1 Cidade : 1 Atração = Cidade do Cabo : Table Mountain

2

Hoje começamos uma nova série aqui no Viajoteca: 1 Cidade : 1 Atração! Apresentaremos todas às sextas-feiras uma atração imperdível em alguma cidade do mundo e vamos explicá-la ao máximo. Vamos contar a história, dar dados do lugar, como chegar, quando e como funciona, quanto custa para visitar, além de inúmeras dicas. Com isto pretendemos facilitar a sua visita e o conhecimento sobre o lugar. E para inaugurar a série: 1 Cidade : 1 Atração = Cidade do Cabo : Table Mountain!

Geralmente as cidades são conhecidas por algo que as identifica e que se tornam sua marca registrada. É aquela imagem que sempre aparece nas suas fotografias e souvenires. Entretanto, em algumas cidades do mundo esta marca registrada se transforma em algo muito maior. Algo que nem consegue se fazer uma associação do lugar sem pensar nela. Este é o caso da cidade e atração escolhidas: Cidade do Cabo – Table Mountain, na África do Sul.

1 cidade 1 atração Cidade do Cabo Table Mountain06

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

1 Cidade : 1 Atração = Cidade do Cabo : Table Mountain

A visão de uma montanha que acaba no mar costuma sempre ser bela. No caso da Table Mountain, ver sua grande encosta frontal de aproximadamente 3 km de extensão descendo em direção ao Oceano Atlântico é o que pode se chamar de espetáculo da natureza. Isto sem medo de ser exagerado. Até porque ela foi eleita uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, em 2011.

1 cidade 1 atração Cidade do Cabo Table Mountain01

Table Mountain

 

Esta grande “mesa” (de onde vem seu nome) é uma montanha que se eleva a 1086 metros acima do mar. Ela tem uma grande área plana no seu topo e que faz parte do Parque Nacional da Table Mountain. Este parque foi criado em 1998 com a finalidade de proteger o meio ambiente natural da Table Mountain, e em particular a vegetação rara de fynbos.

O parque é gerido pela South African National Parks, o mesmo que administra, por exemplo, o Kruger Park e o parque nacional onde está o Cabo da Boa Esperança, também próximo da Cidade do Cabo. O parque nacional é também Patrimônio Mundial da UNESCO.

Esta gigantesca mesa oferece vistas de tirar o fôlego, seja do seu topo, seja de suas encostas. E do seu alto, vê-se as montanhas, a cidade e o oceano. O seu topo achatado tem inúmeros mirantes naturais que podem ser alcançados por trilhas de diferentes comprimentos. E claro, passando por várias áreas de onde pode se ter visuais bem distintos e dos diferentes lados dela.

1 cidade 1 atração Cidade do Cabo Table Mountain11

1 cidade 1 atração Cidade do Cabo Table Mountain04

Teleférico

A forma mais fácil de chegar até o topo da Table Mountain é sem dúvida pegando o Cable Car, como o teleférico é chamado lá. São 2 teleféricos que funcionam simultaneamente, enquanto um sobe, o outro desce. Ele comporta cerca de 65 pessoas, faz o percurso em 5 minutos.

Como ele vai girando no seu eixo durante o percurso, ele oferece uma vista de 360º de suas janelas. Um passeio realmente lindo e inesquecível.

Se você gostou do post e ele vai ser útil na sua viagem, nos ajude a manter o blog para ter sempre posts deste tipo fresquinho para você!
Reservando seu hotel na África do Sul ou na Cidade do Cabo por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda ajuda o blog!
E o mais importante: você não paga nada mais por isto! E ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

Trilha para subida

Outra forma de subir a Table Mountain é para os fortes e bons de perna. Já que caminhar morro acima através de uma das várias trilhas ao redor da montanha é para poucos! Mas deve ser uma experiência muito bacana, para aqueles que curtem.

A subida é bem inclinada e em terreno acidentado, e a subida pode durar entre 2 a 3 horas de caminhada, pelo menos. E requer um grande preparo físico. A dica para que, pretende fazer esta subida é escolher um horário mais agradável e fugir do sol a pico. Não esquecendo de levar muito líquido e comida. Sem dúvida, subir a Table Mountain por uma das trilhas deve ser uma conquista pessoal e tanto para quem encara a aventura!

O início de uma das trilhas mais práticas fica bem próximo à estação inferior do teleférico. Dali já se vê uma placa indicando o caminho. Mas em caso de dúvida, pergunte aos funcionários do parque que podem fornecer as informações.

Uma boa informação é que a subida pela trilha não tem custo nenhum, além de muita energia, para se conhecer a Table Mountain. Quem sobe pelas trilhas não precisa pagar taxa nenhuma para conhecer o topo da montanha.

1 cidade 1 atração Cidade do Cabo Table Mountain20
Uma das trilhas de subida para o topo da Table Mountain

Topo da Montanha

O teleférico chega no topo da montanha em um centro de visitantes. O lugar possui toda estrutura necessária, como banheiros, restaurante, lanchonete, quiosques, mirantes, uma grande área murada e calçada, onde os visitantes podem apreciar a vista do alto sem sustos e com certo conforto.

Mas para conhecer a área na sua plenitude, deve-se pegar algumas trilhas preparadas para levar os visitantes em pontos estratégicos e com visuais incríveis. O lugar é enorme e tem várias trilhas fáceis por ali.

É permitido caminhar livremente pelo topo da montanha e todas suas trilhas, o que faz com que a visita se torne um programa de várias horas ou até mesmo de um dia inteiro.

Trilhas na montanha

Existem inúmeras trilhas no topo da montanha, algumas são pavimentadas, com placas explicativas e mapas. Entretanto, outras são entre a vegetação baixa e entre as pedras, com subidas e descidas, e que são caminhos demarcados, mas sem calçamento, e requerem equilíbrio em vários pontos. Então esteja preparado para caminhar.

Visitas Guiadas pelo topo da Table Mountain

O Parque Nacional oferece diariamente visitas guiadas gratuitas às 10h e às 12h pelo topo da montanha. Neste tour, um instrutor vai dando explicações e inúmeras informações. O ponto de encontro é sinalizado por uma placa e fica próximo à saída da estação superior do Cable Car. As caminhadas duram cerca de 30 minutos e fazem a trilha demarcada e calçada que faz um círculo e passando por todos os lados da montanha.

Você consegue viajar sem celular?
Já saia do Brasil com o seu chip de celular e com internet boa! Ganhe o frete grátis toda vez que usar nosso link.

Dicas!

 

Tempo

Tente planejar a visita conforme a previsão do tempo e não vá se o tempo estiver fechado, com nuvens encobrindo a montanha.

Saiba que o tempo muda muito rapidamente na cidade e não é porque amanheceu um dia lindo, de céu sem nuvens, que elas não vão aparecer dali algumas horas! Acordou e viu que o dia está incrível? Corre para Table Mountain!

A sorte é que o bilhete do teleférico comprado online vale 14 dias a partir da data escolhida, o que facilita a possibilidade de alterar os planos na última hora. Este é um passeio de meio dia, pelo menos.




1 cidade 1 atração Cidade do Cabo Table Mountain13

Para fotos!

Existem molduras para bater fotos emoldurando a Table Mountain em 3 lugares ao redor da cidade, todos oferecendo lindas vistas e a foto perfeita: no V&A Waterfront, em Signal Hill, e Eden on the Bay.

1 cidade 1 atração Cidade do Cabo Table Mountain moldura

Roupas e Sapatos Confortáveis

Seja qual for a forma que se escolheu para chegar ao topo da Table Mountain, a pé, através de uma das inúmeras trilhas, ou pelo teleférico, vá com sapatos e roupas confortáveis para caminhar muito. Evite saias e vestidos (por causa do vento), saltos e sapatos finos. Com certeza eles limitarão sua visita.

Informações Práticas sobre a Table Mountain

 

Horário

O Horário de abertura e fechamento varia muito durante o ano. A tabela abaixo informa todos horários em 2015. É importante salientar que estes horários podem mudar sem aviso prévio. Nos dias de muito vento, o teleférico pode parar de funcionar.

1 cidade 1 atração Cidade do Cabo Table Mountain horário

Tickets para o Cable Car

A venda de bilhetes é feita na bilheteria da estação de teleférico inferior, a Lower Cable Station, e online, no site da Table Mountain.

Bilhete adulto online: R330 ida e volta pela manhã e R290 a partir das 13h. Somente um trecho custa R190 (subida ou descida em qualquer horário).

Bilhete para crianças entre 4-17 anos online: R165 ida e volta e e R145 a partir das 13h. Somente um trecho custa R90.

Os bilhetes comprados online são válidos por 14 dias. Isto facilita muito, já que a cidade tem um clima que muda muito rapidamente. Se o dia que foi escolhido para visita estiver encoberto, pode-se simplesmente deixar para ir outro dia. Uma boa escolha é quando o céu estiver azul ou a montanha não estiver encoberta de nuvens, o que é frequente.

 

A fila costuma ser enorme para compra de bilhetes na hora, independente da época do ano. Especialmente na alta temporada. Devido a isto, a compra da entrada antecipada é muito indicada.

Para comprar tickets online, clique aqui.

1 cidade 1 atração Cidade do Cabo Table Mountain18

Como chegar

Tanto a Lower Cable Station, onde se pega o teleférico, como o início das trilhas ficam na metade da montanha. Então para chegar lá, pode se ir de carro, táxi, a pé ou até mesmo de transporte público. Uma outra maneira de chegar é usando os ônibus que fazem passeios pela cidade, parando em pontos estratégicos. Eles tem uma parada na Lower Cable Station.

Carro

A Lower Cable Station está a poucos minutos do centro, cerca de 15 minutos de carro. Para chegar lá, basta pegar a rodovia M62 e depois basta seguir pela Tafelberg Road. O caminho é de fácil acesso e muito bem sinalizado. Uma boa dica para quem vai de carro é olhar a placa digital na Kloof Nek Road, onde se deve dobrar à esquerda para pegar a Tafelberg Road. A placa mostra se o teleférico está aberto ou não. 1 cidade 1 atração Cidade do Cabo Table Mountain mapa

Estacionamento

Próximo a Lower Cable Station só existe estacionamento para ônibus de turismo. Mas é permitido estacionar sem custo algum no acostamento da Tafelberg Road, desde a saída da Kloof Nek Road até bem próximo da estação de teleférico. Quanto mais cedo se chega, mais próximo à estação se consegue estacionar (e menor é a caminhada até a bilheteria). Atenção para a praga que existe também na África do Sul: flanelinhas!

1 cidade 1 atração Cidade do Cabo Table Mountain19
Vagas de estacionamento no acostamento da Tafelberg Road
Transporte Público

Os ônibus das empresas de transporte público, como The Golden Arrow Camps Bay e o Kloof Nek bus, deixam os clientes na parada de ônibus mais próxima da Tafelberg Road, na Kloof Nek Road. Dali, segue-se a pé.

O ônibus circula somente de 2ª a 6ª-feira, partindo do lado de fora do shopping Golden Acre Mall, na rua Adderley Street. O bilhete de ônibus é comprado com o motorista e tenha notas menores de R20, já que não são aceitas notas maiores.

Endereço

Lower Cable Station, Tafelberg Road. Cape Town, 8001. 1 cidade 1 atração Cidade do Cabo Table Mountain18 1 cidade 1 atração Cidade do Cabo Table Mountain21

Para ler todos os outros posts da série 1 Cidade : 1 Atração, clique aqui.

Vale a pena comprar antecipadamente:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório em vários países, como Cuba, Jordânia, e principalmente os países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e que precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

2 Comentários
  1. Fernanda Scafi Diz

    A Table Mountain é linda mesmo! Pelo que percebi, é melhor garantir a visita logo cedo pq ao longo do dia o vento costuma aumentar e fechar a montanha! Passei uma semana no verão em Cape Town e a montanha sempre fechava depois do almoço! Quase que não consigo ir!

    1. Carina Diz

      Oi, Fernanda!
      Vc tem razão, quanto mais cedo melhor. Eu sempre sugiro pros meus clientes: acordou, viu que o dia está lindo? Corre pra Table Mountain!

      Um beijo pra vc!

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.