Logo

Museu de Auckland na Nova Zelândia

Auckland Museum

by / 8 Comentarios / 1 de outubro de 2015

Com um rico, extenso e valioso acervo que conta com aproximadamente 2 milhões de objetos, o Auckland War Memorial Museum ou, simplesmente Auckland Museum é um dos maiores e mais importantes museus e memoriais de guerra de toda a Nova Zelândia. Focado em torno da história, história natural, bem como a história militar da Nova Zelândia. O Auckland Museum é ao lado do Te Papa Tongarewa, o museu nacional da Nova Zelândia em Wellington, um dos melhores museus para você conhecer um pouco mais sobre a história de Auckland e da Nova Zelândia.

Fachada do Museu de Auckland na Nova Zelândia

Considerado um dos edifícios neo-clássicos mais emblemáticos e conspícuos da maior cidade da Nova Zelândia, o Auckland Museum foi construído no final da década de 20 no Auckland Domain (um grande parque urbano próximo ao centro de Auckland) como um memorial de guerra em memória aos soldados mortos e feridos durante a primeira guerra mundial.

Museu de Auckland na Nova Zelândia visto do alto da Skytower

Estratégicamente construído sobre os remanescentes de um dos inúmeros vulcões extintos encontrados na cidade, o Auckland Museum está num local privilegiado que o faz ser visível de diferentes pontos da cidade. Fazendo com que ele ainda possuo uma das mais belas vistas da cidade e da Waitemata Harbour.

Visual com o Museu de Auckland na Nova Zelândia

Temática: Povo, Terra e Guerra no Auckland Museum

Com um riquíssimo acervo distribuído em 3 diferentes andares com a temática Povo, Terra & Guerra. O andar térreo é sem dúvida a minha favorita, e provavelmente a parte mais interessante e única de todas.

Abrigando a maior e mais relevante coleção de tesouros e artefatos Maori e de outras ilhas do pacífico no mundo, esta seção etnológica do museu é particularmente interessante para quem nunca teve contato com essas culturas do pacífico e quer aprender um pouco mais elas.

Museu de Auckland na Nova Zelândia (34)

As diversas galerias do andar térreo do museu examinam a diversidade das comunidades das ilhas do pacífico e a beleza, as vezes exótica, dos objetos produzidos por eles. Antes mesmo de visitar países como Cook Islands, Polinésia Francesa, Samoa, Niue, Fiji, entre outros, aprendi muita coisa sobre essas culturas explorando estas galerias e mesmo que você não tenha planos de ir para esses lugares, esta é uma excelente oportunidade para aprender sobre essas culturas do pacífico. Já que em poucos outros museus do mundo você encontrará um acervo como este.

Ainda no térreo, no átrio principal do Museu, encontramos o “Maori Court” onde encontramos alguns dos mais significativos He Taonga Maori (tesouros) no mundo, incluindo três edifícios históricos inteiros. Incluindo Hotunui, uma grande casa de reunião entalhada em madeira em motivos Maori construída em 1878 em Thames no caminho para a Peninsula de Coromandel. E Te-Toki-A-Tāpiri, uma Taua Waka, um dos últimos exemplares de canos de guerra maori construída em 1830.

Arte Maori no Museu de Auckland na Nova Zelândia

Além da história dos povos do pacífico e dos Maoris, no andar térreo encontramos ainda outras galerias que contam um pouco mais da história e desafios dos primeiros colonizadores europeus que chegaram à Aotearoa na segunda metade do século XIX e a formação do país que temos hoje.

Ainda no térreo do Auckland Museum, encontramos duas galerias dedicadas as artes decorativas e ao design made in New Zealand. Já no lado oposto a entrada principal do museu encontramos um espaço utilizado para exposições temporárias como a mostra das melhores fotos do ano da New Zealand Geographic Society e outras exposições temporárias e apresentaçõos culturais.

Apresentação cultural no Auckland Museum

Já no primeiro andar do museu, encontramos as galerias dedicadas à história natural da Nova Zelândia. Nelas aprendemos sobre diversos aspectos da evolução do ecossistema neozelandes desde as profundezas dos oceanos às praias que banham o país, até o topo das mais altas montanhas do Southern Alps.

Povos do Pacífico Museu Auckland

Além de inúmeros animais empalhados, conchas, insetos, perfis de solos, exsicatas de plantas e outras coisas típicas de qualquer museu de história natural. Uma das galerias mais interessantes do museu, na minha opinião, é justamente aquela que fala sobre um dos componentes mais notáveis da paisagem de Tamaki-Makaurau (Auckland em Maori).

Museu de Auckland na Nova Zelândia

A galerias sobre os vulcões do Auckland Museum analisa a ciência e o impacto que os mesmos tem sobre os seres humanos. Não deixe de assistir a simulação de uma grande erupção vulcânica em plena Waitemata Harbour vista de uma casa não muito longe de onde nós moramos em Auckland.. É assustador, mas muito legal ao mesmo tempo!!

Nas outras galerias você tem a chance de conhecer detalhes sobre a fauna e flora deste que foi um dos últimos países do mundo a ser ocupados por humanos . Sua chance de ver fósseis e animais que infelizmente foram extintos pela ocupação humana nos últimos 500-700 anos.

Museu de Auckland na Nova Zelândia

Já no segundo andar do Auckland Museum, encontramos uma extensa exposição permanente cobrindo as guerras as quais a Nova Zelândia se envolveu. Tanto aquelas ocorridas no interior do país durante o seu período de colonização, como a participação da Nova Zelândia em conflitos armados no exterior.

Museu de Auckland na Nova Zelândia (3)




Esta exposição/área do museu está fortemente ligada ao fato do local ser também um memorial de Guerra. E também a razão principal pela qual o prédio foi construído. Talvez você não saiba, mas durante a primeira guerra mundial mais de 10% da população masculina da Nova Zelândia morreu em batalha na Europa, especialmente na campanha de Gallipoli na Turquia.

Museu de Auckland na Nova Zelândia (15)

Além de paredes com os nomes de todos os soldados neozelandeses mortos nos conflitos no exterior desde a primeira guerra mundial, esta parte do museu tem uma extensa coleção/memorabília da primeira e segunda guerra mundial. Esta coleção não está necessariamente numa ordem cronológica dos fatos, porém agrupadas por diferentes relações de interesse, que pode ser um pouco confuso, mas não menos interessante.

Museu de Auckland na Nova Zelândia (31)

E no Cenotaph, em frente as dependências do Auckland Museum que todos os anos são celebradas as festividades do ANZAC Day em Abril. Uma cerimônia militar bastante emocionante que tive o privilégio de presenciar que tem como ponto marcante o Dawn Service antes do amanhecer.

Museu de Auckland na Nova Zelândia (11)

Para quem não sabe, o Anzac Day é um feriado nacional na Austrália e Nova Zelândia dedicado a todos os soldados que morreram servindo em conflitos em que estes dois países participaram no passado.  O qual coincide com o desembarque de tropas australianas e neozelandesas na campanha de Galipolli na Turquia em 1915. Por sinal, ter participado das comemorações do centenário do ANZAC Day em Auckland foi uma experiência realmente marcante, mesmo eu não sendo Kiwi ou Australiano.

Informações Úteis:

O Auckland Museum abre diariamente das 10 da manhã às 17:00, fechando apenas no dia de Natal. A entrada do museu é gratuita para moradores de Auckland, sugerida em 10 NZD para residentes no país e 25 NZD para visitantes extrangeiros.

O Museu ainda oferece diariamente um tour guiado bem interessante com os highlights do museu e um tour guiado pelas galerias Maori que pode ser combinado com uma apresentação cultural. Estas atividades, assim como algumas exposições temporárias são pagas.

Uma visita ao Auckland Museum dura de 1-3 horas dependendo do seu nível de interesse por museus. Especialmente recomendado para aqueles dias nublados e chuvosos em que não há muito o que fazer do lado de fora.

Museu de Auckland na Nova Zelândia (1)

Para chegar ao museu, você pode pegar o ônibus Inner Link (verde) na região central da cidade até as proximidades do museu (Geralmente parte de 10 em 10 min).. Se estiver explorando a cidade  com o ônibus turístico, ele passa pelo Auckland Museum de meia em meia hora.

Aproveitando a sua visita ao Auckland Museum, não deixe de dar um pulinho no Auckland Winter Gardens no Auckland Domain.

O mapa do Museu de Auckland pode ser visualizado aqui:

Endereço Auckland Museum

Auckland War Memorial Museum

The Domain, Maunsell Road Parnell, Auckland

Museu de Auckland na Nova Zelândia (43)

Coordenadas GPS

Latitude Longitude
S 36 51.648 E 174 46.709

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem oceania 728x90

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Arquitetura & Design, Arte, Auckland, Cultura, Destinos, Experiências, Ilha Norte, Museus, Nova Zelândia, Oceania, Passeios e Atrações Turísticas, Viagem

8 Comment

  1. […] e fui convidado para a abertura de uma exposição comemorativa especialmente preparada pelo Auckland Museum sobre os 60 anos da conquista do Everest. Resolvi migrar este post que originalmente foi publicado […]

  2. Adorei sua dica! Esse museu parece tudo de bom! Fiquei morrendo de vontade de conhecê-lo e ver a simulação de uma erupção vulcânica, deve ser demais. Meu pequeno iria adorar!

    • O Museu de Auckland é junto com o Te Papa Tongarewa em Wellington os melhores museus da Nova Zelândia. Vale à pena conhecer!! A simulação da erupção vulcânica é muito interessante!!

  3. Eu sou muito fã de museus, e esse com certeza tá na minha lista. O acervo é lindo demais, fico imaginado quantas horas passarei perdida nessas salas! <3

    • Ele é um museu imperdível e certamente um dos melhores programas para você fazer em Auckland se pegar tempo ruim na cidade.

  4. Adorei conhecer um pouco sobre esse museu, já coloquei no meu roteiro para minha viagem a Auckland.

    • Vale à pena.. E se você estiver indo a Auckland não deixe de conferir nossos outros posts sobre a cidade.. Abs

  5. Nossa que incrível adorei esse museu, deu vontade de pegar um avião agora mesmo e ir conhecer. Parabéns pelo post 😉😉 lindas fotos

Comente Aqui