Beng Mealea: Um templo esquecido no meio da floresta no Camboja

2

Aqueles que visitam as maravilhas da civilização Khmer no Camboja não sofrem com a falta de opções quando se tratam de templos e ruínas. Nos arredores de Siem Reap, existem dezenas de sítios arqueológicos que podem levar dias para serem explorados. Em minha recente visita ao país, separei um dia do meu roteiro para conhecer também duas jóias arquitetônicas ainda muito pouco conhecidas da civilização Khmer e que se encontram um pouco mais afastadas de Siem Reap: Koh Ker e Beng Maelea. E é justamente sobre Beng Maelea, um belíssimo templo no meio da floresta que irei falar um pouco mais neste post.

Templos no Camboja- Boeng Melea (18)

Veja Também:

Koh Ker: Fugindo dos turistas de Angkor Wat

Localizado à cerca de 77 km de Siem Reap e praticamente no meio do caminho para o complexo de Koh Ker, Beng Maelea é um templo hindu com cerca de 1000 anos de idade e cuja história até hoje permanece como um dos grandes enigmas da civilização Khmer.

Templos no Camboja- Boeng Melea (24)

Embora encontre-se em estado avançado de ruína, uma vez que nunca passou por nenhum tipo de restauração desde que foi redescoberto por exploradores franceses na segunda metade do século XIX. Beng Mealea é considerado um dos mais bonitos e decorados templos do império Khmer. Acredita-se que Beng Maelea tenha sido construído no início do século XII durante o reinado do rei Suryavarman II (1113-1150), ou seja construído praticamente na mesma época que Angkor Wat.

Templos no Camboja- Boeng Melea (26)

Como a história exata do templo é praticamente desconhecida, visto que não existem inferências escritas sobre sua construção, o que sabemos dele hoje é resultado direto da inferência dos arqueólogos e especialistas que estimam a época de sua construção basicamente pelo seu estilo arquitetônico e decorativo, praticamente idêntico ao empregado na construção de Angkor Wat.

Templos no Camboja- Boeng Melea (25)

Apesar de ser um pouco menor em tamanho do que o mais famoso dos templos do Camboja, Beng Mealea tem muitas similiariedades com Angkor Wat e pode ser considerado, um dos maiores e mais rebuscados templos construídos pelo império Khmer.

Templos no Camboja- Boeng Melea (14)

Assim como a maior parte dos templos de Angkor, Beng Maelea é cercada por um enorme fosso de 1025 m por 875 m e que possui aproximadamente 45 m de largura. Infelizmente hoje, tal fosso encontra-se praticamente seco e parcialmente coberto por vegetação.

Templos no Camboja- Boeng Melea

Beng Mealea está orientado para o oriente, mas assim como outros templos de Angkor tem entradas menores nas outras três direções cardeais. O layout básico é composto por três galerias que encerram em torno de um santuário central, que infelizmente não aguentaram a ação do tempo e da natureza e desabaram quase que por completo ao longo dos séculos, fazendo com que suas ricas paredes entalhadas se perdessem no tempo também.

Templos no Camboja- Boeng Melea (7)

As galerias são “amarradas” com “claustros cruciformes”, como encontramos em Angkor Wat. As estruturas conhecidas como bibliotecas se encontram à direita e à esquerda há uma extensa parede entalhada com cenas da mitologia Hindu, incluindo a representação do deus Vishnu a cargo do deus pássaro Garuda.

Templos no Camboja- Boeng Melea (9)

Assim como Angkor Wat, Beng Mealea foi construído quase que inteiramente em arenito: A pedreira de Phnom Kulen, de onde também foram extraídas as pedras usadas na construção de Angkor Wat encontram-se a apenas 7 km de Beng Mealea que também forneceu a matéria prima para a construção deste templo.

Templos no Camboja- Boeng Melea (8)

Presumivelmente boa parte dos blocos de arenito usados para construir Angkor Wat foram transportados ao longo de canais artificiais de água que passavam por Beng Mealea. Estes canais artificiais com o tempo obviamente despareceram e pouquíssimos resquícios dos mesmos sobreviveram ao tempo.

Templos no Camboja- Boeng Melea (15)

No passado, acredita-se que Beng Mealea estava no centro de uma antiga estrada/hidrovia Khmer que ligava Angkor Thom e Preah Khan Kompong Svay na província de Preah Vihear. Uma pequena ponte Angkoriana ao oeste do templo Chau Srei Vibol é o único traço remanescente da estrada entre Beng Mealea e Angkor Thom. Já entre Beng Mealea e Preah Khan, há pelo menos 10 pontes abandonadas na floresta.

Veja Também:

Quad Bike: Explorando os arrozais e vilarejos de Siem Reap

Templos no Camboja- Boeng Melea (6)

Assim como o famoso templo Ta Prohm, aquele utilizado no filme Tomb Raider, Beng Mealea tem como característica marcante o fato de ter sido “esquecido” por alguns séculos em meio a floresta. No entanto, ao contrário de Ta Prohm, pouquíssimas árvores foram removidas desde o “redescobrimento” do mesmo, o que por sua vez garante uma atmosfera bastante peculiar ao local. A sensação ao explorar esse templo é de você estar num filme tipo Indiana Jones. Como ainda relativamente poucos turistas encaram as quase 1hora e meia de estrada, você tem a sensação de ter todas aquelas ruinas só para você. Super bacana!!

Templos no Camboja- Boeng Melea (19)

Informações Úteis:

Com o asfaltamento da estrada a poucos anos atrás, visitar Beng Mealea é muito mais fácil do que quando a estrada era de chão batido. O passeio para visitar Beng Mealea combina super bem com uma ida até Koh Ker e toma o dia inteiro. Alternativamente, se não tiver interesse em conhecer Koh Ker é possível combinar Beng Mealea e Banteay Srei num passeio um pouco mais curto. De toda forma, visitar Beng Mealea vai tomar quase meio dia.

Templos no Camboja- Boeng Melea (22)

A entrada para visitar Beng Melea custa 5USD. E as entradas são compradas antes da entrada do complexo arqueológico. E embora seja uma concessão explorada pela Apsara Authority, a mesma que explora os templos nos arredores de Siem Reap, aquele ingresso não é aceito para visitação neste templo.

Templos no Camboja- Boeng Melea (17)

Como não existe transporte público até Beng Mealea.. Para chegar até lá você precisa arranjar um carro com motorista. Eu paguei cerca de 100 USD combinando a visita de Beng Mealea e Koh Ker no mesmo dia. Apesar de a estrada ser totalmemte asfaltada não recomendo ir até Beng Mealea de tuk-tuk, não apenas por razões de conforto, mas também segurança.

Templos no Camboja- Boeng Melea (16)

Como eu fiz os passeios através do concierge do meu hotel, que obviamente deve ter ganho uma boa comissão. Talvez se você fizer o esquema do passeio diretamente com um motorista local, provavelmente o passeio saia mais em conta.

Templos no Camboja- Boeng Melea (15)

Sendo assim, aproveito para fazer uma pequena propaganda do meu motorista/guia em Koh Ker e Beng Melea o simpático Dyna Pisith. Visite o site dele para maiores detalhes e para entrar em contato com ele diretamente para combinar valores e roteiro. Lembre de falar que você encontrou a dica dele aqui .

Templos no Camboja- Boeng Melea (4)

Por fim, não deixe de levar, protetor solar, repelente e vestir calçado fechado (existem cobras na região e como o templo está quase todo na sombra, as pedras são bastante escorregadias se estiverem molhadas). Ahh levar uma garrafa d’agua também é uma boa idéia. Existem alguns vendedores ambulantes na entrada, caso você esqueça, mas lá dentro eles não entram.

Templos no Camboja- Boeng Melea (2)

Uma vez dentro do complexo, existem alguns guias querem começar a mostrar o templo para você e no final esperam por uma gorjeta. Até vale a pena pegar um para aprender um pouco mais sobre a história e também para ele mostrar os melhores ângulos para as fotos.

Templos no Camboja- Boeng Melea (3)

Posts Relacionados:

Todos os posts já publicados sobre o Camboja

Todos os posts já publicados sobre o Sudeste Asiático

Todos os posts sobre a Ásia


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


2 Comentários
  1. Rodrigo Diz

    Muito legaL seus posts. Estou finalizando meu roteiro e me deu boas dicas.. Valeu!

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Legal Rodrigo

      Espero que você aproveite nossas dicas.. Depois passa aqui para compartilhar suas impressões com a gente

      Abs

Comente Aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.