Página Principal Sydney Badu Gili – Sydney | O Show digital nas velas do Opera House – 2021

Badu Gili – Sydney | O Show digital nas velas do Opera House – 2021

por Mirella Matthiesen

Todos os anos, as famosas velas do Opera House de Sydney se transformam em um show digital de luzes e música, conhecido como Badu Gili. Esse evento gratuito celebra a tradição e arte do povo aborígene australiano.

O Badu Gili – significa “luz da água” na linguagem Gadigal* – teve início em 2017 e desde então, todo outono, parte das velas do Opera House se transformam em uma tela de cinema e projetam durante 6 minutos obras de artistas indígenas. Esse show acontece 4 vezes por dia após o pôr do sol.

A arquitetura e o cenário natural que envolve o Opera House de Sydney por si só já é um espetáculo, mas depois de assistir uma apresentação como essa, não há como não se emocionar e se interessar ainda mais pela cultura aborígene da Austrália, a civilização mais antiga do planeta!

O povo Gadigal, conhecem o Bennelong Point, local onde fica o Opera House, como Tubowgule, ou “onde as águas do conhecimento se encontram”. Desde princípio, esse lugar tem sido ponto de encontro para a comunidade aborígene por milhares de anos, um local de cerimônias e narração de histórias passada de geração para geração.

Eu, Mirella, tive o prazer de estar no Opera House de Sydney no dia da abertura do Budu Gili 2021 e trouxe aqui em primeira mão para vocês curtirem comigo.

  • Gadigal são os habitantes originais de onde hoje se localiza Sydney, os guardiões desse pedaço da terra. Inclusive, a título de curiosidade, existe uma música da incrível banda australiana, Midnight Oil, chamada Gadigal Land, que foi lançada em agosto de 2020 em parceria com artistas aborígenes.

Amostra de como é a animação:


WHITSUNDAYS, AUSTRÁLIA – UM PARAÍSO PARA CHAMAR DE SEU!

O QUE FAZER EM CAIRNS E PORT DOUGLAS, AUSTRÁLIA

BRISBANE NA AUSTRÁLIA – ROTEIRO COM MAPA!


Badu Gili – Sydney

Badu Gili : Wonder Women 2021

O tema do Badu Gili de Sydney deste ano de 2021 é ‘Mulheres Maravilhosas‘ e estará em cartaz até 31/Maio.

A projeção celebra o trabalho e a história de seis artistas femininas das primeiras nações australianas. Uma colaboração entre o Opera House e a Art Gallery of New South Wales para marcar o aniversário de 150 da Galeria.

A seleção foi feita por Coby Edgar, curadora da Art Gallery of New South Wales.

Coby selecionou seis artistas que desafiam a concepção do que a arte aborígene representa e o que esta arte ainda pode ser. Durante o Badu Gili de Sydney, seis obras ganharão vida e animação todas as noites de forma sem igual!

Obras do Badu Gili que estão sendo projetadas no Opera House em 2021:

Badu Gili, Sydney 2021

Informações gerais do Badu Gili Sydney em 2021

Quando: diariamente de 23 de abril a 31 de maio/2021.

Quanto tempo de apresentação: 6 minutos.

Quantas vezes por dia: 4x sempre depois do por-do sol.

Horários: muda de acordo com o dia [verificar horário aqui]. O primeiro show sempre acontece durante o pôr-do-sol entre 17h45 e 18h, depois tem outros 3 shows ao longo da noite.

Onde: Opera House, Sydney – Austrália – o mapa abaixo indica o melhor lugar para assistir o show.

Mapa Badu Gili - Sydney

Gostaram dessa dica de Sydney?

Curtiram essa dica sobre o evento Badu Gili em Sydney? Então, se estiverem por aqui entre final de abril e início de junho, fique de olho nessas apresentações, pois são gratuitas e certamente é muito bacana de assistir.

Aproveito também para deixar nosso jabá do Viajoteca, por favor, nos prestigie e use nossos links de afiliados que colocamos em vários lugares aqui do blog. Cada reserva concluída, nós ganhamos um pequena comissão que nos ajuda a manter o blog e nos mantem motivadas a sempre trazer novidades e informações de viagens para vocês! Ninguém paga a mais por isso e nos ajuda muito… Valeu!

Leia também:

QUANDO IR PARA A AUSTRÁLIA – CLIMA E QUANTOS DIAS EM CADA CIDADE!

VINHOS DA AUSTRÁLIA – MELHORES REGIÕES VINÍCOLAS AUSTRALIANAS

FERIADOS DA AUSTRÁLIA 2021 – NACIONAIS E ESTADUAIS

LEIA TAMBÉM:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies