O aeroporto de Johannesburg é a porta de entrada para a maioria das pessoas que chegam a África do Sul. Um aeroporto moderno e confortável, que oferece aos seus passageiros o excelente Gautrain. O Gautrain é um trem moderno e rápido que faz a conexão entre a cidade de Johannesburg e o aeroporto OR Tambo International Airport.
Um meio de transporte moderno e que facilita o deslocamento de quem planeja sair do aeroporto e ir ao centro da cidade de forma rápida e segura. Além de conectar Johannesburg e o aeroporto, o Gautrain também faz a linha até a capital do país, Pretória. Desta forma, pode-se ir de qualquer destes lugares para o outro usando este trem.
Existem várias outras opções para ir para Johannesburg, como táxis, shuttles, linhas de ônibus. Entretanto, dependendo de onde você vai se hospedar, o Gautrain (que se pronuncia “rautrain”), pode ser a forma de deslocamento mais prática.
Quer mais comodidade para ir do aeroporto de Johannesburg até seu hotel? Reserve um transfer aqui!
Gautrain
Ao contrário do que se pensa, o Gautrain não foi construído para Copa do Mundo que aconteceu na África do Sul em 2010. O projeto foi anunciado bem antes de o país ser escolhido como anfitrião da Copa. E ele tinha a missão de desafogar o intenso trânsito da rodovia que liga Johannesburg a Pretória. A construção começou em 2006 e claro, teve mais investimento e foi ampliado devido a chegada dos jogos no país.
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é muito indicado nas viagens para a África. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
Linhas do Gautrain
São 3 linhas que somam 80 quilômetros de extensão. A linha Airport liga o aeroporto OR Tambo a estação Sandton. A linha East-West Commuter conecta a estação Rhodesfield a estação Sandton. E a linha North-South Commuter vai da estação Park até Hatfield.
Esta última é a maior (com mais estações) e é a linha que passa por Pretória. O sistema ainda inclui um serviço de ônibus que liga as estações de Gautrain com outras regiões da cidade. E inclui também estacionamentos nas estações para os usuários.

Linha Airport
Naturalmente, a linha de maior interesse para o turista que chega em Johannesburg é a que liga o aeroporto ao centro. O ponto final desta linha dentro de Johannesburg é em Sandton, uma região onde estão localizados muitos hotéis.
Em Sandton existe a possibilidade de trocar de linha e seguir para Rosebank (outra região ótima para se hospedar). Ou ainda pode-se seguir adiante para Park Station, ou para a outra direção Hatfield.
Joanesburgo em 1 Dia: Soweto, Museu do Apartheid e City Tour
Como encontrar a estação do Gautrain dentro do aeroporto de Johannesburg
Para chegar até a estação do Gautrain de dentro do aeroporto, basta seguir as placas indicativas dentro do aeroporto e os sinais colados no chão. O caminho é realmente bem sinalizado e cheio de indicações. A estação do Gautrain fica no andar superior do aeroporto, entre os terminais A e B.


Reservando seu hotel na África do Sul ou Johannesburg por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda ajuda o blog! E o mais importante: você não paga nada mais por isto! E ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.
Pilanesberg: Safári de 1 Dia em Grupo com Visita a Sun City
Venda de bilhetes
Ao chegar na estação, logo se veem as máquinas automáticas que vendem bilhetes. No lado direito estão as máquinas que só usam dinheiro e à esquerda as máquinas que utilizam cartões de crédito.
As máquinas automáticas vendem o cartão Gautrain Gold Card (que é o bilhete para utilização do transporte) e vendem também créditos, para quem já possui o cartão.

Gautrain Gold Card
Ao se usar o sistema pela primeira vez, precisa se adquirir o Gautrain Gold Card. Este é um cartão recarregável que serve como bilhete para viagem. Este cartão não serve somente para o trem, mas também para utilizar os ônibus interligados. E serve ainda para descontar o pagamento dos estacionamentos nas estações.

De Joanesburgo: Safári de 3 Dias no Kruger Park com Preço Acessível
O Gautrain Gold Card pode ser carregado com 3 tipos de tarifas a Pay-as-You-Go, 7-Day-Pass e 35-Day-Pass. O primeiro tipo, carrega-se o cartão com o valor desejado e vai se gastando até acabar os créditos. Já o 2º e o 3º tipo de tarifas são valores mais interessantes para quem vai utilizar bastante o Gautrain, no período de 7 dias e 35 dias.
Para quem vai usar pouco o Gautrain vale a pena fazer o cálculo das tarifas para os trechos que serão utilizados e comprar somente este valor em crédito. Para ver o valor das tarifas atualizadas clique aqui.
O sistema pergunta se você possui o cartão Golden Card, e ao se informar que não, o valor dele é adicionado na conta. O cartão custa 17 rands (aproximadamente US$ 1,15).

Como utilizar
O cartão é passado na catraca na entrada e na saída das estações. A máquina desconta o valor do trecho utilizado. Basta encostar o Gautrain Gold Card nesta máquina mostrada abaixo que a passagem é liberada.

Depois de passar pela catraca basta seguir em direção da plataforma, que fica a alguns poucos metros adiante. Ali é só aguardar o próximo trem.
De Joanesburgo: Safári de Luxo Parque Nacional Kruger 4 Dias
Horário de funcionamento
Os trens funcionam entre 05:30-20:30, diariamente. A frequência de trens é a cada 12 minutos nos horários de pico e um trem a cada 20 minutos fora do horário de pico. Já nos finais de semana e feriados tem um trem partindo a cada 30 minutos.
Nas plataformas existem placares luminosos informando quantos minutos faltam para sair o próximo trem. Ainda existem também anúncios sonoros informando o tempo e quantos vagões possui o próximo trem.

Reserva de Pilanesberg: Safári em Veículo Fechado 1 Dia
As estações são bem cuidadas, sempre monitoradas por câmeras e guardas que circulam pelas plataformas.
Os trens
Os trens são bem confortáveis e limpos, e todo sistema é bem moderno e prático. Alguns vagões são exclusivos para o aeroporto e apresentam espaço para deixar as malas durante a viagem.

Quem deseja utilizar os vagões com espaço para as malas deve prestar atenção e utilizar os vagões demarcados. Para encontrá-los basta prestar atenção nas indicações no chão das estações. Elas ficam bem em frente as portas dos vagões demarcados.

De Joanesburgo: Excursão de Meio Dia ao Lion & Safari Park
Minha opinião pessoal
O Gautrain é uma excelente opção. Limpo, prático, bem sinalizado, com estações grandes e vigiadas. Com certeza é uma opção muito segura e rápida para ir e voltar do aeroporto.
Leia mais:
- RINOCERONTES? VÁ AO HLUHLUWE-IMFOLOZI NATIONAL PARK, NA ÁFRICA DO SUL!
- St. LUCIA, UM DESTINO INCRÍVEL NA ÁFRICA DO SUL
- A IMPERDÍVEL TABLE MOUNTAIN NA CIDADE DO CABO
- PAÍSES QUE EXIGEM CERTIFICADO INTERNACIONAL CONTRA A FEBRE AMARELA
;
Respostas de 12
Excelentes informações…mas restou uma dúvida: o cartão poderá ser compartilhado?
Obrigada, Helena!
Infelizmente não sei te responder…
Boa viagem!
Olá, Carina
Muito obrigada pelas informações.
Completíssimas, bem didáticas, muito úteis.
Fico feliz em ajudar!
Alguma dica de transfer de jihannesburgo para o Afriski em Lesoto?
Infelizmente nenhuma, Cathy.
Adorei o post, parabéns… Você sabe me dizer se o cartão pode ser compartilhado?
Estamos em duas pessoas posso comprar só um cartão?
Também adorei, informações completas e precisas…mas tive a mesma dúvida da colega e não vi a resposta: o cartão poderá ser compartilhado?
meu deus, que post completo!! muito obrigada!!!
Obrigada!!