Logo

Aquario Singapura

S.E.A Aquarium em Singapura: Um dos maiores aquários do mundo

by / 2 Comentarios / 30 de novembro de 2016

Aquário de Singapura em Sentosa

Considerado um dos maiores aquários do mundo, o S.E.A. Aquarium de Singapura está localizado no Sentosa Marine Life Park e foi aberto ao público no final de 2012 dentro das dependências do Resort World Sentosa. Para quem não conhece, o Resort World Sentosa (RWS) é um gigantesco complexo de entretenimento em Singapura que entre hotéis, restaurantes, lojas e cassinos, abriga também o primeiro parque da Universal Studios fora dos EUA e um dos maiores aquários do mundo na atualidade, assunto deste post.

Aquario em Singapura

Parte do Marine Life Park de Sentosa, que por sua vez é composto por outras 2 atrações principais (Adventure Cove WaterPark, Ultimate Marine Enconters), o S.E.A Aquarium de Singapura é considerado um dos maiores, mais completos e diversos aquário/oceanário do mundo.

Aquario em Singapura

Quando inaugurado no final de 2012, o S.E.A. Aquarium de Singapura destronou o incrível Georgia Aquarium de Atlanta do post de maior aquário do mundo e de quebra ainda levou o título de aquário com maior painel de acrílico do mundo, destronando o aquário do Dubai Mall nos Emirados Árabes Unidos que até então tinha o aquário com o maior display de acrílico do mundo. Hoje, desde Dezembro de 2015 o título pertence ao Grandview Aquarium em Guangzhou na China.

Aquario em Singapura

Com um total de 49 tanques e aquários diferentes, representando 10 diferentes ecossistemas marinhos, o aquário de Singapura conta com cerca de 100.000 animais de cerca de mais de 800 espécies oriundas de diferentes partes do planeta. Quando combinados, os 49 aquários do complexo do S.E.A Aquarium de Singapura, contem cerca de 43 milhões de litros de água do mar.

Manta Ray no Aquario em Singapura

Só o seu tanque principal, o Open Ocean Habitat, tem capacidade para cerca de 18.2 milhões de litros e é justamente nele que encontramos o painel de acrílico de 36 metros de comprimento e 8.3 metros de altura que por alguns míseros centímetros desbancou o aquário de Dubai como o maior display de acrílico do mundo.

Aquario em Singapura

Como mencionado anteriormente neste post, o aquário de Singapura está basicamente dividido em 10 diferentes ambientes/atrações/ecossistemas. Logo na entrada após comprar/trocar os ingressos e entrar no recinto através do The Maritime Experimental Museum, chegamos a primeira destas atrações, um área do aquário de Singapura dedicada a recriar as águas do estreito de Karimata e o Mar de Java.

Aquario em Singapura

Mergulhando através do fascinante mundo subaquático do Estreito de Karimata, o qual está localizado ao leste da ilha de Sumatra no mar de Java na Indonésia, este aquário possui entre suas principais atrações, uma réplica de um navio naufragado. O qual é habitado por inúmeros peixes e outras criaturas marinhas que vivem nestas águas nesta parte do planeta.

Naufragio Aquario em Singapura

Por alí, o visitante do aquário de Singapura pode observar cardumes de pampo, peixe morcego e outros animais marinhos interessantes, como o mero por exemplo. Peixes que costumam buscar refúgio dentro e perto dos inúmeros naufrágios existentes nesta das águas do Mar de Java.

Aquario em Singapura

Já na segunda parte da visita, o visitante faz uma viagem subaquática através do Estreito de Malaca e do mar de Andaman, onde encontramos outros fascinantes exemplares de vida marinha que habitam as águas desta belíssima região costeira entre a Malásia e a Tailândia no Sudeste da Ásia.

Aquario em Singapura

Nesta parte da visita é possível também caminhar sobre um aquário com piso de vidro e observar alguns animais nadando bem debaixo de seus pés! Mais à frente, é possível explorar e até tocar em alguns exemplares da fauna aquática das águas que banham inclusive Singapura. Animais como ouriços, estrelas do mar e pepinos do mar, estão estrategicamente localizados nesta parte da exposição para serem tocados e apreciados pelas crianças. Eu tenho um pouco de dó, mas nós adultos, também podemos aproveitar para tocar nestes animais também.

Aquario em Singapura

Na terceira etapa da visita ao aquário de Singapura, o visitante é induzido a descobrir os manguezais de Sundarbans. Um ecossistema que abriga uma infinidade de plantas e animais ameaçados de extinção encontrados ao longo da costa do golfo de Bengala na costa da Índia e Bangladesh. Lá o visitante pode conhecer um pouco mais sobre os curiosos habitantes dos manguezais como mudskippers, spotted scats, archerfish e batfish prateado entre outros animais que usam a extensa rede de raízes de árvores de manguezais como áreas de reprodução e berçário.

Aquario em Singapura

Uma das coisas que mais me chamaram atenção nesta parte do aquário, foram os ovos com “alevinos” de tubarão. Achei um barato ver os mini tubarõezinhos se mexendo dentro do ovo através da luz.

sea-aquarium-em-singapura-318sea-aquarium-em-singapura-319

Um pouco mais adiante, já ao final desta parte do aquário dedicados ao Golfo de Bengala e ao Laccadive Sea, podemos espiar as curiosas enguias/moreias entrando e saindo de suas areias tocas com aquela cara que acabaram de contar uma piada e só elas acharam graça #piadafraca.

sea-aquarium-em-singapura-361sea-aquarium-em-singapura-362

Para a alegria da criançada, por alí também encontramos um aquário com inúmeros peixes tropicais onde é possível encontrar o Nemo, a Doris e afins. Assim como lagostas de recifes e outras centenas de criaturas marinhas multicoloridas no aquário de corais.

sea-aquarium-em-singapura-356

A quarta parte da exposição do aquário de Singapura é chamada de Ocean Journey. Nela, além de ficar cara-a-cara com os golfinhos nariz de garrafa do Indo-Pacífico, você aprende alguns os fatos surpreendentes sobre estes velozes nadadores que encantam a todos com a sua graça e coragem debaixo d’água. Mas tenho que dizer, nada substitui a experiência de nadar com centenas deles em mar aberto como tivemos a oportunidade de fazer na Nova Zelândia. E pelo que andei pesquisando, infelizmente esses golfinhos foram capturados nas ilhas salomão aqui no pacífico sul.

sea-aquarium-em-singapura-366

No Ocean Journey você ainda pode observar o hipnotizante nado sincronizado dos peixes num dos tanques cilíndricos do aquário. Poucas cenas marinhas são mais intrigantes e hipnóticas do que observar um cardume de peixes nadando em uníssono. Claro que ao vivo e a cores mergulhando no mar é muito mais legal. Porém para quem não mergulha ir num aquário desses e observar o cardume nadando sem dúvida demonstra pelo menos um pouco da realidade no fundo do mar.

sea-aquarium-em-singapura-352

Por alí, nas imediações deste tanque cilíndrico de acrílico existe também uma modesta alusão à vida marinha nos habitats de água fria. Alí encontramos animais como o caranguejo-aranha gigante do Japão, o curioso náutilo e outras espécies exclusivamente encontradas em águas mais frias. Nada que chegue aos pés do Aquário de Seattle ou mesmo de Atlanta. Por alí, não deixe de apreciar a dança eletrizantes das diferentes espécies de águas vivas.

sea-aquarium-em-singapura-335

Chegando a metade da visita ao aquário de Singapura, chegamos então a uma das principais atrações do mesmo. O gigantesco Open Ocean, o tanque de 18.2 milhões de litros que contém o maior painel de acrílico do mundo. Nenhum dos outros 9 ambientes/ecossistemas apresentados neste aquário leva você se sentir praticamente caminhando no fundo do oceano como nesta parte do aquário. Alguns quartos de um dos hotéis de Sentosa tem vista privativa para o aquário, caso você tenha o p$der de cacifar um luxo desses deve ser uma experiência suber bacana.




sea-aquarium-em-singapura-345

Apesar de não causar o mesmo impacto que o Georgia Aquarium de Atlanta causa com os tubarões baleia, minha sugestão alí é sentar, e ficar olhando e curtindo o aquário. Deixe sua imaginação passear como as centenas de peixes ósseos e cartilaginosos que nadam harmoniosamente por alí.

sea-aquarium-em-singapura-339

Para quem curte aquários, observar a dança contínua em perfeita harmonia destes incríveis animais é um verdadeiro colírio para os olhos. Apesar de o Aquário de Singapura não ter tubarões baleia, as Manta Rays e outras espécies de arraias, peixes e outros tubarões fazem a visita valer a pena.

sea-aquarium-em-singapura-340

A sexta área do aquário de Singapura é dedicada as águas quentes do mar da Arábia e do Golfo Pérsico e que compõem um dos maiores santuários marinhos do mundo. Além de diversos peixes endêmicos destas águas um dos maiores detaques ficam por conta dos corais moles de um dos aquários que com luz ultravioleta parecem brilhar fluorescentes.Fantástico!

corais que brilham no escuro Aquario em Singapura

O sétimo ecossistema contemplado no Aquário de Singapura é o Mar Vermelho. Muitas vezes chamado de “floresta tropical do mar”, o Mar Vermelho é a casa de uma grande biodiversidade marinha e conta com uma enorme variedade de corais moles e duros endêmicos da região, e que tem como característica marcante águas quentes e de alto teor de salinidade. O habitat/Aquário Coral Reef é fantástico (um dos mais bonitos que já vi) e oferece uma amostrinha da vasta gama de vida marinha em um dos mais belos ecossistemas aquáticos do mundo.

Aquario em Singapura

A oitava área é dedicada às aguas da África Oriental. Eu particularmente achei essa a parte, a mais fraquinha do aquário. Porém mesmo assim, vimos alguns peixes que nunca tínhamos visto antes na vida.

sea-aquarium-em-singapura-314

O penúltimo ecossistema comtemplado no Aquário de Singapura é o South China Sea. Um dos maiores destaques ficam por conta do Lion Fish, e outras criaturas marinhas incríveis, o que eu gostei mesmo foi um aquário repleto de Moréias com aquela carinha de #piadafraca.

sea-aquarium-em-singapura-326

Encerrando a visita adentramos o Shark Seas, onde um túnel leva os visitante a explorar os mais majestosos predadores do reino marinho. Ao todo são mais de 35 espécies de tubarões de diferentes tamanhos e comportamentos. Aposto que boa parte das pessoas que visitam o aquário deve ficar sonhando com a sopa de barbatana que eles poderiam render. Felizmente estes estão salvos deste trágico destino que quase 80 milhões de tubarões tem todos os anos.

sea-aquarium-em-singapura-365

Resumindo nossa visita eu tenho que dizer que o Aquário de Singapura é muito bonito, mas não necessariamente superou minhas expectativas. Dentre todos os aquários que já visitamos até hoje, acho que ainda prefiro o Georgia Aquarium em Atlanta. O layout do aquário de Singapura também não colaborou muito, você não necessariemente percebe quando saiu de um ecossistema e entrou em outro se não estiver prestando atenção nas explicações ao longo do caminho.

sea-aquarium-em-singapura-363

Eu pessoalmente, acho bem mais interessante o esquema de ter diferentes alas a serem exploradas a sua vontade/interesse como no aquário em Atlanta, do que você ser obrigado a explorar o lugar em uma sequencia pré estabelecida.

sea-aquarium-em-singapura-364

Além disso, se o aquário estiver muito cheio (como geralmente são as coisas na Ásia) você não vai ter 5 minutos de paz ao longo de toda a visita então minha sugestão e tentar evitar finais de semana e feriados.

sea-aquarium-em-singapura-353

Não chegamos a experimentar o Ocean Restaurant que fica dentro do Aquário e que tem cardápio criado pela Iron Chef Cat Cora do Iron Chef America, então não sei como é a comida, mas a chance de almoçar / jantar no “fundo do mar” deve ser certamente bem interessante.

Informações úteis para visitar o aquário de Singapura

Horário de funcionamento:

S.E.A Aquarium de Singapura abre diariamente das 10:00 as 19:00 horas.

Tickets

Os ingressos devem ser preferencialmente comprados com antecedência via Internet e não são reembolsáveis (visto que dependendo do dia eles podem se esgotar, caso a lotação máxima para o slot da hora for atingido).

A visita ao aquário leva de 1 a 3 horas dependendo de seu interesse. Link para o Mapa do Aquário

Para conferir disponibilidade e os preços dos Ingressos e passes acesse aqui.

Como Chegar:

A opção mais cômoda: o ônibus direto ou táxi
O serviço de ônibus direto desde as principais áreas turísticas de Cingapura e Sentosa chama-se Sentosa Rider. Ele passa pela Orchard, Chinatown, Marina Bay Sands, Singapore Flyer, Suntec City e hotel Raffles. Dentro da ilha, possui paradas nas principais atrações. Consulte aqui as principais rotas e os preços dos bilhetes.

A corrida de táxi à partir da Orchard Road fica na casa dos 15-20SGD

A opção mais econômica: combinação de metrô e transporte público
O principal ponto de acesso a Sentosa é a estação do metrô Harbour Front (nas linhas laranja e violeta) anexa ao shopping Vivo City (o maior shopping center de uma cidade abarrotada de shoppings!). Pode-se também chegar ao Vivo City usando uma das várias de ônibus convêncional (65, 80, 93, 188, 855, 10, 30, 97, 100, 131, 143, 145, 166). Partindo da Harbour Front ou do anexo Vivo City, se pode chegar a Sentosa de duas formas diferentes. Ir à pé ou de Monorail

Mapa:

Clique nesse link para visualizar o mapa do Aquário de Singapura

S.E.A. Aquarium - O aquário de Singapura

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:

Toda vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado e com novas dicas de viagem. Obrigado!!


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem asia 728x90

.


CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Aquários, Ásia, Destinos, Estilo, Experiências, Passeios e Atrações Turísticas, Singapura, Viagem, Viagem com Crianças

2 Comment

  1. Que lindo Oscar! Incrivel como Singapura continua se reinventando! Hoje em dia, com todas essas novas atrações, quantos dias você acha que se deve ficar na cidade? Pelo menos uns 4?
    bjus!

    • Guta

      Olha eu costumava dizer 4 dias eram necessários para conhecer Singapura na época que já morávamos lá. Hoje em dia acho que 5 dias até uma semana se quiser ver tudo que a cidade tem de mais legal para oferecer, principalmente se você estiver sofrendo ainda de Jetlag..
      Obrigado pela visita

      Bjs

Comente Aqui