Página Principal Nova Scotia O que fazer em Halifax, Nova Scotia – Roteiro 1 dia

O que fazer em Halifax, Nova Scotia – Roteiro 1 dia

por Mirella Matthiesen
9 comentários

Halifax é uma dessas cidades que você vai se apaixonando a cada passo, assim como toda a província de Nova Scotia, no Canadá. Pouco conhecida entre brasileiros, mas sonho de consumo de muitos turistas canadenses, a cidade merece ser explorada a pé e com calma.

Pensando em você, organizei algumas dicas do que fazer em Halifax. Prensei em um roteiro de 1 dia em Halifax redondinho, espero que aproveite!

Public Garden de Halifax
Jardim Público de Halifax

FERIADOS NO CANADÁ

O QUE FAZER EM NOVA SCOTIA NO CANADÁ


História de Halifax

Samuel de Champlain, um famoso navegador & colonizador francês, chegou em Halifax em 1605. Ele foi um dos responsáveis por criar a indústria de pele de animais do Canadá (para entender esse comércio, que criou a empresa mais antiga do mundo, ainda existente, The Hudson Bay, recomendo assistir o seriado Frontier do Netflix).

Antes dos europeus, Halifax era um dos pontos de encontro da população indígena Mi’kmaq, que durante os verões da Nova Scotia, se reuniam para caçar e pescar por ali. O povo Mi’kmaq era nômade, mudavam de região de acordo com a estação do ano.

Foi em Nova Scotia que o povo acadian se formou, ou seja, um povo de origem frances que se estabeleceu no Canadá sem vínculo com a monarquia francesa. Com a chegada dos inglese, no século XVI, o povo acadiano foi expulso de Nova Scotia, pois optaram em não se posicionar a favor dos loyalistas (coroa britânica).

O crescimento de Halifax nesse período, se relacionou diretamente às guerras e ao porto natural que servia como base de comércio entre a Grã-Bretanha e a América do Norte. Já século XIX, com a chegada da ferrovia, a importância de Halifax aumentou como centro de serviços financeiros, atacadistas, imigratórios e educacionais.

Hoje, Halifax é a maior e principal cidade das províncias do Atlântico-Canadá, com pouco mais de 400.000 habitantes. Continua operando um dos portos mais importante do Canadá e o turismo é uma das principais fontes da economia local.

Biblioteca Pública de Halifax
Café da Biblioteca Pública de Halifax


Compras no Canadá – dicas e guia por produto!

Seguro viagem para o Canadá – precisa mesmo?


Onde ficar em Halifax

O local ideal para ficar em Halifax é no centro (Downtown), ou seja, logo abaixo da Citadel ou perto da baía (Waterfront), meu local favorito.

Já fiquei no Hotel Halifax (antigo Delta), no Residence Inn Downtown e no Courtyard by Marriott Halifax. Todos foram bons, hotéis 4 estrelas, mas meu favorito foi o Courtyard.

Outras opções de hotéis em Halifax por categoria:

O que fazer em Halifax

O mapa abaixo de Halifax te ajudará a seguir pelos principais pontos turísticos da cidade e abaixo descrevo o trajeto. 🙂

Downtown Halifax

Comece seu dia passeando pelo centro de Halifax (Downtown). Observe os prédios históricos que recheiam toda essa área da cidade, você os encontrarão por toda parte, especialmente no miolinho das ruas: Barrigton St, Granville St e Hollis Street.

Mas nosso passeio, começa mesmo na praça Grand Parade (ponto amarelo no mapa – dê zoom). Um espaço cívico e militar que existe desde a fundação da cidade em 1749, e que hoje, é usado como ponto de encontro e de descanso para locais e turistas.

De um lado da praça você encontrará o prédio da Prefeitura (Halifax Regional Municipality) e o do outro, a charmosa Igreja Anglicana St. Paul’s (St. Paul’s Church), que é o prédio mais antigo de Halifax!

Não deixe de conferir o mural de grafiti de peixe todo colorido na rua debaixo, dá para ver da própria praça e a noite fica iluminado, eu adorei!

St. Paul Church em Halifax
St. Paul Church em Halifax

LUNENBURG – UMA CIDADEZINHA CHARMOSA PERTO DE HALIFAX!

Citadel Halifax

De lá, comece a subida até o Citadel, mas sem esquecer de admirar e fotograr a Torre do Relógio (Town Clock), um dos marcos históricos da cidade. E então, você vai chegar no principal ponto turístico de Halifax, o Citadel, isto é, forte construído e ocupado pelos militares britânico para proteger a cidade.

Atualmente, durante os meses mais quentes do ano, maio à outubro, o Citadel se torna um “museu-playground” delicioso de passear, aprender táticas militares, funções de cada soldado dentro do exército britânico, ouvir a famosa gaita de fole escocesa, assistir a troca da guarda e participar da marcha do canhão, que “explode” todos os dias ao meio-dia (com exceção de 25/dezembro).

Então, a dica é chegar no Citadel antes das 11h45 da manhã , para ver a “explosão” do canhão, e também para garantir um bom lugar. Sendo assim, esteja lá às 11h40, pois o espaço do “show” é estreito.  

Dá para ficar no Citadel de uma a duas horas dependendo da empolgação do visitante. O preço da entrada varia de acordo com a estação do ano (ver aqui).

Citadel em Halifax
Guardinha na entrada da Citadel
Citadel em Halifax
Procedimento para a explosão do canhão ao meio-dia

PEGGY’S COVE, O FAROL MAIS FAMOSO DO CANADÁ

Dica para almoçar em Halifax

Provavelmente você estará pronto para almoçar depois da visita a Citadel. Se for o caso, recomendo algum dos restaurantes da Dresden Row, em especial o restaurante turco Enfendy que é uma delícia e tem uma promoção de pratos executivo para almoço (arroz, salada e um tipo de carne). Se preferir japonês, tem o Sushi Nami Royale ali pertinho na Queen Street.

Seguro Viagem para o Canadá!

Public Garden Halifax

Depois do almoço, recomendo a digestão passeando pelo Public Garden, um jardim de 16 acres em estilo vitoriano que vai te encher os olhos e a alma. Caminhe sem pressa, apreciando as flores, as fontes, o coreto, as estátuas e o belo portão de entrada. E se precisar relaxar, deite na grama, se o clima ajudar!

Para quem gosta de um cafezinho após o almoço, pode ir no Uncommon Ground ali mesmo no Public Garden.

Public Garden de Halifax
Belo Jardim Público de Halifax
Intercâmbio Canadá, Mikix

Sabia que Nova Scotia tem programa de ensino médio no Canadá com um dos melhores custo x benefício do país?

Schmidtville Halifax

Continuando a caminhada, siga por dentro do Victoria Park até a Morris St, onde você vai virar a esquerda e conhecer um dos primeiros bairros fora da área cercada de Halifax, Schmidtville. Até hoje se preserva sua arquitetura Georgiana, característica de 1837.

O gostoso dessa parte do passeio é observar as casinhas coloridas. Possivelmente você será o único turista por lá, mas garanto que vai achar uma gracinha!

Schmidtville
Bairro histórico de Schmidtville

13 MOTIVOS PARA CONHECER O CANADÁ E SE APAIXONAR!

Compras e biblioteca

Da Birmingham St., vire na Spring Garden Rd.. Para quem gosta de compras, certamente essa é a rua mais movimentada e cheia de lojas que você vai encontrar no centro de Halifax. Todavia, não espere muito, a cidade é pequena, né?

Uma dica é comprar camisetas ou qualquer coisa da Roots, uma marca legítima canadense, não é baratinha, porém é super “canuck“!

E nessa mesma rua, você vai chegar na Biblioteca Pública de Halifax. Eu fiquei muito impressionada com a arquitetura interior e exterior do prédio, recomendo muitíssimo!!! Além disso, não deixe de ir no último andar (quinto) e ver o telhado florido e a vista da cidade!!! A entrada é gratuita, então basta entrar e se maravilhar!

Biblioteca Pública de Halifax
Fachada da biblioteca pública de Halifax

BAY OF FUNDY EM NEW BRUNSWICK… UM CANADÁ DIFERENTE!

Pier 21 Halifax & Waterfront

Siga para a região do porto, que é um dos cantinhos mais legais de Halifax, na minha opinião. Se você é imigrante ou reside no Canadá, recomendo fortemente o Museu da Imigração, no Pier 21, eu achei muito emocionante conhecer a história dos primeiros imigrantes que chegaram no Canadá pelo porto de Halifax.

>> Compre ingresso do Pier 21 aqui

Pier 21 - Museu da Imigração
Pier 21 – Museu da Imigração em Halifax

Um pouquinho mais a frente do Pier 21, dê uma entradinha no mercado do porto, isto é, o Halifax Seaport Farmers’ Market. Confesso que o mercado é simples e sem muita emoção, comparado a outros mercados que já visitei, mas já que está passando, não custa entrar para dar uma espiada.

E finalmente, você estará chegando no Waterfront, uma das partes mais bonitas da cidade. Sim, eu adoro água, então sou suspeita! E então, vá caminhando sem pressa e tente parar em todos os monumentos ou obras, não são muitas, mas algumas delas contam a história de Halifax e da província de Nova Scotia.

Waterfront
Início do Harbourfront / Waterfront

PARQUES NACIONAIS DO CANADÁ – OS MAIS BONITOS E IMPERDÍVEIS!

Waterfront Halifax
Waterfront calminho durante a época de inverno…

Para quem gosta de cerveja e entende inglês, eu recomendo o tour da cervejaria Alexander Keith’s muito bonitinho e até familiar, basta fazer um breve detour para chegar no prédio histórico da cervejaria e depois retornar ao Waterfront.

alexander keith tour
Cervejaria Alexander Keith’s

Onde jantar em Halifax

Depois de tantos passeios, aposto que você vai querer indicação de restaurantes para um jantar em Halifax bem gostoso, não é?

Eu recomento o italiano moderno e no waterfront, The Bicycle Thief ou o bistrô de comida canadense Chives. Ambos deliciosos e faça reserva com antecedência para garantir sua mesa. E por fim, se quiser um drink antes ou depois, o Stubborn Goat é uma boa pedida e no verão, eles tem um pátio no meio do Waterfront.

DICA: Entre Maio e Junho, acontece a época das lagostas em Nova Scotia, sendo assim, fica a dica para comer uma das melhores lagosta da sua vida! Fresquinhas elas são ainda melhores, então não perca essa oportunidade.

Mais Passeios em Halifax

  • Passeio de ferry até Dartmouth: se tiver tempo sobrando, pegue o ferry (barco) até a cidade do outro lado da baía, Dartmouth, para ver Halifax de outro ângulo. Casta ir e voltar, ou esticar para um fish & chips ali mesmo na descida do ferry.
  • Titanic em Halifax: tem muita gente que visita Halifax por causa da tragédia do Titanic. Além da exposição permanente de mais de 50 objetos e fotografias no Maritime Museum, a cidade também é base do descanso final de 116 pessoas, 10% dos que padeceram durante a tragédia. O Fairview Lawn Cemetery é o maior cemitério em homenagem as vítimas do Titanic do mundo.  Para colocar em números: o navio continha 2.223 passageiros e desses, 1517 morreram.
Cemitério Titanic em Halifax
Cemitério Titanic em Halifax

Conclusão

Espero que tenha gostada dessas dicas sobre o que fazer em Halifax, aproveite que aqui no Viajoteca tem muitas dicas sobre todo o Canadá!

E se gostou do que encontrou por aqui, não esqueça de usar nossos links para suas reservas, você ganha muitos descontos e a gente uma mini-comissão a cada reserva efetuada, esse dinheiro nos ajuda a pagar as contas do blog! Obrigada.

TODAS AS DICAS DE NOVA SCOTIA, aqui no Viajoteca!

LEIA TAMBÉM:

9 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Portos de Cruzeiros Disney nos Estados Unidos, Canadá, México e Caribe - Amo Cruzeiro Disney 18 de maio de 2020 - 14:00

[…] Um dia em Halifax – Blog Viajoteca […]

Responder
João Americo 27 de agosto de 2018 - 07:38

Qual dólar você usou em Halifax? Canadense ou Americano?

Responder
Mirella Matthiesen 27 de agosto de 2018 - 19:52

Oi João,
Usamos o canadense.
Abs

Responder
Raquel Moraes 16 de maio de 2017 - 17:45

Obrigada pelas dicas. Estou indo para a Nova escocia e encontro pouquissimo sobre esta região.
Mas alguma dica desta região? Queria saber se vale a pena visitar a Ilha do Principe Eduardo. bjs

Responder
Mirella Matthiesen 16 de maio de 2017 - 19:25

Oi Raquel,
POis é … preciso escrever mais sobre Nova Scotia, o lugar é uma graça, tenho certeza que irá gostar.
Eu fiz o bate e volta para PEI, mas achei bem corrido, vale pelo menos dormir uma noite para fazer as coisas com calma. Achei PEI uma gracinha, fui no verão e as plantações de batata estavam lindas, o parque nacional beirando o mar também é muito bonito … tudo bem bucólico! Mas dependendo do tempo, acho que Nova Scotia oferece bastante coisa para fazer nesse mesmo esquema levinho. E conhecer a Bay of Fundy em New Brunswick? Tem post aqui no blog.
https://www.viajoteca.com/bay-of-fundy/
https://www.viajoteca.com/kayak-em-bay-of-fundy/
Abs

Responder
Meire Guimarães 24 de janeiro de 2017 - 16:18

ola! tem como eu chegar de trem em halifax? como faço para ir para lá?
Obrigada

Responder
Mirella Matthiesen 26 de janeiro de 2017 - 15:26

Oi Meire,
Tem sim … se você estiver se locomovendo pelo Canadá, procure pela empresa Via Rail.
Do contrário, de ônibus, se não me engano, a Greyhound opera em Nova Scotia.
Abs

Responder
O colorido de Lunenburg em Nova Scotia ⋆ Viajoteca 29 de agosto de 2016 - 06:23

[…] Sugestão de roteiro: 1 Dia em Halifax (Nova Scotia, Canadá) […]

Responder
Peggy's Cove, o farol mais famoso do Canadá ⋆ Viajoteca 12 de agosto de 2016 - 12:17

[…] Sugestão de roteiro: 1 Dia em Halifax (Nova Scotia, Canadá) […]

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies