Ano Novo Chinês em Auckland

2

Considerada a cidade com a maior população de origem polinésia do mundo, Auckland é uma cidade multicultural e etnicamente diversa que não apenas se orgulha das inúmeras culturas dos vários grupos étnicos em que nela vivem, mas também celebra as tradições e costumes de vários desses grupos como parte do seu calendário oficial de eventos. Cada vez mais populares, eventos como o Pasifika, Diwali e Ano Novo Chinês, ano após ano tem batido seus próprios recordes de audiência. Mostrando que a maior cidade da Nova Zelândia é um lugar aberto, tolerante e acima de tudo, um ótimo lugar para se viver.

Ano Novo Chinês em Auckland (1)

Embora os Maoris e outros povos do pacífico correspondam respectivamente por 10,7% e 14,7% da população, segundo o último censo de 2013, a população de Auckland vem vivenciando com um forte influxo de imigrantes asiáticos, especialmente nos últimos 15-20 anos. Segundo o Statistics New Zealand, a previsão é que nos próximos 2 anos, os asiáticos tomem o lugar dos pacific islanders como segundo maior grupo étnico vivendo em Auckland. E embora hoje, correspondam a menos de ¼ da população, cerca de 23,1% para ser mais preciso, os asiáticos devem representar cerca de 1/3 (34%) da população da cidade até 2021.

Ano Novo Chinês em Auckland (9)

Sendo assim, nada mais natural que sendo o lar de uma próspera comunidade de origem majoritariamente chinesa, a celebração do ano novo lunar chinês seja algo cada vez mais importante por aqui.

Veja também: O Jardim Chinês em Sydney

Considerado o feriado mais importante do calendário chinês e uma das maiores migrações humanas do planeta. O Ano Novo Chinês é um dos eventos mais antigos comemorado em todo o mundo. Para a Nova Zelândia, o Chinese New Year também representa grandes fontes de receitas para o país com o turismo. Em 2015, estima-se que 40.000 turistas chineses visitem a Nova Zelândia durante as festividades do Ano Novo. Para se colocar as coisas em perspectiva. A Nova Zelândia que está no momento co-sediando a Copa do Mundo de Criquet com a Austrália, e que tem 14 países participantes, espera receber até 30.000 visitantes. Detalhe importante, a Copa do Mundo de Criquet dura 1 mês, o Ano Novo Chinês cerca de metade disso. Com isso, espere encontrar vôos e acomodação mais caros nessa época do ano.

Ano Novo Chinês em Auckland

Observado entre o final de Janeiro e meados de Fevereiro, de acordo com o calendário lunissolar chinês, Ano Novo Chinês é uma ocasião vibrante, repleta de cores e aromas, cujas tradições familiares e superstições tem papel fundamental na formação da sociedade chinesa. Principalmente no que se refere a prosperidade e futuro.

Ano Novo Chinês em Auckland (6)

Regido pelo horóscopo chinês, a cada ano, 1 dos 12 animais do zodiaco chinês é reverenciado. E segundo a superstição chinesa, cada um dos anos do horóscopo tem diferentes características com influência sobre os negócios e na vida pessoal de cada um. No final desse posts falo sobre isso.

O Ano Novo Chinês em Auckland

Em Auckland, as festividades do Ano Novo Lunar Chinês começam com o Chinese New Year Festival and Market Day. Organizado a mais de 20 anos pela Auckland Chinese Comunity Centre Inc, o evento que geralmente acontece no primeiro final de semana das celebrações do Ano Novo Chinês é aberto com a presença de autoridades e a tradicional Lion Dance.

Dança do Leão

O evento conta com mais de 200 barraquinhas vendendo diferentes tipos de iguarias, artesanatos e serviços voltados para a comunidade asiática e conta ainda, com inúmeras performances culturais de grupos locais e artistas chineses.

Artistas Chineses

Além disso, durante as duas semanas de festividades do Ano Novo Chinês em Auckland, rolam diversos outros eventos menores espalhados por toda a cidade. Para consultar o que rola nesta época pela cidade, consulte este site aqui.

Veja também: Réveillon: O Ano Novo de Auckland

Para encerrar as comemorações do Ano Novo Chinês em Auckland, acontece o Auckland Lantern Festival. Um evento super colorido que celebra a cultura chinesa através da culinária, música, dança e teatro. Os festivais de lanternas são parte importante das celebrações do Ano Novo na China desde a dinastia Han (206 aC-221 dC) e são geralmente realizadas no 15o dia do primeiro mês do calendário lunar e marcam o fim das festividades do Ano Novo Chinês.

Ano Novo Chinês em Auckland na Nova Zelândia

Na China, o Festival das lanternas é também popularmente conhecido como dia dos namorados chinês. Isso porque antigamente, dava aos meninos e meninas a rara oportunidade dos jovens de sair à noite de casa sem acompanhantes.

Ano Novo Chinês em Auckland (3)

Hoje festivais com lanternas como este de Auckland são realizados anualmente na China, Hong Kong, Cingapura e Taiwan e marcam o fim das comemorações do Ano Novo Chinês. Quando morava em Singapura tive a oportunidade de vivenciar o Ano Novo Chinês num país de origem majoritariamente chinesa. Super legal, neste post de 2009 conto como foi.

Tradições do Ano Novo Chinês

Parte da tradição original dos festivais com lanternas chinesas envolve um jogo de adivinhar enigmas ligados às lanternas. Antigamente, os enigmas eram retirados de clássicos chineses da literatura e dança. Hoje eles abrangem uma ampla gama de assuntos.

Lanternas Chinesas no Ano Novo Chinês em Auckland

Como na maioria dos festivais chineses, o Festival das Lanternas tem muita comida e no caso do Ano Novo Chinês a especialidade é chamada de tang yuan (ou yuan xiao no norte da China). Esses bolinhos de arroz glutinoso podem ser brancos ou coloridos e são recheados com recheios doces ou salgados e podem ser encontrados em várias barraquinhas. A forma dos bolinhos a base de arroz simboliza tanto a primeira lua cheia do ano, como a unidade familiar. Eu particularmente não gosto muito, mas tendo a oportunidade não deixe de provar.

Veja também: Trilha pela Muralha da China uma forma alternativa de conhecê-la 

Outra coisa que não pode faltar num festival dessa natureza são a tradicional a dança do dragão e dança do leão.

A tradicional dança do dragão originou-se na China antiga, e popularizou-se na Dinastia Sung (960-1279 dC). Hoje, é uma parte popular da maioria dos festivais chineses, especialmente o Ano Novo Chinês. O povo chinês tradicionalmente reverencia o dragão, que simboliza a força, boa sorte, sabedoria, longevidade e nobreza.

Auckland no Ano Novo Chinês

Já a dança do leão é para supostamente trazer boa sorte e é uma das mais espetaculares tradições de Ano Novo. Geralmente realizada por dois dançarinos: um na cabeça e outro na cauda do leão. A dança em si consiste em uma série de movimentos estilizados que lembram algo parecido como uma arte marcial. Para fazer com que o leão pareça mais realistas, as pálpebras, boca e orelhas do leão geralmente se movem.

Em ambos os casos, o uso de fogos de artifício, tambores, gongos e pratos são utilizados para afastar os maus espíritos e trazer boa sorte.

Ano Novo Chinês em Auckland (2)

Como em todos os festivais chineses, a data do Ano Novo Chinês é determinado pelo calendário lunar, por isso, de ano para ano se desloca entre o final de janeiro e meados de fevereiro. Em 2015 Ano Novo Chinês começa oficialmente em 19 de fevereiro. No entanto os preparativos do festival de Ano Novo começam durante os últimos dias antes da última lua do ano anterior.

Auckland Chinese New Year

Nessa época é costume as pessoas limparem completamente suas casas, pagarem dívidas, cortarem o cabelo e comprarem roupas novas. Como parte dos preparativos eles decoram as portas de suas casas com enfeites feitos em papel vermelho. O incenso é queimado nas casas e templos como um sinal de respeito aos antepassados.

lantern-festival-gallery-13_800_530

Na véspera do Ano Novo a família se reúne em volta da mesa de jantar e costuma exagerar nos pedidos. Os restaurantes adoram, pois eles pedem os pratos mais caros e suntuosos possíveis. Tudo em nome da boa sorte para o próximo ano.

lantern-festival-gallery-17_800_530

Fogos de artifício são soltos para afastar os maus espíritos. E o dia de Ano Novo é geralmente passado visitando os vizinhos, amigos e familiares. Uma tradição muito importante é a troca de presentes. Família e amigos dão pequenos envelopes vermelhos com dinheiro para os mais novos. Sorte das crianças que ganham dinheiro dos pais, tios e avós. A cor vermelha para os chineses é sinônimo de boa fortuna.

lantern-festival-gallery-6_800_530

Se você pensa que brasileiro é um povo supersticioso, é porque você ainda não conheceu um chinês. Em Singapura pude vivenciar um pouco disso. Por via das dúvidas, não custa nada seguir alguns conselhos dos chineses para essa época do ano.

Ano Novo Chinês em Auckland (4)

Evite o trabalho doméstico no dia de Ano Novo. Ao fazer isso, você estaria lavando ou varrendo para fora sua boa sorte. Pelo mesmo motivo, deveria se evitar lavar o cabelo no primeiro e último dia do Ano Novo.

Evite o uso de qualquer coisa afiada no dia de Ano Novo. Facas, tesouras e até mesmo cortadores de unha poderiam cortar as linhas de boa sorte trazidos pelo Ano Novo.

Evite usar palavras negativas e principalmente ter uma discussão no dia de Ano Novo. Segundo eles isso atrai um ano conturbado.

Dragões em Auckland

Evite palavras relacionadas à doença e à morte. Isso se estende até mesmo para o uso de palavras que em som chinês como as palavras de morte ou doença. Em português nao sei como isso funcionaria porque sorte, morte, corte por exemplo são super antagônicos mas ter o primeiro nunca é de mais.

Por fim, deve-se tomar cuidado para não tropeçar ou quebrar nada, isso pode indicar uma onda de azar. Se for espelho então… Segundo nossa superstição são 7 anos de azar.. Agora imagine fazer isso nessa época do ano.. Ferrou 😛

Horóscopo Chinês

Este ano, o zodíaco chinês celebra a Ovelha ou o Bode. Na verdade super confuso, mas aparentemente ambos animais tem o mesmo nome em chinês (Yang) que simboliza a graciosidade e dignidade.

Ano Novo Chinês 2015

No entanto, para os chineses o ano da ovelha não é um ano muito auspicioso para ser ter filhos. Com isso, estima-se que o numero de nascimentos nesse ano caia até 30%. Acompanhando algumas notícias, vi que na China esse ano teve gente recorrendo a cesarianas para que seus filhos nascessem no ano do cavalo. Eu hein?!

Os animais do horoscopo chinês

Rato – Os ratos são inteligente, engraçados e generosos, mas podem também ser curiosos ou gananciosos.

Touro – Um líder natural, trabalhador. Teimoso, protetor e introvertido.

Tigre – Pavio curto e impetuoso, mas encantador e corajoso.

Coelho – Pacífico e compassivo, mas pode ser visto como fraco de espírito.

Dragão – O poderoso dragão é um líder inteligente, mas é conhecido por ser impetuoso.

Cobra – Sedutor e astuto, a cobra pode ser também sábia e encantadora.

Cavalo – Espírito livre, sociável e independente, mas pode ser impaciente.

Ovelha / Cabra – Educados e criativo, mas conhecido por ser ansioso e sem força de vontade.

Macaco – Energético e divertido, mas também egoísta.

Galo – Perfeccionistas e críticos, mas também honesto, prático e ambicioso.

Cachorro – Fiéis e calorosos, mas podem ser irritáveis e instáveis.

Porco – Conhecido como gentil e prestativo, mas pode ser ingênuo e temperamental.

Ano Novo Chinês em Auckland (11)

Para ver que ano você nasceu veja a tabela abaixo:

  ANO Animal ANO
1924–1983 1984–2043
1 Feb  5, 1924 – Jan 23, 1925 鼠 Rato Feb  2, 1984 – Feb 19, 1985
2 Jan 24, 1925 – Feb 12, 1926 牛 Touro Feb 20, 1985 – Feb  8, 1986
3 Feb 13, 1926 – Feb  1, 1927 虎 Tigre Feb  9, 1986 – Jan 28, 1987
4 Feb  2, 1927 – Jan 22, 1928 兔 Coelho Jan 29, 1987 – Feb 16, 1988
5 Jan 23, 1928 – Feb  9, 1929 龍 Dragão Feb 17, 1988 – Feb  5, 1989
6 Feb 10, 1929 – Jan 29, 1930 蛇 Cobra Feb  6, 1989 – Jan 26, 1990
7 Jan 30, 1930 – Feb 16, 1931 馬 Cavalo Jan 27, 1990 – Feb 14, 1991
8 Feb 17, 1931 – Feb  5, 1932 羊 Ovelha Feb 15, 1991 – Feb  3, 1992
9 Feb  6, 1932 – Jan 25, 1933 猴 Macaco Feb  4, 1992 – Jan 22, 1993
10 Jan 26, 1933 – Feb 13, 1934 鷄 Galo Jan 23, 1993 – Feb  9, 1994
11 Feb 14, 1934 – Feb  3, 1935 狗 Cachorro Feb 10, 1994 – Jan 30, 1995
12 Feb  4, 1935 – Jan 23, 1936 猪 Porco Jan 31, 1995 – Feb 18, 1996
13 Jan 24, 1936 – Feb 10, 1937 鼠 Rato Feb 19, 1996 – Feb  6, 1997
14 Feb 11, 1937 – Jan 30, 1938 牛 Touro Feb  7, 1997 – Jan 27, 1998
15 Jan 31, 1938 – Feb 18, 1939 虎 Tigre Jan 28, 1998 – Feb 15, 1999
16 Feb 19, 1939 – Feb  7, 1940 兔 Coelho Feb 16, 1999 – Feb  4, 2000
17 Feb  8, 1940 – Jan 26, 1941 龍 Dragão Feb  5, 2000 – Jan 23, 2001
18 Jan 27, 1941 – Feb 14, 1942 蛇 Cobra Jan 24, 2001 – Feb 11, 2002
19 Feb 15, 1942 – Feb  4, 1943 馬 Cavalo Feb 12, 2002 – Jan 31, 2003
20 Feb  5, 1943 – Jan 24, 1944 羊 Ovelha Feb  1, 2003 – Jan 21, 2004
21 Jan 25, 1944 – Feb 12, 1945 猴 Macaco Jan 22, 2004 – Feb  8, 2005
22 Feb 13, 1945 – Feb  1, 1946 鷄 Galo Feb  9, 2005 – Jan 28, 2006
23 Feb  2, 1946 – Jan 21, 1947 狗 Cachorro Jan 29, 2006 – Feb 17, 2007
24 Jan 22, 1947 – Feb  9, 1948 猪 Porco Feb 18, 2007 – Feb  6, 2008
25 Feb 10, 1948 – Jan 28, 1949 鼠 Rato Feb  7, 2008 – Jan 25, 2009
26 Jan 29, 1949 – Feb 16, 1950 牛 Touro Jan 26, 2009 – Feb 13, 2010
27 Feb 17, 1950 – Feb  5, 1951 虎 Tigre Feb 14, 2010 – Feb  2, 2011
28 Feb  6, 1951 – Jan 26, 1952 兔 Coelho Feb  3, 2011 – Jan 22, 2012
29 Jan 27, 1952 – Feb 13, 1953 龍 Dragão Jan 23, 2012 – Feb  9, 2013
30 Feb 14, 1953 – Feb  2, 1954 蛇 Cobra Feb 10, 2013 – Jan 30, 2014
31 Feb  3, 1954 – Jan 23, 1955 馬 Cavalo Jan 31, 2014 – Feb 18, 2015
32 Jan 24, 1955 – Feb 11, 1956 羊 Ovelha Feb 19, 2015 – Feb  7, 2016
33 Feb 12, 1956 – Jan 30 1957 猴 Macaco Feb  8, 2016 – Jan 27, 2017
34 Jan 31, 1957 – Feb 17, 1958 鷄 Galo Jan 28, 2017 – Feb 15, 2018
35 Feb 18, 1958 – Feb  7, 1959 狗 Cachorro Feb 16, 2018 – Feb  4, 2019
36 Feb  8, 1959 – Jan 27, 1960 猪 Porco Feb  5, 2019 – Jan 24, 2020
37 Jan 28, 1960 – Feb 14, 1961 鼠 Rato Jan 25, 2020 – Feb 11, 2021
38 Feb 15, 1961 – Feb  4, 1962 牛 Touro Feb 12, 2021 – Jan 31, 2022
39 Feb  5, 1962 – Jan 24, 1963 虎 Tigre Feb  1, 2022 – Jan 21, 2023
40 Jan 25, 1963 – Feb 12, 1964 兔 Rato Jan 22, 2023 – Feb  9, 2024
41 Feb 13, 1964 – Feb  1, 1965 龍 Dragão Feb 10, 2024 – Jan 28, 2025
42 Feb  2, 1965 – Jan 20, 1966 蛇 Cobra Jan 29, 2025 – Feb 16, 2026
43 Jan 21, 1966 – Feb  8, 1967 馬 Cavalo Feb 17, 2026 – Feb  5, 2027
44 Feb  9, 1967 – Jan 29, 1968 羊 Ovelha Feb  6, 2027 – Jan 25, 2028
45 Jan 30, 1968 – Feb 16, 1969 猴 Macaco Jan 26, 2028 – Feb 12, 2029
46 Feb 17, 1969 – Feb  5, 1970 鷄 Galo Feb 13, 2029 – Feb  2, 2030
47 Feb  6, 1970 – Jan 26, 1971 狗 Cachorro Feb  3, 2030 – Jan 22, 2031
48 Jan 27, 1971 – Feb 14, 1972 猪 Porco Jan 23, 2031 – Feb 10, 2032
49 Feb 15, 1972 – Feb  2, 1973 鼠 Rato Feb 11, 2032 – Jan 30, 2033
50 Feb  3, 1973 – Jan 22, 1974 牛 Touro Jan 31, 2033 – Feb 18, 2034
51 Jan 23, 1974 – Feb 10, 1975 虎 Tigre Feb 19, 2034 – Feb  7, 2035
52 Feb 11, 1975 – Jan 30, 1976 兔 Coelho Feb  8, 2035 – Jan 27, 2036
53 Jan 31, 1976 – Feb 17, 1977 龍 Dragão Jan 28, 2036 – Feb 14, 2037
54 Feb 18, 1977 – Feb  6, 1978 蛇 Cobra Feb 15, 2037 – Feb  3, 2038
55 Feb  7, 1978 – Jan 27, 1979 馬 Cavalo Feb  4, 2038 – Jan 23, 2039
56 Jan 28, 1979 – Feb 15, 1980 羊 Ovelha Jan 24, 2039 – Feb 11, 2040
57 Feb 16, 1980 – Feb  4, 1981 猴 Macaco Feb 12, 2040 – Jan 31, 2041
58 Feb  5, 1981 – Jan 24, 1982 鷄 Galo Feb  1, 2041 – Jan 21, 2042
59 Jan 25, 1982 – Feb 12, 1983 狗 Cachorro Jan 22, 2042 – Feb  9, 2043
60 Feb 13, 1983 – Feb  1, 1984 猪 Porco Feb 10, 2043 – Jan 29, 2044

Ano passado, visitei o Auckland Lantern Festival no Albert Park e apesar de estar absolutamente lotado, foi uma experiência legal com inúmeras barracas de comida, música e entretenimento e inúmeras lanternas nas mais diferentes formas e cores que criam toda uma atmosfera para o festival.

Ano Novo Chinês em Auckland - Dragão

O evento é super familiar que termina em grande estilo com uma espetacular queima de fogos da Sky Tower Auckland, um dos monumentos mais emblemáticos da Nova Zelândia.

Fogos em Auckland

Veja também:

Endereço

Chinese New Year Festival & Day Market

ASB Showgrounds, Epson

217 Green Lane West

Latitude Longitude
S 36 53.574 E 174 46.920

Auckland Lantern Festival

Albert Park, CBD Auckland

28 Princes Street

Latitude Longitude
S 36 51.050 E 174 46.121

 

Posts Relacionados:

Todos os posts sobre a Oceania

Todos os posts sobre a Nova Zelândia

Todos os posts sobre a ilha norte da Nova Zelândia

Todos os posts sobre Auckland 


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


2 Comentários
  1. Leonardo Sa Diz

    Belo relato, super exótico e ótimas fotos!

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Obrigado 😀

      Abs

Comente Aqui