Viajoteca indica: visitando a Alemanha com Bebês!

11

Desde que me tornei mãe (este ano) comecei a planejar minhas viagens (poucas, diga-se de passagem) de outra forma, afinal com um bebê tudo muda. Mas sem dúvida minha primeira preocupação é: o que eu vou encontrar lá que eu não preciso carregar daqui? E pensando nisto, resolvi ajudar as mamães e papais que vem visitar a Alemanha com bebês, dando dicas do que eles vão achar aqui (e que não precisam trazer) e de artigos que eu acho interessante e que me facilitam a vida.

.

Alemanha com bebês

 

 

A primeira grande preocupação é comida, claro! Então vamos a elas!

Leite em Pó – Milchnahrung

Se o seu bebê não mama exclusivamente no peito, a questão primordial é saber se o leite que você usa em casa vai ser achado por aqui. A resposta é: pouco provável. Eu não fui ao Brasil ainda e nem pesquisei a respeito das marcas de leite em pó disponíveis nos dois países, mas as grandes companhias que estão no mundo inteiro, e apesar de se encontrarem no Brasil e na Alemanha, andei lendo que as fórmulas de uma mesma marca são diferentes de países pra países (não sei detalhes, não pesquisei). Mas abaixo segue algumas marcas encontradas nos mercados alemães, com seus respectivos preços em outubro de 2016.

Alemanha com bebês01

Alemão adora fazer análise de todos os produtos e classificar, e a marca com melhores notas de qualidade é BEBA, da Nestlè.

 

Alemanha com bebês02

 

Existem também algumas marcas que vendem o leite pronto para beber, sem ser em pó. Muito prático, já que é só colocar direto na mamadeira e dar pro bebê beber, sem a necessidade de ficar correndo atrás de água morna. Procure por Trinkfertig (pronto para beber).

Procurando hotel em Frankfurt? Temos vários posts com excelentes indicações!
Reserve seu hotel na Alemanha ou Frankfurt por aqui e garanta o menor preço! E ainda tenha, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

Papinhas prontas – Gläschen

Muito difícil quem consegue cozinhar em viagem, não é mesmo? Eu mesma levei uma mala cheia de papinhas e fraldas na primeira viagem da minha filha porque não sabia se iria achar as opções que ela estava acostumada. O que foi uma benção, já que na ilha de Karpathos, na Grécia, onde fomos passar 2 semanas, só tinha duas (DUAS!) opções de sabores, e de uma única marca! Vocês podem imaginar o que seria da minha filha (que na época tinha 5 meses), alternando somente 2 sabores de papinha por 2 semanas…

E os vidrinhos de papinha, chamados de Gläschen (vidrinho) em alemão, são uma super salvação quando você está no meio de um passeio e o bebê começa a chorar de fome.

Eu sei que existe uma guerra entre mães que tem pavor destas papinhas e outras que as acham a maior maravilha do mundo. Eu sou daquelas mães bem meio termo e dou sim as papinhas prontas pra minha filha, volta e meia, e posso afirmar que existem várias com muita qualidade e variedade por aqui.

Existem as papinhas a partir de 4 meses, 6 meses, 8 meses, 10 meses, 1 ano e assim por diante. Então se você não quiser errar, já que não entende o idioma, cuide os números que estão no rótulo e no desenho, ali está mostrando de que a papinha é feita. Na foto abaixo aparece uma papinha para crianças a partir dos 4 meses e outra para crianças a partir dos 6 meses.

alemanha-com-bebes04

Variedade de Papinhas prontas

Existe uma variedade enorme de marcas e sabores, tanto de papinhas doces, como de papinhas salgadas. Existem marcas que tem variações Bio, onde os alimentos são orgânicos alimentos e provenientes de uma agricultura biológica, ou seja, de cultivo ecologicamente controlado, não podendo ter nenhum ingrediente geneticamente modificado e cultivo feito sem a utilização de produtos químicos.

Como já mencionei acima, os ingredientes da papinha estão desenhados no rótulo, e só para vocês verem algumas das muitas opções, na foto abaixo, por exemplo, tem Arroz com Espinafre (Bioland, marca só encontrada nos mercados bio), Pêssego com Maracujá (Babydrem, marca bio própria da rede DM), Cenoura com Batatas e Salmão (Hipp) e Sopa Cremosa de Vegetais (Humana).

alemanha-com-bebes05

Mingau – Brei

Muitas crianças a partir dos 6 meses já começam a comer mingau, chamado de Brei em alemão, o que as deixa de barriguinha cheia e os papais tranquilos para uma noite de sono. Ok, nem sempre! Heheheheh

Aqui na Alemanha existe a opção de se comprar um mingau em pó, que para se preparar é necessário misturar com água morna, e o mingau prontinho no vidrinho.

Eu uso muito este mingau pronto da marca Hipp (foto), da linha Gute Nacht (boa noite, em alemão), que eu misturo com um pouco de alguma papinha doce pronta, minha filha adora e é difícil ela refutar.

Alemanha com bebês10

alemanha-com-bebes09

Para as mamães preocupadas com o açúcar, procure nas embalagens onde diz Ohne Zucker Zusatz, que significada sem adição de açúcar. Isto serve para as papinhas doces também.

alemanha-com-bebes11

Você consegue viajar sem celular?
Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa! Ganhe o frete grátis toda vez que usar nosso link.

Lanchinhos

Como não só de papinha vive um bebê, lanchinhos também são muito bem-vindos. E apesar de as opções para bebês serem pequenas, aqui segue algumas que achei.

Sachê de frutas

Eu sinceramente não sei como chamar isto em português (idéias?), mas minha filha ama! São sachês de frutas em uma consistência pastosa e bem saboroso. Você pode dar de colher ou deixar o bebê sorver direto da embalagem. Nas drogarias ainda existe uma colherinha para vender que se acopla na ponta e você apertando o sachê a colherinha automaticamente se enche do produto e você pode dar pro bebê. Mas eu não comprei e nunca testei. Não sei dizer se vale a pena.

Já o sachê, e suas várias opções de sabores, só tenho elogios! Existem outras (poucas) marcas, mas a maioria é para ser dada a partir dos 8 meses, esta da foto é a partir dos 6 meses.

Bolacha (biscoito) – Keks

É uma bolacha especial pra bebês, sem açúcar, e num formato bom para o bebê segurar na mão. Mas não faz muito sucesso aqui em casa…

alemanha-com-bebes14

Bolachinha de arroz – Reiswaffeln

Esta é outra opção de lanchinho, uma bolachinha de arroz com sabor de frutas. Faz sucesso mediano aqui em casa.

Babador descartável – Einweg Lätzchen

Uma bela ajuda para o guarda-roupa de viagem é o babador descartável! Não precisar carregar na mala e nem precisar lavar babador ou roupas é um adianto incrível. Nas redes de drogarias como DM, Rossman você acha. Eles são colados na roupinha e tem 3 pontos onde você deve destacar o papel para aparecer a parte adesiva. Eu acho um super aparato! Não vivo sem.

Nestas drogarias você encontra de tudo que você precisa pro bebê, como mamadeiras (de diversas marcas), chupetas, talheres, copos, chazinhos, bebidas, roupinhas (algumas poucas, mas que podem salvar a vida em caso de vazamentos!), além de todos os produtos que estão sendo indicados neste post.

Ah! E uma super dica!!!

 

A grande maioria destas drogarias tem um trocador super abastecido na área onde estão os artigos de bebê, onde você pode trocar a fralda do seu bebê confortavelmente e usando os produtos oferecidos ali, gratuitamente. Ali você encontra paninho desinfetante para mãos e superfície, papel para forrar o trocador, lenço umedecido, cremes, saquinho para colocar a fralda suja, lixeira, etc. Inclusive fraldas! Sim, fralda de graça.

 

E muitas ainda tem wifi grátis!

E falando nelas…

Fraldas – Windeln

A marca de fraldas (Windeln) que domina o mercado é Pampers, sem dúvida. E é uma marca excelente. Poucas vezes tive problemas de vazamento e a verde (Baby Dry) garante 12 horas de segurança. A Pampers tem outros 2 modelos de fraldas além destes na foto abaixo, que é uma embalagem laranja (uma fralda mais simples e barata) e uma embalagem lilás, que seria a top de linha deles, mas eu acho esta fralda com um cheiro forte de química e conheço bebês que tiveram alergia a ela, portanto não compro. Eles tem também uma fralda sem adesivos, que se usa feito uma calcinha (cueca), ótima para faze do desfralde.

Alemanha com bebês20




Existem sim outras marcas, mas a única, além da Pampers que eu indico, é a da Babylove, da marca própria da rede DM. A fralda é boa e mais em conta que Pampers. A fralda da rede Rossman eu não aprovei. Outras não testei.

Aproveitando o tema fraldas, caso queiram comprar fraldas para piscina ou praia, as drogarias também vendem. Eu já testei e aprovei.

Alemanha com bebês21

Lenço umedecido – Feuchttücher

O lenço umedecido se chama Feuchttücher, mas atenção que este nome serve não somente para os lenços umedecidos de bebês, mas para todos os lenços umedecidos, de limpeza inclusive.

Neste setor existem inúmeras marcas disponíveis, mas a Pampers ainda é dona de boa parte do mercado. E os lencinhos são realmente bons, num tamanho perfeito. Eu gosto muito dos lencinhos da marca Hipp, mas eles são um pouco pequenos pro meu gosto… os lencinhos das marcas de rede não me agradaram.

Alemanha com bebês22

Eu uso muito no dia-a-dia só água morna e algodão, e gosto muito destes da foto (este é da DM, mas não faço distinção de marca). Você acha nas drogarias.

Alemanha com bebês23

Saco para fraldas – Windelbeutel

Outras das belezinhas que não vivo sem são os saquinhos perfumados para descartar fraldas usadas. O nome em alemão é Windelbeutel. Trocou a fralda e faz o que com ela no meio da rua, de uma loja, de um restaurante? Coloca no saquinho cheiroso até descartar na primeira lixeira!

Fora que o saquinho serve para colocar roupa suja, resto de comida, etc. Uma beleza!

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Wickel-Unterlage

Não sei como chamar isto em português, mas acredito que forrador (?) chegaria perto. É uma base de algodão plastificada que serve para forrar (!) tudo. Sabe quando você resolve trocar o bebê em cima do sofá novo da sua amiga? Ou quando você chega num trocador de aeroporto, restaurante que não tem nada para você deitar seu bebê além do próprio trocador onde inúmeras crianças foram trocadas e sabe-se lá o que fizeram ali em cima? Então, você coloca esta base e deita seu bebê em cima! Minha bolsa de fraldas sempre tem uns 2, e uso no meu trocador em casa, entre o lençol e o colchão, para deitar minha bebê na grama… enfim, mil e uma utilidades!

Cremes anti-assadura – Babycreme für Windelbereich

Creme para área de fraldas é a tradução do termo em alemão e também existem várias marcas no mercado. Não testei muitas, mas fui atrás da maioria que afirma que a melhor é da marca Weleda. E estou satisfeita.

Alemanha com bebês28

Sabonete para bebê – Babyseifen

Alemão não gosta muito de coisas com cheirinhos para bebê. Aliás, esqueça que você vai achar produtos com cheirinho de bebê. Sabe Mamãe e Bebê da Natura? Pois é, personificação do capeta! Usar perfume em bebê é pedir para ser crucificado em praça pública na hora do rush.

E dito isto, qualquer produto que você comprar vai ter cheiro esquisito. Ou sem cheiro.

O único que eu gosto é este da foto abaixo, Bad & Shampoo, que é sabonete líquido e shampoo junto (mas que eu só uso como sabonete), da marca Penaten, a Johnson&Johnson alemã. E não, você não vai achar a linha Johnson&Johnson aqui.

Alemanha com bebês29

Miniaturas

Outra dica boa é que muitas marcas tem seus produtos em miniaturas, o que facilita muito para carregar na bolsa e em viagens. As drogarias e os supermercados maiores possuem uma seção só de miniaturas, que tem produtos como shampoo, condicionador, pasta de dentes, sabão para roupas líquidos, lenços desinfetantes e etc, além de inúmeros produtos para bebês, que são ótimos para carregar na bolsa de fraldas, como lenços umedecidos, sabonete líquido, protetor solar, creme para assaduras, óleo,… vale a pena perder um tempinho fuçando ali, você vai achar muitas utilidades.

alemanha-com-bebes30

Tira-manchas

E o que fazer com as roupinhas que sujaram? Já que lavar na hora e esfregar na mão mais tarde nem sempre dá resultado, a minha dica são os tira-manchas que você acha nos supermercados e drogarias. Eu gosto deste da foto abaixo.

 

alemanha-com-bebes19

Mais uma dica:

 

Onde achar cadeirinhas de carro para bebês

 

Muitas pessoas alugam carros para se deslocar pela Alemanha e fazer viagens lindas, como a Rota Romântica, por exemplo. E se você vem com bebês e crianças, você é OBRIGADO a ter uma cadeirinha para cada um deles. OBRIGADO.

Para não ter de pagar o valor estratosférico de uma cadeirinha na locação do carro como opcional, saiba que dependendo do tempo que você for alugar o carro vale muito mais a pena comprar a cadeirinha. Como acontece com o GPS também (mas isto é história para outro post…).

Você encontra cadeirinhas, que são chamadas de Autokindersitz, com bons preços nos grandes supermercados, como Rewe Center, Real, e afins (que geralmente ficam fora do centro das grandes cidades).

Muitas cidades tem lojas de bebês que vendem diversos modelos, entre elas Babywalz e BabyOne.

 

Duas boas opções não muito longe do aeroporto de Frankfurt, na cidadezinha de Dreiech-Sprendlingen:

 

BabyOne Dreieich

Frankfurter Strasse, 151, 63303 Dreieich / Sprendlingen.

Tel: 06103 98370.

Aberto de 2ª-sábado, entre 10-19h.

www.babyone.de/Fachmarkt?StoreID=045

 

E na mesma rua, um pouco mais a frente, um grande supermercado, com opções econômicas (e aproveite e já faça a festa com boas comprinhas de supermercado!):

 

Real Supermarkt

Robert-Bosch-Straße 15, 63303 Dreieich / Sprendlingen.

Tel: 06103 39980.

Aberto de 2ª-sábado, entre 07-22h.

www.real.de/markt-dreieich-sprendlingen

E você tem mais alguma dúvida a respeito deste tema? Pergunte ali na caixa de comentários que eu respondo e até atualizo o post! 😉

Vale a pena comprar antecipadamente:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


11 Comentários
  1. Luciana Rodrigues Diz

    Eu simplesmente pirei pelos produtos da HIPP, que na época já existiam na Itália, mas não era tudo que chegava por aqui não. O creme contra assaduras era ótimo. Dicas valiosas.

    1. Carina Diz

      Obrigada pela visita, Luciana!
      Cada país tem suas coisas bacanas… quantas vezes vou nos supermercados daí da Itália e me pergunto: – por que não tem esta variedade na Alemanha? Heheheh
      Beijos enormes pra vc!

  2. Melissa Diz

    Oi Carina!! Viajarei com minha bebê, que estará com 10 meses, para Alemanha no mês que vem. É uma da sua coisas que mais está me tirando o sono é a questão da troca de fralda e amamentação. Vi a dica da troca de fralda na DM, mas existem outros locais com fraldário? E a amamentação em público, como é vista no país?

    1. Carina Diz

      Olá, Melissa!
      Existem vários banheiros com fraldarios, não se preocupe que vc acha fácil.
      A amamentação em público é como no Brasil, com pessoas que veem como normal e outras que vão olhar condenando. Ignore estas e faça como vc quiser e onde quiser! 😉
      Boa viagem!

  3. Sara Diz

    Boa tarde Carina. Vou este fim de semana à Alemanha e queria aproveitar e fazer algumas compras, como por exemplo leite para o meu filhote. Ele bebe Aptamil e na primeira foto do blog vi que aí os preços são muito mais em conta!!! Pode-me dizer qual é o nome do supermercado se faz favor? Disse também que o leite BEBA é o melhor? Será melhor que o Aptamil? Qual a sua opinião (como tem um bébé ele bebeu leite em pó?) Muito obrigado

    1. Carina Diz

      Oi, Sara!

      O supermercado depende muito da região que vc vai. Então fica complicado dar um nome e vc ir atrás dele, porque na região que vc visita, pode ser que não tenha este supermercado. Mas caso vc venha para região de Frankfurt, indico o Rewe. E pra comprar leite, vc pode comprar nas Drogarias (viu meu post sobre elas?), que é mais barato ainda!

      Quanto a marca do leite, minha filha não aceitou fórmulas, pulou do peito para comida, então não sei te dizer qual é melhor a qual. Mas quando procurei e tentei dar para ela, os institutos de avaliação de produtos diziam que o Beba era um produto melhor (com mais benefícios e que cumpria o que dizia a embalagem). Agora se teu bebê está acostumado com uma marca, pra que arriscar a mudar, não é mesmo? Acredito que toda mudança que a viagem vai causar já é suficiente para ele. 😉

      Boa viagem e aproveite por aqui!

  4. […] Tem um post super bacana que a Carina do blog Viajoteca publicou com diversas orientações para compras necessárias para uma viagem com bebês: Visitando a Alemanha com bebês […]

  5. Mariana Diz

    Olá Carina!
    Ótimo artigo! Parabéns pela organização!
    Vou com certa frequencia à Alemanha, porém com minha bebê será a 1a vez! Confesso que nunca havia pensado na logística de se viajar com um bebê de 9 meses… rs… vamos com leveza que tudo dará certo!!
    Vou contar com suas dicas das papinhas orgânicas! Todas essas marcas são encontradas nos mercados ou as orgânicas apenas nas lojas BIO?
    Obrigada!

    1. Carina Diz

      Obrigada, Mariana! 🙂

      Vc encontra nos grandes supermercados, mas vá direto na DM, que com certeza estará no teu caminho. Ali vc encontra a maior quantidade de opções e melhores preços.
      Dá uma olhada neste post aqui: https://www.viajoteca.com/compras-na-alemanha-drogarias/

      Boa viagem!

  6. Larissa Rodrigues Diz

    Oi, Carina! Estou indo para Berlim com minha filha de 10 meses, e não estamos levando cadeirinha. Você sabe dizer se é fácil conseguir cadeirinha nos táxis? Não alugaremos carro, só usaremos taxi/metro/ônibus. Desde já agradeço a atenção!

    1. Carina Diz

      Oi, Larissa!
      Não é muito fácil, não. Estou falando com base o que já vi em Frankfurt, ok?
      Já teve táxi que não quis levar a gente por não termos cadeirinha e já teve táxi que nos levou com o bebê sentando no nosso colo. Nunca eu peguei um táxi que tinha uma cadeirinha disponível.
      Boa viagem!

Comente Aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.