Página Principal Bélgica As estátuas que fazem xixi em Bruxelas

As estátuas que fazem xixi em Bruxelas

por Martinha Andersen
14 comentários

Se tem uma coisa que eu amo nas viagens é descobrir a cultura local. Cada país e cidade tem seus marcos e pontos turísticos famosos. Paris tem a Torre Eiffel, Londres o Big Ben, e na Bélgica não é diferente. Uma das atrações mais famosas da cidade não é remanescente de uma Feira Mundial ou uma maravilha arquitetônica, é nada mais nada menos que estátuas que fazem xixi em Bruxelas

Se você já foi a capital belga, as chances são que você já ter o visto são grandes. O que muitos de vocês não sabem é que ele não está sozinho. Ele tem uma “família”, composta de uma irmã e um cão.

Você conhece as estátuas que fazem xixi em Bruxelas?

Manneken-Pis

Este jovem rapaz pode ser pequeno (e como é, tente não fazer uma cara de decepção quando o encontrar), mas ele é a mais famosa das estátuas e sempre atrai uma multidão.

Manneken-pis estátuas que fazem xixi em Bruxelas

O Manneken-pis é o mais antigo «residente» de Bruxelas e os habitantes são muito orgulhosos dele. A estátua de bronze original (se encontra no Musée de la Ville de Bruxelles) foi criado por Jerome Duquesnoy I em 1619, para substituir uma versão anterior de pedra, e tem sobrevivido a bombardeios (1695), a revolução (1830), duas guerras mundiais, e de vários sequestros.

Periodicamente, durante todo o ano, o “menino nu” é vestido em trajes feitos sob medida para ele. Seu guarda-roupa é de fazer inveja a qualquer mortal, já que inclui mais de 800 figurinos diferentes também em exposição no Musée de la Ville.

Manneken-pis estátuas que fazem xixi em Bruxelas

Manneken-pis estátuas que fazem xixi em Bruxelas

Manneken-pis estátuas que fazem xixi em Bruxelas

Manneken-pis estátuas que fazem xixi em Bruxelas

Manneken-pis estátuas que fazem xixi em Bruxelas

É uma das atrações mais populares e dizem que trás sorte para a cidade de Bruxelas. Você encontrará o Manneken-pis em tudo o que é lugar: arte de rua, camisetas, lembranças turísticas e tantas outras bugigangas. Sem falar ao inúmeros chocolates que tem a sua forma.

Manneken-pis estátuas que fazem xixi em Bruxelas

Manneken-pis estátuas que fazem xixi em Bruxelas

Manneken-pis estátuas que fazem xixi em Bruxelas

Manneken-pis estátuas que fazem xixi em Bruxelas

Uma vez que é uma das paradas turísticas mais famosas em Bruxelas, Manneken-Pis é bastante fácil de encontrar. Em seu mapa fiel localizar Rue Lombard (não é muito longe do Grand Place) e vire à esquerda na Rue de l’Etuve. O enxame de turistas irá revelar a localização da pequena mascote da cidade, na esquina quase escondido.

Manneken-pis estátuas que fazem xixi em Bruxelas

Jeanneke-Pis

Eis que em 1980 surge a irmã do Manneken-pis, Jeanneke. Uma menina de cócoras, fazendo xixi. A estátua também é relativamente pequena, tem meio metro de altura.

Jeanneke-pis estátuas que fazem xixi em Bruxelas

É uma adição relativamente recente à cidade, erguido em 1987, Jeanneke Pis permanece praticamente desconhecida para os viajantes. Jeanneke é para ser um símbolo de lealdade para a cidade, apesar de algumas pessoas dizerem que ela foi criada como uma atração para chamar clientes para restaurante do Sr. Debouvrie.

Jeanneke-pis estátuas que fazem xixi em Bruxelas

Ela está localizada no Impasse de la Fidélitéum beco sem saída quase em frente ao famoso Delirium Café. Ela está a apenas 3 minutos a pé da Grand-Place. A escultura está atrás de grades de ferro, para protegê-la do vandalismo, já que ela foi atacada muitas vezes. Com sorte você pode encontrar as grades abertas.

Jeanneke-pis estátuas que fazem xixi em Bruxelas

Jeanneke-pis estátuas que fazem xixi em Bruxelas

Zinneke-Pis

Eis que para uma família se sentir completa, muitas vezes é preciso ter um bichinho de estimação. E nessa família não foi diferente. O terceiro membro da família Pis é o cão, Zinneke Pis.

zinneke-pis estátuas que fazem xixi em Bruxelas

Criado em 1999 pelo escultor, Tom Frantzen, este pequeno cão vira-lata simboliza a “natureza multicultural” e espírito humorístico da cidade.

zinneke-pis estátuas que fazem xixi em Bruxelas

A escultura de bronze pode ser encontrado na esquina da Rue des Chartreaux e Rue de Vieux-Marche, levantando a perna e fazendo as suas necessidades. Ao contrário dos outros membros de sua família, Zinneke não é uma fonte.

zinneke-pis estátuas que fazem xixi em Bruxelas

Qual das estátuas que fazem xixi em Bruxelas é a sua preferida?

14 comentários


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

– Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

– Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

– Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

– Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Renata Inforzato 4 de agosto de 2015 - 11:54

Eu adoro as 3. Aliás, adoro Bruxelas. Parabéns, o texto ficou super leve, gostoso de ler e bem humorado. bjs

Responder
Martinha Andersen 12 de agosto de 2015 - 07:42

Merci Renata. Eu tento não ser muito engraçadinha, pois né, sempre tem gente que leva para o outro lado, este post mesmo pensei 1000x se ia publicar ou não, pelo pipi, zizi e cia. 😀

Responder
Fernanda Scafi 4 de agosto de 2015 - 14:10

hahahaha nunca tinha ouvido falar da menina e nem do cachorro!!! Não conheço Bruxelas… ainda!

Responder
Martinha Andersen 12 de agosto de 2015 - 07:40

Mas vamos marcar uma viagem para a Bélgica correndo. São tantas delícias, cidades lindas e exotismo que tenho certeza que você vai gostar.

Responder
Adriana Minami 5 de agosto de 2015 - 08:39

Só conheço a primeira!!! Nem sabia das outras!!! =)

Responder
Martinha Andersen 12 de agosto de 2015 - 07:39

Bom motivo para visitar Bruxelas e procurar as outras duas 😉

Responder
Carmem 25 de agosto de 2015 - 11:13

Vou ter de voltar pra conhecer o cachorro…

Responder
Martinha Andersen 25 de agosto de 2015 - 11:21

Bom motivo 😉

Responder
lugares para beber cerveja em Bruxelas 29 de setembro de 2015 - 06:05

[…] no Impasse de la Fidélité, um beco sem saída quase em frente da Janekke-Pis, uma das famosas estátuas que fazem xixi. Fica a apenas 3 minutos a pé […]

Responder
Claudia Castro 4 de novembro de 2015 - 12:30

Estou indo em março de 2016 e já anotei o endereço do cachorro mijão, Muito lega! Rs

Responder
Martinha Andersen 7 de novembro de 2015 - 06:10

Oi Claudia.. Que legal, talvez a gente se esbarre por lá. Adoro essas estátuas nas ruas e suas histórias. Uma cultura totalmente diferente da nossa. Beijão!

Responder
13 Cidades para conhecer na Bélgica 3 de julho de 2016 - 17:31

[…] deixe de visitar o outro ícone de Bruxelas, o Manneken Pis, uma pequena (bem pequena!) estátua de bronze de um menino. É meio frustrante quando você fica […]

Responder
melevaemboraestradaafora 1 de dezembro de 2016 - 17:54

Aaaaah, estive em Bruxelas nesse ano, mas não vi o cachorro! hahaha… Que máximo! Amei a cidade. Escrevi sobre ela em bit.ly/meleva_grandplace 🙂

Responder
Turismo nos países que disputam a Copa do Mundo 2018: Bélgica - Atypic 28 de agosto de 2018 - 12:21

[…] alta, e ter uma vista panorâmicas a quase 130 metros de altura. Além disso, as esculturas como o Manneken Pis, com sua perfeição e frustrante tamanho reduzido, junto da […]

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies