonito Pantanal

Cachoeiras Serra da Bodoquena

Quando eu fiz a escolha dos meus passeios em Bonito, a descrição deste passeio me chamou muito a atenção e logo decidi colocar ele na minha lista. Entretanto, devo dizer que este é um passeio bonito, mas não necessariamente é um passeio imperdível, como a trilha Boca da Onça, por exemplo.

Mas não pense que eu estou querendo dizer que ele não vale a pena, nada disto! Ele deve ser sim cogitado, caso você queira fazer um passeio que além da trilha ofereça um passeio de bote (que é incluído no valor do passeio), ou um descanso à beira de um balneário, ou ainda se gostaria de unir a trilha com um passeio de quadriciclo (pago à parte). Respondeu sim a alguma destas opções? Sem dúvidas então você deveria colocar o passeio nas Cachoeiras Serra da Bodoquena na sua listinha.

Certamente ele não faz parte da minha lista top 3 de passeios em Bonito, mas é um passeio bem bacana e que vale a pena, sim. O grande problema é que Bonito tem tantas atrações incríveis, que a concorrência de beleza é imensa e passeios que seriam considerados maravilhosos em qualquer outra parte do mundo, aqui ficam secundários. Sem dúvida, Bonito é um lugar abençoado por natureza!!


Leia também sobre outros passeios em Bonito:

+ FLUTUAÇÃO NO RIO DA PRATA: UM DOS PASSEIOS MAIS INCRÍVEIS DE BONITO – MS

+ A IMPERDÍVEL TRILHA DE CACHOEIRAS BOCA DA ONÇA EM BONITO

+ ESTÂNCIA MIMOSA EM BONITO: TRILHAS, CACHOEIRAS E MUITA DIVERSÃO


Fazenda Betione

O passeio de trilha Cachoeiras Serra da Bodoquena acontece na Fazenda Betione, que tem 400 hectares de área no total, sendo que 350 hectares dela foram transformados em Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN. Deste modo, a maior parte da fazenda é de Mata Atlântica preservada e áreas de recuperação.

A Fazenda Betione fica no município de Bodoquena, a cerca de 70 quilômetros de Bonito e está inserida no Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Aliás, esta área é uma das portas de entrada para o Pantanal Sul. Devido a isto, a região tem uma fauna e flora riquíssima, já que mescla a Mata Atlântica com o cerrado.

Sede da Fazenda Betione

A sede da fazenda é um lugar bem cuidado e conta com uma estrutura completa, com piscinas adulto e infantil, bar, restaurante, mesa de jogos, sanitários, vestiários equipados com armário, além de ser toda cercada com varandas que tem inúmeras redes onde os visitantes podem descansar depois do passeio. Naturalmente, toda estrutura pode ser usada por aqueles que fazem o passeio, já que no valor do passeio está incluído o day use do lugar, que nada mais é que a permissão de utilizar toda a estrutura sem custo adicional.

A fazenda oferece também opção de hospedagem, onde é possível alugar chalés e se hospedar por dias ali, aproveitando toda a estrutura pelo tempo que você desejar.

Cachoeiras Serra da Bodoquena Sede
Sede da Fazenda Betione

Seguro de Saúde em Viagem

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem! Mesmo que você vá viajar pelo Brasil, saiba que muitas vezes seu plano de saúde não cobre tratamentos e atendimentos fora da sua cidade ou Estado. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5

+ SEGURO VIAGEM: A IMPORTÂNCIA DE TER UM E COMO COMPRAR



O passeio Cachoeiras Serra da Bodoquena

Diferentemente da maioria dos outros passeios de trilhas oferecidos na região de Bonito, este passeio começa na própria sede da fazenda, deste modo não se usa nenhum tipo de transporte para chegar no início da trilha, que já está ali ao lado.

A Trilha

Definitivamente, este é um ponto importante pelo qual ele é recomendado para famílias com crianças e idosos. De fato, esta é uma trilha curta, que conta com um percurso de 2.500 metros pela floresta. Além disto, ela é uma trilha de classificação leve, já que não possui subidas e descidas e da mesma forma conta facilidade de acesso às áreas de banho nas cachoeiras.

A Trilha de Cachoeiras da Serra da Bodoquena passa por várias cachoeiras e piscinas naturais, de diversos tamanhos, sendo que 6 delas são designadas para banho. As piscinas naturais formadas pelas cachoeiras são uma delícia e suas águas cristalinas.

Cachoeiras Serra da Bodoquena ponte
Trilha Cachoeiras Serra da Bodoquena

Cachoeiras e Grutas

Dentre os destaques desta trilha estão a Cachoeira da Serra e a Cachoeira da Gruta, ambas lindas e muito fotogênicas.

Na Cachoeira da Serra é possível enfrentar as forças das águas e chegar até as quedas, que caem com toda força nas nossas costas, oferecendo uma massagem natural. Uma delícia!

Cachoeiras Serra da BodoquenaCachoeira da Serra
Cachoeira da Serra

Já a Cachoeira da Gruta forma um cenário encantador. Enorme e bem ampla, esta cachoeira é a maior atração do lugar. Aqui também é possível chegar até as quedas e sentir toda força da natureza.

Além disto, junto a cachoeira estão duas grutas naturais (que dão o nome a cachoeira) e onde pode-se observar estalactites.

Cachoeiras Serra da Bodoquena Cachoeira da Gruta
Cachoeira da Gruta
Gruta Cachoeiras Serra da Bodoquena
Gruta ao lado da Cahoeira da Gruta

Passeio de bote pelo Rio Betione

Outra grande atração do passeio é de bote pelo Rio Betione, que começa e termina no Balneário. O trajeto de quase 02 quilômetros pelo leito do rio mostra a beleza incrível da região, formada com muito verde e mata densa. Ao final do percurso está a Cachoeira do Rio Betione.

Balneário

O balneário é uma grande piscina natural formada no leito do Rio Betione e que oferece aos visitantes da fazenda a oportunidade de descansar ou aproveitar mais ainda a fazenda. Esta é uma área de banho exclusiva cercada por uma grande área gramada que conta com quiosque (bar), cadeiras para deitar e tomar sol, além de parquinho infantil.

O uso do balneário é livre para quem fez o passeio, e é possível ficar o resto do dia ali, só curtindo a beleza do lugar e se refrescando.

Por fim, para completar e fazer a experiência ser inesquecível, o balneário oferece ainda tirolesa, stand up paddle, caiaque, bote, boia cross, quadra de vôlei de areia.

Tirolesa Fazenda Betione
Tirolesa na Fazenda Betione

Almoço

Ao final do passeio, todos voltam a sede da fazenda onde é servido um típico almoço da região de Mato Grosso do Sul. Naturalmente, o almoço está incluído no valor do passeio. Aliás, o almoço oferecido é bem saboroso, além de ser cheio de opções.

Ainda, o restaurante é climatizado e oferece wi-fi gratuito.

Sede Bar Fazenda Betione
Bar na sede da Fazenda Betione

Considerações sobre o passeio Cachoeiras Serra da Bodoquena

Limite de participantes

Em virtude de o passeio acontecer numa Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN (a Fazenda Betione), existe um limite diário de visitantes permitidos. Por isto, os grupos são pequenos e os passeios controlados. Entretanto, o número máximo permitido de visitantes é de 460 pessoas, como é uma das atrações mais distantes de Bonito, ela não é das mais concorridas, sendo mais fácil conseguir vaga mesmo na altíssima temporada.


+ TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPRAR OS PASSEIOS EM BONITO MS

+ DICAS DE BONITO MS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA PLANEJAR SUA VIAGEM


Grau de dificuldade

O grau de dificuldade deste passeio é pequeno, já que a trilha não é muito longa e não é necessário subir e descer escadarias, como na Trilha Boca da Onça, por exemplo. Tanto que não existe restrições de idade e nem de condição de saúde para fazer a trilha.

Certamente durante o passeio acontece uma caminhada leve pela mata (não precisa subir nenhum morro, ou algo do tipo) e paradas para banho em piscinas naturais de cachoeiras. O esforço é baixo, mesmo pessoas sem grande condicionamento físico conseguem concluir o passeio sem problema nenhum.

Geralmente, o passeio em si dura cerca de 03 horas e meia. Entretanto, este tempo pode ser maior ou menor, já que depende das condições climáticas e/ou das necessidades do grupo.

Cachoeiras Serra da Bodoquena Cachoeira da Ilha
Cachoeira da Ilha

Incluso no valor do passeio

– Almoço típico regional com sobremesas (sem bebidas);

– Guia profissional;

– Passeio de bote;

– Day use da Fazenda e do Balneário.

O que o passeio não inclui

– Transporte até a Fazenda Betione;

– Bebidas;

– Despesas pessoais no restaurante e lojinha;

– Serviços e excursões opcionais.

Dicas

– Lembre-se de levar roupa de banho, toalha, chinelo, protetor solar e repelente.

– Na sede da fazenda tem restaurante, bar e loja de souvenirs, onde você pode comprar lembranças do passeio e da fazenda. Eles aceitam não só cartões de crédito VISA, Mastercard, Dinners e AMEX, como também cartões de débito e dinheiro. Entretanto, recomenda-se levar dinheiro, pois muitas vezes o sistema do cartão pode não funcionar, já que a fazenda pode ter problemas de conexão com a internet.


+ O QUE FAZER EM BONITO – MS


Cachoeiras Serra da Bodoquena

Crianças podem fazer a trilha das Cachoeiras Serra da Bodoquena?

Sim, crianças de todas as idades são bem-vindas para fazer o passeio das Cachoeiras Serra da Bodoquena. Entretanto, na minha opinião pessoal, eu acredito que crianças um pouco maiores realmente aproveitem o passeio.

Contudo, a fazenda é bem ampla e cheia de verde, além de contar com uma piscina grande e ainda um balneário bem tranquilo, onde elas podem aproveitar muito. Certamente um bom lugar para deixar as crianças correrem e ter contato com a natureza e ver os bichos. Aliás, crianças que tenham até 06 anos não pagam o passeio, que tem almoço de cortesia.

Cachoeiras Serra da Bodoquena Sede Piscina
Piscina na sede da Fazenda Betione

Restrições da trilha Cachoeiras Serra da Bodoquena

Conforme consta, o passeio pelas Cachoeiras Serra da Bodoquena não tem restrições, sejam elas de idade ou de condição de saúde e física. Desta forma, o passeio é recomendado para todas as idades e pessoas. Ainda, o site indica que não é necessário saber nadar para fazer o passeio.

Entretanto, os visitantes devem comunicar qualquer problema de saúde ou gravidez na hora de fazer o cadastro do passeio na recepção ou ao guia. Desta maneira, eles poderão orientar a melhor maneira de fazer o passeio, já que pessoas portadoras de doenças respiratórias, cardíacas e sanguíneas podem apresentar dificuldades. Além destas é importante avisar caso você seja portador de diabetes, hipoglicemia, pressão alta ou baixa, alergias graves.

Outras atividades oferecidas na Fazenda Betione

Além da trilha de Cachoeira Serra da Bodoquena, a Fazenda Betione oferece outros passeios que podem ser feitos na fazenda. Conforme está no site da empresa, os passeios oferecidos são o passeio de Quadriciclo Trilha da Serra e o Passeio de Caiaque Duck.

Contudo, os passeios opcionais são pagos à parte e não necessariamente precisam ser agendados anteriormente, como deve ser feito com a trilha pela mata. Então, você pode facilmente marcar horário para estes passeios entrando em contato pelo website ou ao chegar na fazenda no dia do passeio.

Cachoeiras Serra da Bodoquena placa

Informações Práticas sobre as Cachoeiras Serra da Bodoquena

Endereço

Fazenda Betione 1,5 do centro de Bodoquena – MS (cerca de 70 km de Bonito).

http://www.cachoeiraserradabodoquena.com.br/

Como chegar e estacionamento

A Fazenda Betione, onde acontece a trilha das Cachoeiras Serra da Bodoquena fica na cidade de Bodoquena, a cerca de 70 quilômetros de Bonito. Assim, chegar lá precisa de um pouco de planejamento, já que não existe transporte público até as atrações de Bonito, sejam elas perto ou não.

Deste modo, a opção é seguir de carro (próprio ou alugado) ou ainda contratar um transfer para levar até lá.

Caso alugar um carro não seja uma opção para você, não deixe de reservar o transfer já na hora que você comprar o passeio, assim você não correr o risco de não ter como chegar lá no dia do passeio.

Também é importante tem em mente que você precisa sair de Bonito pelo menos 1 hora antes do horário agendado do seu passeio. Por exemplo: caso seu passeio seja às 09h, o seu horário máximo de saída de Bonito deverá ser às 08h, para não perder seu horário de passeio.

Bilhetes

Anteriormente, em outros posts sobre Bonito, eu já escrevi que não é possível comprar o ingresso para o passeio na hora. Aliás, nenhuma das atrações em Bonito vende ingressos na hora. Deste modo, você só pode fazer um passeio se comprar os bilhetes antecipadamente. Saiba tudo sobre como funciona a compra de ingressos para os passeios em Bonito aqui:

+ TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPRAR OS PASSEIOS EM BONITO MS

Contudo, os valores dos passeios são tabelados, assim independentemente de onde você compra (qual agência você escolher), o valor será o mesmo.

Apesar de tabelado, a trilha pelas Cachoeiras Serra da Bodoquena tem valores diferentes para alta e baixa temporada.

Os valores para a trilha Cachoeiras Serra da Bodoquena abaixo são válidos até 30.06.2021 e incluem o almoço.

Baixa Temporada

Trilha com almoço adultos: R$ 178,00.

Trilha com almoço crianças de 7 a 11 anos: R$ 152,00.

Crianças até 6 anos: gratuito.

Alta Temporada

Trilha com almoço adultos: R$ 228,00.

Trilha com almoço crianças de 7 a 11 anos: R$ 192,00.

Crianças até 6 anos: gratuito.

Horário de funcionamento

Os passeios começam diariamente às 08h e os grupos vão sendo chamados a cada 20 minutos até às 14h30, quando sai o último grupo. O receptivo fecha às 16h. Já os passeios acontecem inclusive feriados, natal e ano novo.

Sede da Fazenda Betione Chales
Área de chalés da Fazenda Betione

Onde ficar em Bonito MS

Apesar de o passeio Cachoeiras da Serra da Bodoquena não ser em Bonito, e sim na cidade de Bodoquena, o interessante é você se hospedar mesmo em Bonito, que é uma cidade bem mais voltada ao turismo e com mais opções de hotéis e agradáveis pousadas. Entretanto, como já mencionei acima, quem desejar, pode se hospedar na própria Fazenda Betione, que tem chalés para alugar.

Aliás, eu me hospedei no Chalé do Bosque e adorei. O hotelzinho com chalés fica no alto de um morro dentro da cidade, cercado pela natureza e bem privativo. Mas também precisa de carro, já que é longe para ir caminhando até o centro de Bonito.

Se crianças fazem parte da sua trupe, então você não deve deixar de olhar o Zagaia Eco Resort. Certamente teria sido minha escolha se eu tivesse levado minha filha.

Enquanto alguns gostam de ficar perto da muvuva, outros preferem opções de hospedagem que ficam mais afastadas do centro da cidade e que oferecem uma experiência mais de contato com a natureza, como é o caso da ótima Pousada Olho D’Água, da Pousada Boyrá, do Hotel Cabanas e do Hotel Santa Esmeralda. Entretanto, este é o tipo de hospedagem que você vai precisar ter um carro próprio ou alugado disponível.

Então se você é do time que gosta ficar perto dos restaurantes e lojinhas, os lugares mais centrais e bem indicados são a Pousada Surucuá, o Bonito Ecotel e a Pousada Gira Sol.

Prontos para fazer a trilha das Cachoeiras Serra da Bodoquena?

Espero que tenham curtido essas dicas deste super passeio em Bonito! Sem dúvida, um dos lugares mais lindos que já visitei, com vistas incríveis e com muito respeito à natureza.

Sendo assim, qualquer dúvida ou sugestão, eu e o pessoal aqui do Viajoteca estamos a disposição nos comentários no final desse post!

Aliás, aproveito para pedir para usar nossos links de parceiros sempre que possível, assim a cada reserva concluída ganhamos uma micro comissão que nos ajuda a manter o Viajoteca com dicas sempre atualizadas! Naturalmente, você não paga a mais por isso, fora que às vezes ainda ganha descontos especiais e nos ajuda muito!

Dito isso, e sem cobrar um centavo a mais, podemos te indicar a agência que me ajudou com os passeios e que fiquei muito satisfeita com o serviço, para isso, basta clicar no banner abaixo ou nos enviar um email que entraremos em contato em seguida: tours@viajoteca.com.

Banner Tour Viajoteca Bonito

Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies