Dicas de Viagem

All Blacks: Assistindo a uma partida de Rugby na Nova Zelândia

8

Se você perguntar para a maioria dos Kiwis, qual a principal religião da Nova Zelândia, não estranhe se entre as respostas aparecer o termo Rugby. Assim como acontece com o futebol em época de copa do mundo no Brasil. Na Nova Zelândia, o Rugby é mais do que um jogo, é uma verdadeira obsessão nacional.

Jogo do All Blacks na Nova Zelândia

Tanto que a seleção neozelandesa de Rugby, os All Blacks,  são reconhecidos por seus adversários como uma das melhores, mais antigas e bem sucedidas equipes de esportes coletivos do mundo. Com um curriculum de vitórias invejável que deixa até mesmo a seleção brasileira de futebol no chinelo, os All Blacks são um verdadeiro ícone do Rugby mundial.

All Blacks x Springbooks em Auckland

Por isso, quando for visitar a Nova Zelândia, tente descobrir se o All Blacks estará jogando. Compre o ingresso com antecedência, e vivencie esta memorável experiência. E lembre-se, torcendo por eles, as chances de você sair satisfeito com o resultado do jogo são infinitamente maiores.

Eden Park quase lotado para Africa do Sul x Auckland

A seleção de Rugby da Nova Zelândia provavelmente ganhou o apelido de All Blacks graças a um erro de impressão num artigo de um jornal do início do século passado. Ao invés de digitar all backs (todos na retaguarda) referindo-se ao movimento de avanço sistemático da equipe em campo, o jornal em questão publicou All Blacks. Como coincidentemente o uniforme deles era todo preto (All Blacks). A expressão foi possivelmente mal interpretada, e assim, de forma não muito convencional adotada. E desde então, o All Blacks define e identifica o time nacional de rugby neozelandês.

Time do All Blacks na Nova Zelândia

E a identidade do time de Rugby é tão forte, que em função do All Blacks, vários outros esportes como o Criquet, Basquete e o Hockey tem times com apelidos influenciados pelo time de Rugby. Como é o caso do Black Caps, Tall Blacks e Black Sticks respectivamente. Já a seleção neozelandesa de futebol é chamada de All Whites.

Jogo do All Blacks na Nova Zelândia

Enfim, desde que mudei para a Nova Zelândia, a possibilidade de assistir a uma partida de Rugby do All Blacks ao vivo, no Eden Park aqui em Auckland sempre foi algo que esteve em nossa listinha de prioridades. E desde que finalmente cumprimos a promessa, num jogo entre Nova Zelândia e África do Sul em 2013, não perdemos mais um jogo do All Blacks em Auckland.

Jogadores de Rugby ensanguentados em partida em Auckland

Nossa primeira experiência assistindo a uma partida de Rugby Internacional foi emocionante. Embora tenhamos assistido a uma partida de rugby entre o Auckland Blues e o Dunedin Highlanders pelo Super Rugby alguns meses antes no Eden Park como conto neste post aqui, a atmosfera e experiência de assistir a um jogo do All Blacks com estádio lotado é completamente diferente e eletrizante.

Eden Park lotado para Jogo do All Blacks x Wallabies na Nova Zelândia

Apesar de o Springbooks (Africa do Sul) não serem os arquinimigos do All Blacks no Rugby, o fato de assistir a melhor seleção de rugby do mundo encarando, segundo as estatísticas, seu mais difícil adversário. Foi muito bacana e fez, por um momento, até mesmo esquecer das adversidades atmosféricas durante o jogo.

Scrum em Jogo do All Blacks na Nova Zelândia

Desde o nosso jogo inaugural entre os All Blacks e os Springboks da África do Sul em setembro de 2013, já estivemos em outros 2. O primeiro contra o time da Inglaterra em Junho de 2014 e o último deles em Agosto de 2014 entre os arquirrivais do rugby mundial, All Blacks vs o Wallabies da Austrália que além da vitória garantiu aos Kiwis a sua 12 Bledisloe Cup consecutiva.

O rugby é definitivamente o esporte nacional da Nova Zelândia, e ser escalado para compor a seleção dos All Blacks é não apenas o sonho de qualquer jogador profissional do país, mas sim uma verdadeira honra.  E pelo fato de os All Blacks serem considerados o que há de melhor no rugby mundial, ocupando há vários anos a primeira posição do ranking da Federação Internacional de Rugby, o time é também motivo de muito orgulho e adoração por parte do povo da Nova Zelândia.

Jogador do All Blacks na Nova Zelândia apos marcar um try

E todas as vezes que fomos assistir ao Jogo do All Blacks, tivemos uma amostra do orgulho do neozelandês para com o time. Ao pegarmos o trem em direção ao estádio no Eden Park (gratuito para quem tem ingresso para o jogo), é impossível não reparar que praticamente o trem todo estava vestido de preto e alguns torcedores mais fanáticos inclusive com seus rostos pintados. Porém é quando você chega ao Eden Park e vê o estádio praticamente lotado com 48 dos 50 mil ingressos vendidos que você constata que os kiwis literalmente amam Rugby.

Torcida do All Blacks na Nova Zelândia

Bem o orgulho e prestígio dos All Blacks não nasceu ontem, de fato o All Blacks é um dos times profissionais mais antigos ainda em existência. A seleção nacional de rugby da Nova Zelândia foi criada en 1884. Bem, fazendo as contas, este ano eles completam 131 anos de existência. Detalhe importante a ser mencionado, eles não perderam 1 único jogo no seu ano de fundação, assim como aconteceu no ano passado quando o pior resultado do time foi um empate com a Austrália no jogo em Sydney.

Hora do Intervalo no Jogo do All Blacks x Wallabies na Nova Zelândia

Falando em vitórias, bem nestes mais de 130 anos de existência, o All Blacks ganhou nada mais nada menos de 85% das partidas e amistosos disputados. Quando levado em consideração apenas os jogos oficiais, esse percentual abaixa um pouco para a casa dos 75%, o que cá entre nós não é nada mal. A título de comparação, a seleção brasileira de futebol tem um percentual de vitórias abaixo dos 65%. Em outras palavras, se você é torcedor sofredor, passe a torcer para os All Blacks.

Jogo do All Blacks na Nova Zelândia

Outro aspecto muito interessante do All Blacks é o fato de o rugby na Nova Zelândia ser algo quase que hereditário. Nestes quase 130 e poucos anos de existência. Os All Blacks tiveram pelo menos 18 famílias em que tanto o pai quanto o filho jogaram pelo All Blacks,  e quando se tratam de irmãos este número passa para a casa dos 40.

Jogo do All Blacks na Nova Zelândia (16)

Eu pessoalmente ainda estou aprendendo sobre as regras do jogo toda vez que assisto um, mas evidentemente não poderia deixar de mencionar a Haka. Bem no início, a Haka era certamente a principal razão pela qual assistia aos jogos, hoje tenho que admitir que o Rugby é 10x mais interessante que o futebol. Enfim, como os All Blacks quase sempre ganham as partidas que jogam, se você ainda não conhece as regras do jogo. A Haka será provavelmente a parte mais interessante do jogo.

Haka do All Blacks da Nova Zelândia

Se você nunca viu ou nunca ouviu falar, a Haka é um ritual pré-jogo que tem origem nas tradições maoris e que hoje é sinônimo dos All Blacks. Os quais transformaram esta antiga forma de intimidação do inimigo no “grito de guerra” mais famoso da história dos esportes competitivos.

Haka dos All Blacks da Nova Zelândia

Os All Blacks realizam a perfomance da Haka, antes de todas as partidas que jogam e que pelas estatísticas, realmente intimida os adversários. Os All-Blacks se destacam no mundo do rugby por seu estilo feroz e agressivo, e dominam mundialmente o esporte em todas suas categorias. Seus jogadores encaram o desafio como uma guerra, e parte disso pode ser explicado numa única palavra: A Haka.

Vai por mim, é muito legal.. Esse ano entre Setembro e Outubro rola a Copa do Mundo do Rugby na Inglaterra. Existe a possibilidade de estarmos deixando a Nova Zelândia no final de Agosto e morando em Londres nessa época do ano. Não sei se vou conseguir ingressos, mas adoraria ver os All Blacks jogando e de preferência ganhando a final dia 31 de Outubro em Twickenham em Londres.

Try do All Blacks na Nova Zelândia

Veja também:

Kapa-O-Pango a Haka dos All Blacks no jogo contra a África do Sul em Auckland

Posts Relacionados:

Todos os posts sobre a Nova Zelândia

Todos os posts sobre Auckland

Todos os posts sobre Esportes

Informações Úteis sobre os All Blacks

Para saber quando e onde os All Blacks irá jogar consulte o calendário dos All Blacks neste link aqui.

Para saber um pouco mais sobre a história da Haka e a ligação com o All Blacks visite este link.

Para consultar as estatísticas oficiais dos All Blacks e conferir sua invencibilidade e hegemonia no rugby mundial confira este link aqui. Paises como Canadá, Fiji, Itália, Japão, Portugal, Romênia, Samoa, Tonga, EUA entre outros nunca venceram sequer uma partida contra os All Blacks.

Endereço:

Eden Park Stadium

Reimers Ave,Kingsland,

Auckland, New Zealand

* Kingsland Train Station se for usando transporte público

Coordenadas GPS

Latitude Longitude
S 36 52.535 E 174 44.661

Procurando hotel para a sua viagem?

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca e você ainda acha um ótimo lugar para se hospedar, com os melhores preços, pode cancelar quando quiser e com todo o suporte (em português!) que você precisar.


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


8 Comentários
  1. Sol Gomes Diz

    Eu adoro Rugby e um dos meus sonhos é ir para NZ assistir um jogo dos All Blacks. Otimo post!

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Oi Sol

      Legal saber que você curtiu o Post.. Eu cada vez gosto mais do Rugby também e a Nova Zelândia é um país tão bonito que vir aqui assistir um jogo deles não é má idéia 😀

      Obrigado pela visita

      Abs

  2. Helder Ribeiro Diz

    Que show 🙂

    Eu adoro eventos esportivos em geral e gostaria muito de assistir uma partida dos All Blacks. Deve ser muito emocionante a parte da Haka.

    Parabéns pelo post!
    Helder

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Helder

      Como os All Blacks quase sempre ganham o jogo, e a gente no Brasil não sabe direito as regras do jogo tenho que dizer que a Haka é possivelmente a parte mais emocionante da partida para os leigos.. Eu curti bastante e pretendo assistir novamente este ano e quem sabe não rola a copa do mundo lá na Inglaterra
      Obrigado pela visita

      Abs

  3. Maria Lúcia Diz

    Adorei o post! Uma pergunta: “haka” significa guerra?

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Oi Maria Lúcia
      A Haka está mais para grito de guerra para desafiar o inimigo que uma declaração de guerra em si..

      Bus

  4. André Schmidt Diz

    Excelente post..!! Comecei a assistir Rugby esse ano e já estou apaixonado pelo jogo. E neste momento acompanhando All Blacks x Pumas…grande jogo!!!!

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Olá André

      Desde que mudei para a Nova Zelândia, não perdi mais um único jogo dos AB’s. Ainda aprendendo um pouco mais sobre as regras do jogo, mas hoje acho muito mais interessante de assistir que uma partida de futebol.. Por sinal esse jogo de ontem foi o primeiro jogo dos AB’s que eu não assisti, como acabei de mudar para Hong Kong o fuso horário faz os jogos ficarem no meio da madrugada, os Pumas pelo visto deram trabalho para os AB’s
      Obrigado pela visita

      Abs

Comente Aqui