Conhecendo o Bairro Gótico em Barcelona num tour guiado

9

Uma das mais esperadas programações durante o 1 Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros  (1EEBB) que participei em novembro, era um passeio guiado pelo famoso Barri Gòtic. O bairro gótico em Barcelona.

O passeio prometia, já que iria reunir quase todos os participantes e seria comandado pela organizadora do 1EEBB, a Cristina. A Cristina que é guia na cidade e escreve o blog Sol de Barcelona. Ela é formada em História e com doutorado na área, então é claro que seria uma aula incrível!

O passeio guiado pelo Bairro Gótico tinha tudo para ser um sucesso e foi!

Tour bairro gótico02
Nosso grupo do 1EEBB no tour guiado pelo Bairro Gótico. Foto: Sol de Barcelona

Tour bairro gótico04
Cristina, nossa super simpática guia e com doutorado em História!

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

O tour pelo Bairro Gótico

 

O passeio começou na Plaça de Sant Jaume onde estão os edifícios da Prefeitura e o Palácio da Generalitat. Ali também estão os restos das muralhas romanas que circundaram a cidade na antiguidade. E este é o ponto de partida para se conhecer a fundo esta região da cidade.

Plebiscito

A nossa ótima guia começou nos contando um pouquinho das bandeiras penduradas nas inúmeras janelas que vemos pela cidade e do placar luminoso que ficava nesta praça contando o tempo restante para um grande evento que ocorreu no dia 09 de novembro: a consulta popular para saber a opinião da população sobre a independência da Catalunya.

A bandeira, que não é nada parecida com a espanhola, é a bandeira da Catalunya. Esta é a região da qual Barcelona faz parte e que foi anexada a Espanha há muitos anos atrás. E ela vem há muito tempo requerendo mais autonomia. A consulta popular mostrou que mais de 80% dos que foram dar sua opinião sobre o tema desejam a independência.

Tour bairro gótico

Bairro gótico Barcelona
Cris nos mostrando e explicando detalhes da história de Barcelona

Se você gostou do post e ele vai ser útil na sua viagem, nos ajude a manter o blog para ter sempre posts deste tipo fresquinho para você!

Reservando seu hotel na Espanha ou Barcelona por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda ajuda o blog!

E o mais importante: você não paga nada mais por isto! E ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

Voltando ao passeio pelo Bairro Gótico…

Dali seguimos caminhando pelas ruazinhas do bairro, onde a Cris foi nos contando as histórias ocorridas em suas ruas. E foi nos alertando para os pequenos detalhes que passam despercebidos por quem não conhece a região.

Ela foi mostrando lugares interessantes, como uma loja, onde na parte interna, pode se ver uma parte da antiga muralha da cidade de Barcelona. Jamais saberíamos que ali dentro tinha um pedaço da muralha se não fosse a Cris nos contar e nos estimular a entrar na loja para conhecer. A loja não pode impedir ninguém de entrar para ver a muralha, já que é um monumento de Barcelona.

1EEBB-Bairro gótico6

Bairro Judeu

Entramos no coração do bairro gótico, onde a Cris nos mostrou onde ficava o Bairro Judeu. Ela indicou onde seriam os portões de entrada para esta parte que era isolada da cidade. Ainda nos contou fatos como horários que estes portões ficavam abertos e fechados, permitindo assim que os judeus circulassem fora da área designada para eles.

Tour bairro gótico06

Provando delícias

Pelas ruas próximas ao bairro judeu fizemos uma parada para saborear os famosos churros com chocolate quente da cidade. Estas gostosuras são servidas nas Granjas da cidade, um tipo especial de cafeteria. Tentamos uma, que não aceitou nosso grupo por ser quase hora de fechar. Mas a Granja La Pallaresa (Calle Petritxol, 11) não só nos aceitou, como arrumou mesa conjunta para todos e nos serviu os mais deliciosos churros que já comi! Super recomendo.

1EEBB-Bairro gótico8
Churros com chocolate quente

Tour bairro gótico05

Você consegue viajar sem celular?
Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa! Ganhe o frete grátis toda vez que usar nosso link.
Catedral de Barcelona

De barriga cheia de churros e chocolate quente seguimos adiante passando pela Catedral de Barcelona. Ela foi construída entre os séculos XIII e XV e guarda a sepultura de Santa Eulália – patrona de Barcelona.

Colunas Romanas

Seguindo o tour, fomos ver o que foi a grande surpresa do dia para mim: as colunas romanas. Eu jamais esperei encontrar colunas romanas em Barcelona! Mas a cidade conta com algumas delas e estão escondidas dentro de um pátio. Elas integram parte de algumas construções medievais e que são resquícios do Templo de Augusto, do século I a.C.! A entrada é gratuita e para achar as colunas procure pela rua Paradís, número 10.

Museu D’Historia de Barcelona

O nosso tour acabou com uma visita ao Museu D’Historia de Barcelona onde pode se encontrar escavações arqueológicas e a história da cidade de Barcelona. Uma visita muito interessante e recomendada para os amantes do tema.

UMA VISITA AO MUSEU D’HISTÒRIA DE BARCELONA

Museu de História Barcelona09
Dentro do Museu de História Barcelona

Foi um tour muito agradável, numa das regiões mais interessantes da cidade e que me apresentou uma Barcelona bem diferente daquela encontrada nas Ramblas e Barceloneta. Eu super recomendo, afinal conhecer a história de uma cidade nos faz entender muito dela e de seus hábitos.

Tour bairro gótico03

 

Quer saber como foi o 1EEBB? Clique aqui.

Vale a pena comprar antecipadamente:

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

9 Comentários
  1. Christina Diz

    Conheci o blog Sol de Barcelona quando estava organizando minha viagem o ano passado e fiz o mesmo tour ao bairro gótico com a Cris. Ela foi incrível, passou no nosso hotel e de lá fomos andando pela cidade e ela já nos deu várias dicas do que conhecer e onde comer. Visitar o bairro gótico com ela, que é uma estudiosa apaixonada pela história da Espanha, foi tudo de bom, jamais teríamos conhecido tantos detalhes interessantes do bairro. Além disso a Cris é uma graça, super atenciosa e paciente para explicar tudo. Ela faz outros tipos de tour e quando voltar a Barcelona vou procurá-lá com certeza!

    1. Carina Diz

      Realmente, Christina. A minha experiência foi a mesma. Só posso recomendar fortemente o trabalho dela. Um abraço pra vc e obrigada pela visita!

  2. Cristina Souza da Rosa Diz

    Eu adorei o post. Adorei ver que a Christina veio aqui comentar. O meu passeio com ela e o marido foi muito legal. Obrigada, Christina pelo comentário! Obrigada, Carina pelo post. Foi um prazer enorme te conhecer. Muito feliz!

    1. Christina Diz

      Nossa Cris, fico feliz que tenha lembrado de nós. Adoramos Barcelona e temos planos de voltar. Com certeza faremos um outro tour com você, pode nos aguardar. Beijos!

  3. Nicole Plauto Diz

    Carina, ficou lindo o post! Saudades do nosso passeio 🙂
    A Cris foi demais mesmo! Beijos nas duas :*

  4. Claudia Boemmels Diz

    Parece que foi ontem!!! Foi muito bom com.uma excelnte guia. O post ficou otimo. Bjs

  5. Cristina Souza da Rosa Diz

    Claro, que lembro, Christina!!! 🙂 ah, estou esperando por vcs!
    Obrigada Claudia e Nicole. Beijos!!!

  6. […] das boas surpresas que tive ao fazer o tour pelo Bairro Gótico durante o 1EEBB foi conhecer o interessante Museu d’Història de Barcelona, o MUHBA. O MUHBA é […]

  7. […] + CONHECENDO O BAIRRO GÓTICO EM BARCELONA […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.