1 Cidade : 1 Atração = Padova : Prato della Valle

2

Conhecida como a cidade de Santo Antônio, Padova, na Itália, não é só para os devotos do santo, já que a cidade, uma das mais charmosas do Veneto, tem muito a mostrar. Uma delas é a 2ª maior praça da Europa, que vamos apresentar aqui no 1 Cidade : 1 Atração = Padova : Prato della Valle.

1 Cidade : 1 Atração = Padova : Prato della Valle

Prato della Valle

A bela praça, também chamada de “Il Prato”, mantém a configuração de um planejamento feito no final do século XVIII e foi desenvolvida graças aos esforços de Andrea Memmo, um procurador da cidade, que está entre as personalidades representadas ao redor do canal e que ganhou em sua homenagem o nome da ilha no centro da praça.

Menor somente que a Praça Vermelha, em Moscou, esta belíssima atração de Padova tem uma área de 88620 m², com uma forma elíptica composta por um canal em torno de uma ilha, a Isola Memmia, e em torno do canal encontram-se estátuas de personalidades ligadas a história da cidade de Padova.

A Isola tem uma área de 20000 m² e no centro encontram-se 16 vasos ornamentais e um chafariz rodeado por bancos de pedra de Istria, inaugurado em 1926. A ilha é cortada por duas ruas perpendiculares, ladeadas por quarenta árvores, que são conectados com a praça através de quatro pontes que ficam exatamente nos pontos cardeais: a Ponte do Norte, as duas pontes do obeliscos e a ponte dos Papas (assim chamada por possuir 4 estátuas de papas). As pontes passam por cima do canal, que tem uma circunferência de 1450 metros.

1cidade1atraçãoPadovaPratodellaValle2
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

História

Antes de 1635, a área era um grande terreno pantanoso ao sul das antigas muralhas da cidade de Padova e que abrigou na época romana um grande teatro, chamado Zairo, cujas vestígios foram encontrados no canal que circunda a ilha Memmia, e um circo para corridas de cavalos. Na era da perseguição dos primeiros cristãos, o Zairo foi usada para lutas. Aqui foram martirizados dois dos quatro patronos da cidade, Santa Giustina e San Daniele. E os sermões mais populares de Santo Antônio foram realizadas em Prato della Valle.

Em 1636 um grupo de notáveis venezianos e do Veneto financiou a construção de um teatro temporário, como um local para simulações de batalhas a cavalo. O lugar ainda abrigava mercados e feiras.

Em 1767 a praça, que pertencia aos monges de Santa Giustina tornou-se propriedade pública da cidade de Pádua. Em 1775 Andrea Memmo, cuja estátua está na praça, decidiu recuperar e reestruturar toda a área. Todo o projeto, que nunca foi totalmente concluído, é representado em uma gravura de cobre feita por Francesco Piranesi em 1785.

Depois de um longo período de declínio na década de oitenta, o “Prato” passou por um processo de regeneração na década de noventa, e é agora uma das joias da cidade.

1cidade1atraçãoPadovaPratodellaValle3

Prato Hoje

Um dos lugares mais ativos e frequentado por moradores e turistas, a praça é cheia de vida. Nos dias normais é utilizada para caminhar, patinar (muito comum nos meses de verão), para banhos de sol, piqueniques e lazer em geral.

Todos os sábados acontece o tradicional mercado de Padova, com mais de 160 barracas e cada terceiro domingo do mês tem vida um mercado de antiguidades.

A praça é muitas vezes usado para eventos e shows e é grande palco dos fogos de artifício tradicionais do Ano Novo e agosto. Durante grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo, são instalados telões gigantes para o público acompanhar os acontecimentos e em caso de vitórias de futebol das equipes italianas, é aqui que a festa acontece.

Estátuas

Sem dúvida, as 78 estátuas são os maiores embelezadores da praça, e são a representação de moradores famosos da cidade, sendo 40 estátuas no anel exterior e 38 no anel interno circulando o canal. Originalmente haviam 88 estátuas, mas seis estátuas de doges de Veneza foram derrubadas pelo exército de Napoleão em 1797. Dois pedestais internos na ponte norte ainda estão sem a estátua.

As estátuas e pedestais são feitos de pedra de Costozza, uma pedra calcária macia extraída em diferentes localidades de Monti Berici, e foram esculpidas entre 1775 e 1883 por vários artistas diferentes. Para estarem representados ali, as personalidades tiveram que passar por uma norma feita em 10 de fevereiro de 1776 que dizia que não poderia ser retratadas pessoas vivas, não poderia ser santos (pois eles foram reservados para altares da igreja) e todos os personagens retratados tinham que ter tido uma relação com a cidade. Na maioria dos casos são professores universitários, artistas, líderes ou ex-líderes da cidade. Entre as estátuas estão representados personalidades como Tito Livio, Torquato Tasso, Pietro D’Abano, Andrea Mantegna, Ludovico Ariosto, Francesco Petrarca, Galileo Galilei, Antonio Canova e Antenor, que, de acordo com a mitologia, foi o fundador Padova.

Entre as numerosas estátuas na praça, nenhuma mulher, todas são personalidades do sexo masculino. A única exceção é o busto da poeta Gaspara Stampa colocada no pé da estátua dedicada a Andrea Briosco.




O trabalho foi custeado por cidadãos individuais ou grupos mediante o pagamento de uma soma que podia variar entre 135 e 150 peças de ouro e serviu para custear o feitio da estátua e ainda uma contribuição para a manutenção geral do Prato. Esta soma podia ser paga em dois ou três anos.

As personalidades retratadas nas estátuas são numeradas, números estes que se encontram esculpidos nos pedestais de cada uma e são elas:

Parte externa do canal:

 

01 Antonio Diedo

02 Antenore

03 Alberto Azzo II d’Este

04 Publio Clodio Trasea Peto

05 Torquato Tasso

06 Pietro d’Abano

07 Giovanni Francesco Mussato

08 Pagano della Torre

09 Lucio Arunzio Stella

10 Opsicella

11 Obelisco

12 Obelisco

13 Bernardo Nani

14 Vettor Pisani

15 Lodovico Sambonifacio

16 Antonio Michiel

17 Antonio Barbarigo

18 Domenico Lazzarini

19 Taddeo Pepoli

20 Marco Mantova Benavides

21 Andrea Mantegna

22 Papa Paolo II (Pietro Barbo)

23 Papa Eugenio IV (Gabriele Condulmer)

24 Bernardino Trevisan

25 Antonio Da Rio

26 Andrea Da Recanati

27 Ludovico Ariosto

28 Albertino Mussato

29 Giuseppe Tartini (e Francescantonio Vallotti)

30 Giovanni Maria Memmo

31 Michele Morosini

32 Melchiorre Cesarotti

33 Obelisco

34 Obelisco

35 Francesco Petrarca

36 Galileo Galilei

37 Alessandro Orsato

38 Alteniero Degli Azzoni

39 Sicco Polenton

40 Antonio Zacco

41 Cesare Piovene

42 Maffeo Memmo

43 Andrea Navagero

44 Andrea Memmo

Parte interna do canal:

 

45 Pedestal vazio

46 Zambono Dotto De’ Dauli

47 Sperone Speroni

48 Tito Livio

49 Gerolamo Savorgnan

50 Fortunio Liceti

51 Lodovico Buzzuccarini

52 Giovanni Poleni

53 Guglielmo Malaspina degli Obizzi

54 Giovanni Dondi dell’Orologio

55 Obelisco

56 Obelisco

57 Antonio Schinella de’ Conti

58 Jacopino De’ Rossi

59 Gustavo Adamo Baner

60 Gustavo II Adolfo di Svezia

61 Matteo De’ Ragnina

62 Giobbe Ludolf di Erfurt

63 Stefano Gallini

64 Filippo Salviati

65 Oberto II Pallavicino

66 Papa Alessandro VIII (Pietro Ottoboni)

67 Papa Clemente XIII (Carlo Rezzonico)

68 Antonio Canova (com o procurador Antonio Capello)

69 Francesco Luigi Fanzago

70 Francesco Pisani

71 Giulio Pontedera

72 Nicolò Tron

73 Francesco Guicciardini

74 Jacopo Menochio

75 Giovanni III di Polonia

76 Stefano Bathory

77 Obelisco

78 Obelisco

79 Pietro Danieletti (com Giovanni Battista Morgagni)

80 Rainiero Vasco

81 Francesco Morosini, dito Peloponnesiaco

82 Gerolamo Liorsi

83 Antonio Savonarola

84 Marino Cavalli

85 Andrea Briosco (com Gaspara Stampa)

86 Albertino Papafava

87 Michele Savonarola

88 Pedestal vazio

1cidade1atraçãoPadovaPratodellaVallemapaestátua

As estátuas destruídas por Napoleão 1797 eram de doges venezianos e eram eles:

– Antonio Grimani

– Marcantonio Giustinian

– Alvise Mocenigo

– Marcantonio Memmo

– Francesco Morosini, dito Peloponnesiaco

 

A estátua do marquês Poleni, esculpida por Antonio Canova em 1780 foi transferida para o Museu Eremitani e substituída por uma cópia feita por Luigi Strazzabosco.

1cidade1atraçãoPadovaPratodellaValle4
Você consegue viajar sem celular?
Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa! Ganhe o frete grátis toda vez que usar nosso link.

Arredores

Uma volta pela praça atrai olhares não só a ela própria como também as construções ao seu redor, como a Basílica de Santa Giustina, que está aqui desde o século V, a Loggia Amulea, em estilo neoclássico e que foi construída pela cidade de Padova para receber hóspedes eminentes e importantes convidados nas festas e corridas realizadas em Prato della Valle, além de muitos palácios construído entre os séculos XV e XIX, como Cà Duodo e o Palazzo Zacco, entre outros.

Andrea Memmo residia no Palazzo Angeli, construída no século XV e que está localizado na avenida Umberto I. Hoje, o palazzo, que é propriedade da cidade de Padova, abriga o Museu de Precinema – Minici Zotti Collection.

Curiosidades

– Antonio Canova, famoso escultor italiano, produziu um dos seus primeiros trabalhos para esta praça.

– O primeiro vôo italiano de um balão aconteceu na Prato della Valle, em agosto de 1808.

– Na praça aconteceu uma celebração da missa pelo Papa João Paulo II, em 1982.

1cidade1atraçãoPadovaPratodellaValleaérea

Informações Práticas

 

Horário

Logradouro público, e deste modo está aberta 24 horas por dia.

Entrada

Gratuito, é uma via pública.

Endereço

Via Prato della Valle, 35121 Padova PD, Itália

1cidade1atraçãoPadovaPratodellaVallemapa

Como chegar

Ônibus:  3, 12, 18, A, T, AT, M

Tram: SIR 1

Estacionamento

Existem algumas vagas pagas ao redor da praça. Máquinas para venda de bilhetes por tempo estão disponíveis perto das mesmas.

Vale a pena comprar antecipadamente:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório em vários países, como Cuba, Jordânia, e principalmente os países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e que precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

2 Comentários
  1. Filipe Morato Gomes Diz

    Olá Carina,
    Nunca fui a Pádova, mas essa praça parece uma coisa do outro mundo, com todas aquelas estátuas que são autênticas obras de arte. Adorei o post, obrigado pela partilha, vou juntar ao meu mapa de lugares a conhecer. Grande abraço desde Portugal.

    1. Carina Diz

      Como dissociar Padova de Portugal e St. Antônio, não é mesmo Filipe? Não deixe mesmo de passar por lá, a cidade tem tanta coisa interessante que foi até difícil escolher uma para escrever!
      Grande abraço!

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.