Logo

Ano novo em Hong Kong

Ano Novo em Hong Kong

by / 4 Comentarios / 2 de janeiro de 2017

Ano Novo em Hong Kong

A queima de fogos pela chegada do Ano Novo em Hong Kong é sem dúvida uma das festas de Réveillon mais bonitas, emocionantes e extravagantes do mundo. Tanto que quando os telejornais das principais emissoras do mundo apresentam flashs da chegada do Ano Novo em cidades ao redor do mundo, Hong Kong quase sempre acaba aparecendo entre os destaques ao lado de cidades como Auckland, Sydney, Dubai, Londres, Paris, Nova York, Rio de Janeiro entre outras.

Ano Novo em Hong Kong

A celebração da contagem regressiva para o início do Ano Novo é um dos eventos mais aguardados do ano em Hong Kong. Afinal de contas, a cidade é literalmente tomada milhares de visitantes do mundo inteiro ávidos em apreciar a tradicional queima de fogos na Victoria Harbour e curtir as festas de final de ano na cidade.

REUTERS/Bobby Yip

Os fogos de artifício de Ano Novo em Hong Kong, no entanto, não estão na mesma escala de grandiosidade que a queima de fogos de artifício do Ano Novo Chinês. Ou mesmo do dia do aniversário de quem vós escreve, que brincadeira à parte, coincide justamente com o dia da fundação da República Popular da China (01/10). Eventos os quais, a queima de fogos em Hong Kong passam facilmente dos vinte, trinta minutos de duração.

Mesmo sendo um pouco mais curta que no Ano Novo Chinês e o dia Nacional da China, a queima de fogos de Hong Kong pela chegada do Ano Novo no calendário gregoriano, é magnífica e imperdível para quem está na cidade no dia da virada do ano.

No post de hoje, vou falar um pouco mais sobre essa data aqui em Hong Kong. E caso, ao final deste post vocês tenham alguma dúvida ou algo a complementar, fiquem a vontade para usar a caixa de comentários ao final do post.

Onde e quando acontece a queima de fogos em Hong Kong.

A queima de fogos em Hong Kong acontece na Victoria Harbour entre Hong Kong Island e Kowloon. Como a compra e venda de fogos de artifício é ilegal no território, a festa pirotécnica é concentrada de forma bastante organizada e geralmente patrocinada pelo governo local através do departamento de turismo de Hong Kong.

Ano Novo em Hong Kong

Na queima dos fogos de artifício de Ano Novo em Hong Kong, há um ponto focal para a festa onde o relógio oficial do countdown utilizado na contagem regressiva é projetado no centro do espetáculo pirotécnico.

Em anos anteriores, até 2013 para ser mais exato, a principal contagem regressiva era exibida na torre do IFC, o edifício mais alto da ilha de Hong Kong, com os fogos de artifício e shows de luzes sendo lançados de muitos dos edifícios de Hong Kong Island.

Ano Novo em Hong Kong

Até então, o show durava um pouco mais de quatro minutos. Mesmo que mais curto e menor no âmbito da pirotecnia, ainda eram um espetáculo deslumbrante com uma atmosfera fantástica. E há até gente que diga, mais bonito que o atual.

Mais recentemente, a ribalta e o centro da festa transferiu-se da torre do IFC para o Centro de Exposições e Convenções de Hong Kong em Wanchai, também do lado da Ilha de Hong Kong, e desde então é aqui que a contagem regressiva até a meia-noite é projetada fazendo a contagem regressiva até o início da tradicional queima de fogos de Hong Kong.

REUTERS/Bobby Yip

O alcance e duração dos fogos de artifício do ano novo de Hong Kong também foi estendido. Nos últimos dois anos, os quais eu justamente assisti ao vivo o espetáculo, o show durou mais de 8 minutos e os fogos de artifício foram lançados do alto de alguns arranha-céus em ambos os lados da baía, bem como de 3 barcas atracadas na Victoria Harbour.

Sendo assim, você pode assistir aos fogos da virada em Hong Kong de praticamente qualquer lugar que tenha vista para a Victoria Harbour.

Ao longo dos anos, novos recursos e melhorias estão constantemente sendo adicionados. As celebrações da contagem regressiva que antecedem a queima de fogos são caracterizadas pelas “Shooting Stars”. Canhões de luz que começam uma hora antes da contagem regressiva com os salpicos da luz que explodem cada 15 minutos dos telhados dos edifícios que cercam a Victoria Harbour.

Em 2016 a queima de fogos adicionou “smileys”, fogos com carinhas sorridentes estourando no céu. A contagem regressiva de 2017 teve entre outras coisas, fogos em formato de coração, smileys e os tradicionais fogos de artifícios coloridos numa exibição piromusical de cerca de 10 minutos de duração. Que foi de tirar o folego.

Ano Novo em Hong Kong




Os fogos de artifício no Ano Novo em Hong Hong são soltos à meia-noite 31 de Dezembro, ou seja 10 horas antes que o Brasil. A contagem regressiva começa 60 segundos antes da meia-noite e o ponto focal da contagem regressiva é no centro da convenção e de exposição de Hong Kong como em anos anteriores.

Lembrando que se você pretende assistir à queima de fogos no ano novo em Hong Kong, você precisa chegar ao seu lugar escolhido para tal bem antes da meia-noite. Como a maioria dos lugares públicos serão fechados pela polícia para evitar debandadas e pisoteamentos quando estes atingirem a sua lotação máxima. Lembre-se de ir preparado e chegar cedo. O fechamentos de ruas e acessos para o waterfront começam cedo bem, em torno de 6 da tarde. No entanto se você quiser um lugar bom sem vista obstruída o negócio e chegar pela hora do almoço.

Como parte das comemorações de ano novo em Hong Kong, o Conselho de Turismo da cidade promove uma animada festa de rua com várias apresentações de artistas à partir de 10 pm em Tsim Sha Tsui. Porém tenha sempre em mente que nenhum lugar do mundo consegue fazer uma festa de Réveillon mais animada que o Brasil.

Algumas outras dicas para assistir aos fogos de artifício em Hong Kong.

Há muitos locais gratuitos e ao ar livre para assistir os fogos de artifício em Hong Kong. Tenha em mente que qualquer uma dessas áreas de visualização pública será extremamente lotada com centenas de milhares de pessoas que descem ao waterfront de ambos os lados da Victoria Harbour para apreciar o espetáculo incrível que é a queima dos fogos na Victoria Harbour.

Ano Novo em Hong Kong

Uma vez que você decidiu sobre um lugar para assistir ao espetáculo, chegar cedo e ter um plano de saída/volta para casa são fundamentais. Algumas pessoas chegam tão cedo quanto meio-dia para garantir um lugar com vista e vêm equipados com piqueniques, música, bebidas, equipamento fotográfico e etc.

Planeje sua rota com antecedência. Os fechamentos das ruas começa em torno de 6pm e então a polícia começar restringir o movimento das pessoas. Por favor, escutem-os e não tente ir contra as suas direções. Às vezes, você precisará tomar um desvio. Sendo assim, é uma boa idéia ter algumas rotas possíveis planejadas antes de sair.

Onde quer que você vá, vá mais cedo. Com todos os fechamentos das ruas, e a polícia direcionando as multidões, vai demorar mais do que o habitual para chegar a um determinado local. Esqueça sair duas horas antes do fogos de artifício e tentar ir para Tsim Sha Tsui. No final, você ficará ilhado no meio de uma multidão e não conseguirá ver coisa alguma.

Se você estiver com mais pessoas, certifique-se de todo o seu grupo vai junto. Não tente se encontrar em seu destino final de fogos de artifício, será quase impossível. Todas as áreas populares ficam fechadas durante eventos. E assim que um local fica muito cheio, eles fecham os portões e param de deixar as pessoas entrar. A polícia não se importará se você é apenas uma pessoa e todos os seus amigos já estão dentro.

Planeje para ficar no lugar por algumas horas. Traga o que você precisa com você. Alimentos, bebidas, etc. Ir ao banheiro.. esqueça… Você vai basicamente ficar preso onde você está ou então você vai perder o seu lugar se sair dalí. Isto é independentemente se alguém ficar segurando o seu lugar. Como eu mencionei no ponto acima, a polícia não vai se importar em deixá-lo entrar de volta numa área que já tinha atingido a sua capacidade de lotação.

Espere multidões loucas. Hong Kong está lotada. A cidade fica ainda mais cheia durante as festas de final de ano. Se você não gosta de grandes aglomerações, então melhor ficar em casa para assistir os fogos de artifício na TV.

Também se prepare para filhares de câmeras e pau de selfie bloqueando a sua vista e para um empurra empurra até os fogos de artifício começar. As pessoas sempre tentam chegar mais perto e vão dizer qualquer desculpa (oh, o meu amigo está na primeira fila!) Para obter um local melhor.

Como em qualquer lugar lotado de pessoas, cuidado com os batedores de carteira e fique atento a todos os seus pertences. Apesar de Hong Kong ser uma cidade bastante segura, oportunistas sempre se aproveitam de grande aglomerações para pequenos furtos.

Se você não está a fim ou pronto para lutar contra as multidões e muito menos se preocupar se você vai encontrar um banheiro se necessário, considere assistir aos fogos de artifício de perto à bordo de barco, ou de um dos muitos Roof Top Bars e restaurantes com vistas esplêndidas para a Victoria Harbour e para conveniência total, por que não assistir a tudo isso do conforto do seu próprio quarto de hotel!

E se depois da queima de fogos você quiser uma balada de ano novo, siga em direção ao Lan Kwai Fong (LKF), o distrito bohemio de Hong Kong ou uma dessas idéias de festas do South China Morning Post.

 

Video da queima de fogos de artifício em Hong Kong.

Chegada de 2017

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:

Toda vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado e com novas dicas de viagem. Obrigado!!

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Ano Novo, Ásia, Blog, China, Cultura, Destinos, Estilo, Eventos e Datas Comemorativas, Experiências, Festivais, Hong Kong, Passeios de Barco, Passeios e Atrações Turísticas, Viagem, Viagem em Casal, Viagem em família, Viagem Solo

4 Comment

  1. Dicas super úteis! Importantíssima a informação sobre o horário de chegada e fechamento das ruas, além de onde assistir ao espetáculo. Muitos guias simplesmente não passam essas infos!

    • Oi Dayana.

      Legal saber que você curtiu as dicas.. É verdade essas informações nem sempre estão facilmente disponíveis por aí e fazem toda a diferença.. Esse negócio do fechamento das ruas é realmente importante saber, se não chegar com antecedência você certamente não conseguirá ver muita coisa.
      Obrigado pela visita

  2. Bom dia. Sua postagem muito útil, mas gostaria de sua opinião 1. Hong Kong é para viajar com duas “crianças” de 13 e 15 anos? Vale a pena? 2. Tem hotéis com vistas para a Baia Victoria e assistir os fogos do hotel pode ser considerado? 3. Há o que se fazer depois dos fogos? Obrigado

    • Olá Fernando tudo bom?

      1) Então acho que com 13 e 15 anos a viagem é para ser super tranquila. Aqui em Hong Kong tem uma série de atrações que vão interessar a eles como por exemplo a Disney Hong Kong, o Ocean Park e o museu de ciências. Isso sem falar na experiência cultural que eles irão adquirir conhecendo uma cultura tão diferente como a daqui.

      2) Sim vários hotéis aqui tem vista para a Victoria Harbour e tendo condições serão possivelmente a mais confortável opção para vocês apreciarem os fogos. Como menciono ao longo do texto você terá que escolher qual lado da Baía prefere ficar. Para a queima de fogos vista do conforto do meu hotel eu preferiria ficar em Kowloon num quarto com vista para a Baía. Assim além dos fogos você terá o Skyline de Hong Kong emoldurando a visão.
      Apesar de eu nunca ter visto a queima de fogos nesses locais acho que os melhores hotéis com vista para a Victoria Harbours são:

      Kowloon Side

      Intercontinental Hong Kong

      The Peninsula

      The Ritz-Carlton Hong Kong

      Marco Polo Hong Kong

      The Kowloon Shangri-la Hotel

      Salisbury YMCA

      Hong Kong Island Side

      The Grand Hyatt Hong Kong

      Gloucester Hong Kong

      The Park Lane Hong Kong – Pullmann Hotel

      Harbour Grand Hong Kong

      * lembrando que quando você for fazer a reserva tem que pegar o quarto com vista para a Baía já que nem todos os quartos desses hotéis tem vista para a Victoria Harbour.

      3) Bem eu costumo dizer que ninguém faz uma festa de Reveillon melhor que o Brasil, por isso não espere encontrar muita coisa além dos fogos e algumas festas voltadas aos expatriados em LKF District e alguns hotéis na cidade. Até porque, a virada do ano aqui não é exatamente o ano novo comemorado em Hong Kong que na verdade celebra o Ano Novo lunar chinês entre janeiro e fevereiro.

      Espero ter ajudado e qualquer outra dúvida escreve para a gente. E se precisar de um guia na cidade entre em contato aqui

Comente Aqui