Logo

Annapolis

Annapolis: Visitando a charmosa capital de Maryland

by / 20 Comentarios / 4 de setembro de 2016

Annapolis: A charmosa capital de Maryland

Annapolis é a simpática capital do estado de Maryland. Uma pequena cidade com pouco mais de 38.000 habitantes que ocupa a oitava colocação dentre as menores capitais estaduais dos EUA. Dotada da maior concentração de edifícios históricos do século XVIII ainda de pé nos EUA, a visita ao lugar já vale só por sua história e peculiar arquitetura.

Annapolis, Cidadezinhas fofas dos EUA

Localizada a cerca de pouco mais de 40 minutos de viagem de Washington DC, Annapolis é um lugar perfeito para um bate e volta a partir da capital norte-americana.  Apesar de ser relativamente pequena, a cidade respira história e tem uma relação muito estreita com o mar.

Annapolis 21

Banhada pelo Severn River e pela gigantesca Chesapeake Bay, o maior estuário dos EUA, a cidade abriga uma das maiores frotas de embarcações em relação ao número de habitantes do país.

Annapolis, Cidadezinhas fofas dos EUA

Além disso, desde 1845, abriga o Colégio Militar Naval USNA (United States Naval Academy), uma das mais antigas e prestigiadas instituições militares dos EUA.

USNA Annapolis, Cidadezinhas fofas dos EUA

Nacionalmente reconhecida como uma das instituições de ensino mais respeitadas e difíceis de se entrar dos EUA, a USNA abriga cerca de 4400 aspirantes de marinheiros que todo dia as 12:05 (durante os dias da semana) se apresentam em formação militar numa parada que dura cerca de 20 minutos.

Annapolis 13

Como todas as vezes que estive em Annapollis era final de semana, nunca tive a oportunidade de observar essa parada pessoalmente ,mas dizem que é super interessante.

Annapolis 14

Mesmo que você visite Annapolis num final de semana, o US Navy Academy é um lugar que deve ser obrigatoriamente visitado na cidade. Além de lindo, o local possui um interessante exposição de artigos e documentos ligados a história naval norte-americana.

Annapolis 12

Isso sem falar numa arquitetura bastante imponente. Vale lembrar que por ser uma área militar, é necessário ser maior de 18 anos e a apresentar um documento de identificação original e com foto (passaporte para estrangeiros) para poder visitar o local.

Annapolis, Cidadezinhas fofas dos EUA

A capital de Maryland, estado que ocupa a primeira colocação no ranking de maior renda familiar dos EUA é digamos o lugar perfeito para passar uma temporada sem fazer absolutamente nada. Bem essas qualidades, aliadas a proximidade do mar são apenas algumas que ajudam explicam um pouco o porque a cidade é uma das favoritas dos americanos que se aposentam.

Annapolis 18

E tenho que dizer: Depois de visitar o local você pensará seriamente em voltar a Annapolis novamente com mais tempo para curtir a atmosfera tranquila e relax do lugar.. E não estranhe se pensamentos “estranhos” como querer morar lá quando você se aposentar vier a rondar sua cabeça. Aparentemente ele é bem normal.

Annapolis 9

Nós, reles mortais não podemos nos dar e este luxo (ainda). Temos que nos contentar com um passeio de um ou dois dias que são geralmente não menos interessantes e regados a boa comida (leia-se frutos do mar) numa atmosfera super descontraída que a cidade oferece a seus visitantes principalmente entre os meses de Maio e Outubro.

Annapolis, Cidadezinhas fofas dos EUA

Uma das construções que mais saltam a vista do visitante é o Maryland Capitol Building, onde está  sediada a sede do governo estadual de Maryland. Construído em 1772 o edifício é o mais antigo edifício legislativo de todo os EUA ainda em uso. Por sinal, você sabia que durante aproximadamente um ano entre 1733 e 1734, Annapolis foi a capital dos EUA?

Annapolis 22

Nas adjascências do capitólio estadual, encontramos uma porção de casinhas de tijolo a vista, dentre elas vários Bed and Breakfast’s e até mesmo a residência oficial do governador de Maryland.

Annapolis 6

Descendo em direção ao píer central, existem diversas lojinhas interessantes que merecem a visita. Elas vendem desde souvenirs “made in China”, passando por antiguidades,  temperos, flores, roupas e obras de arte de artistas locais.




Annapolis, Cidadezinhas fofas dos EUA

No píer central encontramos sempre muitas embarcações ancoradas, desta região costumam sair os passeios de barco que viajam por alguns lugares da baía, mas também é por alí que encontramos o Kunta Kinte Memorial. Local imortalizado pelo vencedor do premio Pullitzer Alex Hayley. Neste píer, muitos dos escravos chegavam aos EUA no século XVIII e eram comercializados para as plantations da região.

Annapolis, Cidadezinhas fofas dos EUA

Graças ao US Naval Academy e a sua privilegiada localização em plena Chesapeake Bay e toda a sua história ao longo dos últimos 3 séculos e meio. Hoje Annapolis é também conhecida hoje como a capital nacional da vela e capital da marinha americana.

Annapolis 16

E uma vez estando em Maryland e especialmente as margens da Chesapeake Bay, é impossível e honestamente burrice não provar o delicioso Blue Crab da região. A Chesapeake Bay produz cerca de 40% de todos os carangueijos/siris consumidos nos EUA. E o prato mais famoso desta região é o siri ao bafo geralmente temperado com cerveja e outros temperos locais.

Annapolis 23

Agora se você não gosta da sugeira/lambança que comer siri/caranguejo faz, a minha recomendação é experimentar o delicioso Jumbo Lump Crab Cake. Existem diversas variações dele, mas um dos melhores que já experimentei foi na cidade. Nós descobrimos por acaso um delicioso restaurante de frutos do mar na cidade o Boatyard Bar & Grill. Geralmente tem fila para conseguir um local para sentar, mas se chegar cedo antes do meio dia ou depois das 14:30 você é atendido rapidinho. A decoração do lugar é um barato e eles tem uma entradinha com alcachofras, carne de siri ao molho a base de cream cheese serido com pão chamado de Crab Artichoke Dip que é divino.

Annapolis 17

Uma vez em Annapolis, não deixe de conhecer também a Chesapeake Bay Bridge, quando inaugurada em 1952 esta foi a maior ponte metálica até então construída sobre a água. Um dos melhores points para observação da Ponte é o Sand Point State Park. Cruzando a ponte fica fácil de imendar a viagem nesta viagem que fizemos pelo Eastern Shore de Maryland, voltando pelo litoral de Delaware.

Annapolis 20

Annapolis, capital de Maryland


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


TAGS: , , , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, América do Norte, Annapolis, Arquitetura & Design, Blog, Cidades Históricas, Cultura, Destinos, Estados Unidos, Estilo, Experiências, Lua de Mel, Lugares Históricos, Maryland, Passeio à pé, Passeios e Atrações Turísticas, Road Trip, Viagem, Viagem em Casal, Viagem em família

20 Comment

  1. Adorei as fotografias! Parece uma cidade muito interessante! Nunca estive nos Estados nos Unidos, mas pelo que li parece-me que esta cidade seria mesmo o meu estilo de destino, gosto de locais assim 🙂

    • Eu também demorei bastante tempo para conhecer os EUA e quando fui pela primeira vez em 2008 fui já para morar e acabei ficando por 3 anos. Neste tempo tive a oportunidade de passar por 26 estados e visitar várias cidadezinhas interessantes como Annapolis, acho que provavelmente uma das minha capitais estaduais favoritas dos EUA.
      Abs

  2. A cidade parece ser super interessante. Não fazia ideia que tinha chegado a ser capital dos EUA! Washington está na minha lista de lugares a visitar um dia e pode ser que dê um pulo lá.

    • A cidade é uma gracinha e tem várias coisas interessantes. Foi sim capital dos EUA por um curto período de tempo, mas sua localização e proximidade da Cheasepeak Bay e DC faz com que ela tem um papel histórico e estratégico bastante importante para os EUA. Quando visitar DC tente sim visitar, você não irá se arrepender.

  3. AInda não tive oportunidade de conhecer Washington DC mas, quando puder, certamente darei uma esticadinha até Annapolis. Pelo seu relato pareceu-me um lugar interessante! Parabéns pelo post. 🙂

    • Olá Guilherme

      Sim visitar Annapolis, principalmente no verão e outono é uma baita programa. Da para fazer num bate e volta de DC ou até mesmo ficar 1 noite lá para curtir melhor. Super recomendo visitar.

  4. Que cidade lindinha, parece ser um lugar muito tranquilo! Jamais iria imaginar que Annapolis já foi capital dos EUA. Adorei o post e a cidade.

    • Annapolis é mesmo uma graça e tem uma história riquíssima.. Um excelente passeio para quem visita Washington DC.
      Obrigado pela visita

      Abs

  5. Que lugar mais fofo e gostoso! Pra lembrar que EUA não é só Miami, New York ou Las Vegas! Realmente dá vontade de se aposenter e ir curtir a vida num barco comendo carangueijo em Annapolis!

    • Com certeza!!! Os EUA é muito mais do que essas cidades do roteiro comum da maioria dos Brasileiros.. Ter tido a oportunidade de conhecer um pouco mais desse país foi uma experiência fantástica e Annapolis é mesmo uma gracinha de cidade e a comida uma delicia!!

      Abs

  6. Jà havia ouvido falar de Annapollis, mas não imaginava que ela seria linda! Gostei da dica e das informações históricas! Anotado!

  7. Muito bom ver mais dos EUA, numa região não muito divulgada ! Eu curto Viajar para o seu EUA e acho que tem muitos lugares charmosos e interessantes para se visitar e Annapolis é um exemplo disto ! Adorei ! Só me faz ter vontade de voltar aos EUA.

    • Verdade o EUA é muito mais que o circuito Nova York, Florida, Las Vegas e Califórnia.. Eu pessoalmente adoro as cidadezinhas pequenas dessa região do Mid-Atlantic onde os EUA começou como país.
      Obrigado pela visita e eu também não vejo a hora de voltar, se bem que com o Trump agora na presidência os EUA anda caindo na minha listinha de destinos prioritários.

  8. Ótima dica para quem vai a Washington. Adoro cidades menores, em que podemos passear sem multidões e observar melhor a população local. As fotos estão lindas, luz maravilhosa nesse dia, hein?

    • Com certeza!! Um ótimo bate e volta à partir de DC, se bem que ficar uma noite em Annapolis é muito bacana também.
      No verão a cidade até que fica bem cheia, a maior parte das fotos que ilustram esse post foram tiradas no Outono, na minha opinião a época com melhor luz para fotos, principalmente quando as arvores estão mudando de cor. Obrigado pela visita

  9. Nossa Oscar! Que surpresa esse lugar nos EUA.

  10. Suas fotos de Annapolis parecem aquelas cenas de filmes e seriados americanos, muito lindinho. 🙂 Nós ainda não conhecemos muito dos EUA, precisamos fazer um roteiro longo. Enquanto o Trump deixa a gente entrar… rs

    • Os EUA tem muitas surpresas além dos tradicionais destinos turísticos. Eu costumo dizer que os EUA são 50 países dentro de 1.. Gostaria de um dia (pós era Trump) viajar por lá por 1-2 anos.

Comente Aqui