Passeio de barco pelo Delta do Okavango em Botsuana

0

Por terra, por ar ou pela água, Botsuana não cansa de encantar! O país oferece paisagens belíssimas e uma das maneiras mais incríveis é descobrir a região é de barco pelo Delta do Okavango. Uma região encantadora e diversificada, onde o rio Okavango forma o maior denta interno do mundo.

Este rio não chega a nenhum mar ou oceano, toda a água que atinge o delta se evapora e transpira. Desta forma, nada melhor do que fazer um passeio de barco pelo Delta do Okavango e seus canais de águas limpas e transparentes para conhecer de perto esta beleza sem fim.

Como contei no post Sobrevoo no Delta do Okavango, havíamos feito o sobrevoo sobre esta região e ficamos encantados. E o próximo passo para ver o lugar de uma maneira mais íntima ainda seria fazer passeio de barco pelo Delta do Okavango. E esta escolha foi muito acertada, e devo dizer, complementou perfeitamente o nosso voo.

+ SOBREVOO NO DELTA DO OKAVANGO

barco pelo Delta do Okavango

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é muito indicado nas viagens para a África. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

+ DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR

+ SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL? SIM! SAIBA PORQUÊ!

De Maun: vôo panorâmico sobre o Delta do Okavango

;

Passeio de barco pelo Delta do Okavango em Botsuana

;

O Delta do Okavango é um delta interior (que não deságua no mar) na região no noroeste de Botsuana. Ele é produzido pela inundação da região, sendo que seu tamanho muda sazonalmente. A região do delta é muito plana, com uma variação de altitude inferior a 2 metros de altura em todo seus 15,000 km².

O rio Okavango drena a chuvas de verão dos planaltos de Angola (que acontecem entre janeiro e fevereiro) e que percorrem aproximadamente 1200 km em um mês para chegar até o Delta do Okavango. Ao chegar no delta, as águas se espalham ao longo de uma área de 250 km por 150 km ao longo dos próximos quatro meses ( de março a junho).

A alta temperatura do delta provoca transpiração e evaporação rápida. Isto resulta em um ciclo de subida e descida do nível da água. Os picos de cheias são entre junho e agosto, que são os meses de inverno seco do Botsuana. É neste período que o delta aumenta para três vezes o seu tamanho permanente.

Nas épocas de cheias, o delta atrai animais que vem de quilômetros de distância atrás de água. E esta junção dos bichos é uma das maiores concentrações de animais selvagens da África.

barco pelo Delta do OkavangoDe Maun: Moremi Game Reserve Tour

;

Área intocada

O interior do Delta do Okavango é ainda quase todo intocado, e de uma beleza e variedade incrível. Somente 1/3 de toda região do Delta do Okavango é realmente uma reserva de preservação ambiental. Esta área é o Moremi Game Reserve. Apesar disto todo conjunto é muito bem protegido pelo governo. que tenta restringir ao máximo o acesso de pessoas e circulação.

;

Moremi Game Reserve

O Moremi Game Reserve fica no coração do Delta do Okavango. Esta reserva natural tem uma das maiores concentrações de vida selvagem na África. E aqui também podem ser encontrados os Big 5. Isto porque a pouco tempo os rinocerontes foram reintroduzidos na região. Os rinocerontes podendo ser vistos na área de Chief’s Island, uma área dentro do Moremi. Outro grande motivo para visitar a região são os cachorros selvagens, cerca de 30% deles no mundo estão aqui. Esta é uma espécie que não é facilmente encontrada em outros lugares.

Botsuana;

Chief’s Island

A Chief’s Island é a maior ilha do delta. Ela foi formada por uma falha geológica que elevou uma placa de terra de mais de 70 km de comprimento e 15 km de largura. Historicamente, a área foi reservada como área de caça exclusiva para o chefe, devido sua grande variedade de fauna e flora. E daí que vem seu nome.

;

Passeio de barco Pelo Delta do Okavango

;

Adentrar no Delta do Okavango de carro, mesmo que de 4×4, só quem tiver licença para tanto. Ou para quem tiver reserva em um dos poucos e caríssimos logdes no seu interior. E mesmo assim, esta não é a forma mais indicada de os hóspedes chegarem nos lodges.

Quase não existem estradas, a região é mesmo ainda bem “bruta”. A maior parte dos que seguem para os exclusivos lodges do delta, vão de hidroavião. O voo geralmente sai de Maun e leva cerca de 25 minutos até a maioria dos lodges. É bom lembrar que este voo geralmente não está incluído nas salgadas diárias.

;

Hospedagem dentro do Delta do Okavango

Realmente se hospedar no interior do Delta do Okavango é para bem poucos. E mesmo contando com uma opção “budget”, por assim dizer, o Oddball’s, possui valores de diárias que não são acessíveis para a grande maioria dos viajantes.

barco pelo Delta do Okavango
Um dos Lodges dentro do Delta do Okavango, na região de Chief’s Island

;

Hospedagem em Maun

Mas a região não é somente para quem se hospeda dentro do Delta do Okavango. Quem fica fora dele também se diverte! Maun é a cidade-base do Delta do Okavango e nela encontram-se diversas opções de hospedagem, para todos os tipos de bolsos. E existe a possibilidade de fazer passeios de um dia saindo de Maun.

O logde onde nos hospedamos nos arredores de Maun, o Island Safari Lodge, nas margens do Rio Thamalakane, era bem agradável. E apesar de simples, não tivemos reclamações. O café da manhã era bom e o padrão de conforto era adequado ao preço que pagamos.

Reservando seu hotel em Botsuana ou Maun por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda ajuda o blog!

E o mais importante: você não paga nada mais por isto! E ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

;

Passeios a partir de Maun

;

O nosso lodge, o Island Safari Lodge, oferecia um rol de opções de passeios pelos arredores. E todos os lodges e agências da região oferecem os mesmos tipos de passeios. Entre eles estava um passeio de barco pelo Delta do Okavango de um dia todo.

O passeio saia do deck do hotel, já que ficava às margens do rio, e seguia entrando no Moremi. Dentro da reserva, se seguia até a Chief’s Island, no coração do Delta do Okavango. E foi este passeio que escolhemos depois de ouvir a indicação do pessoal da recepção. Isto porque o passeio nos levaria a áreas não acessíveis de outras formas.

barco pelo Delta do Okavango
Caminhos por dentro do Delta

;

Uma outra opção para região seria um passeio de carro 4 x 4 (valor US$ 110,00 por pessoa), que passaria por uma região diferente. Entretanto, como fomos no final de abril/começo de maio, a mata estava alta. E nos foi dito que seria mais difícil de ver os animais desta maneira.

De Maun: viagem de um dia à Reserva de Caça Moremi

;

Como é o Passeio de barco pelo Delta do Okavango

O passeio de barco pelo Delta do Okavango, que levou somente nós quatro, saiu às 06:30 da manhã e retornou às 17:30, no fim do dia. O nosso barqueiro era muito simpático e conhecia muito bem a fauna, flora e caminhos da região.

Durante o dia todo foi nos explicando e contando “causos”, e nos tornando mais próximos de tudo que íamos vendo. Realmente é um passeio inesquecível e muito indicado, a beleza da região é incrível e única.

;

Valor

O passeio custou US$ 90,00 por pessoa (valor pago em 2014), incluindo café da manhã e almoço. Toda comida foi levada já pronta dentro do barco e fizemos paradas para comer. O almoço, por exemplo, foi realizado numa ilha intocada dentro do Moremi.

Maun: excursão de um dia a Canoagem no Delta do Okavango

;

O passeio em si

Eu super recomendo fazer o passeio de barco pelo Delta do Okavango. A região é incrível, e não existe forma mais apropriada de entrar em contato com a natureza da região do que desta forma. Vimos diversos animais ao longo do dia e apreciamos um nascer do sol lindo e um pôr do sol mais incrível ainda.

O passeio, apesar de longo, não foi cansativo, e aproveitamos muito. A indicação é de levar uma malha, pois a manhã pode ser gelada (e foi!).

E como descrever em palavras a beleza da região é impossível, acredito que a melhor forma seja mostrar as fotos. Que nem mesmo elas consegue dar a real dimensão e beleza do Delta do Okavango. Mas tentam. 😉

Um pouco do que vimos neste dia segue abaixo.

Botsuana
Sol nascendo no Rio Thamalakane
barco pelo Delta do Okavango
Manhã gelada com água em temperatura mais alta: beleza e surpresa da natureza
barco pelo Delta do Okavango
Trechos estreitos que se intercalavam com…
Botsuana
Enormes lagoas onde encontram-se animais como hipopótamos
barco pelo Delta do Okavango
Águas limpíssimas
barco pelo Delta do Okavango
Papiros

barco pelo Delta do Okavango

Delta Okavango barco

barco pelo Delta do Okavango
O mokoro, famoso barco encontrado na região

safari Botsuana

barco pelo Delta do Okavango
Nosso barco estacionado para o café da manhã no meio do Delta do Okavango

por do sol botsuana

;


Leia mais!!!

+ CHOBE NATIONAL PARK, EM BOTSUANA

+ BOTSUANA: DICAS PRÁTICAS

+ OS PANS EM BOTSUANA

+ VISITANDO OS FAMOSOS BAOBÁS DE BOTSUANA A PARTIR DE GWETA


;

Vale a pena comprar antecipadamente:

;

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.