Logo

Asamkirche capa

Uma obra prima do barroco: Asamkirche, das mais belas igrejas de Munique

by / 0 Comentarios / 12 de agosto de 2017

Munique é cheia de igrejas primorosas, a começar pela famosíssima Frauenkirche, cujas as torres são o símbolo da cidade. E entre elas está indescritível Asamkirche, uma das mais belas igrejas de Munique. Uma igreja linda e que tira o fôlego de quem a visita. E um dos trabalhos mais significativos do barroco tardio na cidade.

 

Ela fica localizada na Sendlinger Straße, uma rua bem próxima da famosa praça Marienplatz (o coração de Munique). A igreja divide espaço com muitas lojas e a bela casa dos irmãos Asam, que a construíram e que fica localizada exatamente ao seu lado. A bela casa segue o estilo da igreja, com uma fachada incrível e adornada.

 

O passeio pela Sendlinger Straße já vale a pena por si só, já que é uma das ruas comerciais mais populares de Munique. Uma rua alegre e cheia de lojas bacanas e restaurantes charmosos.

 

No final dela (de quem vem da Marienplatz, está o antigo portão da cidade e um dos poucos que restaram para contar história de outros tempos, o Sendlinger Tor.

 

 

Sendlinger Tor1

Os irmãos Asam

 

Os irmãos Cosmas Damian Asam e Egid Quirin Asam estavam entre os artistas mais importantes de Munique, na sua época e ajudaram a moldar a paisagem da cidade. Cosmas era um especialista em pintura de afrescos, assim como seu pai, e seu irmão, Egid, era um exímio escultor, construtor de altar e estucador. Ambos tiveram sua formação na Accademia di San Luca, onde foram alunos do mestre italiano Lorenzo Bernini. Trabalhando juntos, eles se complementaram e influenciaram o barroco bávaro.

 

A igreja surgiu porque Egid comprou algumas casas na Sendlingerstrasse, e construiu ali sua própria casa, a Asam Haus. A casa fica colada à igreja, no lado esquerdo. A ideia de construir uma igreja dedicada a São João Nepomuceno veio logo em seguida e ele queria poder ver o altar da igreja diretamente da janela do seu quarto.

 

A igreja era para ser de uso privado da família, e a ideia era de a mesma ser um trabalho pessoal em honra de Deus e, assim, salvaguardar o bem-estar espiritual dos irmãos. Mas a Igreja católica só permitiu sua construção depois que foi acordado que ela seria aberta aos habitantes da cidade. E mesmo tendo sido eles quem a levantaram e bancaram com todos os custos de construção, tiveram de abrir ao público.

 

A igreja começou a ser erigida em 1733 e foi inaugurada em 1746, ainda inacabada, já que neste meio tempo Cosmas faleceu e Egid o seguiu 4 anos depois. Mas os irmãos não tinham se colocaram nenhuma pressão de término e foram fazendo a igreja por amor até seus falecimentos. E por isto, ela só foi finalizada tempos após a morte dos dois.

Asamkirche ou Sankt-Johann-Nepomuk-Kirche

 

A igreja é conhecida como Asamkirche, que é o sobrenome dos irmãos que a construíram, mas seu nome verdadeiro é Sankt-Johann-Nepomuk-Kirche, São João Nepomuceno, em português.

 

Os irmãos dedicaram a igreja ao santo com vários detalhes. E até a pedra fundamental da sua construção foi colocada exatamente no dia do nome do santo. E para completar, São João Nepomuceno era considerado o santo padroeiro do eleitorado da Baviera.

 

Toda igreja é uma obra de arte, onde se vê que os irmãos Asam colocaram toda sua habilidade e talento.

 

Asamkirche interior

Fachada da Asamkirche

 

A fachada chama muito atenção, mesmo estando “presa” entre dois prédios, o que tira um pouco do impacto dela. Toda ornamentada, segue o estilo barroco.

 

O que se vê são duas rochas maciças na base, e de onde surgem duas colunas que formam o portal de entrada e molduram a porta. Sobre o portal, e em frente a uma grande janela, está a estátua de São João Nepomuceno, ladeado por dois anjos. Acima da janela, mais um portal ladeado por colunas onde se veem as virtudes teológicas de Fé, Amor e Esperança.

 

A porta é uma estrutura de madeira pesada e decorada com quatro relevos. A divisão ficou com dois relevos superiores e dois inferiores. Sendo eles separados por dois aros, ornamentos em forma de estrela.

 

Asamkirche porta

Interior da Asamkirche

 

O interior é fabuloso, completamente decorado, e não se sabe para onde olhar quando se entra nela. É realmente uma obra de arte.

 

A igreja é pequena, tendo somente 22 metros de comprimento por 8 de largura. Mas num pequeno espaço, uma joia foi construída. Cada centímetro é decorado com afrescos e filigranas rococó.

 

Ao cruzar a porta de entrada, se entra na ante-sala onde tem de cada lado um confessionário. Do lado esquerdo, no alto, está o Apóstolo Pedro, com duas chaves para conectar e desconectar na terra e no céu (Mateus 16:19).

 

Asamkirche detalhes5

Ainda nesta ante-sala, na direita se vê a figura de São Jerônimo e à sua esquerda o epitáfio de Ignaz Günther.

 

Asamkirche detalhes1

Uma estrutura de metal, tipo de um portão separa esta ante-sala do interior da igreja propriamente dito. Neste portão se vê uma placa com a pintura de Santo Antônio, onde se lê a frase: “Santo Antônio, interceda por nós”.

 

 

Asamkirche interior6

Passando este portão, se está no interior da igreja propriamente dito e onde pode se ver como os irmãos conseguiram combinar neste interior tão harmoniosamente a arquitetura, a pintura e a escultura. A iluminação indireta na igreja é muito bem sucedida, já que depende exclusivamente das janelas da fachada e de uma pequena janela oculta no coro, que ilumina eficazmente a Trindade por trás.




 

Detalhes da Asamkirche

 

Quando se analisa o corpo da igreja verticalmente, pode se observar três partes distintas e que seguem a visão de mundo barroca. A parte inferior, destinada às pessoas e onde ficam os bancos, segue uma linha sombria, com cores escuras, simbolizando o sofrimento terreno.

 

Asamkirche detalhes4

O meio é decorado em tons de branco e azul, e é a seção reservada para o imperador, que seria a pessoa acima dos demais.

 

Asamkirche interior4

E o nível superior é dedicado a Deus, onde se vê no teto uma pintura retratando a vida de São João Nepomuceno. A pintura sugere uma abertura para o céu e brilha através da luz das janelas.

 

Especialmente o sacramento da penitência parece desempenhar um papel-chave na Igreja, talvez porque João Nepomuceno também é considerado um santo confessor.

 

Asamkirche detalhes3

Se for possível, tente visitar a igreja numa manhã de sol. Os raios de luz entram pela janela leste e evocam uma atmosfera mística, deixando-a ainda mais bela.

 

Asamkirche interior5

Durante a 2ª Guerra Mundial, o coro foi gravemente danificado durante um bombardeio em 1944. Uma minuciosa restauração ocorrida entre 1975-1983 devolveu a aparência original do coro.

Asamhaus

 

Quem visita a igreja não tem como deixar de observar a casa de Egid Asam, que fica ao lado. Sua fachada chama tanta atenção como a Asamkirche e também mostra as habilidades artísticas dos irmãos Asam.

 

Asam Haus

A casa construída entre 1733-1734 mostra a qualidade artística do pintor Cosmas e a habilidade de Egid como construtor e estucador. Ela é uma obra prima da arquitetura barroco tardio.

 

Ao construir esta casa, eles já eram reconhecidos pelo seu trabalho, por terem feito a bela catedral de Freising.

 

A fachada branca de quatro andares é decorada com trabalhos elaborados em estuque amarelo e branco nas inúmeras janelas. O projeto foi de Egid Asam e serviu-lhe mais tarde como um modelo de seu trabalho.

 

A casa não está aberta à visitação, mas junto com a Asamkirche forma a mais bonita fachada rococó de Munique.

 

Asamhaus e Asamkirche

Informações sobre a Asamkirche

 

 

Endereço

 

Sendlinger Strasse, 32, 80331 München.

Telefone: +49 (0) 89 23687989.

Horários de abertura da Asamkirche

 

A igreja abre todos os dias entre 09 e 18h. Mas às 6ªs-feiras ela só abre às 13h devido a limpeza da mesma.

 

 

Missas

 

Acontecem domingos e feriados religiosos às 10h da manhã.

 

E de 4ª a 6ª-feira às 17h.

 

 

Entrada

 

A visitação à igreja é gratuita.


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem europa 728x90

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , , , , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Alemanha, Arquitetura & Design, Arte, Cultura, Destinos, Europa, Experiências, Igrejas, Lugares Históricos, Lugares Sagrados, Munique, Planejamento de Viagem, Utilidades, Viagem

Comente Aqui