1 Cidade : 1 Atração = Roma : Coliseu

1

Quando pensamos em Roma, automaticamente a imagem do Coliseu nos vêm a cabeça. Sem dúvida, a maior e mais incrível atração da cidade, uma viagem milenar ao mundo dos gladiadores; imperadores romanos, animais e plateia sedenta por sangue. Por isto, hoje, nossa série visita essa imponente construção e conta em detalhes sua história e como visitá-lo. Vêm comigo… 1 Cidade : 1 Atração = Roma : Coliseu.

ROMA : COLISEU
Parte do Coliseu visto de um dos terraços do Palatino.

1 Cidade : 1 Atração = Roma : Coliseu

História do Coliseu

Apesar de todos o conhecerem como Coliseu, Anfiteatro Flaviano é o nome oficial dessa arena de gladiadores, comissionada pelo Imperador Vespasiano em algum momento entre os anos 70 e 72 AC e inaugurado por seu filho, Imperador Titus, depois de quase 10 anos de construção, em 80 AC.

O Coliseu abriu suas portas com a magnitude que ele merecia; foram 100 dias de jogos que apresentou combates entre gladiadores, pobres escravos e animais selvagens. Tente imaginar 50.000 pessoal torcendo e delirando a cada batalha… deve ter rolado muito sangue! E essa alegria continuo por vários séculos…

Apenas dois terços do seu tamanho original restaram para nos contar história, e mesmo assim, não há quem não se impressione com sua imponência e que abra sua imaginação durante a visita.

O Coliseu foi o maior anfiteatro do mundo romano e por mais de 400 anos serviu como local de entretenimento. Muito sangue rolou por lá e muitas vidas foram desperdiçadas, mas, assim como hoje torcemos para times de futebol, naquela época, esses jogos eram o que aceleravam o coração da platéia!

ROMA : COLISEU
Você sabia? O apelido “Coliseu” se originou devido a uma estátua gigantesca (colossal) de Nero na sua entrada, que hoje não existe mais. [Clique aqui pra ver como era]
Com a queda do império romano e mudança de gosto da população, o anfiteatro caiu em desuso e  foi “abandonado” ao longos dos séculos. Os danos sofridos estão relacionados aos eventos de força natural como terremotos e incêndio, por vandalismo, ou para reuso de outras construções, como a Catedral de São Pedro (atual Vaticano).

Mas ele permanece e como bem diz a profecia do monge inglês “Venerável Beda”:

Quandiu stabit coliseus, stabit et Roma;
Quando cadit coliseus, cadet et Roma
Quando cadet Roma, cadet et mundus.

Tradução livre:

Enquanto o Coliseu se mantiver de pé, Roma permanecerá;
Quando o Coliseu ruir, Roma ruirá
Quando Roma cair, o mundo cairá

Dicas para conhecer o Coliseu

A primeira informação que você deve ter em mente é que no ingresso do Coliseu, também está incluído as entradas para conhecer o Museu do Palatino e o Forum Romano, todas essas atrações ficam uma do lado da outra conforme apresentado no mapa abaixo:

Para chegar de metrô, use a Linha B (Azul) e desça na estação Colosseo [mapa].

Horário de Funcionamento:

Abertos todos os dias das 8h30 até uma hora antes do pôr do sol

8h30 – 15h30 : desde o último domingo de Outubro a 15 de fevereiro
8h30 – 16h00 : de 16 de fevereiro a 15 de março
8h30 – 16h30 : de 16 de março ao último sábado de março
8h30 – 18h15 : desde do último domingo de março até 31 de agosto
8h30 – 18h00 : de 1 de setembro até 30 de setembro
8h30 – 17h30 : de 1 de outubro ao último sábado de outubro

Sexta-feira Santa : das 8h30 às 14h00

2 de junho : das 13h30 às 19h15:

As bilheterias fecham uma hora antes do término do horário de visitação.

Fechado nos Dia de Ano Novo e dia de Natal.

ROMA : COLISEU
Vista noturna do Coliseu! Não deixe de vistar o exterior de dia e de noite 🙂

=> Como comprar ingresso para o Coliseu

Não vou ser a primeira pessoa que irá te dizer, que a fila para comprar ingresso para o Coliseu costuma ser quilométrica e desanimadora, dessa forma, se organize para comprar seu ingresso antes da visita.

Além de você evitar a fila do ingresso, você terá entrada exclusiva e passará na frente de um monte de gente (é essencial, percebe?).

Compra online – duas opções:

Pra mim, comprar ingressos online para o coliseu é a maneira mais fácil de evitar filas, porém tem um custo de 2 a 4 euros extra por essa comodidade. Há duas opções:

    1. Roma Pass: conjunto de tickets que engloba 1 ou 2 museus de sua escolha (entre eles o Coliseu), transporte público e descontos em outras atrações e museus. A validade do cartão vai de 2 a 3 dias, dependendo de sua opção. Custo: 36,00 € (72 horas) ou 28,00 € (48 horas) ou Compre o Roma Pass com informações em Português no TicketBar.
    2. Colosseum Tickets, Palatino & Roman Forum via CoopCulture ou TicketBar (website em português): caso não esteja interessado no combo oferecido pelo Roma Pass, essas são as maneiras mais fáceis de comprar o ticket online e furar fila. Eu usei essa maneira.

Compra in loco:

Se compra online não é sua praia, minha dica é seguir para os balcões de ingresso do Palatino ou do Forum Romano (nunca no Coliseu), as filas são bem menores e se comprar no período da tarde, ela fica menor ainda. O ideal é comprar um dia antes, para não perder tempo.

Tem balcões de venda na Via di San Gregorio (Palatino), Largo Salara Vecchia / Via dei Fori Imperiali (Forum Romano) ou Via Sacra (Arco do Tito).

ROMA : COLISEU
Coliseu

=> Fique esperto com:

  • Batida de carteira: Roma, em especial a região do Coliseu, é um dos locais mais lotados que turistas que eu já visitei. E como todo lugar cheio de gente despreocupada e feliz, há sempre uns espertinhos de olho na carteira alheia. Não é preciso ficar paranoico, mas não dar bobeira é fundamental para evitar chatiações.

 

  • Gladiadores do mundo moderno: você verá vários pseudo-gladiadores se oferecendo gentilmente para tirar foto em frente ao Coliseu (mais clichê, impossível … risos). Se essa for sua vontade, negocie o preço antes de sair clicando, esse mocinhos simpáticos, adoram tirar um extra de turistas desavisados 😉
ROMA : COLISEU
Lua Cheia nos arcos do Coliseu!

=> Como conhecer o Coliseu:

Não tem muito mistério para conhecer o Coliseu internamente, mas minha sugestão é que você leia o maior número de informações sobre a história antes de chegar lá,  garanto que você irá se apaixonar ainda mais pelo lugar.

Sendo uma das atrações que mais recebe visitantes em Roma, ter aquele momento de solitude no Coliseu é quase impossível, mas se você chegar cedo (primeiro horário) or no final da tarde, torna-se mais “fácil” de evitar as orlas de grupos de excursões.

Você provavelmente começará seu tour em frente a cruz (foto abaixo), se aproxime para ver a arena pela primeira vez e curta a mesma visão que os antigos imperadores tinham! Apesar do piso principal não existir mais, é possível imaginar como era antigamente.

Como conhecer o Coliseu
Cruz de onde você começará seu tour pela interior do Coliseu.

Explore tudo com calma, não tenha pressa de apreciar um lugar como esse… No andar superior você encontrará uma galeria de exposições temporárias e vistas ainda mais surpreendentes do Coliseu. Se não puder subir escadas, há elevador. Para entender melhor o interior do Anfiteatro Flaviano, recomendo imprimir, salvar ou memorizar esse mapa aqui do Rick Steves’ (está em inglês, mas ajuda muito).

Para ler todos os nossos posts da Itália, clique aqui!

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório em vários países, como Cuba, Jordânia, e principalmente os países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e que precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

1 comentário
  1. […] 2: Roma – Coliseu, Palatino e Forum Romano, Vittoriano ou Altare della Patria (ir ao terraço para uma bela vista […]

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.