Asamkirche, das mais belas igrejas de Munique

Uma obra prima do barroco na cidade

0

Munique é cheia de igrejas primorosas, a começar pela famosíssima Frauenkirche, cujas as torres são o símbolo da cidade. E entre elas está indescritível Asamkirche, uma das mais belas igrejas de Munique. Uma igreja linda e que tira o fôlego de quem a visita. E um dos trabalhos mais significativos do barroco tardio na cidade.

Para conhecer os detalhes da Asamkirche: Tour Privado de 2 horas com um historiador de arte

Ela fica localizada na Sendlinger Straße, uma rua bem próxima da famosa praça Marienplatz (o coração de Munique). A igreja divide espaço com muitas lojas e a bela casa dos irmãos Asam, que a construíram e que fica localizada exatamente ao seu lado. A bela casa segue o estilo da igreja, com uma fachada incrível e adornada.

O passeio pela Sendlinger Straße já vale a pena por si só, já que é uma das ruas comerciais mais populares de Munique. Uma rua alegre e cheia de lojas bacanas e restaurantes charmosos.

No final dela (de quem vem da Marienplatz, está o antigo portão da cidade e um dos poucos que restaram para contar história de outros tempos, o Sendlinger Tor.

Sendlinger Tor1

>> Leia mais sobre: Frankfurt | Berlim | Munique | Rota RomânticaToda Alemanha

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

 

Asamkirche

 

Os irmãos Asam

Os irmãos Cosmas Damian Asam e Egid Quirin Asam estavam entre os artistas mais importantes de Munique, na sua época e ajudaram a moldar a paisagem da cidade. Cosmas era um especialista em pintura de afrescos, assim como seu pai, e seu irmão, Egid, era um exímio escultor, construtor de altar e estucador. Ambos tiveram sua formação na Accademia di San Luca, onde foram alunos do mestre italiano Lorenzo Bernini. Trabalhando juntos, eles se complementaram e influenciaram o barroco bávaro.

A igreja surgiu porque Egid comprou algumas casas na Sendlingerstrasse, e construiu ali sua própria casa, a Asam Haus. A casa fica colada à igreja, no lado esquerdo. A ideia de construir uma igreja dedicada a São João Nepomuceno veio logo em seguida e ele queria poder ver o altar da igreja diretamente da janela do seu quarto.

A igreja era para ser de uso privado da família, e a ideia era de a mesma ser um trabalho pessoal em honra de Deus e, assim, salvaguardar o bem-estar espiritual dos irmãos. Mas a Igreja católica só permitiu sua construção depois que foi acordado que ela seria aberta aos habitantes da cidade. E mesmo tendo sido eles quem a levantaram e bancaram com todos os custos de construção, tiveram de abrir ao público.

A igreja começou a ser erigida em 1733 e foi inaugurada em 1746, ainda inacabada, já que neste meio tempo Cosmas faleceu e Egid o seguiu 4 anos depois. Mas os irmãos não tinham se colocaram nenhuma pressão de término e foram fazendo a igreja por amor até seus falecimentos. E por isto, ela só foi finalizada tempos após a morte dos dois.

;

+ DICAS DE HOTÉIS PARA SE HOSPEDAR EM MUNIQUE – ALEMANHA

+ 1 CIDADE : 1 ATRAÇÃO = MUNIQUE : MARIENPLATZ

+ UMA VISITA À BMW WELT, EM MUNIQUE

+ A CERVEJARIA HB EM MUNIQUE: PROSIT!

Procurando hospedagem em Munique? A cidade tem excelentes opções. Clique aqui e encontre a sua!

 

Asamkirche ou Sankt-Johann-Nepomuk-Kirche

A igreja é conhecida como Asamkirche, que é o sobrenome dos irmãos que a construíram, mas seu nome verdadeiro é Sankt-Johann-Nepomuk-Kirche, São João Nepomuceno, em português.

Os irmãos dedicaram a igreja ao santo com vários detalhes. E até a pedra fundamental da sua construção foi colocada exatamente no dia do nome do santo. E para completar, São João Nepomuceno era considerado o santo padroeiro do eleitorado da Baviera.

Toda igreja é uma obra de arte, onde se vê que os irmãos Asam colocaram toda sua habilidade e talento.

Asamkirche interior

De Munique: Excursão Castelos de Neuschwanstein e Linderhof

 

Fachada da Asamkirche

A fachada chama muito atenção, mesmo estando “presa” entre dois prédios, o que tira um pouco do impacto dela. Toda ornamentada, segue o estilo barroco.

O que se vê são duas rochas maciças na base, e de onde surgem duas colunas que formam o portal de entrada e molduram a porta. Sobre o portal, e em frente a uma grande janela, está a estátua de São João Nepomuceno, ladeado por dois anjos. Acima da janela, mais um portal ladeado por colunas onde se veem as virtudes teológicas de Fé, Amor e Esperança.

A porta é uma estrutura de madeira pesada e decorada com quatro relevos. A divisão ficou com dois relevos superiores e dois inferiores. Sendo eles separados por dois aros, ornamentos em forma de estrela.

Asamkirche porta

De Munique: Excursão de 1 dia para o Ponto mais Alto da Alemanha, o Zugspitze

 

Interior da Asamkirche

O interior é fabuloso, completamente decorado, e não se sabe para onde olhar quando se entra nela. É realmente uma obra de arte.

A igreja é pequena, tendo somente 22 metros de comprimento por 8 de largura. Mas num pequeno espaço, uma joia foi construída. Cada centímetro é decorado com afrescos e filigranas rococó.

Ao cruzar a porta de entrada, se entra na ante-sala onde tem de cada lado um confessionário. Do lado esquerdo, no alto, está o Apóstolo Pedro, com duas chaves para conectar e desconectar na terra e no céu (Mateus 16:19).

Asamkirche detalhes5Ainda nesta ante-sala, na direita se vê a figura de São Jerônimo e à sua esquerda o epitáfio de Ignaz Günther.

Uma estrutura de metal, tipo de um portão separa esta ante-sala do interior da igreja propriamente dito. Neste portão se vê uma placa com a pintura de Santo Antônio, onde se lê a frase: “Santo Antônio, interceda por nós”.

Passando este portão, se está no interior da igreja propriamente dito e onde pode se ver como os irmãos conseguiram combinar neste interior tão harmoniosamente a arquitetura, a pintura e a escultura. A iluminação indireta na igreja é muito bem sucedida, já que depende exclusivamente das janelas da fachada e de uma pequena janela oculta no coro, que ilumina eficazmente a Trindade por trás.

 

Detalhes da Asamkirche

Quando se analisa o corpo da igreja verticalmente, pode se observar três partes distintas e que seguem a visão de mundo barroca. A parte inferior, destinada às pessoas e onde ficam os bancos, segue uma linha sombria, com cores escuras, simbolizando o sofrimento terreno.

O meio é decorado em tons de branco e azul, e é a seção reservada para o imperador, que seria a pessoa acima dos demais.

Asamkirche interior4E o nível superior é dedicado a Deus, onde se vê no teto uma pintura retratando a vida de São João Nepomuceno. A pintura sugere uma abertura para o céu e brilha através da luz das janelas.

Especialmente o sacramento da penitência parece desempenhar um papel-chave na Igreja, talvez porque João Nepomuceno também é considerado um santo confessor.

Asamkirche detalhes3Se for possível, tente visitar a igreja numa manhã de sol. Os raios de luz entram pela janela leste e evocam uma atmosfera mística, deixando-a ainda mais bela.

Durante a 2ª Guerra Mundial, o coro foi gravemente danificado durante um bombardeio em 1944. Uma minuciosa restauração ocorrida entre 1975-1983 devolveu a aparência original do coro.

Você consegue viajar sem celular?

Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa!

 

Asamhaus

Quem visita a igreja não tem como deixar de observar a casa de Egid Asam, que fica ao lado. Sua fachada chama tanta atenção como a Asamkirche e também mostra as habilidades artísticas dos irmãos Asam.

Asam HausA casa construída entre 1733-1734 mostra a qualidade artística do pintor Cosmas e a habilidade de Egid como construtor e estucador. Ela é uma obra prima da arquitetura barroco tardio. Ao construir esta casa, eles já eram reconhecidos pelo seu trabalho, por terem feito a bela catedral de Freising.

A fachada branca de quatro andares é decorada com trabalhos elaborados em estuque amarelo e branco nas inúmeras janelas. O projeto foi de Egid Asam e serviu-lhe mais tarde como um modelo de seu trabalho. A casa não está aberta à visitação, mas junto com a Asamkirche forma a mais bonita fachada rococó de Munique.

Asamhaus e Asamkirche

Tour de 1 dia pela Rota Romântica e Rothenburg saindo de Munique

 

Informações sobre a Asamkirche

 

Endereço

Sendlinger Strasse, 32, 80331 München.

Telefone: +49 (0) 89 23687989.

 

Horários de abertura da Asamkirche

A igreja abre todos os dias entre 09 e 18h.

Entetanto, nas 6ªs-feiras ela só abre às 13h devido a limpeza da mesma.

 

Missas

As missas acontecem domingos e feriados religiosos às 10h da manhã.

De 4ª a 6ª-feira as missas acontecem às 17h.

 

Entrada

A visitação à igreja é gratuita.

 

QUER APROVEITAR MELHOR SUA VIAGEM À Alemanha? VEJA ESTAS DICAS IMPERDÍVEIS!

 

Hotel

Uma dica que faz a diferença na viagem à Alemanha é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. Quando você opta por ficar bem localizado tenha certeza que você vai aproveitar muito mais, além de gastar menos dinheiro com deslocamento até as atrações. Fora o mais importante numa viagem: economizar tempo! Não precisar perder preciosos longos minutos indo até os centros das cidades pode fazer toda a diferença na sua viagem.

A gente indica o Booking, onde você encontra as melhores opções e melhores preços! Faça sua reserva já!

Nós temos um post com várias dicas de boas opções de hotéis em Munique, dá uma olhada:

DICAS DE HOTÉIS PARA SE HOSPEDAR EM MUNIQUE – ALEMANHA

 

Carro

Outra dica para quem deseja visitar outlets e conhecer algumas cidades vizinhas em passeios de bate e volta é alugar um carro. A Alemanha é o país perfeito para fazer viagens de carro, já que sua beleza está nas cidades pequeninas e que muitas vezes não são conectadas por trens. Fora que viajar pelas Autobahns é uma experiência muito bacana! Poder dirigir em alta velocidade, de forma segura e em estradas bem cuidadas não é muito fácil de se poder fazer em outros lugares.

Nós temos um post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto aluguel de carros no exterior, com ótimas dicas e comparadores de preços para economizar ao alugar um carro na sua viagem.

 

Ingressos

Uma dica que considero bem importante dar é comprar todos os ingressos das atrações e excursões com antecedência, já antes de iniciar a viagem. Em várias cidades da Europa, como Paris, Barcelona, Amsterdam, entre várias outras já não existe mais a tal baixa temporada. As atrações sempre tem fila de horas pra comprar entradas na hora e muitas vezes nem tem mais entradas para aquele dia e os próximos. Então não corra o risco de viajar para este lugar e não conseguir entrar no que quer tanto ver!

Outra grande vantagem é que comprando antecipadamente você não pega filas e entra praticamente direto, muitas vezes até com hora marcada. E o melhor é ter a certeza que vai se visitar o que se sonha!

Um dos melhores sites para você encontrar o passeio que deseja e com os melhores preços é o Get Your Guide. Ele é um dos maiores do mundo e muito confiável. Eu mesma já comprei diversos passeios e ingressos por ele e recomendo. É muito fácil e rápido efetuar a compra online, além de você encontrar todos os passeios e excursões na Alemanha, sempre com preços excelentes.

 

Continue lendo sobre a Alemanha!

+ OS CASTELOS NEUSCHWANSTEIN E HOHENSCHWANGAU NO SUL DA ALEMANHA

+ DICAS PARA CURTIR A OKTOBERFEST EM MUNIQUE NA ALEMANHA

+ MERCADOS DE NATAL NA ALEMANHA PARA VOCÊ VISITAR

+ O QUE FAZER NA ALEMANHA NO DOMINGO – DICAS PARA SALVAR SUA VIAGEM!

 

Vale a pena comprar antecipadamente:

 

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.