Dicas de Viagem

Blue Pools em Makarora: As mais incriveis piscinas naturais da Nova Zelândia

Blue Pools num dia de inverno fazendo jus ao nome
0

Blue Pools em Makarora

As piscinas naturais mais incríveis da Nova Zelândia

A Nova Zelândia é um país relativamente pequeno porém surpreendentemente bonito e repleto de surpresas. Um destino perfeito para uma road trip ou viagem de campervan, onde cada cantinho que você explora, você acaba descobrindo algo diferente e super fotogênico. No post de hoje, vamos conhecer um pouquinho das piscinas naturais de Makarora, as famosas Blue Pools.

Blue Pools na Nova Zelândia

As Blue Pools são piscinas naturais formada por águas cristalinas de degelo que descem das partes mais altas do Mt. Aspiring National Park através do Blue River e que ao encontrarem o Makarora River (um dos rios formadores do Lake Wanaka) acabam formando essa paisagem incrível como vocês podem ver nas fotos que ilustram esse post.

Makarora River na Nova Zelândia

Localizada ao longo da State Highway 6 (Haast Pass) em Makarora, as Blue Pools se tornaram ponto de parada obrigatório para quem viaja entre Wanaka e as geleiras do West Coast da Ilha Sul.

Encontro do Blue River com o Makarora River

Confesso que a primeira vez que estive por lá, na minha primeira road trip pela Ilha Sul da Nova Zelândia, não achei o lugar nada de mais. Isso porque, quando passei pelo local peguei tempo ruim e as famosas Blue Pools estavam mais para Grey Pools do que qualquer outra coisa.

Blue Pools depois da chuva

Felizmente tive a oportunidade de voltar às Blue Pools outras vezes e em diferentes estações. E assim contemplar esse mágico lugar em todo seu explendor.

Blue Pools em seu estado natural num dia de inverno

Nas primeiras vezes que estive por lá, tive a oportunidade de curtir as Blue Pools só para mim. Porém o advento das redes sociais transformou o local que era relativamente pouco conhecido, no ponto de parada obrigatório que é hoje. Com a popularidade do local a infra-estrutura do local melhorou nos últimos anos. E felizmente continua sendo uma atração gratuita.

Afinal porque as águas das Blue Pools são tão azuis?

As Blue Pools são piscinas naturais profundas localizadas na confluência do Blue River e do Makarora River em Makarora na Ilha Sul da Nova Zelândia. As Blue Pools recebem esse nome em função da cor azul safira de suas águas de origem glacial que descem das partes mais altas do Mount Aspiring National Park.

A cor azul safira do Blue River é resultado da pureza e temperatura da água de degelo que desce das geleiras localizadas no alto das montanhas, cuja temperatura oscila entre 2 e 10 graus ao longo do ano. Com poucos minerais dissolvidos e temperauras tão baixas, as algas, sedimentos e outros organismos não conseguem “poluir” fazendo com que a refração da luz na água gere esse tom safira-azulado hipnotizante.

Mas quando eu fui.... As Blue Pools não estavam tão azuis assim...

É verdade… Tendo visitado as Blue pools algumas vezes e separando as fotos para esse post. Pude perceber que a cor, temperatura e transparência das Blue Pools podem variar consideralmente ao longo do ano, como você talvez note nas fotos que ilustram este artigo.

Blue Pools depois da chuva

Blue Pools num dia de inverno fazendo jus ao nome

Blue Pools num dia ensolarado de verão e com tom mais esverdeado

De uma maneira geral, quanto mais seco e gelada a água, mais azul ela é. Sendo assim, espere encontrar aguas mais azuladas no inverno e mais esverdeadas no verão. Em tempos de aquecimento global e mudanças climáticas, as chances de as Blue Pools se transformarem em Green Pools nas próximas décadas são infelizmente cada vez maiores.

Blue Pools em Dezembro 2017

Blue Pools em tom esmeralda

Ponte Pensil sobre o Blue River

Além disso, quando chove nas cabeceiras do Blue River, uma grande quantidade de pedras e cascalho é carregada para ao rio a partir de alguns deslizamentos nas cabeceiras deixando as águas escuras, turvas ou leitosas. Foi assim que eu conheci as Blue Pools pela primeira vez.

Quando o Makarora River, que corre as margens da SH 6 e tem um caudal muito maior que o seu tributário Blue River, estiver acima de sua vazão normal. Pode fazer com que os sedimentos carregados pelo Blue River não consigam ser depositados no Makarora River. Sendo assim as Blue Pools são então parcialmente assoreadas com cascalho. Sendo preciso outra inundação do Blue River para lavar o cascalho a jusante e permitir que as Blue Pools voltem à sua profundidade e cor azul “normais”.

 

Quando visitar as Blue Pools observe com atenção. Você provavelmente irá conseguir ver trutas marrom e arco-íris nadando nas Blue Pools, especialmente no Outono e Inverno, quando essas migram do Lago Wanaka à montante do rio Makarora para se reproduzir. No entanto, vale lembrar que a pesca não é permitida na Blue Pools.

Como chegar até as Blue Pools

De carro. As Blue Pools estão localizadas em Makarora ao longo da State Highway 6 (Haast Pass) e a cerca 1 hora ou 73 Km de Wanaka na direção do lago Hawea. Depois de passar por Makarora continue dirigindo por cerca de 9 km até avistar uma placa para Blue Pools no lado esquerdo da estrada. Do lado direito da estrada há um estacionamento grande.




Logo no início da trilha você encontra placas de informações falando sobre a caminhada, e também sobre a floresta e ecologia do local que você esta prestes a conhecer. A trilha do estacionamento até as Blue Pools leva cerca de 15-20 minutos e atravessa uma densa floresta com belos exemplares de Nothofagus e Podocarpus cobertos por uma grande diversidade de musgos e samambaias.

Pelo caminho se a trilha não estiver muito concorrida você também conseguira observar vários passarinhos, como por exemplo o curioso South Island Robin, o amarelinho Mohua, o minúsculo Riffleman.

New Zealand Riffleman

Mohua

Depois de atravessar a floresta, você chega ao Makarora River onde há uma ponte pênsil que atravessa o rio, onde você pode então ir para a esquerda em direção a uma plataforma de visualização das Blue Pools.

Da plataforma de visualização, você pode caminhar até o rio Makarora e Blue River, se desejar, ou seguir adiante até a outra ponte pênsil sobre o Blue River ou voltar em direção do estacionamento no início da caminhada.

A ponte pênsil sobre o Blue River é relativamente nova, foi construída em 2012 se não me enganoe marca o inicio da trilha para o Vale do Young River, que leva para a Young e Siberia Huts e o cristalino Lake Crucible no interior do incrível Mount Aspiring National Park. Essa é uma trilha que um dia ainda pretendo fazer na Nova Zelândia. Espia esse post da Liz do Young Adventuress (em inglês) para ter uma ideia do que estou falando.

Observe que as pontes construídas pelo Department of Conservation tem um limite máximo de lotação, na última vez que estive por lá (Natal 2017) vi as pontes com mais gente do que elas foram projetadas para aguentar.

Outra coisa que vale a pensa mencionar é que apesar de uma cor super convidativa, a agua das Blue Pools são congelantes, ainda assim muitos corajosos encaram um pulo em suas águas. Mas as vezes o negócio pode ser perigoso.

E como bem lembram os meus amigos Helder e Lilian do Blog Nerds Viajantes no post deles sobre as Blue Pools. Cuidado com as Sandflies.

Uma recomendação que eu não poderia esquecer de forma alguma é de levar repelente, já que esta área é infestada de sandflies, um insaciável mosquito que tem em alguns lugares da Nova Zelândia. Pintas vermelhas por todo o corpo não serão a lembrança de viagem mais agradável

As Blue Pools ficam no caminho entre Wanaka e Haast Pass e também não está muito longe da Fantail Falls e Thunder Creek Falls, outras atrações ao longo da SH 6 como essas mencionadas pela Cristina e o Renato do Blog Pegadas na Estrada que você deve conhecer viajando nessa região.

Pensando em conhecer as Blue Pools em Makarora? Dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois.

Blue Pools em Makarora

Coordenadas GPS para as Blue Pools

Latitude Longitude
S 44 09.838 E 169 16.614  -44.163964, 169.276901

Toda vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado e com novas dicas de viagem. Obrigado!!


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui