Página Principal Alemanha O Castelo de Alzenau na Alemanha

O Castelo de Alzenau na Alemanha

por Carina

Quando o assunto é Castelos na Alemanha, o que não faltam são opções de visita e é disto que mais uma vez se trata este post. O Burg Alzenau na Alemanha é mais uma opção para aqueles que desejam ver lindos exemplos de castelos e que não sejam muito distantes de Frankfurt.

A cidade de Alzenau fica a leste de Frankfurt, a cerca de 35 km de distância e é uma boa opção de passeio, já que é possível conhecer uma fofa cidade do interior alemão e de quebra, um castelo bonito, que fica bem no centro da cidadezinha. Inclusive, eu não conheço nenhuma outra cidade que tenha uma estação de trem literalmente na porta do castelo, como acontece em Alzenau na Alemanha.

Antes que eu comece a falar sobre a pequena cidade de Alzenau na Alemanha e seu castelo, já vou deixar claro que ele é somente mais um castelo bonito e somente uma opção a mais de passeio. Definitivamente, este não é um castelo daqueles imperdíveis e que você “precisa” colocar na sua lista de visita ao país. Certamente, este não é o caso. Mas Alzenau é uma cidade fofa e rodeada de vinícolas. Inclusive, o monte onde o castelo foi construído, dentro da cidade, está rodeado de vinhedos e ali ao lado tem restaurantes com mesas ao ar livre que dão direto para o castelo. Então, tem coisa melhor que apreciar a vida e um bom vinho alemão, olhando para um castelo bonito?

Desta forma, se você estiver passando por perto e quiser ter algumas horas agradáveis num lugar bonito, esta é uma boa opção. 😉

Burg Alzenau Alemanha

Leia mais:

OS CASTELOS MAIS BONITOS DA ALEMANHA

OS CASTELOS E CIDADES DO VALE DO RENO NA ALEMANHA

15 CIDADES PEQUENAS E CHARMOSAS PARA CONHECER NA ALEMANHA


Alzenau na Alemanha

A pequena Alzenau fica bem na divisa dos Estados de Hessen e Bayern, no lado bávaro, e é rodeada por florestas e vinhedos. Sobretudo, uma cidade pacata de interior onde a vida passa mais devagar, mas não sem beleza. Afinal, basta olhar em volta para ver a floresta de Spessart e o Burg Alzenau, que enfeita a cidade desde o século 14 e que foi a sede administrativa dos Eleitores de Mainz.

A cidade em si não tem grandes atrativos além do castelo, mas sua Marktplatz é bonitinha e fica cheia de crianças no verão, que vão aproveitar para se refrescar nas fontes de água que estão espalhadas pela praça. Claro que a diversão para a criançada na cidade é garantida e tem uma sorveteria do ladinho da praça. Outra atração que fica na Marktplatz é a igreja barroca St. Justinus que foi consagrada em 1758.

St. Justinus
Igreja St. Justinus na Marktplatz

Alzenau como região vinícola

Alzenau na Alemanha conta com uma tradição de vinificação de mais de 1000 anos, desde que foi iniciada pelos abades do mosteiro de Seligenstadt nas proximidades. Esta é a região vinícola mais ao norte da Francônia (uma região dentro do Estado de Bayern), que conta com excelentes vinhedos. Graças aos solos de rocha primária únicos e às condições microclimáticas especiais, excelentes gotas amadurecem no local, incluindo no típico Bocksbuch da Francônia.

Os vinhedos da região estão principalmente nos distritos de Alzenau na Alemanha, como Hörstein, Wasserlos e Michelbach, e inclusive já ganharam muitos prêmios, além de serem populares entre os conhecedores de vinho, tanto na Alemanha como no exterior.

O clima ameno da região e as encostas íngremes favorecem muito as uvas Müller-Thurgau e Riesling, em particular, que viram grandes vinhos brancos. Entretanto, são encontrados também as uvas Bacchus, Kerner e Burgunder. Quando se trata de vinhos tintos, Spätburgunder (Pinot Noir) e Schwarzriesling (Black Riesling) estão entre as vinhas preferidas, e sendo que a Domina também é muito popular.

Alzenau Alemanha

Seguro de Viagem

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é OBRIGATÓRIO nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
+ DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR
+ SEGURO VIAGEM: A IMPORTÂNCIA DE TER UM E COMO COMPRAR


Castelo de Alzenau

Certamente, a maior atração de Alzenau na Alemanha é seu castelo, o Burg Alzenau, que foi construído no estilo gótico tardio durante o mandato dos arcebispos Konrad II von Weinsberg e Johann II von Nassau entre 1395 e 1399. Idealizado para ser a sede oficial e administrativa dos Eleitores de Mainz, hoje o Castelo de Alzenau é a sede do tribunal distrital.

Como é comum à maioria dos castelos da Alemanha, o Castelo de Alzenau também não teve só momentos de sucesso e passou anos em ruínas, até que sofreu uma grande reforma entre 1974/75, e desde lá tem sido palco de uma série de eventos culturais, além de ter encontrado uma nova função como Amtsgericht (tribunal).

Impossível não notar o Burg Alzenau ao chegar na cidade, afinal ele está majestosamente entronizado em uma rocha logo acima da praça do mercado (Marktplatz). De aparência imponente, o Castelo de Alzenau é um dos mais belos edifícios seculares do gótico tardio na Francônia. E isto se explica porque seus proprietários, os arcebispos de Mainz, tinham recursos para construir o que achavam ser bom e bonito para a época.

Burg Alzenau Alemanha ext

Complexo do Burg Alzenau

O complexo do castelo tem um formato oval no topo do monte, e conta com um muro ao redor de toda estrutura, que circunda o pátio e castelo interno. Como já dito, hoje em dia, uma parte da estrutura é usada pelo tribunal distrital, que fica localizado num prédio no pátio murado. Mas nem todas as salas do Castelo de Alzenau são usadas pelo tribunal e algumas das salas podem ser visitadas numa visita guiada e pré-agendada.

Uma subidinha leva ao portão de entrada do castelo, e através dele se entra no pátio interno, onde hoje acontece o Festival do Castelo de Alzenau, além de outras festas, como a Feira de Natal da cidade. Esta é a parte visitável do castelo para quem não faz a visita guiada.

Aqueles que optam por fazer a visita, entram por uma porta para o castelo interno e o pátio do castelo. E dali vão conhecer várias dependências da estrutura, como um grande salão no térreo, e seguindo para outras partes, como por exemplo, a capela, sala das damas, ainda a cozinha e além do famoso salão dos cavaleiros em estilo gótico tardio.

Burg Alzenau Alemanha pátio

Veja outros castelos perto de Frankfurt e perfeitos para um bate e volta:

+ CASTELO BREUBERG

+ RONNEBURG

+ SCHLOSS MESPELBRUNN

+ AS RUÍNAS DO CASTELO FRANKENSTEIN, NA ALEMANHA


Procurando hotel em Frankfurt?

Temos vários posts com excelentes indicações!
Reservando seu hotel na Alemanha ou Frankfurt por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.


Festivais na Cidade de Alzenau Alemanha

Outra maneira de visitar o Burg Alzenau é durante seus festivais e eventos famosos. Ou seja, durante o ano acontecem eventos como “Os Clássicos de Alzenau”, os “Dias da Música da Francônia” (Fränkische Musiktage), o festival de música clássica mais antigo da região do Reno-Meno, e muitos outros eventos que têm como cenário o Castelo de Alzenau.

Entretanto, nenhum evento é tão famoso como o “Festival do Castelo de Alzenau“, que acontece nos meses de verão e atrai milhares de visitantes ao Castelo de Alzenau. Dessa forma, em junho/julho o Castelo de Alzenau se enche de luz e música, abrindo as portas do seu salão de cavaleiros para os concertos, onde são apresentados produções profissionais próprias e apresentações de convidados de primeira classe.

Já no segundo fim de semana de agosto, o “Festival da Cidade de Alzenau” traz grandes atrações e música ao vivo. Este evento acontece no centro da cidade e no pátio do Castelo de Alzenau, na Alemanha.

Outro ponto de encontro popular entre amigos e famílias da região todos os anos, é o “Mercado de Natal de Alzenau”, que atrai muitos visitantes ao centro da cidade no primeiro fim de semana do Advento.

Burg Alzenau Alemanha tribunal
Pátio do Burg Alzenau onde acontecem festivais e o Mercado de Natal

Já que você está em Alzenau na Alemanha…

A cidade de Alzenau na Alemanha conta com alguns distritos e são por eles que estão distribuídas as vinícolas e vinhedos que dão fama à região. Não deixe de passear pelos arredores e descobrir alguns deles. Mas existem outras atrações que também levam vários visitantes para os arredores da cidade. Caso você estiver pela região e com tempinho sobrando, não deixe de visitar algum deles.

Hahnenkamm e a torre Ludwigsturm

O Hahnenkamm é uma montanha arborizada nos arredores da cidade de Alzenau na Alemanha e conta com 437 metros de altitude. No seu topo está a torre Ludwigsturm, que ganhou este nome o nome do Rei Ludwig I e oferece uma vista incrível da região e de onde pode-se ver a cidade de Frankfurt, e inclusive as montanhas do Taunus e de Odenwald. O lugar também conta com um Biergarten e pode ser uma super passeio para a criançada.

Hahnenkamm e a torre Ludwigsturm
Vista de Hahnenkamm e da torre Ludwigsturm / Fonte: site cidade de Alzenau

Castelo de Michelbach

Definitivamente, não é só o Burg Alzenau que brilha na região. No distrito e cidade vinícola de Michelbach também tem outro castelo, o Castelo de Michelbach. Certamente ele não é páreo para o Burg Alzenau, mas também é bonito e vale a visita. O complexo barroco do Castelo de Michelbach está localizado numa propriedade rural aristocrática de cerca de 1730. Assim como o Castelo de Alzenau, ele foi totalmente renovado e hoje abriga o museu da cidade. Atualmente é possível ver artefatos e apresentações impressionantes de tecnologia e mídia moderna que contam a história de Alzenau. Horário: domingos e feriados das 14h às 18h; Visitas guiadas com hora marcada. (Tel. 06023 / 502-112).

Castelo de Michelbach
Castelo de Michelbach / Fonte: site cidade de Alzenau

Você consegue viajar sem celular e sem internet?

Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet de boa qualidade!
Nada melhor do que receber o chip na tranquilidade da sua casa e já chegar no destino conectado.


Hotel em Alzenau Alemanha

Caso você deseje tranquilidade e ficar numa cidade do interior alemão, Alzenau pode ser uma boa escolha. Esta cidade pacata é cercada por vinhedos e possui restaurantes charmosos, além de boas opções de hospedagem. Uma excelente opção é o Landhotel Kahltalmühle, que além do elogiado café da manhã, é muito limpo e típico alemão. Para aqueles que adoram lindas vistas, o Panorama Hotel & Restaurant Schloßberg é imperdível. De modo que fica entre vinhedos e na encosta de um monte, as vistas da região são incríveis.

Entretanto, a cidade de Frankfurt fica a 35 minutos de carro e ela pode servir muito bem de base para quem desejar fazer um passeio de bate e volta para a região.

DICAS DOS HOTÉIS MAIS BEM LOCALIZADOS EM FRANKFURT

5 Estrelas Centro Turístico Estação de Trem Messe Fora do Centro
*Se estiver no celular, mova a tabela com o dedo.
Burg Alzenau Alemanha entrada

Informações Práticas sobre o Castelo Alzenau

Endereço

Burgstraße, 14

63755 Alzenau

Estacionamento

Existem 2 boas opções de estacionamento na cidade. Uma delas é o estacionamento coberto Tiefgarage Marktplatz (Burgstraße 12, 63755 Alzenau), que é gratuito nas 2 primeiras horas. Logo ao lado está outro estacionamento ao ar livre e gratuito, que fica aos pés do Castelo de Alzenau.

Horário de funcionamento

O Castelo de Alzenau na Alemanha fica aberto o ano todo a partir das 08h30 até às 17h.

Visita guiada ao Castelo de Alzenau

A visita é agendada no Posto de Turismo de Alzenau, que está aberto de segunda a sexta das 08h00 às 17h00, e sábados das 10h00 às 13h00.

A visita custa €25 para grupos de até 15 pessoas, sendo que cada pessoa a mais custa €2 adicionais (até um máximo de 25 pessoas). Importante: a visita guiada é em alemão. Os agendamentos podem ser feitos por e-mail ou por telefone, informações na página do castelo.

Castelo Deutschland

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Uma dica importante de compartilhar, e que muitas pessoas não sabem, mas precisam estar atentas, é que Seguro de Viagem Internacional para Europa é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa. Além disto, este seguro precisa ter cobertura mínima de 30 mil euros.

O que isto significa? É que se o policial de imigração pedir o seu seguro de viagem e você não ter um para apresentar, você certamente vai ser impedido de entrar na Europa e terá que voltar imediatamente ao Brasil. Não dá nem para pensar na quantidade de inconvenientes e frustrações que um acontecimento deste pode causar, não é mesmo?! Então não corra riscos! Faça já o seu seguro de viagem!

Independente dessa exigência, é muito importante fazer Seguro Viagem quando você vai para o exterior. Isto porque nunca sabemos quando podemos ser pegos de surpresa e precisar de atendimento médico. E se tratamentos no Brasil já costumam ser caros, na França e na Europa, uma conta de hospital pode ser o mesmo valor (ou muito mais!) de sua economia de anos! Tudo pode parecer exagero, mas vai por mim, seguro viagem é o tipo da coisa que melhor dizer “paguei e não usei” do que “precisei e não tinha!”.

Seguro viagem é bem mais barato que parece. Por exemplo, com menos de R$175 já é possível comprar um seguro com cobertura de mais de 40.000 dólares para 15 dias na Europa! E usando nosso cupom de desconto, você consegue mais 5% de desconto pagando no cartão ou 10% no boleto! Olha que bacana! 🙂

QUER APROVEITAR MELHOR SUA VIAGEM À ALEMANHA? VEJA ESTAS DICAS IMPERDÍVEIS!

CARRO ALUGADO PELA ALEMANHA

Como eu já mencionei, minha sugestão é alugar um carro para viajar pela Alemanha. Desta forma, as chances de aproveitar e conhecer com mais detalhes as diversas pequenas cidades e atrações pelo caminho são maiores. Já que quem usa o trem, por exemplo, perde a mobilidade e a possibilidade de explorar o interior do país. Com um carro, pode-se chegar a lugares como Alzenau, que com outro meio de transporte, seria muito mais demorado e complicado.

Além disto, existe a possibilidade de visitar outras cidades incríveis nos arredores como a fofa Weilburg e seu castelo e jardins, Idstein, Runkel, Limburg, Wiesbaden, entre outras. A Alemanha é o país perfeito para fazer viagens de carro!

Desta forma, eu indico o site RentCars, que eu sempre utilizo quando alugo carros nas minhas viagens. Na realidade, este site é um buscador que compara preços das locadoras e então mostra o melhor custo-benefício entre todas elas. Normalmente sai bem mais barato do que no balcão, na hora da chegada no país. Fora que você não corre riscos de ficar sem carro, ou pagar muito mais na alugando na hora. Sem falar do tempo perdido para pesquisar no aeroporto depois de um voo longo…

Nós temos um post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto aluguel de carros no exterior, com ótimas dicas e comparadores de preços para economizar ao alugar um carro na sua viagem.

Como é alugar carro pela RentCars!

INGRESSOS ANTECIPADOS PARA AS ATRAÇÕES

Já aviso que existem muitas atrações na Alemanha que necessitam de entrada antecipada e muitas vezes as mesmas se esgotam rapidamente. Apesar de este não ser o caso do Schloss Braunfels na Alemanha, uma dica que considero importante dar é comprar todos os ingressos das atrações e excursões com antecedência. Inclusive, acho importante já comprar antes de iniciar a viagem. Então não corra o risco de viajar e não conseguir entrar no que quer tanto ver! Programe-se!

Fora que outra grande vantagem ao comprar antecipadamente, é que você não pega filas e entra praticamente direto, muitas vezes até com hora marcada.

Sem dúvidas, um dos melhores sites para você encontrar o passeio que deseja e com os melhores preços é o Get Your Guide. Ele é um dos maiores do mundo e é muito confiável. Aliás, eu mesma já comprei diversos passeios e ingressos por ele e recomendo muito. Além disto, é um site muito fácil de usar e portanto rápido de efetuar a compra online. Por fim, você ainda encontrar todos os passeios e excursões na Alemanha, sempre com preços excelentes.

Get Your Guide é confiável? 


LEIA MAIS SOBRE A ALEMANHA:

ROTEIRO DE VIAGEM DE 7 DIAS PELA ALEMANHA – PARA CONHECER E SE ENCANTAR!

+ PRATOS TÍPICOS DA ALEMANHA: O QUE VOCÊ NÃO DEVE DEIXAR DE PROVAR!

O QUE FAZER NA ALEMANHA NO DOMINGO – DICAS PARA SALVAR SUA VIAGEM!

O QUE COMPRAR NO SUPERMERCADO NA ALEMANHA

COMO FAZER O PROCEDIMENTO DE TAX-FREE NA ALEMANHA


LEIA TAMBÉM:

1 comment


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

– Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

– Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

– Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

– Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Pousada Praia do Rosa 5 de dezembro de 2020 - 11:30

Que legal, lindo lugar. Excelente post

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies